Escrito por Adriana
17 de setembro de 2019
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Não importa se você é um viajante experiente ou se está indo pela primeira vez para fora do país: entender como funciona o seguro viagem internacional é sempre uma dúvida. Então aproveite, pois nesse post iremos esclarecer tudo sobre o assunto!

Recebemos diversas perguntas recorrentes. Uns não entendem direito o que é o seguro viagem internacional ou para que ele serve. Outras pessoas não sabem onde contratar ou mesmo quando é obrigatório viajar com um seguro. Há também a dúvida de como acioná-lo durante a viagem em caso de necessidade.

Esclarecendo todas as questões de uma vez por todas: confira nesse guia completíssimo tudo o que você precisa saber sobre como funciona o seguro viagem internacional e prepare-se para sua próxima viagem!

Vale dizer que usamos um site comparador de preços para todas as nossas viagens, que só oferece seguradoras credenciadas e sempre apresenta os melhores preços. No final do post tem cupom promocional para comprar seu seguro com desconto 🙂

Mas vamos começar esclarecer todos os pontos pra que você não fique nenhuma dúvida sobre como funciona o seguro viagem internacional:

Como funciona o seguro viagem internacional - Chegando de viagem
Antes da sua viagem para outro país, não esqueça de contratar o seguro viagem internacional

O que é o seguro viagem internacional? 

O seguro viagem internacional é um tipo de seguro que cobre determinados custos e perdas que você possa ter durante sua viagem.

Em outras palavras, é uma proteção que você pode (e deve) contratar para eventuais empecilhos que possam ocorrer durante seu deslocamento ou estadia no destino.

Para que serve o seguro viagem internacional? O que ele cobre?

Frequentemente vendido como um pacote, o seguro viagem internacional pode incluir vários tipos de cobertura.

Por regra da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), toda seguradora que atua no Brasil deve obrigatoriamente oferecer pelo menos uma dessas coberturas em um seguro viagem internacional:

  • Despesas médicas, hospitalares ou odontológicas – apenas para acidentes ou enfermidades ocorridas durante a viagem, o que não inclui doenças pré-existentes;
  • Repatriação por razões médicas;
  • Traslado em caso de doença grave;
  • Repatriação do corpo em caso de morte;
  • Seguro de vida em caso de morte durante a viagem;
  • Invalidez permanente em caso de acidente durante a viagem.
Como funciona o seguro viagem internacional - Emergência médica
Já imaginou uma emergência médica?

Porém, a maioria das empresas incluem muito mais coberturas em seus pacotes. Alguns dos serviços oferecidos são:

  • Reembolso de despesas em caso de cancelamento ou interrupção de viagem;
  • Reembolso e/ou assistência no caso de perda de bagagem e bens pessoais;
  • Assistência jurídica se necessário (por exemplo, caso se envolva em um acidente de trânsito);
  • Assistência com transferência bancária e novas reservas em caso de voos cancelados.
  • Atendimento telefônico 24h
Como funciona o seguro viagem internacional - bagagens
Ou um problema com a sua bagagem?

Portanto, é importante comparar os serviços de diversas seguradoras para encontrar o melhor custo x benefício (ou seja, o preço mais baixo com a maior cobertura).

Quando é obrigatório contratar um seguro viagem internacional?

Diversos países exigem que o viajante tenha um seguro viagem internacional já no momento da entrada, ou seja, na hora de passar pela imigração.

Ou seja, o seguro viagem internacional é obrigatório em alguns destinos.

Entre eles estão os membros do Espaço Schengen, o que inclui os países da União Europeia e outros como Croácia, Romênia, Suíça, Bulgária, Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Além disso, a Irlanda e o Reino Unido, apesar de fazerem parte da União Europeia (por enquanto), exigem seguro viagem com valor diferente daquele estabelecido pelo Tratado Schengen.

Na América Central e do Sul, Cuba, Equador e Venezuela são os únicos a exigir seguros viagem, cada um com valores e regras diferentes.

Já na Oceania, apenas a Austrália exige seguro viagem, mas apenas para quem vai passar mais de um mês no país ou têm motivos diferentes para viajar, como trabalho ou estudo.

Para quem viaja para os Estados Unidos, apesar do seguro viagem internacional não ser obrigatório, é altamente recomendado contratá-lo porque os custos de atendimento médico no país são extremamente altos.

Faça uma pesquisa em nossa página de seguros antes de contratar o seu, mas geralmente as empresas oferecem pacotes que já obedecem às regras de cada destino, garantindo que o seguro viagem será válido em cada caso.

Vou para um país em que o seguro NÃO é obrigatório. Devo contratá-lo mesmo assim?

A resposta é definitivamente sim.

Considere o seguro viagem internacional como um plano B. Se durante a viagem você sofrer de algum contratempo, você sabe que o seu seguro de viagem vai cobrir gastos extras.

Estas situações vão desde uma dor de barriga forte até perder toda a sua bagagem durante a viagem.

Por isso, mesmo que o país para onde você vai não exija um seguro viagem internacional, contratar um irá garantir que nada atrapalhe suas férias.

Até porque, em comparação com outros gastos como passagem e hotel, o seguro viagem internacional sai bem barato! É só pesquisar com antecedência para encontrar o melhor seguro viagem por um bom preço.

No final das contas, ao contratar um seguro viagem internacional, o pensamento é: melhor tê-lo e não usá-lo do que não tê-lo e ficar no prejuízo caso algo aconteça.

Qual o melhor seguro de viagem internacional

A resposta simples é: depende.

Cada seguradora oferece pacotes diferentes, dependendo do perfil do viajante e do destino. Portanto, pergunte-se como, quando, para onde e com quem você vai viajar antes de contratar o seguro mais barato.

Viajar com crianças, idosos e gestantes aumenta um pouco os gastos em seguro, mas também os fatores de risco. Portanto, viajar sem um seguro viagem internacional nestes casos é quase uma loucura.

Outro fator de risco são esportes radicais. Se sua viagem irá incluir atividades como escalada, surf, trilha, canoagem ou qualquer outra aventura, fique atento. O melhor seguro viagem internacional para você será aquele que oferece cobertura para atividades de risco.

Onde contratar o melhor seguro viagem internacional

O nosso recurso favorito na hora de contratar um seguro viagem internacional é usar um site comparador de preços. Para isso, nós recomendamos que você faça sua pesquisa pela nossa página de seguros.

Pelo site você consegue fazer a cotação baseada em seu próximo destino, apresentando todas as opções de seguradoras credenciadas para você comparar os serviços e, assim, escolher o melhor seguro viagem internacional de acordo com suas necessidades.

Além disso, o site tem um recurso ótimo que nos permite comparar até 4 apólices diferentes de uma vez. Fica bem mais fácil encontrar o melhor seguro viagem internacional para nós comparando todos os serviços prestados de uma vez.

Como contratar o melhor seguro viagem internacional: passo-a-passo

1. Informe seus dados

Na tela inicial do site, selecione seu destino e preencha as demais informações, como sua data de ida e volta.

Ao selecionar seu destino, o site já seleciona as opções de seguro que atendem às exigências daquele país. Por exemplo, se você vai para algum país europeu dentro do Tratado de Schengen, ele só irá mostrar opções de seguro que atendam a essa exigência

Como funciona o seguro viagem internacional: página de seguros
Preencha o formulário com todos os dados

2. Compare as opções

O resultado padrão do site irá ordenar a busca por relação custo-benefício. Para filtrar de acordo com o preço, é só clicar na opção “menor preço”.

Como funciona o seguro viagem internacional: opções de seguro
Veja todas as opções de seguro disponíveis

É nesse momento que você irá comparar as opções e ver a cobertura que cada empresa oferece. As empresas listadas têm ótima reputação, então não precisa se preocupar quanto a isso.

Como funciona o seguro viagem internacional: tela de comparação
Na dúvida de qual escolher, é só comparar!

3. Finalize seu pedido com desconto

Esse é o último passo: hora de finalizar sua reserva – e garantir um bom desconto!

Nós ainda conseguimos para nossos leitores um cupom de desconto. É só usar o cupom EMALGUMLUGAR5 no checkout para garantir 5% de desconto no seu seguro viagem internacional.

E outra boa notícia: há ainda um desconto adicional de 5% caso você opte por pagar com boleto bancário!

Como funciona o seguro viagem internacional: como finalizar
Agora é só finalizar a sua compra

Como acionar o seguro viagem internacional na viagem

Pronto, você já tem seu seguro viagem internacional contratado, conseguiu entrar de boa no país de destino e está curtindo a viagem.

De repente, algo dá errado e você precisa acionar o seguro viagem. Como fazer isso? Como funciona o seguro viagem internacional na prática, caso você precise dele?

Bom, antes de tudo, uma dica: tenha sempre uma cópia da sua apólice contigo durante a viagem. Pode ser que na imigração te peçam um comprovante do seguro, então já guarde esse papel contigo. Deixe junto com o passaporte ou em outro lugar seguro.


É bom deixar também uma cópia com alguém de confiança, que possa ser facilmente contactado em caso de emergência. Isso é especialmente importante para quem viaja sozinho.

Agora, é importante saber como funciona o seguro viagem internacional se você precisar acioná-lo:

Se algo acontecer, é só você ligar no número de atendimento 24h da seguradora e seguir as instruções deles. Eu sempre viajo com um chip internacional e deixo salvo o número da seguradora no celular, só para garantir.

Vale dizer que, em caso de atendimento médico, há duas possibilidades: A primeira é você pagar adiantado e depois ser reembolsado. Ou ainda, a seguradora poderá te encaminhar para um hospital onde você será atendido sem ter que pagar nada. Na dúvida, veja as regras após a contratação.

De qualquer forma, guarde todos os comprovantes de atendimento, compra de remédios e tratamentos feitos durante a viagem para você possa pedir o reembolso ou apenas comprovar que foi atendido.

Tendo tudo isso em mente, basta contratar o seu seguro viagem internacional e embarcar feliz e tranquilo!

Qual a diferença entre seguro viagem e assistência viagem?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto a esses dois termos. Mas atualmente, seguro viagem e assistência viagem se tornaram uma coisa só. Os dois querem dizer a mesma coisa: trata-se de um seguro viagem, exatamente do que estamos falando nesse post.

O termo assistência viagem se diferenciava de seguro viagem até 2016, quando a SUSEP mudou a resolução, extinguindo a assistência viagem.

Até então, o seguro viagem tratava de reembolsar o segurado caso ele precisasse de atendimento. Ou seja, o cliente pagava e era reembolsado depois.

Já no caso da assistência viagem, o segurado entrava em contato com a empresa caso precisasse de auxílio, e essa já a direcionava para o atendimento, sem que o cliente precisasse arcar com os custos de imediato.

Hoje em dia, ao contratar o então seguro viagem internacional, cabe ao cliente escolher a modalidade que quer: se irá pagar e ser reembolsado posteriormente ou se prefere ser direcionado pela seguradora para atendimento sem ter que pagar por isso.

Seguro viagem internacional: garanta seu desconto

Agora que você já entendeu tudo sobre como funciona o seguro viagem internacional e já está pronto para fazer sua compra, chegou a hora do desconto!

Nós fechamos uma parceria onde conseguimos para nossos leitores um cupom promocional.

Para garantir 5% de desconto no seu seguro viagem internacional, basta usar o cupom EMALGUMLUGAR5 na finalização de sua compra pelo site.

E outra boa notícia: caso você opte por pagar com boleto bancário, há ainda um desconto extra de 5%. Ou seja, você consegue até 10% de desconto na sua compra. Aproveite!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário