Escrito por Adriana
15 de dezembro de 2015
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Soweto é o maior distrito da África do Sul, e fica a uns 17 km de Joanesburgo. Famosa por ser uma favela, na verdade essa é a área urbana mais conhecida e com a maior concentração de negros em Joanesburgo.

Acontece que Soweto é muito mais que isso. Esse lugar é um dos principais símbolos da história da África do Sul e do Apartheid, o regime de segregação racial instituído na década de 20 e que se estendeu até 1994 – embora os reflexos ainda estejam presentes até hoje.

Nós já escrevemos um post mostrando tudo o que fazer em Joanesburgo. Agora vamos dar todas as informações e dicas de Soweto para você colocar esse lugar imperdível no seu roteiro de viagem. Aproveite!

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da África do Sul: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem.

Saiba mais sobre o Soweto

Origem do Soweto

A palavra Soweto veio de “South Western Townships” – bairros/ distritos do sudoeste.

Soweto surgiu lá início do século 20, quando imigrantes levados até lá para trabalhar nas minas de ouro da região.

Na verdade, não só esse como a grande maioria dos distritos foram criados e/ou cresceram na época do Apartheid, quando os negros tinham que ficar afastados dos brancos.

Soweto
Soweto

Soweto e o Apartheid

Durante a década de 50, Soweto continuava a crescer: cada vez mais negros se mudavam para lá, já que não podiam mais ficar nas áreas para brancos designadas pelo governo.

Como se pode imaginar, a precariedade nas condições de habitação tomava conta do local, que não cresceu de forma planejada.

Soweto
Soweto

Durante o Apartheid, o distrito foi o principal cenário de protestos e manifestações contra a política de discriminação racial.

O episódio mais sangrento ficou conhecido como Levante de Soweto: em 16 de junho de 1976, cerca de 20 mil estudantes protestavam pelas ruas do bairro contra a inferioridade das escolas para negros, superlotadas e de péssima qualidade. Além disso, o governo proibiu o ensino na língua deles e os obrigou a estudarem africâner – a língua oficial e símbolo do Apartheid.

A manifestação seguia pacífica, até policiais entrarem em choque com os estudantes e matarem centenas deles (fala-se em 700 vítimas).

Uma das vítimas foi o estudante Hector Pieterson, de 13 anos, que se tornou o símbolo desse massacre.

Atualmente há no local o Memorial Hector Pieterson, um tributo ao jovem e à história do massacre.

Soweto hoje

O Apartheid durou até 1994, mas o fim do regime não exterminou todos os problemas do lugar. Porém, o tempo passou e muita coisa vem mudando.

O que vemos hoje é um Soweto em constante evolução. E um lugar onde cabe muuuita gente e muuuuita coisa. Vamos a alguns fatos:

  • Hoje fala-se em cerca de 4 milhões de habitantes no Soweto.
  • Lá fica nada menos que o maior hospital do mundo (Guiness 1997) – Chris Hani Baragwanath Hospital.
  • No Soweto ainda tem 48 escolas do ensino secundário (vimos vários estudantes uniformizados na nossa passagem por lá).
  • Soweto abriga inclusive um bairro rico, com casas nada modestas! Uma explicação que ouvimos é que todos de lá têm uma forte ligação com o lugar, e que até mesmo os moradores que ganharam muito dinheiro não querem sair do local. Outros dizem que muitas das casas não foram compradas com “dinheiro limpo”.

Confira também: como é o Museu do Apartheid em Joanesburgo

O que visitar em Soweto

Em um passeio pelo Soweto, você deverá passar pela famosa e turística Vilakazi Street. Essa rua já foi moradia de dois vencedores do Prêmio Nobel: Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu.

Hoje em dia pode se visitar a Mandela House, onde ele morou antes de ser preso. E próximo dali fica o Memorial Hector Petersen, tributo ao jovem que foi vítima das rebeliões de 1976.

Soweto
Mandela House na Vilakazi Street

Inclua também no seu roteiro: Orlando Towers, famoso ponto para saltos de bungy jump, e o FNB Stadium (chamado também de Soccer City), o maior estádio da África.

Soweto
Orlando Towers
Soweto
FNB Stadium

Para mais dicas sobre o que fazer em Soweto, vale conferir o blog Tô Pensando em Viajar onde eles fazem uma lista com 7 experiências incríveis no Soweto.

Como chegar em Soweto

A melhor forma de chegar até o Soweto é agendando um tour, que pode durar meio dia ou o dia todo, e ser combinado ainda com outras atividades.

Uma ótima alternativa para conhecer bem Soweto é fazendo um tour de bicicleta para explorar o local.

Se você pretende explorar o local por conta própria, há uma ótima opção que é fechar um ônibus hop-on hop-off Joanesburgo + Soweto. O ônibus faz paradas nos principais pontos de interesse em Soweto. E desde que você não se afaste muito dos pontos turísticos, não há problemas em ir sozinho(a).

Nossa visita ao Soweto

Quando estávamos planejando nossa viagem e ainda pesquisando o que fazer em Joanesburgo, nós nos questionamos bastante se deveríamos ou não ir até Soweto.

Não pelo perigo, pois com isso estávamos tranquilos de que não haveria problema.

Mas pra nós, a princípio, fazer esse tour era explorar a cidade de uma forma errada, incentivando a pobreza como atração turística.

Depois vimos que estávamos bem enganados: esse tipo de turismo gera bastante empregos e nos pareceu que é muito bem recebido pelos moradores, que têm orgulho de mostrar seu lugar e sua história.

Soweto
Nosso passeio por Soweto

A realidade é que, por mais que o progresso tenha chegado a Soweto, ainda há muito que se evoluir não só aqui como na África do Sul como um todo. A beleza do país e o sorriso caloroso de seu povo ainda não conseguem esconder as cicatrizes e a história dolorosa dessa nação. Uma passagem por Soweto deixa tudo isso bem evidente.

Já sabe onde se hospedar?

Se você ainda não definiu sua hospedagem em Joanesburgo, aproveite nossas dicas: a maioria das opções de acomodação ficam concentradas na região norte da cidade. Alguns bairros recomendados são Melville, Rosebank e Melrose.

Em Melville, um bairro cheio de jovens e com a noite animada, nossa sugestão de hospeddagem é o Motel Mi Pi Chi. Se quiser uma estadia memorável, fique no Protea Hotel Fire & Ice Johannesburg Melrose Arch, localizado em Melrose, o bairro luxuoso de Joburg. E no movimentado bairro Rosebank, uma boa pedida é o hotel Once in Joburg.

Não importa o destino, nós sempre fazemos um seguro viagem para todas nossas viagens. E para Joanesburgo não foi diferente. Felizmente não precisamos usar, mas já tivemos que acionar o seguro em outras viagens e foi a maior tranquilidade pra gente – e pro nosso bolso.

Por isso, recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de fechar sua compra.

Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Você também pode conferir o nosso post sobre como funciona o Seguro Viagem na África do Sul. Lá tem todo o passo e passo de como contratar e tudo o que o seguro cobre.

E você, incluiria uma visita a Soweto em sua passagem por Joanesburgo? Já esteve lá? Conta pra gente!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

2 comentários em “Conheça Soweto, o famoso distrito de Joanesburgo”

  1. Olá, Adriana, tudo bem. Meu nome é Mendonça Júnior (será que somos parentes? rsrs) e visitarei a África do Sul a partir do dia 26/03/2018. Gostei da informações do seu blog, parabéns. Onde fica essa placa de boas vindas ao Soweto, que tem no blog? Gostaria também de começar meu passeio por lá.
    Obrigado.

    Responder
    • Olá Mendonça, logo na entrada do distrito existe a placa. Entrando por lá de carro ou em um tour contratado você avistará! Espero que esteja curtindo a sua viagem! Abraços

      Responder