Alugar carro na Costa Rica: dicas imperdíveis para sua road trip | Em Algum Lugar do Mundo

ALUGUEL DE CARRO NA COSTA RICA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA DIRIGIR PELO PAÍS

Aproveite todas as nossas dicas sobre viajar de carro pela Costa Rica - e tenha uma viagem tão incrível quanto a nossa

  • Adriana
  • -
  • 10 de novembro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Alugar carro na Costa Rica é sem dúvidas a melhor forma de explorar o país. Se você já conferiu nosso guia com tudo o que fazer na Costa Rica, viu que rodamos o país todo de carro – e que recomendamos fortemente essa opção.

Durante a viagem, nós usamos dois tipos diferentes de carro: um compacto comum, que alugamos pela Rentcars. E um carro/camping pela Nomad America, que meu-Deus-do-céu, foi a melhor coisa que poderíamos ter feito nessa viagem!

Nós fizemos uma road trip de um mês e cruzamos toda a Costa Rica de carro. Aproveite nossas dicas, pois juntamos aqui tudo que você precisa saber para alugar um carro e ter uma viagem inesquecível pelo país!

Aluguel de carro na Costa Rica - Nomad América
Nosso carro/casa na viagem pela Costa Rica

Viajar de carro pela Costa Rica: tudo que você precisa saber

Nesse post vamos falar sobre nossa experiência de viagem de carro e tirar todas as dúvidas sobre aluguel de carro na Costa Rica. Confira como é dirigir pelo pais, se é necessário um carro 4×4, documentação necessária e várias dicas para você ter a melhor experiência Pura Vida sobre quatro rodas!

Você vai ver:

  1. Por que alugar um carro na Costa Rica
  2. Documentos para alugar um carro na Costa Rica
  3. Como são as estradas
  4. Pedágios
  5. Encontrando endereços e usando GPS na Costa Rica
  6. É preciso alugar um 4×4 para viajar pela Costa Rica?
  7. Qual carro alugar na Costa Rica – e onde alugar o seu
  8. Abastecendo o carro na Costa Rica
  9. 5 dicas para economizar no aluguel de carro na Costa Rica
  10. Aluguel de carro na Costa Rica: tipos de seguro
  11. Seguro do carro x seguro viagem

1. Por que alugar carro na Costa Rica

Há alguns bons motivos para você alugar um carro na Costa Rica.

Primeiro, é bem fácil dirigir pelas estradas do país. As estradas no geral são bem sinalizadas e, ao contrário do que ouvimos algumas pessoas falarem, o trânsito por aqui é bem tranquilo. Dizem que os costa-riquenhos são ruins de roda mas, com pouquíssimas exceções, encontramos pessoas bem educadas no trânsito. A exceção fica por conta de San Jose, onde encontramos um engarrafamento bem caótico.

O segundo e principal motivo é a flexibilidade e a liberdade que você pode ter ao fazer seu próprio trajeto.

Além dos principais pontos turísticos da Costa Rica, há verdadeiros achados que serão facilmente acessados se você estiver dirigindo.

Nós pudemos dormir em praias desertas à bordo do nosso carro/camping da Nomad America, paramos inúmeras vezes para admirar a vida selvagem, fizemos nossos passeios sem pressa (ao contrário do que acontece quando você está em um tour em grupo).  

Aluguel de carro na Costa Rica - Relax
Aquele momento para relaxar na praia

Outro motivo para optar pelo aluguel de carro na Costa Rica é que essa é a opção com a melhor relação custo x benefício para se locomover. Voar na Costa Rica é muito caro, sendo opção para quem não tem problema em gastar e está com tempo muito apertado. Já os ônibus são baratos, mas levam muuuuito tempo de deslocamento – quase o dobro do que a mesma viagem de carro.

Há também a opção de transfer, mas ela também não é barata. E além do transfer entre as cidades, você precisará de transporte para chegar nas atrações, o que acaba encarecendo mais ainda no final.

Resumindo: a Costa Rica é um país para ser descoberto a cada nova curva – e nada melhor do que alugar um carro para explorar o país.

2. Documentos para alugar um carro na Costa Rica

Não é preciso se preocupar com documentação: é possível alugar um carro com sua Carteira Nacional de Habilitação. Não é necessário tirar a PID (Permissão Internacional de Direção). Outro requisito para dirigir na Costa Rica é ter acima de 23 anos.

Lembre-se também de levar um cartão de crédito liberado para uso no exterior. As locadoras costumam bloquear um valor referente a um caução, que é liberado ao final do seu período de aluguel se você não tiver causado nenhum prejú no carro.

3. Como são as estradas na Costa Rica

Essa resposta depende de qual região estamos falando. De uma forma geral, todas são bem sinalizadas. O que pode mudar são as condições do asfalto (ou a falta dele).

Há duas estradas principais no país: a Inter Americana e a Pan Americana. Nessas duas, espere boas condições: o asfalto é bem regular, as pistas são largas, não há com o que se preocupar.

Em San Jose a situação também é favorável, com exceção do trânsito caótico, que vai fazer você se questionar se alugar um carro foi uma boa escolha. Mas respire fundo e siga adiante: saindo da capital, você deixará para trás a confusão e encontrará estradas tranquilas.

Em alguns destinos você irá encontrar asfalto cheio de buracos, ou mesmo sem faixas. Além disso, é super comum a travessia de animais. Vimos dezenas de cachorros e iguanas pelo caminho, além de uns cavalos e bois ocasionalmente. Por esses motivos, não é recomendado dirigir pela Costa Rica à noite.

Aluguel de carro na Costa Rica - estrada de chão
Estrada de chão no Parque Nacional Corcovado

Há também trechos em que ass estrada na Costa Rica não são asfaltadas. Os piores trechos que encontramos foi um pequeno trecho que pegamos na chegada a La Fortuna, além de Santa Teresa.

O acesso a alguns parques nacionais também podem não ser asfaltados – e ainda contarem com uma dose extra de aventura para atravessar rios. Esse é o caso do Parque Nacional Corcovado, na Península de Osa.

Mais uma vez vou falar: alugar um carro na Costa Rica foi a melhor decisão que tomamos e não passamos nenhum perrengue. Basta dirigir com calma e atenção que tudo dará certo!

4. Pedágios na Costa Rica

Ao dirigir pela Costa Rica, você irá passar por alguns pedágios. Os preços variam, nós encontramos pedágios que custavam entre 370 e 800 colones. E ao contrário de outros produtos e serviços que podem ser pagos com dólares americanos, os pedágios só podem ser pagos em colones. Por isso, guarde as moedas e ande com dinheiro trocado no carro.

5. Encontrando endereços e usando GPS na Costa Rica

Para você dirigir na Costa Rica sem ficar perdido, é importante se atentar a duas coisas:

As ruas não tem nomes. Isso mesmo: com exceção da capital San José, as ruas são identificadas por números – quando são identificadas. Além disso, as casas e estabelecimentos não têm números.

Isso quer dizer que, se você perguntar onde fica o hotel X, é capaz de ouvir a seguinte resposta: fica a 200 metros, ao norte da praça, passando pela igreja, vira à esquerda onde tem uma casa verde na esquina. Sim, é desse jeito.

Portanto, a melhor opção é fazer o bom uso do GPS. E aqui vai a outra dica: para viajar pela Costa Rica, o melhor é usar o Waze. Pode deixar o Google Maps de lado nessa viagem e apostar no Waze, que é o mais indicado pelos “ticos”, como são chamados os costa-riquenhos.

6. É preciso alugar um 4×4 para viajar pela Costa Rica?

Essa é uma das principais perguntas quando o assunto é alugar carro na Costa Rica. E a resposta é: depende.

Podemos dizer que é totalmente possível viajar para praticamente todos os destinos da Costa Rica em um carro comum. Mas a experiência será infinitamente melhor em um 4×4.

Se você pretende visitar cachoeiras, montanhas e alguns parques nacionais, irá encontrar muitos buracos e estradas não pavimentadas pela frente. Será preciso disposição e muita paciência em determinados trechos se você estiver em um carro normal.

Aluguel de carro na Costa Rica - Cruzando um rio
A incrível sensação de cruzar rios

E se sua intenção é visitar o Parque Nacional Corcovado, é preciso se ligar na época. Você precisará atravessar 5 rios até chegar no parque. Durante a estação chuvosa, esses rios aumentam muito de volume – e a travessia deverá ser obrigatoriamente em um 4×4.

Portanto, se você ainda está na dúvida, pesquise bem sobre os destinos que deseja visitar e tome sua decisão.

Nós viajamos 2 semanas em um 4×4 e mais 2 semanas em um carro compacto. Não preciso dizer qual foi a melhor escolha, né?

7. Qual carro alugar na Costa Rica – e onde alugar o seu

Entre todas as opções de compacto, sedan, SUV, caminhonete e afins, eu preciso destacar a nossa escolha – e que só ela já fez valer toda nossa viagem pela Costa Rica.

Aqui é possível você alugar um carro com estrutura de camping, resolvendo 3 problemas de uma vez: transporte, acomodação e refeição econômica.

Na verdade o termo “resolver o problema” é totalmente inadequado: posso dizer que sua viagem vai ter um outro sentido (positivo, claro) se você escolher um desses carros da Nomad America.

Você irá encontrar vários campings pela Costa Rica . Mas aproveite que na Costa Rica você pode fazer wild camping: simplesmente estacione na sua praia deserta favorita, faça um jantar à luz das estrelas e durma ao som das ondas. Uma das experiências de viagem mais incríveis que já tivemos!

Veja o mapa dos campings na Costa Rica:

É claro que um aluguel da Nomad America é mais caro que um convencional – mas pense que você vai economizar com acomodação e com refeições – e a conta já começa a valer a pena. Fora a liberdade de dirigir, comer e dormir onde quiser, é claro!

Para fechar um aluguel de carro comum, nós recomendamos a Rentcars, um site comparador de preços entre as principais locadoras do destino que você selecionar. Além de mostrar o preço mais baixo, o site deixa pagar em reais (sem IOF!) e em até 12x sem juros. Lembre-se de fechar com antecedência, pois os preços tendem a subir mais próximo à data da viagem.

Aluguel de carro na Costa Rica - Carro comum
Alugar um carro comum também é uma alternativa

8. Abastecendo o carro na Costa Rica

Na Costa Rica você irá encontrar 3 tipos de combustível: o diesel, a gasolina comum e a superior. Muitos carros 4×4 são a diesel, mas o que alugamos era gasolina – e a equipe da Nomad America nos instruiu a abastecer apenas com gasolina superior.

Não se esqueça de conferir o tipo de combustível do carro que você irá alugar.

Além disso, todos os postos contam com frentistas – não há auto atendimento. Muitos postos também contam com lojas de conveniência, mas não são todos.

E o importante: não há tantos postos de gasolina na estrada como estamos acostumados no Brasil. Por isso, vale a regra de sempre abastecer quando chegar na metade do tanque, para não passar sufoco desnecessário.

9. 5 dicas para economizar no aluguel de carro na Costa Rica

9.1. Reserve seu carro com antecedência

Essa é a dica mais importante: não deixe para fechar seu aluguel em cima da hora.

Se você pretende alugar com a Nomad America, o ideal é reservar o quanto antes. Eles não tem uma frota extensa e a busca é muito grande, ou seja, feche logo para não correr o risco de ficar sem carro e sem teto para dormir 🙂

Se você pretende alugar um carro normal, a dica para fechar com antecedência é principalmente por causa do preço. Nós mesmos pesquisamos com 2 meses de antecedência um carro normal, mas deixamos pra fechar em cima da hora. Resultado: pagamos mais caro pelo mesmo veículo que havíamos pesquisado. Não cometa o mesmo erro que a gente e feche logo sua reserva pelo Rentcars.

9.2. Retire o veículo no aeroporto.

Tanto a Nomad America como as locadoras listadas pela Rentcars têm a opção de retirada e entrega do carro no aeroporto. Essa é a melhor opção, pois você já economiza no transfer para saída do aeroporto e não gasta desnecessariamente com taxi.

9.3. Atenção aos itens adicionais

As locadoras de veículos sempre oferecem adicionais como GPS, cadeira de bebê, proteção estendida não sei das quantas, por aí vai. Pra que pagar mais por algo que não faz sentido? Analise bastante e recuse o que for dispensável.

O mesmo vale para o carro da Nomad America. Como você pode ver no site, eles já oferecem uma série de itens essenciais para camping. E sinceramente, o pacote é muito completo (já falei que foi uma das melhores experiências de viagem que já tivemos?) e atende até as necessidades que você não imaginava que iria ter.

Mas além disso, ainda há alguns adicionais, como prancha de surf, snorkel, cooler elétrico, internet portátil, etc. Mais uma vez, veja o que faz sentido para você e não gaste mais do que o necessário.

9.4. Recuse o GPS

Por que você vai pagar mais para ter um GPS se pode usar o GPS no seu celular? Não faz muito sentido ter esse custo, se por um valor ainda mais baixo você pode comprar um chip e usar a internet no celular para outras finalidades.

É possível comprar um chip local (há 4 empresas de telecom, sendo a Kolbi a mais indicada), mas nós preferimos comprar um chip de internet ainda no Brasil – usamos o chip do Viaje Conectado e recomendamos.

9.5. Atenção ao combustível na hora da devolução do carro

Esse quesito pode variar de locadora para locadora. Algumas estabelecem a política de devolução do tanque, enquanto outras te permitem escolher.

A opção que mais gostamos é a “full to full”, em que você recebe o tanque cheio e deve devolvê-lo cheio. Se esse for seu caso, lembre-se de abastecer o veículo antes de devolvê-lo, pois a empresa irá cobrar bem mais caro pelo combustível do que no posto, caso você não o entregue completo.

10. Aluguel de carro na Costa Rica: tipos de seguro

Esse foi o ponto mais confuso que encontramos quando decidimos alugar um carro na Costa Rica. Lemos muito sobre as locadoras tentando “empurrar” seguros, dizendo que eram obrigatórios.

No final das contas, concluímos que o único seguro verdadeiramente obrigatório é o seguro contra terceiros, aquele que cobre danos causados por você a outras pessoas. Esse seguro irá cobrir até U$20 mil de despesas com danos a terceiros, sendo que 20% serão dedutíveis (ou seja, você irá pagar 20% do prejuízo em caso de sinsitro).

Além desse, é comum você encontrar outros seguros como o CDW/LDW (Collision Damage Waiver/Loss Damage Waiver), que é o básico e que cobre danos ao carro em caso de furto, roubo, danos por acidentes e até perda total.

Há também o seguro Proteção Estendida, que irá cobrir todo o custo de terceiros (sem a dedução dos 20%).

Mais uma vez, analise o que faz sentido para você e não pague mais por um serviço que você julga desnecessário.

Outra dica é ficar de olho no valor total do aluguel do seu carro na Costa Rica: muitas vezes o orçamento não inclui o seguro contra terceiros, que é obrigatório. O preço final pode acabar ficando bem mais alto do que você imaginou. Então pesquise direitinho para não ter surpresas.

11. Seguro do carro x seguro viagem

Agora que já falamos dos tipos de seguro de carro, vamos falar de outro seguro que você vai precisar: o seguro viagem.

Nós nunca esperamos que imprevistos ou acidentes aconteçam. Mas acredite: é muito melhor contar com um seguro viagem se você precisar de atendimento médico, se sua bagagem sumir, se seu voo atrasar, etc.

Vale ressaltar que seguro viagem não é obrigatório na Costa Rica, mas nós recomendamos que você faça mesmo assim. Para isso, recomendo uma pesquisa no Segurospromo, um site comparador de preços entre as melhores seguradoras do mercado. O bom é que ele permite comparar todas as opções e sempre mostra o melhor preço. Nós conseguimos um desconto com eles, então é só usar nosso código EMALGUMLUGAR5 na sua compra para conseguir 5% de desconto.

Seguros Promo

Curtiu nossas dicas para viajar de carro pela Costa Rica? Nós aproveitamos muito nossa road trip e recomendamos muito alugar um carro na Costa Rica! Se tiver mais alguma dúvida, deixe nos comentários!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

🇨🇷 Dois ícones da Costa Rica: surf e por do sol ☀️ 🏄‍♀️ Como o país é estreito e comprido , quase todas as praias do lado do Pacífico têm espetáculo do pôr do sol garantido (isso quando as chuvas tropicais não atrapalham). Fora a água naquela temperatura gostosa e um tanto de ondas tranquilas, ótimo pra quem quer aprender a surfar. A gente até se animou fazendo umas aulinhas, mas precisava de mais uma temporada por lá pra se manter na prancha por mais tempo. Alguém aqui pensando em voltar? 😬😛

Saindo da rota: todo destino tem aqueles cantinhos escondidos, que não estão em nenhum guia de viagem ou que você nunca ouviu falar antes, por mais que tenha pesquisado tudo sobre o lugar. ⠀
“E se a gente virar aqui, onde que vai dar?”
⠀
Eu não sei vocês, mas pra gente uma das melhores partes da viagem é poder andar pelo desconhecido. É esticar a caminhada ou virar à esquerda no atalho, e chegar ali só pra ver o que que tem.
⠀
É verdade que você pode chegar numa rua sem saída (e obviamente não é em todo destino que dá pra fazer isso). Mas é numa dessas que você descobre um lugar especial, que já faz valer a viagem todinha – que até vale cortar atração do roteiro só pra aproveitar mais aquela descoberta. ⠀
O desconhecido definitivamente faz nossos olhos brilharem! E para você, qual o grande momento em uma viagem?⠀ ⠀
____________________________
⠀

🇨🇷 Na Costa Rica você passa o dia inteiro babando pelo azul, pra chegar no fim de tarde e ficar embasbacado com esse rosa. 😍😱 É um pôr do sol mais lindo que o outro por aqui! ☀️

🇨🇷 A viagem pela Costa Rica ainda nem acabou e a gente já está com saudades – principalmente de quando estávamos com um 4×4.
⠀
Ele não só nos permitia dormir em qualquer lugar (uma delícia de casinha ambulante da @nomad_america ⛺️), como fazia da nossa road trip uma experiência bem mais confortável.
⠀
No começo achamos que não era tão necessário assim um carro desses pra rodar  pelo país… até trocarmos ele por um mini kart e começar a sentir cada buraquinho da estrada! 🚗 ⠀
O que importa é que, seja no carrão ou no carrinho, estamos curtindo demais o país! 😎 ⠀
👉 E ficam as dicas: viajar de carro é SIM a melhor forma de explorar a Costa Rica. E um carro alto não é necessariamente obrigatório dependendo do destino, mas definitivamente vale pagar um pouco a mais pelo conforto – assim você não perde a paciência pelos buracos do caminho 😊 🕳

🇨🇷 Do que mais gostamos na Costa Rica?
⠀
Estamos há um tempão aqui tentando responder essa pergunta, sem sucesso obviamente. 🤷‍♀️
⠀
Mas se tem uma coisa que ganhou nosso coração aqui são as praias: a grande maioria das que visitamos estavam praticamente desertas.🏝
⠀
Não paramos pra contar quantas visitamos, mas certamente passaram de 50. Todas – eu disse TODAS – têm aquele ar de natureza intocada. Nada de bagunça, nada de comércio lotando a areia, nada de prédios em volta… Nada de nada, somente mar quentinho + areia cheia de siris, hermitões – e alguns cachorros simpáticos. 🐚🦀🐶
⠀
🏊‍♀️ E enquanto vamos ali dar um mergulho, fica o conselho aqui de colocar Costa Rica nos seus planos de viagem, tá? Juro que vc não vai se arrepender 😊👍

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!