COMO COMPRAR INGRESSO PARA MACHU PICCHU: TIRA DÚVIDAS E PASSO A PASSO

Todas as dúvidas esclarecidas e um passo a passo para realizar a compra dos ingressos

  • Adriana
  • -
  • 15 de outubro de 2018
  • 4 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Se você está planejando uma visita a Machu Picchu, já deve ter percebido que é necessário planejamento. E uma das maiores dúvidas que os viajantes têm é sobre como comprar ingresso para Machu Picchu: há diferentes tipos de ingresso, regrinhas para cada um deles, comprar pela internet não é tão simples assim… É de deixar qualquer um confuso, né? Mas calma que explicamos tudo aqui nesse post!

como comprar ingresso para machu picchu
Carimbo no passaporte confirmando a passagem por Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas

Confira agora todas as informações de como comprar ingresso para Machu Picchu: onde comprar, quais os tipos de ingresso, como comprar seu ingresso de Machu Picchu pela internet. E mais algumas dicas importantes para sua viagem ser perfeita!

Onde comprar ingresso de Machu Picchu

Você pode comprar seu ingresso de Machu Picchu de 5 formas:

1. Reserva e pagamento online: no site oficial do Ministério de Cultura do Peru. Essa é a forma mais prática de garantir seus ingressos para Machu Picchu, mas nem sempre a mais fácil (devido às limitações de cartão de crédito). Na compra online ainda é cobrada uma taxa de 4% pela conveniência. Ao final desse post montamos um passo a passo para a compra online.

2. Direto em Cusco: em um dos escritórios do Ministério de Cultura do Peru. Endereço: Calle Garcilaso, s/n. esquina com a Plaza Regocijo (a uma quadra da Plaza de Armas).

3. Direto em Águas Calientes: no Centro Cultural, diariamente das 5h15 am às 20h45.

4. Reserva online + pagamento presencial: se achar mais prático, dá pra reservar online e realizar o pagamento no Ministério da Cultura em Cusco ou em Águas Calientes. A limitação aqui é que , após a reserva, você terá até 3 horas para ir ao local fazer o pagamento. Isso significa ter que fazer a reserva já durante a sua viagem.

5. Com uma agência de viagem: muitas agências vendem o ingresso para Machu Picchu mediante uma taxa. O que eles fazem é comprar o ingresso no site oficial e repassar para o cliente, cobrando um valor em cima dessa transação. Não vemos motivo para comprar através de uma agência.

Ingresso para Machu Picchu: informações, preços e qual deles comprar

Existem 3 tipos de ingresso para Machu Picchu, e cada um dos ingressos dá acesso a uma área diferente do lugar. Antes de saber como comprar seu ingresso para Machu Picchu, é importante definir que tipo de experiência você quer ter por lá: deseja conhecer apenas o sítio arqueológico de Machu Picchu? Pretende subir na montanha Huayna Picchu? Ou prefere subir na Montanha Machu Picchu?

Além dessa decisão, é importante considerar que cada um dos 3 ingressos tem um limite de visitantes diários. Isso porque há um tempo atrás, o governo do Peru limitou o número de visitas por dia em alguns destinos turísticos (Machu Picchu está nessa lista). Dessa forma, são 5.940 visitantes que podem visitar Machu Picchu diariamente. Considerando que Machu Picchu é o principal destino turístico do Peru, não é tanta gente assim.

Veja abaixo as informações sobre cada um dos ingressos para Machu Picchu e escolha qual comprar:

Opção 1: Ingresso Machu Picchu

Valor: 152 soles

Limite: 2.500 pessoas / dia.

Esse é o ingresso mais comum e com maior disponibilidade. Indicado para quem quer conhecer Machu Picchu sem encarar longas caminhadas. Com esse ingresso é possível visitar toda a cidade de Machu Picchu, incluindo a Porta do Sol e a Ponte Inca. Esse ingresso não costuma esgotar, sendo possível compra-lo na véspera. De qualquer forma, não custa nada garantir a compra antecipada.

Há duas opções de horário: o primeiro grupo é das 6h às 12h e o segundo grupo é das 12h às 17h30. Você deverá escolher seu horário na hora da compra do ingresso.

como comprar ingresso para machu picchu
A clássica vista de quem compra ingresso apenas para as ruínas

Opção 2: Ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu (grupo 1: das 7h às 8h // grupo 2: das 10h às 11h)

Valor: 200 soles

Limite: 200 pessoas em cada grupo / dia.

Para quem não tem medo de altura e tem um mínimo de preparo físico (não precisa ser atleta), vale fazer a trilha subindo para Huayna Picchu. Ela é a montanha que aparece no fundo das clássicas fotos de Machu Picchu. O caminho envolve degraus de pedra bem estreitos e a subida pode levar até 1h30 (considere o tempo da descida, um pouquinho mais curto).

Há duas opções de horários para esse tipo de ingresso: o primeiro grupo deve entrar entre 7h e 8h, enquanto o segundo é das 10h às 11h. Devido à limitação de visitantes por dia (apenas 200 por grupo), é o ingresso que se esgota mais rápido. Programe-se para comprar com pelo menos 3 meses de antecedência.

como comprar ingresso para machu picchu
Huayna Picchu, a direita, vista do Sun Gate

Opção 3: Ingresso Machu Picchu + Montanha Machu Picchu

Valor: 200 soles

Limite: 400 pessoas / dia.

Outra opção para quem quer um pouco de aventura e desafio, a subida pela Montanha Machu Picchu pode levar até 2 horas. Essa fica do lado oposto e não é tão presente nas fotos. Esse ingresso é menos buscado que o de Huayna Picchu, mas também é indicado a compra com pelo menos alguns dias de antecedência

como comprar ingresso para machu picchu
A montanha Machu Picchu é o ponto mais alto dessa foto e dá uma visão diferente da cidade perdida

Qual melhor horário para visitar Machu Picchu

O sítio arqueológico de Machu Picchu abre das 6h às 17h30.

Caso você opte pelo ingresso Machu Picchu + uma das montanhas, você obrigatoriamente deverá ir pela manhã. Caso vá fazer apenas a cidade de Machu Picchu, terá que escolher entre o turno da manhã (6h às 12h) ou da tarde (12h às 17h30).

Quem escolher ir no turno da manhã para assistir o belíssimo nascer do sol, deverá acordar de madrugada para encarar a fila do ônibus ou fazer a a trilha, que liga Águas Calientes à entrada de Machu Picchu.

Dizem que a fila do ônibus começa às 3h, embora os ônibus só comecem a subir às 6h. Nós chegamos na longa fila às 4h45 e só entramos no ônibus às 6h25 – e não assistimos o sol nascendo. Vale dizer que os portões de entrada a Machu Picchu só abrem às 6h.

Se você está com preguiça de madrugar ou simplesmente não faz questão, pode escolher ir à tarde tranquilamente. O lugar está sempre cheio, então isso não é parâmetro para definir o melhor horário de visitas.

Preciso de guia para visitar Machu Picchu?

A nova regra de visitação a Machu Picchu (que entrou em vigor em 2018) diz que nenhum visitante pode acessar o sítio arqueológico sem estar acompanhado de um guia. Na prática, não há controle sobre isso: você poderá entrar com ou sem guia. Nós entramos sozinhos e não tivemos nenhum problema.

Caso você queira os serviços de um guia, poderá contratar tanto em uma agência como na própria entrada de Machu Picchu. Há guias que oferecem serviços privados, mas você também pode se juntar a um grupo de até 16 pessoas.

Como comprar ingresso para Machu Picchu pela internet

Hoje em dia não tem nenhum mistério em fazer compras online, certo?

Bem, isso não se aplica na hora de comprar ingresso para Machu Picchu. Isso porque a compra só pode ser realizada com um cartão internacional Visa (e muitas vezes só funciona com aquela opção Verified by Visa).

Portanto, antes de ir até o site oficial de compra, o primeiro passo para comprar ingressos de Machu Picchu pela internet é garantir que a compra possa ser efetivada pelo seu cartão:

  • Primeiro, verifique com a Central de Atendimento se a opção “Verified by Visa” do seu cartão está habilitada.
  • Em seguida, faça seu cadastro no Visa Secure Checkout.
  • Por último, confirme se o Internet Banking está instalado no seu computador

Estando tudo ok com esse estágio “pré-compra”, siga os passos seguintes:

  • Acesse o site oficial para compra. Não realize a compra por nenhum outro site que não seja o oficial.
  • Passo 1: escolha o local que quer visitar (Machu Picchu) e o tipo de ingresso que deseja. Nesse momento você deve escolher tanto o tipo de ingresso como o dia e horário de preferência.
  • Passo 2: preencha seus dados para reserva. Para diminuir as chances de erro durante o processo de compra, não use acentos ou caracteres em seu cadastro. Também não atualize ou feche a página antes de finalizar a compra.
como comprar ingresso para machu picchu - Reserva
Processo de reserva no site oficial
  • Passo 3: confirme a reserva, informando seu e-mail. Em seguida, você receberá no email cadastrado um comprovante com o seu código de reserva. Você vai precisar utilizá-lo para efetivar a compra.
  • Após receber o e-mail, volte ao site oficial e clique na opção “PAGOS”. Inclua o número da sua reserva. Uma tela surgirá para incluir os dados do cartão de crédito. Preencha com seus dados. E pronto! Seu ingresso chegará no email cadastrado.
como comprar ingresso para machu picchu
Ingresso pago online
  • Caso tenha algum problema com a compra, pode entrar em contato com o atendimento pelo e-mail callcenter@culturacusco.gob.pe. Eles costumam atender as solicitações e oferecer suporte quando necessário.

E agora, já sabe tudo sobre como comprar ingresso para Machu Picchu? Se tiver mais alguma dúvida, é só deixar nos comentários!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Peru: explore

4 comentários em “COMO COMPRAR INGRESSO PARA MACHU PICCHU: TIRA DÚVIDAS E PASSO A PASSO”

  1. Nilcea Fernandes disse:

    Adorei as dicas de como, onde e tipos de ingressos comprar. Sei que as montanhas não consigo subir, mas posso visitar a cidade de Machu Picchu, a Porta do Sol e a Ponte INCA. Beleza!

    1. Caio Farias disse:

      Certamente você vai se apaixonar por Machu Picchu! O lugar é incrível. Conhecer a cidade perdida dos Incas foi algo transformador!

  2. Marlom disse:

    Eu comprei um pacote turístico com a Peru Hop, de Lima para Cusco, mas não quis incluir o ingresso para Machu Picchu, aí segui o conselho da Adriana que está aqui nessa página para comprar o ingresso e deu certo. Obrigadão!

    1. Caio Farias disse:

      Que bom Marlom!! Boa viagem, você vai curtir muito!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!