Escrito por Caio
15 de agosto de 2016
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Desde que decidimos viajar para Tailândia, uma das minhas principais preocupações (Caio) era com o que eu iria comer pelo caminho. Amo viajar, conhecer novos lugares e fazer novos amigos pela estrada, mas preciso confessar que experiências gastronômicas não são o meu forte. 

Tenho várias restrições com alimentos. Em outras palavras: não como frutas (nenhuma), verduras e nem legumes, salvo raríssimas exceções – dependendo da forma de preparo.

Como assim? É, desse jeito mesmo, não como nada disso. Dito isso, imaginem minha preocupação ao saber que iria pra Tailândia. A Adriana, que já havia passado pelo país e experimentado a comida tailandesa, me deixava ainda mais preocupado quando tentava me explicar os pratos típicos do país.

O que eu posso dizer é que, apesar das minhas restrições alimentares, eu não só sobrevivi como aprendi a gostar de alguns pratos (o curry é o meu preferido!)! Dizem que a culinária tailandesa é uma das melhores do mundo, e não falam isso à toa. Se você planeja passar pelo país, confira aqui os principais pratos de comida tailandesa e prepare seu paladar!

Confira os pratos mais populares da comida tailandesa

1. Fried Rice ou kao pat

comida tailandesa : fried rice
Fried Rice

O chamado “arroz frito” é um prato que, no Brasil, poderia facilmente ser chamado de “mexido”, com um toque especial dos temperos orientais.

Uma porção de arroz jasmin é colocada em uma frigideira, sendo misturado com pedaços de frango ou porco. Acrescenta-se ovo, cenoura, cebola e, às vezes, pimentão.

A mistura também leva molho de peixe, uma pitada de açúcar e pimenta.

Existem outras várias variações como o vegetariano, o de camarão e o estilo americano (com molho barbecue e um ovo frito em cima).

2. Pad Thai

comida tailandesa : pad thai
Pad Thai

Um clássico da comida tailandesa, o pad thai é feito com macarrão de arroz frito, ovo, tofu, brotos de feijão, cebolinha, uma pitada de molho de tamarindo, molho de peixe, camarão (que pode ser seco ou fresco), alho, pimenta vermelha, açúcar e castanhas. Serve-se com limão.

Assim como o Fried Rice, existem outras versões como a vegetariana, frango, lula, entre outros tipos de carne.

3. Green Curry ou kaeng khiao wan

comida tailandesa : green curry
Green Curry. Foto: Ramakrishna Reddy

Existem vários pratos à base de curry na Tailândia: yellow, red, massaman… o Sweet Green curry é apenas um deles.

Ele foi criado na região central da Tailândia, é feito com leite de coco e com pimentas verdes, que dão a cor e o nível de ardido máximo a esse prato.

Eleito o prato preferido de muitos amantes da comida tailandesa, inclusive se tornou meu favorito!

4. Chicken Rice ou khao man kai

comida tailandesa : chicken rice
Chicken Rice

Originalmente trazido pelos imigrantes do sul da China, o Chicken Rice também é considerado um dos pratos típicos de Singapura e é facilmente encontrado na Tailândia.

Um dos mais simples e, por isso, minha escolha muitas vezes! São suculentos pedaços de peito de frango cozido com temperos, servido com arroz branco.

Acompanha também uma “sopa”, que na verdade é a água em que o frango foi cozido, com pepino e molho de pimenta.

5. Tom Yam

Uma sopa muito picante! Leva açúcar, capim limão, suco de limão, pimenta, cogumelos, pedaços de peixe, camarão, lula.

Algumas podem levam mariscos, molho de peixe, cebola, tomate, coentro, leite de coco.

Todas as versões levam o molho feito da pasta chamada Tom Yam, que dá nome ao prato. Se você gosta de pimenta, esse prato certamente vai te agradar.

comida tailandesa : tom yam
Tom Yam. Foto: Vernon Chan / CC BY 2.0

6. Chicken Basil ou pad kra pao gai

comida tailandesa : chicken basil
Chicken Basil. Foto: Alpha / CC BY-SA 2.0

Outra delícia extremamente picante. Peito de frango moído preparado em um molho com muita (muita!!!) pimenta e manjericão.

É servido com uma porção de arroz jasmin. Pode ser feito também com carne de porco moída.

Em caso de dúvida, vou repetir só pra ficar claro: é bem picante!

7. Green Papaya Salad ou som tam

comida tailandesa : papaya salad
Papaya Salad. Foto: Wow-Pho

Uma das saladas mais populares da culinária tailandesa.

Os ingredientes podem incluir tomate cereja, pimenta, camarão seco, molho de peixe, alho, vagem, limão, açúcar, castanhas e, claro, lascas de mamão papaia verde.

Nos restaurantes, é servida tanto como entrada ou prato principal

8. Noodle Soup ou kuai tiao ruea

comida tailandesa : noodle soup
Noodle Soup. Foto: Cegoh / CC0 Public Domain

Existem centenas de variações dessa sopa e ela é bem comum por toda a Ásia.

Pode ser preparada com macarrão de arroz ou tradicional, pode levar porco ou frango, pode ter ovo cozido ou não, pode acrescentar legumes, cogumelos e coentro. Erva doce também pode ser usada como tempero.

Uma variação bem popular é a kuai tiao ruea, com carne de porco e boi. Com tantas variações, tenho certeza que você vai achar uma que goste.

9. Sai Krok Isan

comida tailandesa
Linguiças de todos os tipos

É um tipo de linguiça feita à base de porco e alho.

Tem um sabor um pouco diferente, mas podemos considerar como uma prima de segundo grau da nossa linguiça de churrasco.

É feita na brasa e pode vir em vários formatos: bolinha, linguiça tradicional, mini linguiça. É servida ou fatiada ou em palitos.

Na Tailândia você irá encontrar uma variedade enorme de linguiças, cada uma com seu próprio tempero e sabor. Na dúvida, experimente quantas o seu estômago conseguir!

10. Thai Spicy Pork Stew

comida tailandesa : por stew
Pork Stew

Pra ser sincero, não conseguimos definir muito bem os ingredientes desse prato. Preparado em um panelão, conseguimos apenas identificar diferentes pedaços de carne de porco: pé, bacon, lombo e joelho.

Ele é cozido em uma mistura que pode levar canela e, na grande maioria das vezes, encontramos cogumelos e ovos cozidos juntos. Pode ser servida com arroz.

11. Sobremesa:  Mango Stick Rice ou Khao nia mamuang

comida tailandesa : mango sitcky rice
Mango Stick Rice. Foto: Cegoh

Um prato que, na verdade é uma sobremesa. Aliás, uma das mais famosas da Tailândia. 

Feita com um arroz grudento – sabe quando o arroz passa do ponto e chamamos de “unidos venceremos”? É mais ou menos isso. Junto com o arroz vão leite de coco e pedaços de manga. 

Você irá encontrar essa sobremesa por todos os lados.

12. Mais sobremesa: Roti ou Roti kluai khai

comida tailandesa : roti
Roti. Foto: Su-Lin

Apesar de sua origem ser malaia, essa delícia gordurosa é facilmente encontrada em barraquinhas de rua pela Tailândia.

O roti kluai khai é um tipo de panqueca frita que, embora tenha sua versão salgada, geralmente é servida com banana, chocolate, leite condensado ou geleia.

Curiosidades sobre a comida tailandesa

barracas de rua vendendo comida tailandesa
Barracas de rua vendendo comida na Tailândia

Todas essas comidas tailandesas são facilmente encontradas em restaurantes ou nas famosas barraquinhas de rua.

O valor pode variar de acordo com o local, mas um Pad Thai ou um Fried Rice em uma barraca ou em um restaurante simples custa em torno de 50-70 Baht, algo entre 5 e 7 reais.

Ah, e não se assuste se você pedir sua comida pra viagem: ela certamente virá em um saquinho.

Caso não goste de nenhuma das opções que encontrar, ou se cansar um pouco da comida tailandesa, não se preocupe: você poderá recorrer à comida ocidental. Mas esqueça as barraquinhas, você terá que buscar um restaurante.

A comida ocidental costuma ser um pouco mais cara que a local, mas ainda assim é muito acessível.

Nas cidades maiores você irá encontrar ótimos restaurantes com cozinha variada. Bangkok então tem uma variedade enorme: italiana, francesa, norte-americana, e por aí vai.

Um dos nossos restaurantes preferidos foi o Harvest BKK, um lugar lindo, com um ambiente rústico e com a melhor comida mediterrânea que já comemos!

comida tailandesa
comida tailandesa

Comida tailandesa: dicas para sua aventura gastronômica na Tailândia

Se você tem restrições/frescura pra comer como eu, duas coisas podem te salvar na Tailândia.

A primeira é: se você quiser experimentar comida tailandesa mas não gosta de algum ingrediente, o Google Tradutor pode virar seu melhor amigo.

A expressão “sem legumes” está salva como favorito no meu celular e eu só preciso mostrar pro amigo tailandês que tá me atendendo, que normalmente sorri e faz uma cara esquisita ao mesmo tempo.

A segunda observação: ficou complicado de encarar a comida? Conheça o 7Eleven, a loja de conveniência encontrada em quase todos os quarteirões das principais cidades na Tailândia.

Lá você encontra sanduíches (misto-quente, hambúrguer, cachorro quente), massas, salsichas, doces e biscoitos. Tudo para sua alimentação nada saudável. E o melhor é que todas as lojas funcionam 24h.


É verdade que os tailandeses comem insetos?

comida tailandesa : insetos
Insetos: o lado mais exótico da comida tailandesa

Uma coisa que passava pela minha cabeça era se tailandês como inseto mesmo, ou se era só algo “tradicional” pra turista ver?

Pois bem. Em Bangkok não é tão fácil achar tantas barracas de inseto como as demais de comida tailandesa “normal”. C

aso queira encarar um inseto frito, o destino certo é a Khao San Road, uma rua muito frequentada por turistas.

Porém, em áreas mais distantes da capital, essa cultura de comer insetos ainda é muito forte. Não é difícil encontrar barracas em mercados de rua vendendo os bichos como aperitivos.

Dizem que são bem temperados e que são uma delícia acompanhados de uma cerveja bem gelada. Bem, eu ainda não tive coragem de provar.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Tailândia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Não se esqueça do seguro viagem

Na hora de planejar sua viagem, é super importante fechar um bom seguro antes de ir pra Tailândia.

Nosso estômago é forte e resistiu bravamente a todas essas investidas no mundo dos sabores exóticos da Tailândia. Mas é bem comum encontrar viajantes que não tiveram a mesma sorte e acabaram tendo um incômodo ou outro, pois o organismo pode demorar a se adaptar.

Na dúvida, já leve um remedinho pra má digestão. E melhor ainda, faça um seguro viagem. Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Mais dicas para sua viagem à Tailândia

Mala | Ainda não sabe como fazer sua mala para essa viagem? Dúvidas quanto a mochilão ou mala de rodinhas? Vai pegar algum voo com cia low cost e não sabe o limite de bagagem? Aproveita para dar uma olhada no nosso post sobre o que levar para Tailândia e tirar todas as suas dúvidas.

Dinheiro | Ainda sem ideia sobre o quanto uma viagem para Tailândia vai sair? Confira nosso post sobre quanto custa viajar para Tailândia e faça uma estimativa de seus gastos durante a viagem. Você pode conferir custos detalhados de passagens, hospedagem, passeios e mais.

Chip de internet | Nós já usamos chip internacional (daqueles que você compra ainda no Brasil), mas ele não funcionou bem na Tailândia. Hoje, nós indicamos o Chip eSIM com internet na Tailândia, que funciona como um chip virtual super prático, podendo ter 5GB de internet por um período de 15 a 30 dias. Basta conferir a lista dos aparelhos compatíveis para se manter conectado!

Roteiro | Se você pretende combinar Tailândia e outros destinos na mesma viagem, veja nossas sugestões de roteiro para o sudeste asiático: tem várias opções de destinos que cabem em uma viagem de 20 a 30 dias pela região.

Transporte | Entender como se locomover pela Tailândia parece difícil em um primeiro momento: são tantas opções de avião, trem, ônibus e barco que só de começar a pesquisar você já pode ficar perdido. Pra facilitar, consulte o site 12GoAsia: ele lista todas as opções de deslocamento disponíveis entre os destinos que você selecionar. Esse site nos ajudou muito na nossa viagem pela Tailândia.

Powered by 12Go Asia system

Qual é seu prato preferido da culinária tailandesa?

A variedade de pratos na culinária tailandesa é muito grande. Existem centenas de opções, porém em muitas delas nós paramos, olhamos e não conseguimos entender o que é, ou eles não conseguem nos explicar.

Mas não se preocupe: se você gosta de viver novas experiências gastronômicas e curte conhecer o país também pelo paladar, vai fundo na Tailândia! São milhares de texturas, sabores e aromas que vão tornar sua viagem ainda mais especial!

Escrito por Caio
Caio é administrador de formação, mas trocou o mundo corporativo por uma carreira digital voltada ao turismo. Especialista em planejamento, é o responsável por manter o blog atualizado, garantindo que você encontre aqui tudo que precisa para planejar sua próxima viagem.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

14 comentários em “Sabores da Comida Tailandesa: escolha o seu preferido”

  1. Estou passando um mês na Ásia, precisamente Nyanmar, Tailândia e Indonésia (nesta última ainda nao cheguei). Tem uns 15 dias de viagem e cá estou com uma infecção intestinal. Nao aguento mais arroz e noodle. Adorei tudo até agora, mas a comida eh horrível!!!

    Responder
    • Que pena Luciana! Nós nos adaptamos, não passamos mal em nenhum momento da viagem e estamos há 10 meses viajando! Mas isso pode acontecer, né? So na Tailândia já completamos 4 meses, e realmente uma hora dá uma enjoada da comida, mas aí cozinhamos alguma comida brasileira e fica tudo certo. Vamos para o Myanmar em novembro, como é? Gostou? Vamos trocar informações!! Espero que melhore rápido!

      Responder
    • Bruno, arroz com feijão é difícil, mas em restaurantes ocidentais é possível comer arroz e frango, mas os preços são mais altos que a tradicional comida tailandesa.

      Responder
  2. Não come frutas, legumes, verduras? Se for por livre e espontânea vontade, o nome disso não é restrição, é FRESCURA mesmo. Depois fica anêmico e com escorbuto e não sabe o porquê. Tirando isso, gostei do post.

    Responder
    • Que bom que gostou do post Yasmin. A comida da Tailândia é realmente muito saborosa! Já estou até comendo alguns desses pratos, rs! Comendo alimentos ricos em ferro e vitamina C, me mantenho longe dessas doenças! Espero que esteja se alimentando direitinho também… #saudável #healthy #escorbutofree

      Responder
      • Caio,
        você nem imagina a felicidade que eu fiquei ao ler seu post! Eu também não como NENHUMA fruta e pouquissimas verduras e legumes. Acabo sofrendo em alguns lugares. Bom saber que posso passar bem na Tailândia! Fiquei bem animada!!
        Obs: as pessoas às vezes esquecem que esquimó só come foca e vive muito bem obrigada, né? rsss…

        Responder
        • Hahuahuah que bom que gostou Paula! Dá pra viver lá tranquilamente! Até se quiser comer os pratos tailandeses, basta pedir “no vegetable” que tudo se resolve! Boa viagem!

          Responder
  3. Vou pra Tailândia em julho.Voce não falou do arroz dentro do abacaxi..voce experimentou esse prato? E quanto a tatuagens? Tenho 15 todas á mostra existe alguma restrição?

    Responder
    • Olá Jane! Não experimentamos! Já vimos algumas vezes mas não pedimos! O arroz dentro do abacaxi é uma outra configuração do tradicional Fried Rice que citamos no post. Algumas vezes com pedaços de abacaxi e servido no abacaxi como tigela, geralmente com camarão. Em relação a tatuagens não há problemas. Eles não gostam de tatuagem de Buda, pois entendem que é desrespeito.

      Responder
  4. Caio, adorei o post, super completinho. Minha prima não come nada disso também e é super saudável. Existem milhares de alimentos substitutos. Eu como tudo, mas não sei esses bichinhos aí não… veremos.

    Responder