A Tailândia gera cada vez mais interesse dos viajantes brasileiros, e o Grand Palace – ou Grande Palácio de Bangkok – costuma ser um dos maiores atrativos de Bangkok, a capital desse país que tanto amamos.

A construção do monumento foi iniciada no ano de 1782, e hoje o complexo ocupa uma área de mais de 218 mil metros quadrados, sendo um dos pontos mais visitados da Tailândia.

Nesse post vamos contar um pouco mais sobre a história do Grande Palácio de Bangkok: confira aqui seus atrativos, qual a melhor forma de chegar até lá, horários de funcionamento e tudo mais que você precisa saber para visitar essa preciosidade do sudeste asiático

Grande Palácio de Bangkok-9
Vista noturna do Grande Palácio de Bangkok

História do Grande Palácio de Bangkok

O Grande Palácio de Bangkok foi a residência oficial do rei da Tailândia desde o século 18 até o século 20. Sua construção começou depois que o rei Buddah Yodaf Chulaloke viajava do então Reino de Sião ao Rio Chao Phraya. Passando por Bangkok, ele entendeu que o local seria um excelente lugar para estabelecer o governo.

Os trabalhos foram iniciados em maio de 1782 e terminaram em 1785, com uma grande celebração e cerimônia, todas planejadas e comandadas pelo rei da Tailândia.

Grande Palácio de Bangkok
Foto: Pavel / CC BY 2.0

O palácio foi a residência oficial de vários Reis do país, só deixando de ter essa utilização no meio do século 20. O monumento segue sendo muito usado para o cumprimento de rituais variados, como coroações, funerais e casamentos relacionados com a família real. E é lá que o corpo do rei Bhumibol Adulyadej, que morreu em outubro de 2016, ficará até outubro de 2017, quando vai ocorrer o ritual de cremação.

Veja também: O que fazer em Bangkok – Guia Completo

O que ver no Grande Palácio de Bangkok

Há diferentes construções dentro do complexo do Grand Palace, e a mais chamativa sem dúvidas é o Wat Phra Kaew ou Templo do Buda de Esmeralda. Na verdade, esse é um dos principais monumentos do complexo, sendo um dos mais adorados e venerados de toda a Tailândia.

Bangkok_GrandPalace_04

Trata-se de um templo que abriga uma estátua do Buda, em peça única, construída com quartzo verde, com 66 cm de largura e 48 cm de altura, somente. Nesse templo não é permitido tirar fotos no interior – por favor respeite 😉

Além disso, você verá outros símbolos da cultura tailandesa em abundância.Alguns exemplos são a flor de Lótus, que representa a pureza espiritual, e o chedi, onde ficam guardadas as relíquias do Buda.

No Grand Palace você verá Buda em várias posições, que vão desde a imagem tradicional, com as pernas cruzadas, até aquela que tem a palma esquerda apontando para cima e a direita apontando para baixo.

Grande Palácio de Bangkok-10

Dica: ao visitar um templo, nunca se sente com os pés apontados para Buda. Tome o cuidado de se sentar com as pernas para o lado ou para trás do corpo. Você não quer ferir as tradições desse povo, certo? Se quiser saber mais sobre os costumes dessa cultura, confira esse post que escrevemos sobre o que não fazer na Tailândia.

Como chegar no Grande Palácio de Bangkok

Pegar BTS + Barco

A maneira mais prática para chegar ao Grande Palácio de Bangkok é certamente pegando um BTS até a estação Saphan Taksin e, de lá, pegar uma barco até a estação Tha Chang Pier.

Pegar só barco

Se você já estiver hospedado próximo ao rio Chao Phraya, basta pegar um barco até a estação Tha Chang Pier.

Grande Palácio de Bangkok
Foto: Ninara / CC BY 2.0

Ir à Pé

Se você estiver hospedado no Centro Antigo de Bangkok, próximo à famosa rua Khaosan Road, uma das mais conhecidas pelos visitantes da cidade, a melhor forma de chegar ao Grande Palácio de Bangkok é simplesmente ir andando. A caminhada passa pelo Parque Sanam Luang e, saindo da Khaosan Road, você chegará no Grand Palace em 20 minutos.

Confira: Quando ir para a Tailândia

Qual o horário de funcionamento?

O Grande Palácio de Bangkok funciona de domingo a domingo, e o horário de funcionamento está longe de ser o ideal para quem gosta de acordar tarde: os portões abrem às 8h30 e fecham às 15h.

O ideal é chegar lá cedo para evitar as multidões. Aproveite seu dia de passeio pelo Grand Palace e conheça outras atrações imperdíveis que ficam próximas, como alguns dos principais templos de Bangkok.

Qual o valor do ingresso?

O valor do ingresso é 500 baths, cerca de 47 reais. O valor não é exatamente uma pechincha, principalmente para os padrões tailandeses, mas vale a pena pela grandeza do complexo e por tudo que você poderá conhecer.

O ingresso para do Grande Palácio de Bangkok te permite conhecer também um museu, aproveitar exposições oferecidas no grande complexo, visitar templos e viajar pelas pinturas na parede que retratam um pouco da história do país.

Grande Palácio de Bangkok
Pinturas na parede do Grand Palace. Foto: Karl Baron / CC BY 2.0

Dicas para a visita

Algumas dicas são imprescindíveis para que a sua visita ao Grande Palácio de Bangkok seja mais prazeirosa e cheia de boas lembranças (e não cheia de dor de cabeça). A seguir listaremos as principais dicas para você ficar ligado:

1. Chegue bem cedo

Como já mencionamos, os portões abrem cedo. Antes das 9h já está tudo aberto, então aproveite para usar isso a seu favor. Quanto mais tarde, mais calor fica – e pode acreditar, faz muito calor em Bangkok! Evite o sol rachando na sua cabeça e tente ir pela manhã.

Além disso, os grandes grupos de visitantes costumam chegar a partir das 10h ou 11h. As chances de curtir o passeio mais tranquilo são maiores se chegar cedo.

2. Atenção com a roupa

Isso é motivo da maior parte das reclamações por parte dos visitantes, mas é uma regra que não pode ser desobedecida.Basta estar preparado: você não poderá entrar no palácio se estiver de saia curta, de short, de bermuda ou de regata.

O melhor que você pode fazer nesse caso é ir com uma calça larga e leve ou uma saia longa e bem confortável, para não passar muito calor.

O Grande Palácio de Bangkok

Já visitamos o Grand Palace diversas vezes, e a administração do palácio costumava emprestar calças e saias para a visita (com pagamento de um depósito caução).Tanto para pegar a roupa emprestada quanto para devolvê-la, era preciso enfrentar uma fila grande. Da última vez que estivemos no Grand Palace (março de 2017), eles não estavam emprestando mais. Então evite a perturbação e vista-se apropriadamente.

3. Vá com um calçado simples e confortável

Isso não é uma regra, mas é uma daquelas #ficaadica para o seu conforto e tranquilidade: é necessário estar descalço para entrar nos templos do complexo.

Sendo assim, a coisa mais prática a se fazer é escolher um sapato que seja fácil de colocar e fácil de tirar, para você não ter que ficar sofrendo na entrada dos prédios e também na saída. Chinelos são bem-vindos.

Outra boa dica é tentar levar o seu sapato com você, numa bolsa plástica. Teoricamente, não há risco de que você seja roubado, mas o volume de pessoas é muito grande e nunca se sabe. Na minha última visita, quando fui procurar meu chinelo ele não estava no mesmo lugar. Encontrei em um lugar totalmente diferente e totalmente por acaso. Portanto, se quiser evitar essa tensão, leve seu calçado com você.

Quanto tempo de visita?

Enquanto o Grande Palácio de Bangkok estiver aberto você pode ficar o quanto quiser. Mas é importante entender que a visita é dividida em duas partes, sendo uma voltada para a parte espiritual do local e a outra para a sua parte administrativa.

Bangkok_GrandPalace_06

Se você está com o tempo curto, saiba que vai precisar precisar de no mínimo 2 horas, porque de fato o complexo é bem grande e cheio de informações. Mais um motivo pra tentar fazer a visita durante a manhã.

Onde se hospedar em Bangkok

Quem está de visita pela cidade e tem pouco tempo, uma boa pedida é justamente se hospedar pelos arredores do Grande Palácio de Bangkok. Ficar por ali pode facilitar a vida, já que diversas atrações de Bangkok estão ali nos arredores.

Para conhecer hotéis e hostels que estejam próximos do Grand Palace, clique aqui e veja as melhores opções disponíveis.

Pronto! Agora que você tem todas essas informações e dicas, sua visita ao Grande Palácio de Bangkok certamente será muito mais fácil e especial. Sendo assim, aproveite ao máximo essa experiência e tudo que ela te trará.

Mais uma da série #FICAADICA

Alguns viajantes podem não se adaptar logo de cara a comida tailandesa e seu modo de preparo nos mercados de rua. Conhecemos algumas pessoas que se sentiram um pouco mal e precisaram de atendimento médico.

Por isso, não se esqueça de fazer um seguro viagem. Recomendamos fazer uma pesquisa pela Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto. Viaje tranquilo e se jogue na culinária de rua!

Existem diversos outros mercados em Bangkok e na Tailândia. Se você visitar algum mercado diferente, conta aqui pra gente!

E para saber mais sobre a capital tailandesa, confere todos os posts que já escrevemos e que podem te ajudar na sua viagem para Bangkok:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos eu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here