Escrito por Adriana
08 de abril de 2020
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Se engana quem pensa que as curiosidades do Peru ficam somente nos sítios arqueológicos de Machu Picchu. 

São curiosidades para todo o tipo de viajante. Você pode apreciar uma boa gastronomia e se aventurar por cidades de civilizações pré-históricas. Ou melhor: descobrir se a lhama realmente cospe ou se é tudo brincadeira da internet! 

15 curiosidades do Peru: Uros
Casas em ilhas flutuantes? Também temos no Peru!

O país é rico em aspectos culturais, tradições e costumes que valem a pena ser conhecidos e explorados! Confira:

Vai viajar para o Peru? Aproveite e veja também:

15 curiosidades do Peru imperdíveis

1. A cidade sagrada dos Incas

Não podemos começar a lista de curiosidades do Peru sem citar um dos lugares mais incríveis do país: Machu Picchu, conhecida como a cidade sagrada dos Incas. 

Eleito em 2007 como uma das sete novas maravilhas do mundo, Machu Picchu é um dos destinos turísticos mais procurados do Peru.

 curiosidades do Peru: Machu Picchu
Machu Picchu: a cidade milenar do império Inca

A cidade milenar foi erguida durante o império Inca, no século 15, e é composta por um conjunto de sítios arqueológicos de ruínas de pedras, além de um sistema de agricultura muito bem estruturado para a época.

Apesar de tanto misticismo e da enorme fama do local, um fato curioso é que o mundo conheceu Machu Picchu somente em 1911, graças ao antropólogo americano Hiran Bingham, que foi ao país para uma missão de estudos e pesquisas.

Seu objetivo era encontrar Vilcabamba, local de resistência dos Incas contra os espanhóis durante o período de 1536 à 1572. E veja só, “sem querer” ele se deparou com a cidade de Machu Picchu.

Nós já fomos até lá, e foi uma aventura incrível! Para saber mais detalhes, veja o nosso post sobre qual a melhor época para ir a Machu Picchu!

2. Vale Sagrado dos… Incas!

A história dos incas no Peru não se resume somente a Machu Picchu. Na verdade, a antiga civilização se estendeu por uma região muito maior, conhecida como Vale Sagrado dos Incas.

Cercado de muita natureza, ruínas e antigas construções, o vale é composto por 14 cidades e vilarejos.

Além da própria Machu Picchu e da lindíssima Cusco, há outros destinos nos arredores que valem muito a visita. A começar por Moray e pelas Salinas de Maras, passando por Pisac, Ollantaytambo e Urubamba.

Cada um desses lugares guarda diversas relíquias dos incas que irão fazer você viajar no tempo. Você poderá aprender sobre suas tradições, incluindo antigas construções, técnicas avançadas de agricultura, rituais religiosos e muito mais.

Quer saber mais sobre esses destinos e descobrir ainda mais curiosidades do Peru? Só conferir nosso post sobre o Vale Sagrado dos Incas e planejar seu passeio!

3. A civilização mais antiga da América Latina

E não é só a civilização Inca que é conhecida no Peru. O país também foi berço para diversas civilizações antes mesmo do povo Inca dominar essas terras.

E nessa lista de povos antigos citamos nada menos que a civilização de Caral, a mais antiga da América Latina, que ficava localizada a 200 km da capital peruana.

Segundo historiadores e pesquisadores, a civilização de Caral se desenvolveu a aproximadamente 3000 a 1700 aC., e foi caracterizada como uma sociedade contemporânea desde a época das pirâmides do Egito.

4. Que tal conhecer uma cidade totalmente de barro?

Você sabia que a maior cidade já feita de barro do mundo fica no Peru? Pois ela se chama Chan Chan e fica em Trujillo, na região norte do país.

Chan Chan, cujo nome significa “Sol Sol”, era a sede da antiga civilização Mochica, os primeiros habitantes locais da pré-histórica peruana.

A cidade é um rico espaço arqueológico e até hoje possui escavações – de vez em quando rolam novas descobertas por lá. Mas o que impressiona mesmo são os 14 km de edifícios, muros, templos e residências de barro, todos muito bem conservados.

15 curiosidades do Peru: Chan chan
A incrível cidade de barro Chan Chan, em Trujillo

Não é à toa que Chan Chan é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e umas das curiosidades do Peru que vale a pena ser explorada!

E vale dizer que a civilização Mochica deixou muito mais relíquias em terras peruanas. Eles tinham o hábito de construir pirâmides e também realizavam rituais de mumificação, onde múmias e peças milenares já foram encontradas em algumas escavações. 

A região norte do Peru é um prato cheio para quem curte saber mais sobre civilizações antigas. Confira nosso post sobre o que fazer em Trujillo e saiba mais sobre algumas curiosidades do Peru. 

5. No se habla solo español en Perú

Apesar de ser o idioma principal, o espanhol não é a única língua falada no Peru.

Ao todo, são cerca de 43 idiomas nativos no país, sendo o Quéchua e o Aymara línguas indígenas que ainda são muito utilizadas em diversas aldeias e povoados do país.

Em determinadas cerimônias e festas do Peru, como a festa do Señor de Quyllur Riti, algumas missas são realizadas nesses idiomas originais.

6. Xamanismo forte no país

Você sabia que o Peru é o segundo maior país do mundo em quantidade de Xamãs? Pois é, o país só perde mesmo para a Índia. 

O xamanismo possui milhares de anos e sua filosofia é o contato entre o homem e o mundo espiritual. Suas principais práticas envolvem um sacerdote xamã, que conduz rituais de cura e a interação com espíritos – tantos de xamãs, quanto de criaturas místicas, além de animais e pessoas que já faleceram.  

A questão cultural-religiosa foi uma das curiosidades do Peru que mais nos encantou, e sugiro que você aprenda bastante sobre o assunto antes de conhecer o país. Aliás, você também pode aproveitar e pedir uma bênção aos religiosos – ou até mesmo realizar um casamento andino!

7. Gastronomia: ceviche e muito mais

A gastronomia do Peru é uma das mais variadas do mundo. Apesar do ceviche ser o prato peruano mais conhecido, o país tem cerca de 500 pratos típicos. Pouca coisa né? 

Isso se dá devido a influências africana, espanhola, chinesa, cantonesa, italiana, japonesa, francesa, entre outras nacionalidades.

Além disso, a geografia do país também ajuda, pois há uma boa qualidade tanto na agricultura, quanto fartura do mar e de carnes.

Mas falando do ceviche: o prato é tão importante que já foi declarado parte do patrimônio nacional do Peru. Feito basicamente de peixes, frutos do mar e temperos marinados em um suco cítrico, fala-se que o prato teve origem há cerca de 2 mil anos, com a civilização Moche.

15 curiosidades do Peru: ceviche
O delicioso ceviche peruano

Ao longo do tempo o ceviche foi passando por várias adaptações, sendo importante também para os incas. Atualmente você encontra várias versões do mesmo prato. E a dica é: uma vez no Peru, coma ceviche quantas vezes puder, pois é uma delícia!

8. Batatas e milhos nunca irão faltar

E já que estamos falando de comida, você precisa saber que há batatas e milho por todos os lugares do Peru.

A batata é de origem peruana, e existem mais de 3 mil espécies no país.  Não se assuste ao encontrar batatas rosas, brancas, vermelhas e até mesmo pretas e azuis, além das doces. Nós ficamos completamente perdidos no supermercado! 

15 curiosidades do Peru: milhos
Os milhos coloridos do Peru

A batata é tão importante por lá que uma das curiosidades do Peru é a data 30 de maio: o “dia nacional da batata”.

E como se não bastasse, vem os diferentes tipos de milho. Claro que bater o número de 3 mil fica difícil, mas o milho também possui uma grande variedade: cerca de 50 tipos muito bem apreciados no país.

Suas cores também variam bastante: você pode encontrar milho branco, roxo, vermelho, marrom ou preto. Prove todos!

9. As lhamas são fofinhas – mas não as irrite

As lhamas são os animais simbólicos do Peru e podem ser encontradas em diversos lugares do país. 

Durante o império Inca, as lhamas eram domesticadas e usadas como transporte, para a produção de lã e para obter couro e carne.

Mas fique sabendo que esse animal fofo e carismático também pode render bons chutes e ataques no pescoço quando estão irritadas, então é bom tomar um certo cuidado. E sim, elas cospem!


15 curiosidades do Peru: lhamas
Lhama dando um “oi” para os visitantes em Machu Picchu

As lhamas também fazem parte das festas do Peru e de rituais típicos do país. Um bom lugar para conhecê-las é em Machu Picchu, pois há várias lhamas pela cidade Inca e você ainda conseguir tirar várias fotos. Só não as alimente e não as perturbe!

10. Uma das maiores biodiversidades do mundo

Há no Peru cerca de 90 microclimas e oito zonas climáticas. Esses fatores tornam o Peru um dos países com a maior biodiversidade do mundo.

Além disso, há cerca de 25 mil espécies de plantas – 10% do total em todo o mundo – e cerca de 5 mil espécies de peixes e animais. 

Ele ocupa o primeiro lugar no mundo em termos de diferentes espécies de peixes (2 mil espécies), o segundo em termos de espécies de aves (mais de 1700 espécies) e o terceiro em anfíbios e mamíferos (mais de 300 e 400 espécies, respectivamente).

11. A Universidade mais antiga da América do Sul

Além dos aspectos culturais do Peru, o país também é o berço da primeira Universidade da América do Sul, e também uma das mais antigas do mundo. 

A Universidad Nacional de San Marcos foi fundada em 12 de maio de 1551 em Lima, na capital, e grandes nomes peruanos passaram por lá. Alguns exemplos são o poeta César Vallejo e o jornalista, escritor e político Mario Vargas Llosa.

12. O mistério das Linhas de Nazca

Consideradas como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1994, até hoje não há nenhuma explicação científica sobre as linhas de Nazca

Criadas há mais de mil anos, as linhas da civilização Nazca traz mistérios não só para os peruanos, mas para todo o mundo. 

Elas são linhas espalhadas que se conectam entre si, formando várias formas geometricamente perfeitas, como plantas e animais, com aproximadamente 450 km.  

15 curiosidades do Peru: linhas de nazca
Admirando as linhas de Nazca com um lindo pôr do sol

São diversas teorias que tentam explicá-las: calendário astronômico, sistema de água, rituais religiosos e até mesmo como pista de pouso para naves alienígenas! 

Com tantos mistérios, as linhas de nazca são, com certeza, umas das curiosidades do Peru mais interessantes! 

Ficou interessado por este mistério? Confira o nosso post sobre as linhas de Nazca e saiba como vê-las! 

13. Uros em ilhas flutuantes no Lago de Titicaca

Uma das curiosidades do Peru que achamos mais fantásticas são as ilhas flutuantes Uros no Lago Titicaca.

Mas o que são as ilhas Uros? Imagine cerca de 80 ilhotas flutuantes em um enorme lago, onde cerca de 2 mil pessoas vivem. Tanto a ilha em si como as casas são feitas de totora, uma planta que nasce na própria região. 

15 curiosidades do Peru: ilhas flutuantes
As pequenas casas flutuantes em Uros

O melhor de conhecer as ilhas Uros é que você pode aproveitar para visitar outras dois lugares muito interessantes no mesmo passeio: a ilha Taquile e a ilha Amantaní, também no Lago Titicaca.

As duas ilhas são moradia de diferentes comunidades e você terá a oportunidade de aprender muito sobre a cultura do Peru nesse passeio.

Ah! E vale dizer que o Lago Titicaca é o mais alto do mundo, a mais 3.800 metros de altitude. Haja respiração, viu! Ele também é o maior lago da América do Sul, com uma área de 8.300 km quadrados. 

Esse é um lugar que definitivamente adoramos conhecer! Para saber mais, confira nosso post sobre as ilhas flutuantes Uros, Taquile e Amantaní no Lago Titicaca.

14. O Peru tem montanha multicolorida

Se você ainda não conhece Rainbow Mountain no Peru, chegou a hora de te apresentar uma das atrações naturais que vem atraindo cada vez mais turistas no país.

é uma montanha colorida em Cusco, e podemos te afirmar que esse foi um dos passeios mais interessantes que realizamos! 

O turismo no Peru é muito bem consolidado e conta com diversas atrações – mas não tem tanto tempo assim que a Rainbow Mountain entrou na lista de desejos de quem visita o país.

Isso porque, de acordo com os moradores da região, a montanha até então vivia coberta por gelo e neve glacial. Daí o aquecimento global se encarregou de derretê-lo e revelar a montanha cheia de cores.

15 curiosidades do Peru: montanha colorida
A espetacular Rainbow Mountain e suas cores

Conhecida na língua qechua como Vinicunca (que significa “pescoço colorido”) , as cores da Montanha Colorida variam do marrom, passando pelo turquesa, vermelho e dourado.

Essa mistura de cores acontece graças a uma reação de vários minerais à água e ao oxigênio, que não acontecia quando estavam protegidos pela neve.

Quer saber mais? Veja nosso post sobre a Rainbow Mountain – lá tem todas as dicas e informações sobre como fazer esse passeio espetacular.

15. E tem muitos lagos de água turquesa

Como não falar das lagunas azuis mais lindas que já vimos na vida? Entre as curiosidades do Peru que mais nos encantou foi descobrir que o país guarda diversos lagos de cor turquesa formados do degelo de neve.

E para conhecê-las de perto, você precisará de um pouco de disposição e bastante fôlego. Isso porque a Laguna Humantay e os lagos de Huaraz, dois dos melhores destinos para avistá-las, ficam acima dos 4 mil metros – o que é sinônimo de ar mais rarefeito.

Em outras palavras, você terá dois motivos para perder a respiração: a falta de ar e o excesso de beleza!

A Laguna Humantay é um lago incrível próximo a Cusco. A coloração turquesa e amarela se dá pelo óxido de cobre presente na água. As cores variam e têm relação direta com o clima e a incidência da luz.

Chegar até lá não é nada fácil, mas garantimos que o esforço vale a pena. O Caio inclusive fez um relato dando dicas e contando as dores e as delícias de visitar a Laguna Humantay.

15 curiosidades do Peru: Laguna Humantay
Humantay: uma paisagem de tirar o fôlego – literalmente!

E que tal incluir Huaraz no seu roteiro e conhecer diversas lagunas de água turquesa? Das inúmeras belezas que você pode visitar por lá, estão:

  • Laguna Parón, considerada um dos maiores lagos da Cordillera Blanca e também uma das mais visitadas; 
  • Glaciar Pastoruri, um glaciar simplesmente fantástico; 
  • A Laguna 69, que oferece um dos lagos glaciais mais lindos da região norte da Cordillera Blanca;

Pode acreditar: Huaraz é o destino perfeito para realizar trilhas e conhecer lagunas incríveis rodeadas por montanhas de picos nevados.

Para saber mais, leia nosso post com atrações imperdíveis e dicas de Huaraz.

15 curiosidades do Peru: Laguna Parón
O azu indecente da Laguna Parón em Huaraz

E você, conhece outras curiosidades do Peru? Compartilhe com a gente nos comentários!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário