A cidade de Hannover foi a primeira parada da nossa viagem pela Alemanha. Logo no primeiro dia passeando por Hannover, descobrimos que cerca de 90% dos moradores são felizes em morar aqui. Ou seja, algo de muito bom deve ter em Hannover e nós estávamos prontos para descobrir!

A cidade é relativamente pequena, principalmente a parte turística. Mas você não sentirá falta de absolutamente nada: é tudo perto, tudo prático, o transporte público te leva pra qualquer lugar. Mas o melhor mesmo é descobrir Hannover à pé. E o que não falta são atrações em Hannover.

O que fazer em Hannover: Old TownNesse post damos nossas melhores dicas para esse destino: veja o que fazer em Hannover e os lugares imperdíveis pra você colocar no seu roteiro de 2 dias pela cidade. E para começar, segue a dica de onde se hospedar durante sua viagem:

Onde ficar em Hannover

A maioria das atrações estão concentradas na Old Town. Embora a área não tenha muita oferta de hotéis, tudo em Hannover é relativamente perto.

A apenas duas estações de metrô (ou 15 minutos andando) de Old Town, o Dormero Hotel Hannover é nossa sugestão de onde ficar em Hannover. Quarto confortável, wi-fi funcionando perfeitamente e um minibar gratuito (eba!).

Para o café da manhã, tem um adicional de 16,90 euros. Tudo bem farto, em sistema de buffet. O Dormero Hotel é uma acomodação com ótima localização e um bom preço, com a diária saindo a partir de R$248.

onde ficar em hannover dormero hotel
Foto: Divulgação
onde ficar em hannover dormero hotel 2
Foto: Divulgação

Mas não se preocupe: caso queira se hospedar em uma região mais distante, o transporte público em Hannover é muito eficiente. Você pode conferir outras opções de acomodação em Hannover aqui:

O que fazer em Hannover

Conhecer Hannover é simples e rápido. É realmente muito fácil andar pela cidade e muitas atrações estão concentradas na região central. Dois dias inteiros são suficientes pra conhecer os principais pontos turísticos.

Use a Estação Central de Trem como seu ponto de partida. Dali, é só passar no Centro de Informações que fica do lado oposto da rua, pegar seu mapa e começar a explorar a cidade.

O que fazer em Hannover: Estação de Trem
Estaç!ao Central de Hannover

Dia 1: Old Town, New Town Hall e Lago Maschsee

Old Town

Até a chegada da Segunda Guerra, o Centro Antigo de Hannover era um lugar pobre. Pessoas com poucas condições moravam pelas ruas estreitas, tomadas de casas em estilo enxaimel (esse tipo de construção típico da Alemanha).

O que fazer em Hannover: Old Town
Old Town

Os bombardeios da Guerra deixaram pouca coisa em pé na Old Town e apenas 40 construções desse estilo se mantiveram ali.

Hannover passou por uma grande reconstrução no pós guerra, e muitas fachadas dos prédios de outras regiões foram transferidos pra cá. O que vemos hoje é uma “Nova Cidade Antiga” em uma Hannover totalmente revitalizada.

Principais atrações da Old Town de Hannover

Seu passeio por Hannover deve começar pela Cidade Antiga. Basta seguir reto pela Bahnhofstrasse, a rua de pedestres em frente à Estação Central, que você chegará na Kröpcke. Esse nome é em homenagem ao garçom que trabalhou no café localizado nessa praça (atualmente Mövenpick). O relógio verde ali na praça chama-se Kröpcke Uh e é um conhecido ponto de encontro.

O que fazer em Hannover: Kropcke
Kropcke

Aproveite e observe a arquitetura dos prédios ao redor: todos com traços retos, típicos dos anos 50 pós guerra, quando toda a região foi reconstruída. Atualmente a região funciona como um grande centro comercial, cheio de lojas e com um grande vai e vem de pessoas o dia todo.

Saindo da Kropcke e seguindo pela Georgstrasse, do lado oposto está a Opera House, que foi mais um dos prédios destruídos na Segunda Guerra. Ela foi reconstruída em 1948 e teve seu equipamento de palco restaurado en 1998.

O que fazer em Hannover: Opera House
Opera House

A próxima parada é na praça chamada Am Markt. Ali você encontra a Altes Rathaus, o prédio da antiga Prefeitura em estilo gótico, de 1410. Logo ao lado está a Marktkirche, a maior das três igrejas do Centro Antigo, também em estilo gótico.

O que fazer em Hannover: Old Town
Old Town Hall (Antiga Prefeitura) e Marktkirche ao fundo

Faça uma pausa agora para conhecer o Markthalle. Ele não é muito estiloso pois segue o estilo simples da década de 50, mas é uma delícia! Aproveite a parada pro almoço e se perca na variedade de comidas, com pratos por até 4 euros.

O que fazer em Hannover: Markthalle
Markthalle

Seguindo a caminhada, não deixe de passar pela Krammerstrasse, uma rua muito simpática em estilo enxaimel, que é a cara da Alemanha! Essa rua também foi reconstruída no pós guerra.

O que fazer em Hannover: Old Town
Krammerstrasse

Um pouco mais à frente está a Aegidienkirche, uma igreja que foi bombardeada em 1943. Ao contrário de outros monumentos que foram reconstruídos, decidiram por manter essa igreja em seu atual estado, servindo como um memorial da Guerra.

O que fazer em Hannover: Aegidien Kirche
Aegidienkirche
O que fazer em Hannover: Aegidien Kirche
Aegidienkirche

Agora é só seguir em direção ao rio para encontrar as famosas Nanas. Um dos maiores símbolos de Hannover desde 1974, as Nanas nem sempre foram bem vistas. A obra da artista Niki de Saint Phalle foi muito criticada no começo, até ser finalmente aceita.

A artista tornou-se cidadã honorária de Hannover em 2000 e você poderá encontrar outras obras dela no Sprengel Museum Hannover.

O que fazer em Hannover: Nanas
Nanas de Niki de Saint Phalle

New Town Hall

Pode causar uma certa confusão quando você olhar essa linda construção e entender que ela é de fato a “Nova” Prefeitura. Apesar do prédio parecer muito mais antigo, ele foi aberto somente em 1913. Está aberto ao público e vale muito a visita.

O que fazer em Hannover: New Town Hall
New Town Hall
O que fazer em Hannover: New Town Hall
New Town Hall

Um destaque da New Town Hall são as 4 maquetes que recriam Hannover em épocas distintas: na Idade Média, antes e após a 2a Guerra, e nos dias atuais.

Não deixe de subir até o topo do prédio, de onde você tem a melhor vista da cidade. Torça para o tempo não estar tão cinza como no dia que fomos lá, suas fotos ficarão ainda mais lindas com o céu azul.

Tão legal quanto a vista do topo é o elevador que se pega pra chegar até lá: pela primeira vez andei em um elevador que sobe na diagonal. Sim, ele sobe fazendo curva, em um ângulo de 17 graus que acompanha a curvatura da torre

Dica: se puder, a boa é chegar bem cedo e ir durante a semana, pra evitar as longas filas. Ele abre às 9h30.

A visita ao Town Hall é gratuita, mas paga-se 3 euros pra subir no elevador.

Lago Maschsee

Um enorme lago artificial que serve como uma das maiores áreas de recreação de Hannover.

Para chegar no Lago, é só seguir por trás da New Town Hall até chegar no Maschpark. No entorno do lago Maschsee também se encontra o Sprengel Museum Hannover, um dos mais importantes museus da cidade.

O que fazer em Hannover: Lago Maschsee
Lago Maschsee

Dia 2: Herrenhausen Gardens e Linden

Herrenhausen Gardens

Uma das atrações mais famosas de Hannover, os jardins conhecidos como Herrenhausen Gardens ficam a uma curta distância do centro, basta pegar o bonde n°4 ou 5.

O chamado “Great Garden” é o jardim principal, sendo o mais importante jardim em estilo barroco da Europa.

O que fazer em Hannover: Herrenhausen Gardens

O que fazer em Hannover: Herrenhausen Gardens
Herrenhausen Gardens

Tente chegar antes das 12h ou após às 15h para ver as fontes ligadas: uma delas atinge até 70 metros de altura. Nós infelizmente perdemos esse show.

Ali mesmo no Herrenhausen Gardens há outra atração que você não deve perder: as grutas de Nikki Saint Phalle, outra obra da artista. São no total 3 grutas, feitas com mosaicos de vidro, espelhos e algumas estátuas da artista. Nikki faleceu antes de terminar a obra, que ficou pronta em 2003.

A entrada custa 8 euros (ou 7 euros com o Hannover Card).

Linden

Para conhecer o lado mais agitado e hipster de Hannover, o endereço certo é Linden: um bairro cheio de vida, com uma mistura de estudantes e artistas que dá um toque único ao lugar.

Sugiro que reserve uma tarde para passear pelas ruas de Linden. Pegue o bonde n° 10 e vá direto para a Limmerstrasse, a principal rua do bairro. Você verá pubs, cafés e restaurantes por todos os lados.

O que não falta ali são boas opções para uma boa comida, mas aqui vão nossas sugestões: comece tomando um café no V17. Aproveite pra passear pelas ruas e observar as lojas e boutiques cheias de estilo que têm por ali.

O que fazer em Hannover: Linden
Café em Linden

Para o jantar, vá no espanhol Canon de Pao e fique perdido com as opções de tapas no menu. Ou então peça um hamburguer com chips de batata doce no Duke Burger Linden. Se sobrar espaço, finalize com um drink ou uma sobremesa de morangos no Lindenblatt, (também tem pratos interessantes no cardápio, mas não provamos).

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

Como circular por Hannover

Deu pra perceber que tem muito o que fazer em Hannover né? Mas não se preocupe que em 2 dias você dá conta de ver tudo. O centro de Hannover é bem pequeno e concentra a maioria das atrações da cidade. Sem dúvidas uma das cidades mais fáceis de se localizar por onde já passei!

Porém, para alguns outros pontos você pode precisar de transporte público, que funciona perfeitamente.

Veja aqui as opções para se locomover por Hannover:

À pé: Linha Vermelha de Hannover

Você pode conhecer a maioria das atrações de Hannover em uma boa caminhada pelo centro, seguindo apenas a conhecida Linha Vermelha (Red Thread).

Trata-se de uma faixa vermelha que delimita um circuito pelo centro da cidade, marcando os principais pontos turísticos de Hannover. Basta seguir a Linha Vermelha que, em poucas horas, você terá passado pela maioria dos pontos de interesse de Hannover. Simples!

O que fazer em Hannover: Nanas
Red Thread: basta seguir a linha vermelha

A primeira vez que estive em Hannover foi de passagem e tive apenas algumas horas na cidade. A Linha Vermelha já existia e foi minha salvação pra conhecer o máximo em tão pouco tempo.

Dessa vez fui com mais calma, e optei por ter uma guia pra me contar mais detalhes sobre a historia da cidade. Recomendo!

No Centro de Informações ao Turista você pode comprar o guia com a marcação de todos os pontos da Linha VermeLha, que também pode ser comprado online aqui. Custa 3 euros.

Transporte público

Você pode comprar um bilhete individual por 5 euros, ou um bilhete de grupo, que custa 9,80 euros podendo viajar até 5 pessoas juntas. O bilhete é válido para o dia todo, pode usar quantas vezes quiser em um dia.

O bilhete pode ser comprado em qualquer estação. Não é preciso carimbo ou validação, é só entrar no metrô com seu bilhete e pronto. (Confiança né, gente?).

Outra coisa interessante é o Hannover Card que, além do transporte, inclui uma série de descontos. Confira no site todos os benefícios do Hannover Card e veja se ele pode ser uma boa pra você. Ele custa 9,50 euros para uma pessoa ou 20 euros para um grupo de até 5 pessoas (valor do bilhete de 1 dia).

O que fazer em Hannover: Metrô
Bonde/ metrô de Hannover

Outra dica

Lembre-se que seguro viagem é obrigatório em uma viagem para Europa. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções no site Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e ajuda a escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. GANHE 5% de desconto utilizando o nosso código promocional EMALGUMLUGAR5. Aproveite!

Espero que você curta sua viagem para Hannover! Boa viagem!

Nossa viagem para Hannover contou com o apoio do Visit Hannover.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.

Booking.com
COMPARTILHAR
Artigo anteriorPRAIAS DA TAILÂNDIA – CONHEÇA AS NOSSAS TOP 10
Próximo artigoTURISMO NO MYANMAR: 10 LUGARES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER
32 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

7 COMENTÁRIOS

  1. Passei com Hannover em meu caminho à Bremen e quis muito descer. Nao sabia nada da cidade, mas eu tinha esse nome em minha cabeça (por causa de um joguinho de mèmoria que eu gostava quando eu era criança). Bom saber dessas dicas. A da linha vermelha foi a que eu mais me diverti (é muito coisa de alemão).
    Em Berlim também existe uma igreja nos moldes da Aegidienkirche,a Gedächtniskirche. Ela foi muito destruida durante a 2° GM e resolveram não restaurà-la e a transformaram em um memorial (construíram uma igreja octagonal ao lado).

  2. Está mais que explicado o motivo dos moradores serem tão felizes vivendo em Hannover, já fiquei feliz só de ler sobre ela, parabéns pelo post, super completo e com fotos lindas e deixando todos querendo arrumar as malas pra conhecer a cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here