Quando você pensa nas praias lindas da Tailândia, o que vem à sua cabeça? Se sua resposta for areia clara, água verde esmeralda, formações rochosas impressionantes e vários barcos long tail, saiba que muito provavelmente você viu uma foto de Krabi.

Krabi, Tailândia
Krabi, Tailândia

A província de Krabi é uma das mais visitadas da Tailândia. Ela é também a principal porta de entrada para algumas das ilhas e praias mais famosas como Ko Phi Phi, Ao Nang, Railay e Ko Lanta.

Krabi é menor e mais acolhedora do que Phuket, e tem um clima mais relaxado do que Ko Samui por exemplo. Entre os maiores e mais populares destinos de praia na Tailândia, Krabi é o nosso preferido. Já estive lá duas vezes, ambas na alta temporada (uma delas no Natal). Apesar de cheio, foram duas viagens sensacionais!

Por isso, preparamos um guia completo de Krabi para quem quer saber tudo sobre esse destino paradisíaco e fotogênico. Listamos suas principais atrações, passeios, como chegar, quanto tempo ficar, onde se hospedar e muito mais. Confira nossas dicas de Krabi e prepare-se para curtir o melhor desse paraíso!

O que fazer em Krabi

Se o seu negócio é curtir o mar, você está no caminho certo: Krabi é composta de mais de 150 ilhas e 150 km de costa banhadas pelo Mar de Andaman.

Além disso, a região de Krabi conta com um dos cenários mais deslumbrantes da Tailândia, graças à sua geografia única e natureza bem abundante: não faltam cliffs, cavernas, piscinas naturais e cachoeiras.

As principais atrações de Krabi são os passeios de barco, em que você também pode optar por fazer snorkelling ou mergulho. Krabi também é famosa entre os praticantes de escalada, que se aventuram naqueles diversos paredões de pedra. Tem caiaques, tem trilhas, tem templos… tem muito o que fazer em Krabi, e para todos os gostos. Inclusive para quem quer apenas relaxar na praia.

Confira aqui os principais pontos de interesse e atividades de Krabi:

1. Principais praias de Krabi: Ao Nang, Railay e Phra Nang

As principais praias (no continente) da península de Krabi são Ao Nang, Railay e Phra Nang. Você pode escolher se hospedar nelas ou fazer um passeio de bate e volta em um dia.

Ao Nang talvez seja a praia com melhor estrutura da península, sendo uma excelente base para conhecer os arredores. Ali você encontra bons hotéis e restaurantes, além de casas de câmbio, agências de turismo, escolas de mergulho, mercados e várias lojinhas.

Ao Nang Beach em Krabi na Tailândia
Ao Nang Beach, Krabi

Ela não é a praia mais bonita de Krabi, mas acaba sendo a mais prática. Fica a 15 minutos de barco de Railay e é de fácil acesso pra quem chega em Krabi Town (que é o ponto de entrada da península), ficando a 15km de distância.

Railay, por sua vez, é uma península dentro da península, acessível apenas de barco, que partem do cais de Krabi Town ou de Ao Nang (saídas em horários regulares a partir das 9h). Com belas praias e grandes resorts, Railay é famosa por ter um clima mais despojado e mais “lua de mel” que Ao Nang. É também o ponto preferido dos escaladores, pois é lá que encontramos os altos paredões de calcário na beira do mar.

Railay Beach em Krabi na Tailândia
Railay Beach, Tailândia

Railay possui três praias: Railay West, Railay East e Phra Nang. Essa última é provavelmente a mais fotogênica das três praias e é também onde encontramos a Phra Nang Cave ou Princess Cave, uma caverna cheia de objetos fálicos. Aquela coleção de pênis são, na verdade, oferendas deixadas por pescadores para uma princesa que eles acreditam morar naquela caverna. A primeira vez que estive lá há alguns anos atrás, não sabia dessa história. Queria que alguém tivesse gravado minha cara de interrogação tentando entender aquilo ali.

Phra Nang Cave em Krabi na Tailândia
Phra Nang Cave, em Railay Beach

2. Passeio para Hong Island

Sem dúvidas um dos passeios mais bonitos pela região de Krabi, foi o que nós mais gostamos. Pra chegar a Hong Island, você deve pegar um speed boat (um barco rápido, tipo uma lancha) ou um long tail boat (o barquinho de madeira clássico da Tailândia).

Hong Island em Krabi na Tailândia
Hong Island

Os barquinhos param em Hong Beach, que surpreendentemente consegue ser ainda mais bonita que Railay, e na Hong Lagoon, uma lagoa verde esmeralda, quase que mística, no meio da ilha. Nas paradas é possível pegar um caiaque e fazer snorkel. Nós aproveitamos esse dia pra relaxar e ficar de molho só apreciando a beleza da paisagem, que não é pouca.

Você pode fechar o tour em alguma das agências em Ao Nang ou Railay. Pra quem gosta de se programar ou vai na altíssima temporada, dá pra fechar o passeio com antecedência com uma agência, como esse aqui. Geralmente o passeio é para um dia inteiro, custando de 1000 a 1500 baht, podendo conseguir um desconto na hora.

3. Islands Tour ou Tour pelas Ilhas

Esse é o passeio mais famoso de Krabi. Você vai ver muitas ilhas que parecem ter sido esculpidas à mão e pode fazer snorkeling em águas verdinhas. Nós fizemos o tour com 4 ilhas pois achamos que seria muito corrido o tour com 7 paradas e assim aproveitamos melhor cada um dos lugares:

Chicken Island: o nome vem do seu formato inusitado, que lembra a cabeça de um frango. Fizemos uma rápida parada para mergulho, já que a ilha não tem faixa de areia.

Chicken Island em Krabi na Tailândia
Chicken Island em Krabi

Tup Island: é uma pequena ilha com uma faixa de areia em que, na maré baixa, é possível caminhar até a Mor Island

Mor Island: também chamada de Ko Mor, foi o melhor ponto de mergulho durante o passeio, onde é possível ver maior quantidade de peixes. Aproveitamos pra ressaltar que esse tour pra 4 Islands não é dos melhores para snorkelling, já que a vida marinha não é muito abundante nessas ilhas.  

Tup Island em Krabi na Tailândia
Tup Island

Poda Island: é aqui que você encontra um daqueles cenários clássicos das fotos de viagem para a Tailândia, com uma pedra vertical em frente. Sem dúvida a mais bonita das paradas.

Poda Island em Krabi na Tailândia
Poda Island

Existe também a opção de passeio para as 7 ilhas, que percorre todas essas 4 ilhas e acrescenta paradas em Taming Island e Mae Vrai Island para snorkeling e Ao Ludo Island para um cliff jump, salto de uma pedra. 

Assim como o tour para Hong Island, você pode fechar esse passeio em qualquer agência quando chegar em Krabi, ou reservar com antecedência se quiser chegar com tudo planejado. Espere pagar entre 800 e 1500 baht por esse tour, que geralmente inclui almoço.

4. James Bond Island Tour

James Bond Island em Krabi na Tailândia
James Bond Island

Um dos passeios mais procurados é para Phangna Bay, onde fica localizada a Koh Tapu ou James Bond Island, o cenário foi set de gravação do filme “007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro”. Nessa praia não é permitido entrar na água e, por se tratar de um ponto bastante conhecido, fica repleto de turistas. Podemos dizer que é praticamente um tour fotográfico.

Além desse ponto, os barcos que oferecem esse passeio também param Koh Panyee Island, uma vila muçulmana flutuante onde é possível comprar souvenirs e conhecer o estilo de vida da vila e Suwankuha Temple or Monkey Cave Temple. Esse tour custa em média 1400 baht.

Suwankuha Temple em Krabi na Tailandia
Suwankuha Temple

5. Passeio para Emerald Pool, Blue Pool e Hot Springs

Há mais o que fazer em Krabi além do que curtir suas praias e ilhas. Uma atração muito famosa para quem passa alguns dias a mais em Krabi é a Emerald Pool, ou Sa Morakot, em tailandês. É uma piscina natural esverdeada, de água cristalina, que fica no interior da Reserva Khao Phra Bang Khram.

O acesso se dá através de uma pequena trilha bem sinalizada, de pouco mais de 1 km, em meio a floresta tropical e pequenas cachoeiras. Continuando o caminho por mais uns 600m chegamos a Blue Pool, outra bela piscina natural muito azul e cristalina, devido a sedimentação de calcário. Na Blue Pool é proibido nadar para não levantar os resíduos.

Blue Pool em Krabi na Tailândia
Blue Pool. Foto: Jorge Brazil / Public Domain Mark 1.0
Hot Springs em Krabi na Tailandia
Hot Springs. Foto: Kent Wang / CC BY-SA 2.0

No distrito de Klong Thom a 70 km da reserva, tem ainda as Hot Springs, umas fonte de água termal bem gostosa com temperaturas que variam de 35 a 42 graus, ou seja, um spa natural de águas bem quentinhas e relaxantes.

Existem opções de tours que levam na Emerald Pool e na Blue Pool, indo depois nas termas
de Klong Thom. Dá pra fechar em qualquer agência. Mas nós sugerimos alugar um carro ou uma moto e ir por conta própria, saindo bem cedo. As piscinas ficam lotadas, especialmente nos fins de semana. 

A taxa de entrada para as Hot Springs é de 90 baht. Para a Reserva onde ficam as piscinas, o valor é 200 baht. Se for fechar um tour, sairá por volta de 1000 baht já com as taxas inclusas.

6. Tiger Cave

Trata-se de um belo complexo de templos budistas localizado ao norte de Krabi Town. Prepare-se para subir os 1237 degraus até a Tiger Cave, que fica no topo de uma colina. A bela vista da cidade lá de cima é uma justa recompensa pelo esforço.

O destaque dali é o grande Buda dourado do templo principal, o Wat Tham Suea e os macaquinhos que ficam na área.

tiger cave em Krabi na Tailandia
Tiger Cave. Foto: Reinhard Link / CC BY-SA 2.0

A melhor maneira de ir até lá é de tuk tuk ou moto, mas existem também opções de passeios nas agências, sendo que alguns até combinam Tiger Cave com Emerald Pool. A entrada é gratuita, mas são solicitadas doações ao templo. Não esqueça de ir com roupas apropriadas para visitar o templo.

7. Passeio para Koh Phi Phi

Koh Phi Phi Tailandia
Maya Bay, Koh Phi Phi

As ilhas Phi Phi ficam a 42km de Krabi e são as mais famosas da Tailândia. A grande responsável por isso é a linda Maya Bay. Dizem que há 20 anos este era o paraíso na terra, mas depois que o Di Caprio gravou o filme “A Praia” por lá, chegou o turismo de massa, tornando a ilha uma espécie de Ibiza tailandesa.

Aproveitando pra esclarecer que, na verdade, Phi Phi são duas ilhas: Ko Phi Phi Don e Ko Phi Phi Leh, sendo que a segunda é uma reserva natural (onde fica Maya Bay), não sendo possível se hospedar por lá.

Já estivemos em Koh Phi Phi algumas vezes, e em todas elas nos hospedamos por lá. Acho que vale alguns dias na ilha pra poder explorá-la e curtir melhor suas praias e os passeios por ali. Mas pra quem não tem tempo suficiente ou prefere mesmo ficar em Krabi, dá pra fazer um bate e volta.

Há passeios que saem de Krabi pra Phi Phi e duram o dia inteiro, incluindo paradas em Bamboo Island e Maya Bay. Esse tour sai um pouco mais carinho que os outros, em torno de 1500 a 2500 baht. Dá pra fechar com agência ou ir por conta própria, saindo cedinho no primeiro barco às 8h30 de Krabi. Chegando em Phi Phi, é só fechar um passeio por lá. Só não esqueça de já garantir e fechar o barco pra volta.

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebookOnde ficar em Krabi

O que não faltam são boas opções de hotéis em Krabi. Para escolher o seu, você deverá escolher entre 3 opções: Krabi Town, Railay ou Ao Nang. A maioria dos viajantes opta por ficar alguns dias em Railay ou Ao Nang.

Railay possui um clima mais romântico e um pouco menos desenvolvidos, embora tenha muitos resorts. O acesso a Railay é feito por barco, não há estrada ligando Railay a Krabi Town ou Ao Nang. Uma boa opção é ficar no Railay Princess Resort and Spa, que é bem gostoso e fica pertinho da chegada dos barcos (o que significa não ter que carregar malas por muito tempo). Piscina delícia e café melhor ainda.

Dicas de Krabi: Railay Princess Resort
Railay Princess Resort. Foto: Divulgação
Dicas de Krabi: Railay Princess Resort
Railay Princess Resort. Foto: Divulgação

Ao Nang possui uma estrutura maior do que Railay, concentrando a maior variedade dos hotéis em Krabi. Por isso, Ao Nang é escolhida por muitos como base para conhecer os arredores. A praia possui bons hotéis e restaurantes, casas de câmbio, agências de turismo, escolas de mergulho, mercados e várias lojinhas. Diferente de Railay, é possível chegar por lá sem ser de barco.

Nossa dica de hospedagem em Ao Nang é o Ao Nang Cliff Beach Resort, que tem uma localização perfeita, um café da manhã bem decente e um pôr do sol maravilhoso pra se curtir da piscina, depois de um dia inteiro de praia.

Dicas de Krabi: Ao Nang Cliff Beach Resort
Ao Nang Cliff Beach Resort. Foto: Divulgação
Dicas de Krabi: Ao Nang Cliff Beach Resort
Ao Nang Cliff Beach Resort. Foto: Divulgação

Krabi Town é uma província com clima de interior. Não é uma cidade tão bonita assim, mas fica próximo de atrações como as piscinas naturais, Emerald PoolTiger Cave. Você deverá chegará no aeroporto ou na rodoviária de Krabi Town. Existem boas opções de acomodação por lá, mas não recomendamos nenhuma em específico porque não nos hospedamos lá.

Como chegar e se locomover por Krabi

Como ir de Bangkok pra Krabi

A opção mais comum para chegar em Krabi Town é de avião, já que a província fica apenas 1 hora de vôo da capital, e existem muitas companhias low cost que fazem diariamente o trecho, como Bangkok Air, Air Asia, Tiger Air e Nok Air.

Existe ainda a opção de ir de ônibus saindo de Bangkok, ou ainda, ir de trem de Bangkok até Surat Thani e de lá pegar um ônibus para Krabi, o que pode ser mais confortável, apesar de ambas as formas demorarem em torno de 13 horas.

Como se locomover em Krabi

Se sua escolha para se hospedar em Krabi for Railay, você irá andar à pé por Railay ou deverá pegar um barco pra ir para Ao Nang. Se você se hospedar em Ao Nang e ficar em um hotel próximo à praia, também dá pra fazer tudo à pé. Se ficar mais distante ou quiser fazer os passeios por conta própria, dá pra pegar um tuk tuk ou alugar uma moto, tendo assim mais liberdade de conhecer praias mais distantes e cantinhos menos explorados. Se ficar em Krabi Town, irá precisar de transporte para ir à praia.

Melhor época para visitar Krabi

Agora que você já sabe o que fazer em Krabi, está na hora de escolher quando ir. De novembro até março é a época mais seca e quente na região, sendo a melhor época para conhecer as praias e ilhas de Krabi. Consequentemente, é a alta temporada, sobretudo nos meses de dezembro e janeiro, quando o sul da Tailândia fica lotado de turistas.

De abril até outubro é a época das chuvas. Evite os meses de agosto à outubro, auge das temidas monções. Vale lembrar que o clima da Tailândia é bem peculiar: época de chuva de um lado, época de seca de outro. Se você vai viajar para outras regiões do país, sugiro ler o post onde explico a melhor época para visitar a Tailândia.

Gráfico Temperatura Chuva KbrabiQuantos dias ficar em Krabi

Minha sugestão é de no mínimo 4 dias em Krabi, para poder fazer todas as principais atrações que listei e conseguir curtir as praias numa boa. Lembrando que recomendo também dedicar alguns dias para Phi Phi, nada de fazer um tour de um dia só, correndo e sem conhecer nada direito! 

Bom lembrar:

Achamos que não vale a pena correr o risco de viajar sem seguro viagem, por isso sempre recomendamos. Já precisei de atendimento médico na Tailândia e o serviço foi ótimo, mas não pagar a conta do hospital foi melhor ainda. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções no site Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e ajuda a escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. GANHE 5% de desconto utilizando o nosso código promocional EMALGUMLUGAR5 . Viaje na paz!

Não tem como não incluir esse paraíso no seu roteiro!

Sem dúvidas Krabi é um destino imperdível se você está montando um roteiro de praias pela Tailândia e quer conhecer as mais bonitas. Existem centenas de praias e ilhas na Tailândia um pouco menos exploradas pelo turismo, como Ko Yao Noi ou mesmo Ko Lanta. Mas não se preocupe, Krabi faz jus à fama que tem e você não irá se arrepender!

E se você está planejando sua viagem pela Tailândia, confira esses posts:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.

Booking.com

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here