Escrito por Caio
15 de novembro de 2016
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Na nossa longa estadia pela Tailândia, conhecemos muita coisa. Dentre elas, diversos mercados de rua em Bangkok. Apesar das suas particularidades, depois de um tempo você percebe que todos eles são um pouco parecidos, com as mesmas configurações e mesmos produtos, alguns deles com os mesmos vendedores. 

Também pudemos visitar os melhores mercados flutuantes de Bangkok, onde os barquinhos com verduras e frutas enchem de cores e de vida o cenário, uma verdadeira festa para nossos olhos.

Mas existe um mercado que estava no topo da nossa lista desde que chegamos, porque ele fugia muito do padrão: o famoso Mercado do Trem na Tailândia, conhecido como Maeklong, ou ainda Maeklong Railway Market.

Veja também: o que fazer em Bangkok – 14 atrações imperdíveis e dicas de viagem

Há muitos anos atrás, vi um documentário sobre o sudeste asiático onde aparecia a imagem desse mercado, e ali eu já tinha ficado impressionado com as imagens: o mercado acontecia nos trilhos de um trem.

Quando o trem passava, as pessoas recolhiam as tendas, e os produtos expostos para o trem passar. 

Nada era afetado – e em menos de 30 segundos tudo estava montado. O comércio voltava a funcionar normalmente, como se nada tivesse acontecido.

Mercado do Trem na Tailandia

Desde então, aquela cena do documentário tinha ficado na minha cabeça. E estando em Bangkok, eu não podia perder a oportunidade de ver o mercado do trem de Bangkok – Maeklong – de perto.

Mas como é o Mercado do Trem na Tailândia? Como visitá-lo?

Há aproximadamente 70 km do centro de Bangkok fica a província de Samut Songkhram, onde tem a estação de trem de Maeklong e onde acontece o mercado mais tradicional sobre trilhos da Tailândia.

Visitado tanto por tailandeses como por turistas que querem ir além dos templos de Bangkok, o mercado funciona todos os dias para abastecer a população da região com os suprimentos necessários para o dia a dia.

O que encontramos no Mercado do Trem Maeklong

Você vai encontrar tudo aquilo que os tradicionais mercados tailandeses oferecem: roupas, frutas, legumes, bebidas, carnes, peixes e comidas em geral.

O diferencial está mesmo nos trilhos do trem!

Quando chegamos lá, ficamos um tempão observando o funcionamento do mercado. Víamos centenas de barracas com lonas que se estendiam sobre os trilhos, tentando proteger as pessoas e os produtos do sol.

No meio dessa cena, a gente só se perguntava: o quão rápido o trem passa? Dá tempo de recolherem tudo? Como isso funciona?

Tínhamos a informação que o trem passava às 11h da manhã. Nós chegamos mais cedo, então era só esperar para ver a cena.

Enquanto isso, aproveitamos para circular pelo local e conhecer melhor o mercado.

Acabei fazendo amizade com um garotinho tailandês que jogava um futebol sozinho e me chamou pra bater uma bola com ele (sou muito ruim nisso).

Mercado do Trem na Tailandia

Poucos minutos antes do horário esperado, escutamos uma buzina de longe: esse era o sinal de que o trem estava chegando.

Aos poucos o barulho ia se aproximando e começávamos a ver as tendas sendo recolhidas e os produtos sendo afastados do trilho – mas apenas o suficiente para que o trem passasse, a poucos centímetros de distância.

Os produtos que estavam no chão continuavam ali, já que o trem é alto e não atropela o produto. Parecia tudo muito calculado, devido aos anos de vivência dos comerciantes no local.

Olha o trem chegando!

Eis que o trem se aproxima devagar, passando muito lentamente pelo caminho.

Enquanto o trem passava a menos de 30cm do meu rosto, eu só pensava que, há menos de um minuto atrás, tudo ali era uma feira.

E depois que ele passa, leva-se cerca de 20 segundos até que tudo volte ao normal.

Imediatamente as tendas voltam a cobrir os trilhos, as bancadas para exposição dos produtos voltam às suas posições originais e a vida segue.

O mercado do trem estava montado novamente como se nada tivesse acontecido!

A estação Maeklong é a estação final dessa linha ferroviária. Por ser a última parada, temos a oportunidade de ver toda essa movimentação acontecer novamente após uns 20 minutos, quando o trem parte novamente.

Confere aqui o vídeo que fizemos de lá:

Como chegar ao Mercado do Trem na Tailândia?

Estando em Bangkok, você poderá visitar o mercado de três formas:

Tour privado

Sem dúvidas, a forma mais prática e conveniente de visitar o Maeklong é fechando o tour com uma agência. Há duas opções interessantes de passeio, que combinam o Maeklong com um mercado flutuante.

Você pode escolher entre fazer Maeklong + Damnoen Saduak (que é super turístico, não recomendo) ou então Maeklong + Amphawa (muito melhor e mais próximo do Maeklong).

Van

As vans saem de uma estação central na Thai Cane Board Company Limited. Verifique o local de partida antes da sua viagem (com alguém no seu hotel, por exemplo), pois essa localização pode variar.

Su ponto de partida será o Victory Momument, de onde você irá pegar um transfer gratuito até uma estação central, de onde partem as vans.

Mostre o seu destino (Maeklong Market) para um dos funcionários e eles te indicarão o ônibus/shuttle que faz o trajeto.

A van parte a cada 30 minutos, tendo como destino final Amphawa (onde também tem um mercado flutuante famoso, que recomendamos no post com os melhores mercados flutuantes de Bangkok).

Basta pedir para saltar no Maeklong Railway Market que eles param e te avisam pra descer. Aviagem leva em torno de 1h30 até lá e a van é bem confortável.

Para sair de lá, você pode pegar um tuk tuk até o mercado flutuante de Amphawa. De lá, é só pegar uma van em um ponto final pra retornar para Bangkok. Sugerimos combinar mercado flutuante + mercado do trem em um passeio de um dia. 

Trem

Você também pode pegar um trem na estação Wongwian Yai em Bangkok bem cedo, por volta de 6h30 da manhã. Pegue a linha para Maeklong e siga até Mahachai Station.

De lá, você deverá cruzar o rio em um ferry do pier Mahachai até o pier Tha Chalom. Então pegue o trem saindo da estação Ban Laem Station em direção a Maeklong Station.

Isso vai te dar uma perspectiva totalmente diferente do mercado, passando por dentro dele. Você poderá ver o mercado se desarmando quando o trem partir. Fique por lá, almoce, espere o próximo trem a faça o percurso contrário. Confirme os horários aqui.

O que você precisa saber para visitar o Mercado do Trem na Tailândia:

  • O trem passa 4 vezes ao dia, mas no último horário o mercado já está praticamente todo desarmado. As duas primeiras vezes são as mais legais.
  • Não é um mercado apenas com tailandeses, existem muitos turistas e você pode acabar tendo que disputar espaço para tirar a melhor foto, se esse for seu objetivo.
  • Existem centenas de opções de comida lá, aproveite para experimentar um pouco da culinária tailandesa que é boa e barata. 
  • O trem passa devagar, mas mesmo assim você precisa tomar cuidado porque ele não para. Procure um lugar seguro para ver o movimento e não se coloque na frente do trem para fazer selfies.
  • A entrada principal fica muito cheia, então busque entradas laterais o que te dará uma ótima visão sem ter que brigar por espaço com ninguém.
  • Faz calor, muito calor!

Sem dúvidas conhecer o Mercado do Trem na Tailândia foi uma das experiências mais interessantes que tivemos na nossa temporada pelo país!

Onde se hospedar em Bangkok

Planejando sua viagem pela capital tailandesa e ainda não sabe onde vai dormir? Confira nossas dicas de onde ficar em Bangkok para saber mais sobre as melhores regiões. Para um resumo rápido, aqui vão três dicas:

A região de Old Town é onde fica a famosa Khao San Road, destino dos mochileiros e de quem quer ficar próximo das principais atrações turísticas. Tem acomodação para todos os gostos ali, e eu sugiro o Rambuttri Village Plaza, o Baan Chart e o Once in Bangkok With Me Guesthouse

Outra opção que até prefiro é ficar na Sukhumvit. É uma região central, com muito comércio e BTS pra te levar pra todos os lados de Bangkok. Boas opções por aqui são o Novotel Bangkok on Siam Square, o S33 Compact Sukhumvit Hotel e o Lub d Bangkok Siam.

Se você quer uma hospedagem em alto estilo, seja para uma viagem comemorativa ou para algo inesquecível, a região de Riverside é a mais indicada. Ali estão exemplares das grandes cadeias de hotéis internacionais, oferecendo luxo e conforto com um visual incrível. Confira o The Peninsula Bangkok ou o mais econômico The Grand Sathorn.


Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Tailândia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Você já fez seu seguro viagem?

Para viajar tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça também de fazer seu seguro viagem. Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem para Bangkok e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. E vale dizer que o atendimento foi excelente!

Por isso, recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de fechar sua compra. Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação.

E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Mais dicas para sua viagem à Tailândia

Mala | Ainda não sabe como fazer sua mala para essa viagem? Dúvidas quanto a mochilão ou mala de rodinhas? Vai pegar algum voo com cia low cost e não sabe o limite de bagagem? Aproveita para dar uma olhada no nosso post sobre o que levar para Tailândia e tirar todas as suas dúvidas.

Chip de internet | Nós já usamos chip internacional (daqueles que você compra ainda no Brasil), mas ele não funcionou bem na Tailândia. Por isso, nós indicamos o Chip eSIM com internet na Tailândia, compatível com vários modelos de celular (basta conferir a lista dos aparelhos). Com ele, você garante 5GB de internet por um período de 15 a 30 dias.

Transporte | Entender como se locomover pela Tailândia parece difícil em um primeiro momento: são tantas opções de avião, trem, ônibus e barco que só de começar a pesquisar você já pode ficar perdido. Pra facilitar, consulte o site 12GoAsia: ele lista todas as opções de deslocamento disponíveis entre os destinos que você selecionar. Esse site nos ajudou muito na nossa viagem pela Tailândia.

Powered by 12Go Asia system

Roteiro | Se você pretende combinar Tailândia e outros destinos na mesma viagem, veja nossas sugestões de roteiro para o sudeste asiático: tem várias opções de destinos que cabem em uma viagem de 20 a 30 dias pela região.

Dinheiro | Vai para Tailândia e ainda não sabe quanto de dinheiro levar? Confira nosso post sobre quanto custa viajar para Tailândia e faça uma estimativa de seus gastos durante a viagem.

Quer mais dicas de destinos na Tailândia? Confira:

Bangkok | Ayutthaya | Chiang Mai | Chiang Rai | Hua Hin | Krabi | Koh Phi Phi | Koh Lanta | Koh Phangan | Koh Tao

Quer conhecer ou já foi no Mercado do Trem? Deixe seu comentário pra gente e conte como foi!

Escrito por Caio
Caio é administrador de formação, mas trocou o mundo corporativo por uma carreira digital voltada ao turismo. Especialista em planejamento, é o responsável por manter o blog atualizado, garantindo que você encontre aqui tudo que precisa para planejar sua próxima viagem.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

4 comentários em “Mercado do trem na Tailândia: conheça o Maeklong Railway Market”