Como ir de Madri a Barcelona: carro, trem, ônibus ou avião? | Em Algum Lugar do Mundo

COMO IR DE MADRI A BARCELONA: CARRO, AVIÃO, TREM OU ÔNIBUS?

Confira todas as opções de transporte que ligam as duas maiores cidades da Espanha.

  • Adriana
  • -
  • 18 de abril de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Está planejando visitar a Espanha e quer incluir suas duas maiores cidades no roteiro? Então aproveite nossas dicas e confira como ir de Madri a Barcelona!

Nesse post mostramos todos os meios disponíveis: carro alugado, trem, ônibus e avião. Falamos das vantagens e desvantagens de cada um e damos todas as informações para você escolher o melhor transporte disponível. 

como ir de madri a barcelona: cidade de madri
Madri: conheça as principais formas de ir da capital à Barcelona

Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para poder visitar o país? Confira o nosso post sobre seguro viagem para a Espanha e saiba como contratar!

Para começar: qual a distância de Madri a Barcelona?

Para quem deseja fazer o trajeto entre as duas cidades, a distância de Madri a Barcelona é de 630 km. Porém, o tempo de deslocamento pode variar bastante de acordo com o meio de transporte que você escolher.

Existem quatro formas de de realizar esse trajeto: ônibus, carro alugado, avião ou trem.

A seguir, nós explicamos como funciona cada uma delas, além dos preços e o tempo de viagem. Confira:

Como ir de Madri a Barcelona: meios de transporte

  1. Carro alugado
  2. Trem
  3. Ônibus
  4. Avião

1. Como ir de Madri a Barcelona – Carro

Se você curte uma viagem mais independente, tem um pouquinho de flexibilidade no roteiro ou deseja fazer uma road trip, alugar um carro é sua melhor opção de como ir de Madri a Barcelona.

Ao alugar um carro, você terá a liberdade de montar seu próprio roteiro e fazer a viagem no seu ritmo. O ideal é deixar um espaço no itinerário para poder curtir a paisagem e fazer pausas em pequenas cidades ao longo do caminho. 

como ir de madri a barcelona: carro
Você pode alugar um carro e fazer o seu próprio roteiro

Dica | Para aluguel de carros na Europa, nós recomendamos e usamos o Rentcars. Ele é um comparador de preços que sempre mostra os menores preços entre as melhores locadoras. Ah, e o pagamento é feito em real (sem IOF!) e em até 12x sem juros!

O que eu preciso saber para ir de carro de Madri a Barcelona? 

O tempo aproximado de viagem de carro de Madri até Barcelona é de seis horas, isso se você não realizar nenhuma parada. Então é preciso saber que você ficará, pelo menos, seis horas dirigindo. 

Por ser uma viagem longa, o ideal é você fazer pelo menos uma parada no caminho. Dependendo do seu trajeto, é possível conhecer as cidades de Valência ou Zaragoza por exemplo.

Durante o caminho, há pedágios, totalizando algo em torno de 32 euros. 

Alugar um carro para conhecer somente as cidades de Madri e Barcelona pode não ser muito vantajoso: você irá gastar com gasolina e estacionamento, e também pode ficar agarrado em algum trânsito. Além disso, o transporte público funciona muito bem nas duas cidades, dispensando o uso do carro. 

  • Pontos positivos | Você pode planejar o seu próprio roteiro e sair a hora que quiser. Se estiver viajando em família ou com amigos, o custo sai bem mais em conta do que as demais opções.
  • Pontos negativos | A viagem é longa e pode ser cansativa se apenas uma pessoa dirigir. Pode sair mais caro do que um trem-bala ou ônibus se não tiver com quem dividir os custos de gasolina, pedágios e estacionamento.

Se você deseja saber mais sobre como alugar um carro, temos um post falando sobre o aluguel de carro na Espanha, com 12 dicas imperdíveis!

2. Como ir de Madri a Barcelona – Trem

Já imaginou viajar a mais de 300 km por hora em um trem? Sim, essa velocidade é alcançada pelo AVE (Alta Velocidad Española), o trem-bala da Espanha, sendo uma das opções mais procuradas de como ir de Madri a Barcelona.

Com mais de 30 viagens diárias entre as cidades, o trem de alta velocidade sai da estação Puerta de Atocha, no centro de Madri, e vai em direção a Estação Sants, em Barcelona. 

A viagem dura cerca de duas horas e meia ou três horas, dependendo da quantidade de paradas que o trem fizer. 

como ir de madri a barcelona: trem
O trem-bala é muito procurado entre os turistas

Dica | Antes de ir para a sua plataforma de embarque, vale a pena dar uma volta pela Estação Puerta de Atocha, que possui uma construção antiga e muito bonita. 

Embora não seja a opção mais barata de como ir de Madri a Barcelona, o trem é super confortável e entra no topo da nossa lista quando o assunto é custo x benefício.

Com essa opção, você não precisa encarar horas de viagem dentro de um ônibus ou dirigindo em um carro, além de não precisar chegar com horas de antecedência para um embarque, como acontece nos aeroportos.

O trem de alta velocidade possui assentos grandes e confortáveis, garantindo uma viagem curta e tranquila, ideal para quem viaja com crianças, deseja fazer um bate e volta ou simplesmente quer curtir melhor a experiência. 

Afinal, quanto custa o trem de Madri a Barcelona?

Em média, uma passagem somente de ida pode custar menos de 56€ euros comprando com antecedência e conseguindo uma promoção – mas esse valor pode chegar até 129€. Se você deseja garantir ida e volta, os valores podem variar entre 120 a 138 euros.

Em relação a quantidade de malas, você pode ficar tranquilo(a), pois é permitido até três bagagens por passageiro, sem exceder o peso de 25 kg.

Dica | A empresa que opera o trem-bala é a Renfe. Para comprar nossas passagens, nós usamos o site da Omio, que é um comparador que mostra todas as opções de transporte pelos melhores preços. 

Por ser muito procurado, a recomendação é comprar as passagens com uns dias de antecedência, para garantir bons descontos e escolher o seu assento. O trem pode acabar saindo a opção mais cara de como ir de Madri a Barcelona se você deixar muito para cima da hora, então planeje-se!

  • Pontos positivos | Assentos grandes e confortáveis, saindo do centro de Madri e chegando ao centro de Barcelona, com duração média de 3 horas. 
  • Pontos negativos | O preço, já que o trem costuma ser a opção mais cara de como ir de Madri a Barcelona.  

3. Como ir de Madri a Barcelona – Ônibus

Buscando a forma mais barata de como ir de Madri a Barcelona? Pois o ônibus deve ser sua escolha se sua prioridade é economizar.

Porém considere que, ao escolher fazer o trajeto de ônibus, sua viagem será mais demorada e cansativa: esse deslocamento pode levar cerca de seis a oito horas, e costuma ter duas paradas ao longo do caminho.

O terminal de ônibus de Madri é o Madrid Sur, mas você também tem a opção de embarcar na estação Avenida de America. Ao embarcar no ônibus, o destino final é o terminal Estació Nord, em Barcelona. 

O acesso aos terminais das duas cidades podem ser feitos através do metrô.

Onde comprar as passagens de ônibus para o trajeto Madri – Barcelona? 

Você pode realizar a sua compra pelo Omio, o mesmo site comparador de preços que usamos para as passagens de trem. Na verdade, ele serve para comprar passagens de avião, ônibus e trem por toda a Europa. O site é super confiável e mostra sempre os melhores preços.

Os valores das passagens de ida e volta variam entre 60 a 73 euros. Com promoções, as passagens podem sair por menos de 30 euros. 

O limite de bagagem por passageiro é de 30 kg, e você também pode levar uma mala de mão.

  • Pontos positivos | É a opção mais barata de como ir de Madri a Barcelona.
  • Pontos negativos | Maior tempo de viagem comparado as outras opções, com mais de 8 horas de viagem, podendo ser cansativa e desconfortável.

4. Como ir de Madri a Barcelona – Avião

Se você busca como ir de Madri a Barcelona no menor tempo possível, o avião pode ser uma boa escolha. Mas vamos com calma pois há ressalvas.

Com grande quantidade de voos diários, sendo uma ponte aérea da Espanha, os voos de Madri a Barcelona duram cerca de 40 a 60 minutos.

como ir de madri a barcelona: avião
O avião é uma das alternativas de transporte mais rápidas

As companhias aéreas Iberia, Air Europa e Vueling (essa cia só permite uma bagagem de mão) realizam voos diretos entre os aeroportos de Barajas, em Madri e El Prat, em Barcelona.

Porém, fique ligado: apesar do tempo de voo ser curto, você deve considerar o tempo de deslocamento até os aeroportos, além da necessidade de chegar ao aeroporto com uma hora e meia de antecedência. No final das contas, a viagem de trem pode levar o mesmo tempo que de avião.

Quanto custa uma passagem de avião de Madri a Barcelona?

Se você deseja pagar barato, sua passagem precisa ser comprada com antecedência. As passagens de ida e volta podem variar entre 60 a 160 euros, dependendo da época. 

Fique atento às datas de fim de semana e feriados, pois os valores das passagens aumentam significativamente. 

Na hora de comprar as passagens, também preste atenção em relação à quantidade de malas, pois algumas companhias só permitem bagagem de mão.

  • Pontos positivos | A opção – relativamente – mais rápida de como ir de Madri a Barcelona. É possível conseguir passagens de ida e volta mais baratas do que o trem.
  • Pontos negativos | É preciso chegar ao aeroporto com pelo menos uma hora e meia de antecedência do seu voo.

Sabendo todas essas opções de como ir de Madri a Barcelona, planejar sua viagem ficou bem mais fácil!

Aproveite para conferir os nossos posts sobre 10 atrações imperdíveis em Madri e o que fazer em 3 dias em Barcelona

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

36 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Espanha: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Beleza e caos. É assim que a gente define o Pesqueiro na Praia Grande em Arraial do Cabo.Esse lugarzinho fica no canto esquerdo da Praia Grande e, apesar dessa confusão visual, é o nosso cantinho favorito dessa praia!

Depois de uma hora observando esse catioro nadando, resolvemos voar com o drone para tentar entender o que estava acontecendo… E aí é que descobrimos o segredo dele: ele tem amigos embaixo d’água! 🐢🐢

CANSEI DE SER CACHORRO!🐕 AGORA SOU UMA FOCA!
Vocês acham que só gente que gosta do mar de Arraial do Cabo??🌊🌅 Quando parei de olhar o relógio, já fazia mais de uma hora que esse catioro nadava… Entendo, pq se eu pudesse tava até agora nadando com ele ali!
Esperando tudo isso passar pra correr pra essa água…

Hoje é aniversário da cidade de Arraial do Cabo – e a gente queria estar comemorando assim! 🌅🌊 Apesar da cidade ter se emancipado de Cabo Frio há apenas 35 anos, ela já tem pra lá de 517 anos (o navegador Américo Vespúcio chegou por aqui em 1503). Além disso, aqui é o lugar que chamamos de casa quando não estamos viajando. 🏠♥️ Parabéns Arraial do Cabo, a gente ama você!
Fotão📷 do @vazaonde

E por aqui seguimos revirando HDs de fotos para reviver momentos das nossas viagens.Caminhando pela Praia de Coqueirinho em 🏝️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!