Escrito por Adriana
01 de dezembro de 2015
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Hoje é dia de falar sobre mais uma opção para conseguir hospedagem de graça em uma viagem. Já conhece e sabe como funciona Couchsurfing? Na verdade, essa não é apenas uma forma do viajante economizar com acomodação: o principal objetivo do Couchsurfing é a possibilidade de explorar o mundo vivenciando o dia-a-dia da cultura local, na companhia de uma pessoa com mente aberta e disposta a hospedar um viajante.

Muitas pessoas que já ouviram falar de Couchsurfing pensam que a ideia é meio maluca, ou muito arriscada. Como assim se hospedar na casa de alguém que você nunca viu na vida?? Mas nós já usamos o Couchsurfing e só temos elogios. Claro que nós pesquisamos muito antes de experimentarmos, e agora vamos explicar tudo pra que você entenda o propósito por trás dessa ideia e saber como funciona Couchsurfing.

Como funciona Couchsurfing: tudo que você precisa saber

O que é Couchsurfing?

Couchsurfing é uma comunidade com mais de 5 milhões de membros de todos os cantos do mundo. É uma grande rede social que conecta viajantes e locais, permitindo que eles se encontrem pra dividir culturas e experiências. O uso mais comum do Couchsurfing é quando um viajante precisa encontrar alguém que esteja disposto a hospedá-lo em sua casa, de graça.

Veja também: Quer viajar mas a grana tá curta? Confira 7 passos para um planejamento financeiro para viajar. 

Como funciona?

O  novo usuário deve criar um perfil para entrar na rede, para que possa entrar em contato com outros membros e também participar de grupos com interesses e assuntos específicos.

Primeira dica: gaste um tempo para criar seu perfil detalhado, pois é ele que vai definir se alguém vai querer te receber ou não. É fundamental ser bem sincero na descrição, não esquecendo de dar uma atenção especial para detalhes e curiosidades. É desnecessário dizer que você tem uma mente aberta ou que gosta de viajar, já que isso é característica básica de todo mundo que está lá. Fotos também ajudam, coloque pelo menos uma que dê pra ver claramente seu rosto.

Como_Funciona_Couchsurfing
Casa em que nos hospedamos no nosso primeiro Couchsurfing

Para achar um local para dormir, você pode procurar membros da rede de acordo com a localização desejada e entrar em contato diretamente com eles.

Segunda dica: sugerimos enviar algumas solicitações, pois alguns usuários podem não ver sua mensagem, ou estarão indisponíveis no período.

Couchsurfing é o único site que oferece esse serviço?

Não é o único, mas é o maior e mais conhecido, logo irá oferecer mais chances de achar alguém disposto a oferecer hospedagem. Outros que funcionam de forma semelhante são Hospitality ClubGlobal Freeloaders e Be Welcome.

Couchsurfing é perigoso?

Como_Funciona_Couchsurfing
De uma forma geral, Couchsurfing é uma opção segura

Para nós, não. Nós nos sentimos bem seguros fazendo couchsurfing: nossa experiência foi daquelas de encher o coração de esperança de que ainda tem muita gente boa no mundo. Saímos de lá certos de que iremos repetir a dose.

Mas ok, concordamos que a questão de segurança é um ponto controverso. Nós ficamos relutantes em entrar nessa jogada no início, e existem alguns relatos assustadores na internet.

De qualquer forma, o site conta com um sistema de feedback, onde tanto o hóspede avalia quem o hospedou e vice-versa. Assim, todos os membros veem as avaliações de todos, o que ajuda a criar confiança e entender melhor o perfil da pessoa.

Onde você dorme?

Depende. Pode ser no sofá, no chão da sala com mais alguém, num quarto privado ou até num apartamento exclusivo, todinho pra você. Tudo depende do que a pessoa que vai te hospedar tem a oferecer. É possível achar essa informação no perfil do usuário no site, porém para mais detalhes, só perguntando.

Como_Funciona_Couchsurfing
Supresa boa: a cara de felicidade do Caio ao ver o quarto em que dormiríamos

Importante lembrar:

Couchsurfing não é um hotel, são pessoas que deixam você dormir na casa delas a troco de nada, simplesmente porque elas querem trocar experiências.

Terceira dica: Passe um tempo conversando, seja gentil e organizado, entenda e respeite as regras da casa. É o mínimo que você pode fazer pra retribuir o favor e fazer que a experiência seja positiva para todos.

Através do couchsurfing você poderá encontrar pessoas incríveis, que podem se tornar verdadeiros amigos, ou com quem você irá dividir bons momentos e construir boas lembranças. Aproveite sua experiência ao máximo.

Na prática: nossa primeira vez no Couchsurfing

Nós tratamos de entender direitinho como funciona Coucusurfing antes de iniciarmos nossa viagem. Fizemos o cadastro no site alguns meses antes de embarcarmos e enviamos algumas solicitações logo em seguida, depois de analisarmos alguns perfis. Em menos de uma semana, já conseguimos uma pessoa que aceitou nos receber em Joanesburgo, na África do Sul. Ou seja, tivemos uma solicitação aceita ainda no Brasil, em pouquíssimo tempo, e com poucas tentativas. Pela nossa insegurança inicial, decidimos enviar solicitações apenas para mulheres ou casais.

Até chegarmos em Joanesburgo, trocamos algumas mensagens com a Vanessa, alma caridosa que aceitou nos receber. Ela sempre respondia rapidamente com um tom amigável e positivo. Mesmo assim, traçamos um plano b caso desse algo errado. Ainda não nos sentíamos confiantes de que alguém iria receber dois estranhos assim, a troco de nada. Parecia bom demais pra ser verdade.

Nós e nossa anfitriã Vanessa

Mas era verdade. Vanessa não só nos recebeu em sua casa, como ainda foi nos buscar na estação de trem. Pelo caminho já fomos tagarelando e descobrindo sobre a vida dela e sobre a cidade, com direito a dicas e recomendações.

Ao chegarmos na casa dela, tínhamos um quarto nos esperando, com bombons em cima da cama e tudo! A gente se olhava pra ver se a ficha caía, o quarto era bem mais confortável do que o último albergue em que tínhamos dormido!

Durante toda nossa estadia tentamos manter o bom senso, deixando tudo no lugar, fazendo silêncio e respeitando o espaço. Correu tudo muito bem, exceto pelo fato de termos comprado um frango pro jantar antes de descobrir que ela era vegetariana! A gente não sabia onde enfiar a cara, mas deu tudo certo no final.

gato no couchsurfing
Shanti, nossa companhia na casa do Couchsurfing

O ponto ruim da nossa primeira experiência como couchsurfers foi que não tínhamos muita privacidade, pois pra ela sair de casa era preciso passar pelo nosso quarto. Ela também dormia cedo e com a porta aberta, o que nos deixava cheios de cuidados com barulho. Mas querer total privacidade já era demais né? Saímos de lá bem satisfeitos e já pensando quando será nossa próxima oportunidade de se hospedar através do Couchsrufing!

Nós adoramos Couchsurfing e indicamos para quem quer economizar na hospedagem, ter um contato maior com a cultura local e está aberto a fazer novos amigos. Além do Couchsurfing, confira também as diferentes formas que achamos para economizar em viagens.

Gostou do post? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas de viagem!

em algum lugar do mundo no facebook

E se você quiser mais informação pra sua viagem, confira esses posts:

E você, toparia se hospedar pelo Couchsurfing? E se você já se hospedou, como foi sua experiência?

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

14 comentários em “Couchsurfing: tudo o que você precisa saber”

  1. Achei muito interessante já vi pela TV algo parecido uma equipe fazer uma reportagem e escolher alguém pra passar a noite.. muito bom bom pra vc fazer uma grande economia… gostaria de participar..

    Responder
    • Maria, é uma ótima opção para economizar com hospedagem e conhecer pessoas novas. Com o Couchsurfing você interage com locais, troca experiência, conhece um pouco mais da cultura e do dia dia da região em que você está. Nossa experiência foi muito positiva!

      Responder
  2. Abri minha casa , em Salvador, na época da Copa do Mundo, por não concordar com a exploração ao turista, já que as diárias no período aumentaram assustadoramente. Foi uma experiência ótima ! Recebi um inglês que passou 5 meses viajando de bicicleta pelo Brasil, cumprindo o objetivo de conhecer todas as sedes dos jogos. Depois, recebi um jovem casal francês e, por último, pai e filho turco ( escolhi eles porque já estive 3 vezes na Turquia, adorei o lugar e fui muito bem tratada ?, foi uma maneira de retribuir ). Não recebi mais ninguém, temporariamente, porque fico menos em casa agora. Meus hóspedes foram simpáticos, agradaveis, perfeitos.

    Responder
  3. Abri minha casa , em Salvador, na época da Copa do Mundo, por não concordar com a exploração ao turista, já que as diárias no período aumentaram assustadoramente. Foi uma experiência ótima ! Recebi um inglês que passou 5 meses viajando de bicicleta pelo Brasil, cumprindo o objetivo de conhecer todas as sedes dos jogos. Depois, recebi um jovem casal francês e, por último, pai e filho turco ( escolhi eles porque já estive 3 vezes na Turquia, adorei o lugar e fui muito bem tratada ?, foi uma maneira de retribuir ). Não recebi mais ninguém, temporariamente, porque fico menos em casa agora. Meus hóspedes foram simpáticos, agradaveis, perfeitos.

    Responder
  4. Muito bom Post Dri, Caio…

    Pra nós o CouchSurfing é uma das bases, já que queremos a gente sempre busca uma experiência mais imersiva na cidade, tentando entender a cidade pelos olhos e vivência de um local. Quando em nossa casa, nós adoramos a possibilidade de (viajar na viagem de alguém). Graças ao universo todas nossas experiências foram superpraserosas, inclusive o CouchSurfing me casou néh? hshsh

    A principio meus pais ficaram receosos, mas após umas poucas experiências passaram a querer cada vez mais e mais…

    Recomendo o CS à todos.

    Responder
    • É Thiago, o Couchsurfing é uma excelente opção inclusive para enriquecer a experiência da viagem. Como você disse é conhecer um pouco a cidade pela ótica de quem mora lá. Vale muito a pena!

      Responder
  5. Cheguei aqui pesquisando a respeito do Couchsurfing funcionar no Brasil. Percebi que tem pessoas que já são hosters, mas mesmo assim não tive certeza clara da minha dúvida.
    De todo modo, gostei de ler a publicação. Obrigada!

    Responder