Avistamento de baleias no Peru: um encontro com as gigantes no litoral norte | Em Algum Lugar do Mundo

UM ENCONTRO COM BALEIAS NO LITORAL DO PERU

Como é o avistamento de baleias no norte do país: mais uma experiência incrível de viagem

  • Caio
  • -
  • 16 de janeiro de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

É verdade que conhecer o litoral do Peru não estava nos nossos planos de viagem. Nosso roteiro incluía algumas lindezas como Cusco, Machu Picchu, Huaraz e Arequipa. Mas quando a gente descobriu que estaríamos no Peru na época de avistamento de baleias, não pensamos duas vezes: mudamos o roteiro e marcamos nosso encontro com essas gigantes. Afinal, tem gente que gosta de baleias, mas eu sou aficcionado por elas!

Como mudar de planos é nossa especialidade, já estava decidido: seguimos rumo ao norte do Peru, em uma viagem longa e cansativa para chegarmos ao litoral. Com os ajustes no roteiro e preparados para as longas horas na estrada (viajamos de carro pela América do Sul), lá fomos nós para mais uma experiência inesquecível nas nossas vidas.

Um pouco sobre o litoral norte do Peru

Nunca tínhamos ouvido falar muito sobre as praias do país. Mesmo não sendo um litoral dos mais bonitos, o lugar é muito buscado por surfistas, já que existem excelentes pontos para praticar o esporte por ali.

Máncora talvez seja a praia peruana mais conhecida internacionalmente. É o principal destinos dos surfistas ao final de cada ano, já que nessa época o mar fica repleto de ondas devido uma corrente. Passamos 3 dias em Máncora, aproveitando um pouco do calor – depois de uma bela temporada de frio em outros destinos peruanos.

Farol de Máncora

Máncora foi nosso ponto de partida para Los Órganos, uma praia a 10 minutos de Máncora,de onde saem os tours de barco para avistamento de baleias. A praia em Los Órganos é mais tranquila, já que conta com menos estrutura para receber turistas. Mas nós fomos lá com um objetivo definido: ver as enormes baleias jubarte.

Avistamento de Baleias no Litoral do Peru
Muelle, ou Píer em Lós Órganos

A temporada de baleias no Peru

A temporada de observação de baleias jubarte na costa peruana começa no dia 15 de julho e termina no dia 15 de novembro. Por ali chegam as baleias vindas da Antártida, que param nessa região para se acasalar e reproduzir. As baleias da costa do Peru são conhecidas como as baleias jubarte mais acrobáticas do mundo. E para nossa sorte, conseguimos assistir um verdadeiro espetáculo dessas gigantes no mar!

Como é o passeio para avistamento das baleias no Peru

Existem algumas empresas que oferecem esse passeio, saindo do píer de Los Órganos. Nós escolhemos fazer o tour com a Oceanica Expeditions. O tour é feito em um iate, muito do confortável por sinal. A equipe era composta por um capitão, dois marinheiros e 4 biólogos.

Depois de apresentada a tripulação, seguimos rumo a uma antiga plataforma de petróleo. Esse seria nosso primeiro ponto de parada, de onde era possível avistar alguns animais.

Mas avistamos algo logo no início do passeio, que nos levou a uma parada inesperada.

Fora do roteiro: a tentativa de resgate de uma baleia

Em menos de 10 minutos no mar, algo chamou nossa atenção: bem próxima ao nosso barco tinha uma baleia, paradinha na superfície. E ao chegarmos mais perto vimos que ela estava toda embolada em redes. E foi nesse momento que eu comecei a viver uma das experiências mais intensas da minha vida.

Avistamento de Baleias no Litoral do Peru
Analisando a situação da baleia enrolada nas redes

Com um olhar desanimador, os biólogos diziam que nada poderia ser feito. E eu inconformado, perguntei se realmente iríamos apenas olhar. Na mesma hora eu insisti para tentarmos salvar o animal e me coloquei à disposição (sim, eu sou instrutor de mergulho).

Uma bióloga e um marinheiro também se ofereceram. E assim pegamos uma mísera faca de cozinha e um canivete: era o que tínhamos no barco. Colocamos máscaras de mergulho e nadadeiras e caímos na água.

Fomos nos aproximando e, antes de chegar mais próximo à baleia, dei uma volta no animal para entender melhor a situação – e ela era bem crítica. Ela estava totalmente embolada, não mexia direito a cauda nem as nadadeiras.

Fomos nos aproximando mais, porém todas as vezes que tocávamos na baleia ou na rede, ela afundava. Foram algumas tentativas, entre idas e vindas ao barco, reaproximação com a baleia – e toda vez ela afundava.

Durante esse momento, só passava na minha cabeça aqueles vídeos de golfinhos e baleias, enrolados em redes, sufocados em plásticos, como se pedissem ajuda. Mas infelizmente nossa baleia não facilitou as coisas, afundando toda vez que tocávamos nela.

Como não tínhamos equipamento necessário, não tivemos outra saída a não ser retornar ao barco e seguir viagem. Eu poderia ter passado o dia todo ali em tentativas frustradas de salvá-la, mas havia outros turistas esperando para ver mais baleias. Foi com certeza a situação mais frustrante que já vivi, e a imagem da baleia enrolada na rede vai ficar pra sempre na minha memória

Avistamento de Baleias no Litoral do Peru Mancora
Uma imagem pra ficar guardada pra sempre

Seguindo passeio para avistamento de baleias

Totalmente abalado, segui com o grupo até a plataforma de petróleo. Lá avistamos lobos marinhos descansando e diversas espécies de aves marinhas como a fragata.

No caminho, pudemos avistar muitas baleias nadando – dessa vez em liberdade. Algumas faziam demonstrações com a cauda, enquanto outras nadavam com seus filhotes. Um espetáculo inesquecível.

Avistamento de Baleias no Litoral do Peru
Antiga plataforma de petróleo
Avistamento de Baleias no Litoral do Peru
Aquela demonstração linda com a cauda
Avistamento de Baleias no Litoral do Peru
Uma mãe com seu filhote

Quando percebemos que uma mãe e seu filhote nadavam bem tranquilos próximo ao barco, eu ainda me recuperando da frustração, resolvi tirar uma foto com drone. Era minha chance de me sentir um pouco realizado, já que ser cinegrafista da National Geographic era tipo um sonho de infância. Foi uma cena linda, mais uma memória marcante para esse dia!

Mais e mais baleias

Durante o passeio é possível avistar outros animais como golfinhos e arraias mantas. Durante a primeira metade do nosso tour, já havíamos visto algumas baleias, mas nenhuma delas tinha dado um daqueles saltos.

Até que uma bióloga da equipe recebeu uma mensagem dizendo a localização de uma baleia, que já tinha dado mais de 20 saltos. Fomos direto em sua direção. Não demorou muito para vermos um filhote ensaiando um salto e, de repente, bum! Aquele animal enorme, que pode chegar a 30 toneladas, sai da água num salto impressionante!

Avistamento de Baleias no Litoral do Peru
Eu sei que é a mesma foto da capa, mas valia repetir

OK, essa imagem também não vai sair da minha cabeça, mas uma lembrança feliz.

Curiosidade | você sabe por que as baleias pulam? Tanto o macho quanto a fêmea têm esse tipo de comportamento, e elas podem pular por diversos motivos: estabelecer hierarquia, limpeza da pele, comunicação, convite para socializar ou até mesmo para “dizer” a sua localização.

E você, também iria até o litoral do Peru para encontrar baleias?

Sem dúvidas essa foi uma das melhores experiências que tivemos ao longo da nossa viagem pela América do Sul. Se você também ama baleias e contato com a natureza, certamente não se arrependerá de fazer esse passeio.

Não se esqueça do seguro viagem!

Lembre-se que um seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila e sem maiores estresses. Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela América do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas.

Por isso, recomendamos fazer uma pesquisa pela Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Caio

37 anos. Carioca. Vascaíno. Ama mergulhar. Não come frutas, verduras nem legumes, mas tem prazo para virar vegetariano. Administrador, trabalhou no mercado financeiro e em telecom. Usou o sonho da viagem como pretexto para realizar outros sonhos: comprar um drone, produzir vídeos e tornar-se instrutor de mergulho.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Peru: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!