Aluguel de carro na Alemanha: o que você precisa saber + 9 dicas | Em Algum Lugar do Mundo

ALUGUEL DE CARRO NA ALEMANHA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER + 12 DICAS IMPERDÍVEIS

Veja quais documentos exigidos, como comparar preços e informações importantes para alugar um carro na Alemanha

  • Adriana
  • -
  • 27 de março de 2020
  • Um Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

O aluguel de carro na Alemanha pode ser a melhor escolha para uma viagem perfeita pelo país. Há diversas cidadezinhas lindas para serem exploradas, as paisagens podem ser fantásticas e as autobahns são perfeitas – você já deve saber que as autoestradas alemãs não têm limite de velocidade, certo?

Portanto, se você pensa em alugar um carro na Alemanha, aproveita que esclarecemos todas as dúvidas nesse post.

E para começar a planejar sua viagem, confira no site da Rentcars os melhores preços de aluguel de carro na Alemanha.

Por que optar pelo aluguel de carro na Alemanha?

Alugar um carro na Alemanha é uma ótima opção se você:

  • busca flexibilidade e liberdade no seu roteiro;
  • pretende conhecer atrações fora das grandes cidades, como Berlim e Munique;
  • quer fazer uma viagem mais longa ou vai viajar em grupo;
  • quer ter a experiência de meter o pé pra ver até onde vai o velocímetro

Há diversas possibilidades de roteiro para conhecer a Alemanha de carro. Muitas pessoas fazem o trajeto de Berlim até Frankfurt e Munique e a Rota Romântica que vai de Würzburg a Füssen, mas há muito mais para ser explorado – inclusive incluindo outros países no itinerário.

Aluguel de carro na Alemanha - Castelo Neuschwanstein
Castelo Neuschwanstein, próximo a Füssen. O castelo inspirou Walt Disney

Vale dizer que não é necessário um carro para visitar grandes cidades como Berlim, Munique, Frankfurt ou Hamburgo – o transporte público te atenderá muito bem. Nesses lugares, aposte em um hotel bem localizado e deixe para alugar o carro no último dia e então seguir para outros destinos que deseja visitar.

Aproveite para ver nossas dicas de onde ficar em Berlim. e nosso post com as melhores regiões para se hospedar em Hamburgo. Você também encontra recomendações no post com dicas de Munique.

Autobahns: as autoestradas sem limite de velocidade na Alemanha

A maioria das pessoas que pensam no aluguel de carro na Alemanha sonha em dirigir pelas autoestradas alemãs – inclusive, elas representam a quinta maior malha rodoviária do mundo. Mas nada de se aventurar sem informação: existem leis de trânsito e algumas limitações.

Para começar, existe SIM um limite de velocidade em alguns lugares: perto das grandes cidades não se pode passar acima dos 120km/h. As estradas são muito bem sinalizadas, então é só prestar atenção. Placas redondas com bordas pretas que têm riscos diagonais indicam que NÃO há restrição de velocidade – pode pisar fundo.

Outro ponto de atenção é que a faixa da esquerda é liberada para ultrapassagem. Se ficar por ali lerdando vai levar um buzinão e risco de levar multa. Veículos como ônibus e caminhões obrigatoriamente ficam na faixa direita.

Aluguel de carro na Alemanha - Autobanhs estradas da Alemanha
Estradas na Alemanha

Dica | Para aproveitar a experiência de dirigir na Autobahn, vale a pena pensar “grande” na hora de fechar seu aluguel de carro na Alemanha. Pode ser uma boa oportunidade para dirigir um BMW, um Porsche ou Mercedes. Os valores não são tão mais caros – nós achamos ótimos preços no site da Rentcars. É só pesquisar com bastante antecedência.  

Dicas para o aluguel de carro na Alemanha

Alugar carro na Alemanha é bem fácil, mas é importante se ligar em algumas dicas para garantir um bom preço e uma ótima experiência – e evitar estresses desnecessários. Se liga nas dicas:

1. Reserve seu carro com antecedência

A melhor forma de alugar um carro na Alemanha e garantir o veículo que você quer (seja uma BMW ou qualquer outro) é fazer sua reserva online e com bastante antecedência – é dessa maneira que você vai garantir a melhor escolha pelo menor preço.

Nós sempre usamos um site comparador de preços para encontrar a melhor (e mais barata) opção. Estamos super satisfeitos com o Rentcars, pois sempre fechamos o menor valor com eles. Ainda tem a facilidade do pagamento em até 12x no cartão, cobrança em Reais e sem IOF.

Aluguel de carro na Alemanha - Tela com a cotação inicial da Rentars
Escolha o seu carro

E para viagens em alta temporada, essa dica é quase uma obrigação! Não deixe para fechar em cima da hora, sob o risco de pegar um carro básico quase pelo valor de um Porsche.

2. Documentos para o aluguel de na Alemanha

Para alugar carro na Alemanha, você precisa dos seguintes documentos:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na Alemanha não é obrigatório apresentar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), mas algumas locadoras podem solicitá-la. Verifique quais documentos sua locadora escolhida irá exigir.
  • Passaporte original e válido.
  • Cartão de crédito internacional, que deverá ter seus dados registrados na empresa como forma de caução. O valor ficará bloqueado no seu cartão, e liberado somente após a devolução do veículo e a constatação de que não existem danos no carro.

Dica | Se você efetuar a reserva pela internet, não se esqueça de salvar ou imprimir todos os comprovantes para apresentar na hora de pegar o carro.

3. Faça uma vistoria (com fotos) antes de retirar o veículo

Isso é algo que fizemos ao alugar carro na Alemanha – e fazemos em qualquer lugar do mundo. Verifique sempre o veículo antes de pôr o pé na estrada.

O ideal é ter certeza das condições do automóvel e fotografar qualquer detalhe: procure defeitos como arranhões, amassados, tudo. É melhor ter tudo registrado e evitar dor de cabeça na hora da devolução, evitando ser responsabilizado por uma avaria que você não fez.

4. Prefira empresas de renome

Quando fechar seu aluguel de carro na Alemanha, opte por empresas conhecidas no mercado. Se usar o site da Rentcars para fazer a reserva não terá problemas, já que eles só dão opções de empresas certificadas.

Se estiver na dúvida, nada que uma rápida busca sobre a empresa na internet não resolva. De qualquer forma, algumas das empresas que operam na Alemanha e que você deve considerar são:

  • Avis
  • Hertz
  • Sixt
  • Europcar
Aluguel de carro na Alemanha - Locadoras de veículos
As principais locadores de veículos

5. Atenção ao caução e cartão de crédito

É de praxe que, ao alugar carro na Alemanha ou em outros lugares, a locadora vai solicitar o número do seu cartão de crédito internacional.

Haverá um bloqueio do valor do caução como segurança. O valor do caução varia de acordo com alguns fatores, como a locadora e o tempo total de aluguel. Mas não se preocupe, pois o valor será desbloqueado caso nada aconteça com o veículo.

6. Devolução do carro com tanque cheio ou vazio?

Muitas locadoras deixam que o cliente escolha a modalidade, enquanto outras já deixam isso claro na hora de fechar o contrato. Há basicamente 3 opções:

  • “Full to Full”, quando você recebe o tanque cheio e deve devolvê-lo da mesma forma.
  • “Emty to Empty” – quando você o recebe com um pouco de combustível (bem pouco mesmo), tendo que devolvê-lo também vazio.
  • “Full to Empty”, quando o tanque vem cheio e você o devolve vazio.

Se você escolher algumas das modalidades para entrega do tanque vazio, atente-se a entregá-lo o mais vazio possível, pois a locadora não vai devolver nenhum dinheiro pela gasolina excedente.

Se for para devolver o tanque cheio, lembre-se de colocar combustível no carro antes de devolvê-lo. Caso esqueça, a locadora vai te cobrar muito mais do que custaria encher o tanque em um posto de gasolina (valores tabelados por eles que chegam a ser 50% mais caros), então fique atento.

7. Preciso alugar um carro na Alemanha com GPS?

A menos que você fale alemão e já seja familiarizado com as estradas, um GPS será indispensável para sua viagem de carro pelo país.

Na hora de fechar seu aluguel de carro na Alemanha, algumas locadoras darão a opção de incluir um GPS no seu contrato por um valor adicional.

Não recomendo fazer isso, pois é muito mais vantajoso você comprar um chip internacional e usar seu celular como GPS. Com o valor do aluguel do GPS você compra o chip e ainda sobra dinheiro. E ainda terá internet para outras atividades que quiser, seja postar fotos, buscar informações sobre os destinos, etc.

Nós já viajamos para Europa algumas vezes usando o chip do Viaje Conectado, que compramos ainda no Brasil. Ele funciona muito bem e o processo de compra é bem simples. Vale checar essa opção. Você ainda pode usar o código EMALGUMLUGAR10 e garantir 10% de desconto!

10. Devolvendo o carro em outra cidade ou país

Se a sua ideia é explorar diversas cidades da Alemanha, não tem problema: você pode retirar o carro em um local e definir a devolução em outro.

Normalmente há um acréscimo de taxa para isso, mas geralmente vale a pena – já que você teria que pagar outro transporte para se locomover de qualquer jeito.

O mesmo vale para entregar o carro em outro país. Pode ser uma boa ideia combinar sua viagem da Alemanha com algum país vizinho, como Bélgica ou Holanda. Nesse caso, é bom se atentar pois não são todas as locadoras que permitem – e a taxa extra costuma ser ainda maior.

Aluguel de carro na Alemanha - Imagem da plataforma Rentcars com o valor da taxa de retorno
Fique atento a taxa de retorno

2. Atenção ao tipo de combustível

É sempre bom alertar para o tipo de combustível do veículo alugado. Normalmente isso será dito na hora de fechar seu contrato, e essa informação também costuma estar fixada na tampa do tanque de combustível.

Na Alemanha existem dois tipos de gasolina (Super e Super E10), dois tipos de diesel (diesel e super diesel) e dois tipos de gás (gás propano e Erdgas, que é o gás natural).

Como a maioria dos postos na Alemanha são self-service (não tem frentista, você mesmo abastece o veículo), fique atento ao combustível certo para o seu carro.

12. Tipos de seguro para aluguel de carro na Alemanha

No aluguel de carro na Alemanha, é importante ler atentamente o contrato e prestar atenção especial ao seguro. Analise as condições do contrato, em especial os valores a serem pagos e os extras “escondidos” que podem estragar o orçamento da sua viagem.

Algumas variáveis que você deve prestar atenção são:

  • Motorista adicional
  • Assistência em caso de acidente ou pane no veículo
  • Combustível
  • Proteção contra roubo
  • Cancelamento gratuito
  • Modificações na reserva
  • Seguro
Aluguel de carro na Alemanha - seguros e opicionais
Seguros e opicionais

Tenha uma atenção especial com o seguro. Geralmente, as locadoras oferecem um seguro total, que te deixará livre de preocupações caso algo aconteça. Analise as condições, pois a contratação do seguro pode sair quase o mesmo preço do aluguel em si.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Alemanha: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Não se esqueça do seguro viagem!

A Alemanha é um dos países que faz parte do Tratado de Schengen, em que é exigido dos visitantes a comprovação de um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000, que cubra despesas por doença ou acidente durante a viagem.

Isso significa que sim, é obrigatório fazer um seguro viagem para viajar para a Alemanha.

Para isso, recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de fechar sua compra. Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Mais dicas de viagem para Alemanha

Economia nos passeios | Se você vai viajar para Berlim, essa dica vale ouro: confira o Berlin City Pass é uma mão na roda: ele inclui a entrada para alguns dos principais pontos turísticos dessas cidades, além de transfer do aeroporto pro hotel e ônibus hop on hop off pela cidade. Além disso, ainda dá 20% de desconto nos principais museus e atividades da cidade. Foi um verdadeiro achado!

Chip internacional | Nós preferimos já chegar na Alemanha com um chip de viagem – e foi uma ótima decisão. Nós pudemos pedir Uber (quando bateu o cansaço do metrô), e usamos internet o tempo inteiro – para achar um bom restaurante, para consultar o GPS, para confirmar nossas reservas de passeios e pra postar nossas fotos. Nós compramos o chip do Viaje Conectado e super recomendamos, porque ele funcionou perfeitamente. (Não esqueça de garantir seus 10% de desconto usando o código EMALGUMLUGAR10).

Dinheiro | Como você deve saber, a moeda da Alemanha é o Euro. Cartões de crédito são bem aceitos e há diversos caixas automáticos espalhados pelas principais cidades alemãs. Atente-se para a cobrança de taxa no saque. Para comprar euros, nós sempre fechamos com uma agência de câmbio online com boa reputação. Temos usado o Cotação, que é super seguro, tem um ótimo valor e ainda entrega em casa.

Hospedagem |Se você está viajando de férias e tem os dias contados para curtir sua viagem, é importante escolher um hotel bem localizado. Não precisa ser necessariamente no ponto mais badalado da cidade, mas se tiver acesso fácil ao transporte público, sua vida ficará muito mais fácil. Nesses posts a seguir, você encontra diversas dicas para aproveitar o melhor de cada cidade, incluindo recomendações de hospedagem. Confira:

Aluguel de carro na Alemanha - Palácio Nymphenburg em Munique
Palácio Nymphenburg em Munique

Agora que você já sabe tudo sobre como alugar um carro na Alemanha, já definiu seu roteiro?

Espero que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre aluguel de carro na Alemanha e faça uma ótima viagem pelo país!

E se quiser uma ajudinha com roteiro, dá uma olhada nesses posts cheios de dicas sobre alguns destinos imperdíveis:


Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

36 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Alemanha: explore

Um comentário em “ALUGUEL DE CARRO NA ALEMANHA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER + 12 DICAS IMPERDÍVEIS”

  1. Fabiana disse:

    Oi pessoal, não deixe de levar sua PID na retirada do veículo. Acabei de ter o maior prejuízo aqui na Alemanha.
    Realizamos a reserva pré-paga de 9 dias pelo site da Decolar e quando fomos retirar o carro em Neu Ulm, a agência exigiu a PID (que ficou lá em SP, passando calor) 🙁

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Beleza e caos. É assim que a gente define o Pesqueiro na Praia Grande em Arraial do Cabo.Esse lugarzinho fica no canto esquerdo da Praia Grande e, apesar dessa confusão visual, é o nosso cantinho favorito dessa praia!

Depois de uma hora observando esse catioro nadando, resolvemos voar com o drone para tentar entender o que estava acontecendo… E aí é que descobrimos o segredo dele: ele tem amigos embaixo d’água! 🐢🐢

CANSEI DE SER CACHORRO!🐕 AGORA SOU UMA FOCA!
Vocês acham que só gente que gosta do mar de Arraial do Cabo??🌊🌅 Quando parei de olhar o relógio, já fazia mais de uma hora que esse catioro nadava… Entendo, pq se eu pudesse tava até agora nadando com ele ali!
Esperando tudo isso passar pra correr pra essa água…

Hoje é aniversário da cidade de Arraial do Cabo – e a gente queria estar comemorando assim! 🌅🌊 Apesar da cidade ter se emancipado de Cabo Frio há apenas 35 anos, ela já tem pra lá de 517 anos (o navegador Américo Vespúcio chegou por aqui em 1503). Além disso, aqui é o lugar que chamamos de casa quando não estamos viajando. 🏠♥️ Parabéns Arraial do Cabo, a gente ama você!
Fotão📷 do @vazaonde

E por aqui seguimos revirando HDs de fotos para reviver momentos das nossas viagens.Caminhando pela Praia de Coqueirinho em 🏝️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!