Escrito por Adriana
01 de novembro de 2015
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Seguro de viagem é uma daquelas coisas que você tem e torce pra não ter que usar. Mas nós usamos, e já na primeira semana de viagem. Mal iniciamos nossa jornada mundo afora e, logo no quinto dia, tivemos que mudar nosso roteiro e incluir uma visita ao médico. O Caio passou mal e tivemos que correr pro hospital, onde ele fez exames, tomou remédios e, na saída, se sentiu aliviado da dor e de não ter que pagar essa conta.

Para esse incidente, nós acionamos o seguro viagem do nosso cartão de crédito. Nossa impressão foi muito positiva e o melhor: não pagamos nada por isso. Vamos contar aqui tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem do cartão de crédito e como foi nossa experiência usando esse serviço.

Seguro viagem cartão de crédito: como funciona

Alguns cartões de crédito – como Visa e Mastercard – oferecem a seus associados um seguro viagem de graça. Para ter direito à cobertura do seguro, basta pagar o valor integral da passagem com o cartão de crédito.

Caso sua passagem tenha sido emitida com milhas, você também pode contar com o seguro viagem, desde que pague todas as taxas de embarque usando o seu cartão de crédito.

Como saber se meu cartão de crédito oferece seguro viagem?

O seguro viagem do cartão de crédito geralmente é oferecido para cartões da categoria Platinum ou superior. E claro que quanto maior a categoria, maior será a cobertura oferecida. Na dúvida, verifique junto à bandeira do seu cartão de crédito.

Qual a cobertura que o seguro viagem do meu cartão de crédito oferece?

Vale conferir a informação junto à bandeira do seu cartão (Visa/ Master). Geralmente, a cobertura atende a acidentes e emergências médicas, abrangendo despesas médicas, dentárias e internações. Pode incluir também repatriação de restos mortais, viagem de emergência de membros da família, entre outros.

seguro viagem cartão de crédito - estetoscópio
Uma emergência pode acontecer durante a sua viagem

A cobertura se estende ao titular do cartão, cônjuge e filhos até 23 anos de idade (mesmo viajando separados). O seguro viagem pode cobrir viagens de até 30 ou 60 dias de duração, dependendo do seu cartão.

Os valores de cobertura também podem variar, dependendo do cartão de crédito e do destino de viagem. O cartão Mastercard Platinum cobre até U$ 25 mil, por exemplo. Para ver qual a cobertura exata do seu cartão, assim como os limites de valores cobertos, visite os sites da bandeira do seu cartão. Aqui estão os links para Visa e Mastercard.

Como acionar o seguro em caso de necessidade?

Caso precise de atendimento durante sua viagem, basta ligar para a Central de Atendimento do seu cartão: eles irão te indicar o hospital conveniado mais próximo ou, dependendo do caso, solicitam um médico para ir até você. O custo com atendimento e exames são cobertos automaticamente pelo seguro (até o limite disponível), e você não precisa desembolsar nenhum valor.

seguro viagem cartão de crédito - cartões de crédito
Conheça os benefícios do seu cartão

Após acionar o seguro, a central irá solicitar o envio de alguns documentos por e-mail, que incluem: cópia do eticket do voo, cópia do passaporte e cópia da fatura do cartão onde consta a compra das passagens.

Outra alternativa é buscar atendimento médico junto a um médico e hospital licenciados e solicitar o reembolso posteriormente. Nesse caso, a lista de documentos solicitados pela central fica ainda maior, incluindo comprovantes das despesas.

Na prática: nossa experiência com o seguro viagem do cartão de crédito

Eis que passeávamos pelas ruas de Barcelona quando o Caio começou a sentir uma dor nos rins/ abdômen que, em poucas horas, tornou-se insuportável. Voltamos correndo pra casa e, enquanto ele se revirava de dor na cama, eu (Adriana) saí correndo atrás de um orelhão para contactar o atendimento da Mastercard, que foi o cartão que usamos para a compra das passagens.

Começou então o sufoco. Primeiro que eu não conseguia ligar da casa que estávamos. Não havia telefone, nosso celular funcionava só com internet e descobrimos que Skype não faz ligações a cobrar nem 0800. Lá vou eu catar um orelhão.

Acho um no fim da rua. Ligo para o telefone do verso do cartão de crédito, indicado como um número a cobrar. Ok, não era esse o número para acionar o seguro, mas tinha fé que eles me encaminhariam para a central correta. E lá vem outra dificuldade: não saber quantos zeros, códigos ou asteriscos digitar antes, ou qual a mágica pra fazer aquele número funcionar. Desisto, até me dar conta que eu não tinha nenhuma moeda pra colocar no orelhão pra tentar uma ligação normal.

Na altura do desespero, lembrei do serviço da Embratel, que você pode ligar a cobrar para o Brasil de qualquer lugar do mundo, digitando um número específico. Era pra ser mais um perrengue descobrir o raio desse número, que eu não tinha salvo nos meus contatos. Mas obrigada Barcelona, sua linda, por ter wifi em tudo que é rua: os 15 minutos de acesso grátis que consegui foram suficientes.

(Atualização: depois do perrengue, descobrimos como ligar a cobrar para o Brasil pelo Skype, sem precisar usar créditos do Skype! É preciso ligar para o número da Embratel dos EUA, para onde o Skype libera ligações a cobrar. É só discar +1800-283-1055 e, a partir desse atendimento, concluir a ligação.) 

Liga daqui, transfere de lá, depois de uns 40 minutos de espera e agonia no telefone consegui o endereço de uma clínica, era só nos direcionarmos pra lá.

seguro viagem cartão de crédito - Clinica Creu Blanca
Clínica em Barcelona onde o Caio foi atendido – Foto: Clínica Creu Blanca

Chegamos na clínica (linda, por sinal) e a partir daí tudo rápido: atendimento, consulta, exames, resultado, prescrição médica e, finalmente, alívio!

Conclusão: seguro viagem do cartão de crédito funciona sim, não gastamos nada e, apesar da demora ao telefone, fomos bem atendidos tanto pela assistência do cartão na ligação quanto pela clínica indicada em Barcelona.

Obs.: eu, Adriana, já havia usado o seguro oferecido pelo cartão em uma viagem anterior. Na ocasião, precisei de atendimento médico e paguei pelo serviço. Posteriormente, contatei o seguro do cartão e fui reembolsada integralmente. Porém, o procedimento indicado é que se entre em contato com o seguro antes de utilizar o serviço, para que o cliente não precise desembolsar nada e para que o seguro indique um hospital conveniado.

Gostou do post? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas de viagem!

em algum lugar do mundo no facebook

Assim como o seguro viagem do cartão de crédito, existem diversas outras formas que usamos pra economizar em nossas viagens. Para conferir mais dicas, confira esses posts:

E se você tem dúvidas sobre levar cartão de crédito ou dinheiro em espécie na viagem, dá uma olhada nesse post do Viagens e Caminhos.

E você? Já precisou usar o seguro viagem do cartão de crédito?

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

20 comentários em “Seguro Viagem Cartão de Crédito – Nós Usamos”

  1. Olá, Adriana!!
    Estava procurando informações do seguro de viagem e cheguei no seu post — que bom.
    Na verdade, estou com uma dúvida, mas não sei se você vai conseguir.
    Segue a dúvida: vi que você falou que o seguro pode ter duração de 30 a 60 dias, certo? E só vale para o
    país que as passagens foram compradas, né? Por exemplo, se comprei uma passagem para Argentina, mas estiver fazendo um mochilão até a Bolívia, não posso usar. Sabe se é isso?

    No próximo mês cairemos na estrada. Espero poder esbarrar com vocês em algum momento.
    Beijos!

    Responder
    • Juliana, eu estava com essa dúvida também! O que li na apólice da Visa é que você pode usar em outros países sim. Mas eu aconselho uma ligada pro cartão de crédito para confirmar. Exemplo uma viagem pela Europa, dificilmente se resume a um único país e eles cobrem, entendo que seja o mesmo exemplo que o seu. Mas para viajar com a cabeça tranquila, confirma a informação com o seu cartão! Boa viagem!

      Responder
    • Rafaela, o legal é entender com a seguradora por trás do seu cartão de crédito as condições para não ficar na mão! Dá uma ligadinha pra lá, eles vão saber te responder melhor. Até porque cada cartão é um cartão! Desculpe não poder te ajudar mais!

      Responder
  2. Oi Adriana e Caio, tudo bem?
    Muito legal o site de vcs! Vamos dar inicio a uma viagem de volta ao mundo em breve e estamos buscando informações sobre seguro viagem, e chegamos aqui! =)
    Muito legal saber o relato de alguém que já precisou usar, para ter certeza que funciona! rs Fiquei com uma duvida, qdo vcs acionaram o seguro do cartao, entendi q eles indicaram um hospital conveniado, vcs foram para la, e as despesas foram cobradas direto do seguro, certo? Vcs nao pagaram nada na hora? Que tipo de documentaçao foi solicitada no hospital para isso? Ou vcs tiveram que pagar algo na hora e depois solicitaram reembolso?
    Obrigada! =)

    Responder
    • Oi Tammiris,
      que bom que esse post foi útil pra vc.
      Nesse caso nós chegamos no aeroporto e não precisamos pagar nada. Nós entramos em contato com a seguradora do cartão, eles nos indicaram o hospital e, quando chegamos lá, eles já estavam cientes da nossa chegada. Só apresentamos o passaporte mesmo (e talvez o cartão de crédito, mas sinceramente não lembro).
      Porém existem casos que vc precisa pagar e solicitar reembolso posteriormente. Isso aconteceu comigo em uma viagem pela Croácia. Mas basta juntar toda a documentação exigida e tudo resolvido 🙂
      Boa viagem e curta cada momento dessa volta ao mundo, que seja incrível!

      Responder
  3. Oi casal! Super dicas por aqui…

    Embarco para Itália dia 26 e desta vez optei por usar o seguro do cartão MasterCard Platinum mas como vcs comentaram no post vi que cobre ate US 25000 mas pelo Tratado de Schengen tem que ser mínimo de 30.000 euros, certo?!
    Fico no aguardo!
    Obrigada

    Responder
  4. Eu tive uma experiência diferente com o uso do seguro do cartão de crédito.

    Liguei na central e depois de 40 minutos me encaminharam para um clinica que não atendia mais com o convênio do cartão, infelizmente só fui saber disso depois de consultar. Caso contrário teria ficado mais uns 40 minutos para tentar uma outra clinica.

    No final das contas paguei uns EUR 1.200,00 pela consulta e exames de raio X.

    Eu não confio mais em seguro de cartão de crédito! Obs.: meu cartão é Master Black, acima do platinum.

    Atualmente eu contrato o seguro viagem específico que além de ter maior abrangência e melhor cobertura cobre também extravio de bagagem, eles dão assistência enviando um médico no seu hotel, cobre até cancelamento de viagem caso necessário.

    Usei em Orlando o seguro da Assist Card que comprei em um site comparador (não lembro o nome), meu filho contraiu uma amigdalite o médico foi até a casa onde estávamos e receitou o antibiótico (até entregaram lá pra mim sem custo). Ai sim fiquei chocado com o atendimento em 5 minutos consegui encaminhar todo o caso.

    Se não me engano o seguro custava R$ 13,00 por dia por pessoa.

    Responder
  5. Adriana, muito bom, acabei de ativar por sinal. Ja viajei com o seguro da porto e tive o mesmo problema, pedras no rim, levaram quase duas horas pra indicar o hospital, se eu nao tivesse um remédio comigo, teria tido uma madrugada infernal.
    Enfim, muito obrigado

    Responder
    • É sofrido né? Que bom que tinha remédio! A gente sempre leva remédios mas a crise foi tão forte que nem Tramal funcionava, no fim o seguro do cartão é que salvou! Abs, Lucas.

      Responder
  6. O único blog que fala com propriedade porque o autor já utilizou. Os demais ficam com a conversinha de “analisar” isso e aquilo sem dado algum além da própria ignorância.
    Muito obrigado por postar coisa útil.

    Responder
  7. Tenho uma dúvida. Comprei minhas passagens por milhas e paguei as taxas de embarque com um cartão elegível. Já emiti também a apólice de seguro. Só isso já é garantia de que estarei coberto? Ou no caso de precisar terei que comprovar que as milhas utilizadas são advindas deste cartão em específico?

    Responder
  8. Olá. Eu comprei a passagem de ida com o cartão e a volta de outra forma. O que se entende por “passagem paga integralmente”? Quer dizer que aquela passagem (ida, volta ou ida/volta) foi comprada somente utilizando esse cartão ou quer dizer que tenho que comprar ida e volta? Não achei essa informação em lugar nenhum e agora não sei se tenho ou não que comprar um seguro viagem.

    Responder
  9. Boa tarde

    Estou indo pra Turquia e vou ficar 34 dias. Comprei a passagem pelo Mastercard black. No caso, eles dizem que oferecem por 30 dias corridos, significa que vou estar sem seguro nos últimos 4 dias ou que não cobre a viagem que ultrapassa 30 dias? Estou pensando em arriscar com o seguro viagem do cartão de crédito pela primeira vez.

    Responder
    • Olá Graciele, correto. Os últimos 4 dias você estará descoberta. Não esqueça de solicitar a eles uma cópia da apólice e leve a com você. Alguns países exigem seguro viagem na entrada, não sei como funciona a Turquia, mas se for o caso você pode ter problemas com esses 4 dias restantes.

      Responder
  10. A minha dúvida é sobre a cobertura ao comprar o bilhete aéreo com o cartão do meu marido que é Black sendo que ele não irá viajar comigo e com minha filha menor.não sei se compro com o cartão dele (cobertura maior) ou com o meu que é Platinum…

    Responder
    • O Lu, tudo bem? Acredito que pela regra, o titular do cartão, deva estar presente na viagem. Mas é uma dúvida bastante específica que aconselho tirar com a própria operadora do cartão. Mas tenho quase certeza que o titular precisa estar presente.

      Responder