Escrito por Adriana
05 de agosto de 2017
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Ainda tem gente que cisma em dizer que viajar é algo muito caro e só pra quem tem grana sobrando. Parem com isso! É possível sim ir pra diversos lugares do mundo sem ter que gastar nada – ou muito pouco –  com acomodação. Você já parou pra pensar em como viajar de graça (ou quase), sem ter que gastar com hospedagem?

Hotéis e resorts 5 estrelas estão aí aos montes pra quem pode bancar luxo e conforto. Só que para a maioria dos viajantes, é o gasto com acomodação que mais pesa no bolso. Acontece que hoje em dia só gasta muito quem quer ou quem não busca alternativas pra viabilizar a tão sonhada viagem.

Pra quem ainda não acredita: em nosso primeiro ano de viagem, conseguimos fechar quase 9 meses de acomodação DE GRAÇA! E é isso que nos possibilita seguir em frente. Se você estiver disposto a buscar oportunidades, eu GARANTO que você também consegue viajar sem torrar sua grana  com acomodação.

E pra facilitar sua vida, reunimos aqui nesse post as melhores e mais variadas opções. Comece sua pesquisa e boa viagem!

Como viajar de graça e economizar com hospedagem na sua próxima viagem

House sitting

Essa é a nossa forma preferida de como viajar de graça pelo mundo! Trata-se de se hospedar em uma casa/ apartamento enquanto os donos se ausentam por um período. Você ocupa a casa em troca de assumir a responsabilidade de cuidar dela. Ou seja, você pode ficar hospedado sem pagar nada por isso, mas deverá manter a casa em ordem, cuidar dos cachorros, do jardim, etc.

Leia mais sobre como se hospedar de graça com House Sitting.

Custo: você não paga nada pela hospedagem. O acesso ao site é gratuito para pesquisar as disponibilidades, mas para se candidatar a uma casa você deve pagar uma taxa, que te permite usar o serviço quantas vezes quiser em um ano! Levando isso em consideração, o valor da taxa não é alto e equivale ao preço médio de uma diária de hotel.

Nós buscamos oportunidades pelo site Trusted Housesitters. Mas há outros sites que oferecem esse serviço:

Trabalho voluntário

Nessa opção você garante acomodação gratuita em troca de trabalho. Normalmente as oportunidades exigem de 3 a 5 horas de trabalho diários e incluem folgas, mas fique atento pois cada vaga tem seus próprios requisitos.

Há milhares de oportunidades diferentes, que variam desde trabalhar na recepção de um hostel até dar aulas de kitesurfe, incluindo também ensinar um idioma para crianças carentes, dar suporte em abrigo de animais, trabalhar em fazendas orgânicas, entre outros.

Para mais informações, confira: como fazer trabalho voluntário no exterior em troca de acomodação.

Custo: variável. Alguns sites são totalmente gratuitos. Outros cobram uma taxa de inscrição (válida por 1 ou 2 anos), mas você não precisa pagar nada pelo trabalho. Há ainda alguns sites que não cobram taxa e que oferecem tanto vagas de trabalho gratuitas como pagas

Veja aqui alguns sites pra fazer sua busca de trabalho voluntário:

O blog O Melhor Mês do Ano tem uma seção só com experiências e informações sobre Workaway, confere lá!

Couchsurfing

Bastante conhecido entre viajantes, couchsurfing é quando você se hospeda na casa de alguém sem ter que pagar por isso. O anfitrião permite que você fique na casa dele(a) de graça e tudo que você precisa é interagir e ter vontade de trocar ideias e experiências com seu host. Essa é uma das formas mais conhecidas pelos viajantes de como viajar de graça.

Leia o post onde explico como funciona o Couchsurfing para mais detalhes.

Custo: gratuito. Você pode entrar em contato com todo mundo e conseguir uma casa sem pagar nada. Alguns sites cobram para que seu perfil de usuário seja verificado (gerando assim mais credibilidade e aumentando suas chances de ser aceito por alguém), mas esse é um serviço opcional e muitas pessoas não fazem.

Faça sua busca de Couchsurfing nesses sites:

Home Exchange ou Home Swaping (troca de casas)

É quando você troca de casas com alguém de outro país (quem assistiu ao filme The Holiday sabe o que é!). Geralmente a troca acontece simultaneamente: você irá ocupar a casa de uma pessoa enquanto ela irá se hospedar na sua casa. Porém, é possível deixar alguém vir pra sua casa e você usar esse “crédito” em outro momento.

Pode ser um pouco estranho a ideia de alguém se hospedar na sua casa enquanto você não estiver lá, mas lembre-se que você irá fazer o mesmo. Assim como no House Sitting, o Home Exchange funciona na base da confiança. E é sempre possível consultar os depoimentos, requisitos, etc.

Custo: A troca de casas é feita gratuitamente, mas os sites de Home Exchange cobram uma taxa de inscriçao, que pode variar entre 30 e 150 dólares dependendo do site.

Alguns sites para buscar Home Exchange são:

    
como viajar de graca

                                 
como viajar de graca

Boat Stay

Já pensou em se hospedar em um barco? Essa modalidade poderia entrar na lista de trabalhos voluntários, pois geralmente a acomodação é cedida em troca de ajuda. Mas o diferencial aqui é que, ao se hospedar em um barco, você garante não só acomodação gratuita como também o transporte!

Dois sites para consultar vagas de Boat Stay são:

           
Como viajar de graca
 
Como viajar de graca

Aluguel por curta temporada

Se nenhuma dessas possibilidades acima te servir, você ainda pode recorrer a outra alternativa antes de ter que reservar um quarto de hotel: alugar um quarto ou uma casa inteira por um curto prazo. Infelizmente não é de graça, mas muitas vezes sai mais barato do que se hospedar em um hotel.

O Airbnb é o mais popular nessa categoria de alugueis. Nós já usamos diversas vezes e recomendamos muito. Inclusive se você quiser se cadastrar, entre por esse link e ganhe R$300 de desconto na sua primeira reserva.

Existem também outros sites similares pra você realizar sua busca, dá uma olhada:

E você, conhece alguma outra forma de viajar de graça para recomendar pra gente? Conta aqui nos comentários!

E se você quiser mais informação pra sua viagem, confira esses posts:

Qual dessas opções você escolheria para economizar com acomodação na sua próxima viagem?

Texto originalmente publicado em Viagem Livre.

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário