Depois de tanto tempo viajando sem parar, podemos afirmar com toda a certeza que nos cabe: a escolha da acomodação pode ser um fator decisivo em transformar sua viagem em um paraíso ou um inferno.

Sim, o lugar que você vai dormir é uma das principais responsáveis pela sua experiência num determinado lugar. E para garantir uma boa noite de sono, nós sempre temos em mente três perguntas fundamentais pra nos ajudar a escolher hospedagem:

  • Quanto tempo vamos gastar pra chegar nos lugares que desejamos conhecer?
  • Que nível de conforto precisamos para repor as energias depois de um dia cheio?
  • Como podemos economizar com hospedagem e ainda assim garantir uma boa acomodação?

As respostas obviamente variam devido a uma série de fatores. Nós sempre definimos a hospedagem de acordo com o tipo de viagem que vamos fazer. E não seguimos muito um padrão, pois sempre avaliamos a melhor relação custo x benefício.

como economizar com hospedagem

Nós já acampamos, já ficamos em albergues bem simples, já curtimos uns hotéis mais confortáveis. Também já alugamos um apartamento inteiro só pra gente. E já conseguimos ficar em casas maravilhosas sem pagar um centavo.

Conseguir a combinação perfeita entre simples, barato, aconchegante e com um preço acessível não é tão complicado quanto parece. E se você tiver acesso às melhores plataformas, isso se torna mais fácil do que você imagina.

Depois de tantos acertos e furadas, chegou a hora de compartilhar aqui TODAS as opções que utilizamos na hora de procurar o local ideal pra ficar.

Hospedagem Paga

Depois da passagem aérea, a acomodação é o que mais pesa no orçamento de viagem. Por isso, vamos listar algumas opções que podem ajudar você a poupar um dinheiro e ainda ficar bem localizado (e com conforto). Gastando pouco ou gastando muito, a opção vai ser sua. Seja em um albergue, hotel, apartamento ou resort, aqui você vai encontrar a melhor opção e ainda conseguir economizar com hospedagem.

Booking.com

Nosso site favorito para reserva de hoteis é o Booking.com. É por ele que fechamos mais de 90% dos nossos hotéis. Aqui você encontra os melhores preços (veja bem, quase sempre) e várias opções de hospedagem. Eles ainda oferecem cancelamento gratuito e pagamento no local, o que te dá muito mais flexibilidade no planejamento da viagem.

onde ficar em cape town: Balfour Place Guesthouse
Foto: Balfour Place Guesthouse/ Divulgação

A melhor parte: os reviews são muito mais confiáveis que no Trip Advisor, pois são feitos por clientes cadastrados e que já se hospedaram no local (sem risco de perfil falso). Ah, e se você costuma viajar bastante e reservar pelo Booking.com pelo menos 5 vezes (no período de um ano) você se torna cliente Genius, o que te dá direito a alguns benefícios como descontos, checkin mais cedo, checkout mais tarde, entre outros.

Agoda.com

Essa é outra ferramenta muito boa para reserva de hotéis. Com opções no mundo todo, o Agoda é o melhor site de busca especialmente pra Ásia, o que faz dele nosso segundo site favorito (já que viajamos muito tempo pelo continente!).

Fechamos diversos hotéis no sudeste asiático pelo Agoda, pois os preços eram imbatíveis. A política de cancelamento de reservas é mais restrita, mas pra quem tem planejamento de viagem isso não será um problema. Já vimos também várias promoções relâmpagos para reservas feitas no dia anterior ao da viagem. Alguns hotéis chegam a oferecer 70% de desconto em quartos não ocupadosm então é dá pra encontrar umas ofertas sensacionais.

Airbnb

Sempre que a gente vai ficar um período maior em algum lugar a gente procura por um apartamento no Airbnb. Se você ainda não usou essa maravilha, saiba que pode estar perdendo tempo e dinheiro.

Com o Airbnb você deixa o hotel de lado e se hospeda em casas e apartamentos de verdade (ou ainda chalés, casa na árvore, etc). Muitas vezes o preço é bem mais baixo que o de um quarto de hotel, sendo que você terá o mesmo conforto.

hospedagem barata ABNB-1Dá pra alugar toda a casa/apartamento ou optar pelo compartilhado. Se você é novo(a) no Airbnb, aproveite: cadastre-se agora e receba 25 dólares de crédito na sua primeira reserva em qualquer lugar do mundo! Em alguns lugares o Airbnb também oferece experiências, incluindo diferentes passeios com o anfitrião para viver o lugar como um morador da região.

Hostelworld

Procurando um albergue, bed & breakfast ou algum homestay? No Hostelworld são mais de 30 mil acomodações em 170 países. Se sua prioridade não é conforto, se quer economizar e ainda curte conhecer gente do mundo todo, é num hostel que você tem que ficar. Além da atmosfera mais descontraída, os hostels costumam ser mais econômicos.

Hospedagem Grátis

Agora sim. Você sabia que é possível se hospedar de graça de diversas maneiras pelo mundo inteiro? É verdade, funciona mesmo. E nós já economizamos MUITO dessa forma.

Pra você ter uma ideia, nos nossos 12 primeiros meses de estrada não pagamos hospedagem durante 8 meses! Isso mesmo: pouco mais de 60% do nosso primeiro ano de estrada foi sem nenhum custo de hospedagem. Graças a essa economia, pudemos refazer nossos planos e continuar viajando por muito mais tempo. Quer saber como? Acompanhe aqui:

House Sitting

Você já ouviu falar de House Sitting? Se você ama viajar e ama animais, você precisa saber disso! Olha aqui um resumo:

House Sitting consiste em cuidar da casa (e quase sempre do pet) de pessoas que vão viajar. Em troca você se hospeda na casa sem pagar nada (alguns hosts pedem para que você pague a luz e a água que você consumir).

Desta forma os donos não precisam se preocupar com a casa ou animais de estimação enquanto você toma conta deles. E você não precisa se preocupar com seu bolso! Já fizemos alguns house sitting na África do Sul, outros na Tailândia e um em Singapura. Essa é sem dúvida a nossa forma preferida de acomodação!

economizar com hospedagem: house sitting
House sitting: Brincando com os cachorros na piscina

Para achar oportunidades de house sitting, o site que utilizamos é o Trusted Housesitters. Você precisa pagar uma anuidade de 119 dólares e pode utilizar quantas vezes quiser no período. E pode ter certeza que esse investimento tem retorno! Só em Bangkok, passamos 4 meses em um mesmo apartamento cuidando de um cãozinho! Todo esse tempo morando sem nenhum custo, além da nossa comida. Então se você gosta de animais e é flexível para se adequar às datas disponíveis, essa é sua opção.

Quer saber mais? Leia nosso post sobre House Sitting.

Couchsurfing

Couchsurfing é a plataforma onde pessoas abrem as portas de casa para receber viajantes. Essa possibilidade vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. O conceito dessa plataforma é que anfitriões disponibilizam o sofá da sala para que você possa dormir. Simples assim.

Mas o que é esperado de você? As pessoas esperam que você converse, troque experiências, interaja. Não utilize o Couchsurfing se você pretende passar o dia todo fora e apenas chegar pra dormir. Também não abuse do período de estadia.

Sendo bem recebidos pela nossa anfitriã do Couchsurfing

Nossa experiência com Couchsurfing foi em Johanesburgo, África do Sul.Tínhamos um quarto só pra gente e fomos super bem recebidos pela nossa anfitriã! Se você gosta de conhecer novas pessoas e trocar experiências, experimente! Leia mais sobre como funciona o Couchsurfing.

Workaway

O Workaway é uma boa opção para quem tem mais tempo para viajar, e não se importa em dedicar algumas horas do dia pra um trabalho. É uma plataforma que troca hospedagem e às vezes alimentação por algum tipo de habilidade em um trabalho voluntário.

Você encontra diferentes oportunidades como: trabalho em albergues, escolas de mergulho, marketing digital, audiovisual, entre outras atividades. Se o seu desejo é ficar um período em um só lugar, desenvolver sua habilidades e fazer novos amigos, o Workaway pode ser a melhor escolha para você.

Geralmente os locais pedem 5 horas por dia/ 5 dias por semana do seu tempo, mas existem relatos de pessoas que trabalharam bem menos e puderam explorar bastante o local. Para saber mais sobre esse tipo de oportunidade, sugiro ler o post onde explicamos como fazer trabalho voluntário em troca de acomodação.

Trabalhando no bar do hotel em troca de acomodação

Um exemplo: uma experiência que tivemos com Workaway foi em um hostel perto do Addo Elephant National Park, na África do Sul. Durante o tempo que passamos lá, tivemos a oportunidade de fazer safari diversas vezes, junto com os hóspedes. Nós sempre aproveitávamos a oportunidade de visitar o parque em tours organizados pelo hostel, sem gastar nada. Além disso, não gastamos um centavo e conseguimos economizar com hospedagem durante um bom tempo da nossa viagem. Em contrapartida, eu, Caio, ajudei no bar e a Dri ajudou na recepção do Hostel.

Gostou do post? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas de viagem!

banner-curtir-logo-sem-fundo

Viu só? Existem muitas opções na hora de escolher uma hospedagem boa e barata, ou até de graça. Com essas opções acima, você vai ver que é possível conseguir uma excelente acomodação sem pagar caro, pode acreditar. Basta pesquisar direitinho e escolher a sua!

Quer mais dicas de viagem? Aproveite e confira esses posts:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.

Booking.com

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAS 8 MELHORES PRAIAS DE CAPE TOWN
Próximo artigoCONHEÇA COSCHEDULE: CALENDÁRIO PARA BLOGS E MÍDIAS SOCIAIS
33 anos. Carioca. Vascaíno. Ama mergulhar. Não come frutas, verduras nem legumes, mas tem prazo para virar vegetariano. Administrador, trabalhou no mercado financeiro e em telecom. Usou o sonho da viagem como pretexto para realizar outros sonhos: comprar um drone, produzir vídeos e tornar-se instrutor de mergulho.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here