Escrito por Adriana
05 de outubro de 2015
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Assim que decidimos fazer uma viagem de longo prazo, iniciamos uma busca incansável sobre formas de se economizar durante a viagem. De todas as ideias que fomos anotando, uma se destacou e despertou nosso interesse logo de cara: o site Trusted Housesitters, que nos possibilitava ter hospedagem de graça através de house sitting.

Lembro do dia que nossos olhos brilharam quando descobrimos que house sitting existia, ao mesmo tempo que ficamos bem desconfiados e cheios de dúvidas.

Parecia bom demais pra ser verdade! Mas como assim ter uma casa pra ficar de graça? E como se confia em um estranho pra entregar as chaves de casa?

como_funciona_House_sitting
Primeira casa em que nos hospedamos pelo TrustedHousesitters.

Nós tratamos de aprender tudo sobre house hitting. Antes mesmo de embarcar, já tínhamos conseguido nossa primeira hospedagem gratuita! E em pouco tempo de viagem já havíamos sido aceitos para tomar conta de diversas outras casas. Nossa conclusão é uma só: house sitting funciona e é a melhor forma de se economizar com hospedagem!

Se você gostou da ideia de se hospedar de graça enquanto viaja e conhece novos lugares, segue aqui todas as informações sobre como funciona House Sitting:

Afinal, o que é e como funciona House Sitting?

De uma forma bem simples: house sitting significa tomar conta de uma casa enquanto seus donos viajam.

Muitas vezes a casa tem um jardim pra molhar, uma piscina pra manter limpa, ou um animal de estimação pra ser cuidado.

O dono da casa precisa de alguém pra manter essas tarefas enquanto ele estará ausente. Ao invés de contratar um caseiro, cuidador de cães ou um jardineiro, ele recebe em sua casa um house sitter, que ficará hospedado na casa em troca de mantê-la em ordem.

como_funciona_House_sitting
Uma das tarefas do nosso house sitting: cuidar dos peludos <3

Quais as vantagens do house sitting?

O house sitting traz benefício para os dois lados – tanto para o proprietário da casa/apartamento quanto para quem se hospeda.

O dono da casa pode viajar em paz, sabendo que alguém está tomando conta tanto da sua casa como dos seus animais. Para o proprietário, isso pode significar uma bela economia com canil, jardineiro ou empregado, por exemplo.

Já para o viajante, tá garantida a hospedagem gratuita em troca de seguir com algumas normas e tarefas pré estabelecidas pelo proprietário. Simples, né?

Mas house sitting é de graça mesmo?

É “quase” de graça.

É preciso pagar o valor de R$499 reais para fazer a inscrição no site TrustedHousesitters, sendo que essa assinatura é válida por um ano.

Ou seja, você pode se hospedar nesse esquema durante um ano inteiro, tendo pago somente esse valor.

Imagine se você tivesse que pagar pela hospedagem em um hotel mediano. Ou ainda, se quisesse alugar um imóvel inteiro (em um esquema de Airbnb por exemplo). Já pensou em quanto você gastaria em apenas 2 diárias?

Agora pense no nosso cenário que, em um ano de viagem pelo mundo, conseguimos nos hospedar por 8 meses usando o TrustedHousesitters. Quanto não teríamos gasto com aluguel/ hospedagem nesse período?

Ou seja, house sitting não é totalmente de graça: você precisa pagar a inscrição no site. Mas nem precisa fazer muita conta pra entender que vale muito a pena, né?

House sitting é confiável?

Simmm!!! Todas as nossas experiências foram super positivas, e em todas as pesquisas que fizemos anteriormente, não achamos nenhum caso que não tenha dado certo.

A gente parte do princípio que nunca seremos os primeiros a estrearem uma estatística. Confiança é a palavra-chave em house-sitting, e deve partir dos dois lados.

Então, seguimos muito animados por confiarem na gente, nos dando sempre feedbacks positivos. E a gente segue bem seguro tanto pra continuar buscando novas oportunidades, como pra explicar como funciona house sitting para todo mundo que quiser aproveitar essa forma de hospedagem!

como funciona house sitting - gato em Joanesburgo
Cuidando de um gatinho no house sitting

Gostei da ideia! Dá pra eu me hospedar assim nas férias?

Sim! Se você não largou seu emprego e tem os dias de folga contados, é bem possível que você consiga, desde que você tenha alguma flexibilidade.

Ao entrar no site, você pode pré-seleciona a data e a cidade de destino do seu interesse.

Pode ser que, naquele momento, não tenha nenhuma oferta para o lugar que você está pensando em ir. Ou até tem uma vaga anunciada, mas a data não coincide com a sua disponibilidade.

Por isso, o ideal mesmo é você começar a procurar no site antes de fechar suas férias ou mesmo antes de comprar a passagem.

como_funciona_House_sitting
Curtindo a piscina e os cachorros durante um mês de House Sitting na África do Sul

Quero ser um house sitter! Por onde eu começo?

Primeiro passo: inscrever-se no site

Agora que você entendeu como funciona house sitting, é hora de se preparar pra alguns sites que fazem a intermediação entre os donos de casa e os viajantes.

O primeiro site que nós pesquisamos foi o TrustedHousesitters e foi com ele que fechamos.

Existem ainda outros sites como House Carers, Mind My House e Nomador, mas não podemos opinar sobre eles porque não usamos (e não conhecemos ninguém que tenha usado).

De qualquer forma, você pode acessar tanto o TrustedHousesitters como os outros sites para fazer uma pesquisa de casas e lugares disponíveis, sem que você tenha que fazer sua inscrição. 

Essa busca é gratuita, a parte do pagamento da anuidade será necessária para fazer seu cadastro no site, para entrar em contato com os proprietários e para se candidatar a uma oportunidade.

Segundo passo: escrever seu perfil detalhado

Se você achou que era só pagar a taxa do site e escolher a casa que já tá tudo certo, não se engane: o ideal é que você gaste um bom tempo escrevendo seu perfil, e essa é uma das fases mais importantes para garantir sua hospedagem gratuita.

Não adianta preencher só os dados básicos. Dedique um tempo para construir um perfil bem detalhado.

Pense que já tem um monte de cadastrados com um perfil super bacana – e com experiências anteriores – o que já os deixam alguns passos à sua frente.

Lembre-se que do outro lado, haverá um proprietário que deverá confiar em você o suficiente para deixar casa e bichinhos aos seus cuidados!

Terceiro passo: buscar casas e contactar os donos

Com um perfil completo e convincente, é hora de partir para busca e encontrar oportunidades bacanas de house sitting.

É nessa fase que você precisa ser bastante paciente e dedicar seu tempo a pesquisar as diferentes oportunidades que estão listadas no site.

Na hora de mandar uma mensagem pro anunciante, capriche. Não escreva qualquer coisa, achando que alguém vai te aceitar só porque seu perfil está completo e cheio de informações.

Mande uma mensagem de acordo com o que você leu no anúncio. Cada casa tem uma necessidade diferente, então explique como você irá atender ao que o dono precisa e porque ele deveria escolher você pra ser o house sitter.

Só tem vantagem em ser um house sitter?

Do nosso ponto de vista sim. Mas pra quem tá viajando de férias, é bom considerar algumas situações. Muitas vezes as casas não têm localização central (não é possível saber a localização exata no anúncio, apenas algumas descrições dadas pelo proprietário), e pra quem tem os dias contados, ficar numa região mais central ou turística pode ser mais negócio.

Outro ponto é que você deve seguir as regras da casa. Se o dono falou que você deve alimentar o bicho 3 vezes ao dia e que ele só faz xixi no passeio da manhã, vai ser complicado ir pra noitada ou passar o dia inteiro fora de casa.

Em uma das vezes que fizemos house sitting na Tailândia, cuidamos de um cãozinho idoso que comia mais saudável que a gente! Fizemos esse vídeo em um dia que preparávamos a comida dele. Dava um bom trabalho, mas a gente curtiu bastante cuidar desse velho!

Todos os sites são em inglês e eu não falo outra língua. E aí?

E aí que, sinceramente, complica um pouco. Você precisa escrever seu perfil em inglês, mas até aí alguém pode te ajudar. Quando for se candidatar a uma casa, você poderá escrever a mensagem e alguém poderá traduzir pra você. Mas a próxima fase será a de se comunicar com o proprietário, e essa parte é só com você.

Nosso primeiro acordo foi fechado após uma longa conversa de Skype. Outros incluíram mensagens de texto e áudio. Esse contato é essencial para que o dono da casa te conheça melhor. Seu inglês não precisa ser avançado, mas você precisará do mínimo pra se comunicar.


Gostou do post? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas de viagem!

em algum lugar do mundo no facebook

E se você quiser mais dicas de viagem, confira esses posts:

E você, vai considerar se hospedar pelo house sitting na sua próxima viagem?

Se você curtiu a ideia, clica aqui embaixo, inscreva-se no site e programe sua próxima viagem!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

23 comentários em “Como funciona House Sitting: como se hospedar de graça”

  1. Que bom que gostou Laryssa! E é exatamente isso, o house sitting permite você viajar pra diferentes lugares sem ter que gastar com acomodação, muita vantagem! Nós adoramos.

    Responder
    • Que bom que gostou Angélica. Essa, pra nós, é a melhor maneira de economizar com hospedagem. Estamos em Bangkok e ficaremos aqui até novembro cuidando de um cachorrinho! Amamos house sitting!

      Responder
  2. Eu confesso que geralmente não sou muito adepto de house sitting, até porque carrega certas responsabilidades e fico sempre de pé atrás eheh
    No entanto, umas semanas atrás procurei e tinha umas oportunidades com Pandas na China, mas a vaga já estava preenchida. Desse jeito curto muito a ideia, ou até mesmo para ficar em cidades que tem custo de vida elevado de mais.

    Parabéns, ótimos artigos. Dia destes volto para Bangkok por uns meses, gostaria de convidar vocês para um café ou almoço.
    Abc

    Responder
    • Muito obrigado Joni! Sim, o house sitting traz algumas responsabilidades, mas nós amamos animais, então isso fica bem fácil! O difícil é a hora de ir embora, a gente sempre se apega! Quando estiver por Bangkok nos avise! Ficaremos aqui até novembro.

      Responder
    • Oi Paulo, tudo bem? Bom, tudo vai depender do perfil que você apresenta no site e da conversa que você terá com o proprietário. Conhecemos pessoas que fazem house sitting sozinhas, já vimos perfis de famílias no site. O importante é que você deixe tudo claro com o proprietário. House sitting é uma relação ganha-ganha baseada na confiança!

      Responder
  3. Olá, gostei muito da ideia e da forma que vocês passam esse estilo de vida. Gostaria de saber se aqui no Brasil tem esses sites e pessoas que troquem de casa interestadual ou só em outros países ?

    Responder
    • Oi Aninha! Que bom que gostou 🙂 O site oferece oportunidades em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas a plataforma ainda é pouco conhecida no nosso país, o que acaba restringindo a quantidade de ofertas disponíveis. De qualquer forma, vale ficar de olho porque já vimos casas bem interessantes sendo anunciadas no Brasil. Um abraço!

      Responder
    • Obrigado Laysla, que bom que gostou. House Sitting realmente é muito bom! Acabamos de sair de uma casa onde ficamos 4 meses em Bangkok! Se interessar se increver no Trustted House Sitters fala com a gente que mandamos o nosso link! Abs,

      Responder
    • Alyssa, é a melhor forma de economizar para quem tem flexibilidade de data e destino. Viajamos 1 ano e não pagamos hospedagem 8 meses! Já garantimos mais 6 meses para 2017! Se quiser se inscrever nos avise que enviamos o nosso link de parceria!

      Responder
  4. Olá Adriana e Caio !!!!!
    Quero saber da possibilidade de trabalhar enquanto estiver hospedada nessas houses,
    tenho interesse em australia e new zealand
    Nesses casos como o visto é de viajem e tem países que liberam seis meses de estadia, quero saber a possibilidade de trabalhar.
    Tenho interesse de trabalhar para conviver com os nativos do país e fazer trocas culturais
    Agradeco as dicas aguardo resposta

    Responder
    • Claudia, entendemos que isso precisa ser deixado claro com o anfitrião. Dizer que você ficará fora da casa por x horas por dia e todos os outros poréns envolvidos nisso. Se o anfitrião estiver de acordo acho que não terá problemas. É aquele velho ditado: O COMBINADO NÃO SAI CARO! Não esconda isso no momento que aplicar para a vaga, mostre os seu interesses e intenções. Não fizemos isso, trabalhávamos de casa, então passávamos muito tempo com os animais e acho que isso ajudou bastante a conseguir boas oportunidades!
      Esperamos que tenha sucesso na busca! Boas viagens!

      Responder