Como planejar uma viagem internacional em 10 passos | Em Algum Lugar do Mundo

COMO PLANEJAR UMA VIAGEM INTERNACIONAL EM 10 PASSOS

Pensando em fazer sua primeira viagem para o exterior? Confira esses 10 passos e garanta uma viagem inesquecível!

  • Adriana
  • -
  • 18 de abril de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Quem nunca sonhou em viajar para o exterior? Aquela vontade de se aventurar em outro país, conhecer novos lugares, culturas e pessoas diferentes… Acontece que, ao pensar em como planejar uma viagem internacional, muita gente sente aquele frio na barriga. Se você se assusta só de pensar em toda a parte burocrática e, principalmente, no dinheiro, calma que vamos te ajudar!

Documentos, passagens, dinheiro, seguro viagem, vacinação e acomodação… é tanta coisa que dá até um nó na cabeça de quem quer fazer a primeira viagem internacional

como planejar uma viagem internacional: dicas e passos
Confira todos os passos necessários para realizar uma viagem internacional

Por isso, nós facilitamos sua vida com uma lista com tudo que você precisa saber para embarcar em seu primeiro voo para o exterior. Confira os 10 passos fundamentais de como planejar uma viagem internacional

Como planejar uma viagem internacional: passo-a-passo

  1. Passaporte
  2. Visto
  3. Passagens aéreas
  4. Seguro Viagem
  5. Planejamento financeiro
  6. Dinheiro
  7. Vacinação
  8. Acomodação
  9. Roteiro 
  10. Malas

1. Como planejar uma viagem internacional: Passaporte

O passaporte é um documento padrão que te permite embarcar e cruzar a fronteira de outros países, sendo indispensável na nossa lista de como planejar uma viagem internacional.

como planejar uma viagem internacional: passaporte
O passaporte é o documento padrão para realizar viagens internacionais

O uso deste documento é necessário para quase todos os países do mundo. A exceção fica por conta de alguns países da América do Sul que não exigem passaporte, onde apenas o RG é aceito para o embarque.

Se você ainda não possui o documento, fique tranquilo(a), pois não é nenhum bicho de sete cabeças tirá-lo:

Primeiramente, você precisa preencher um formulário no site da Polícia Federal e pagar pela taxa de emissão do passaporte, que atualmente está custando R$257,25

Após a confirmação do pagamento, é só agendar data e horário na Polícia Federal e levar todos os documentos necessários.

Dica 1 | Não deixe para tirar o passaporte em cima da hora, pois o prazo de entrega pode demorar até um mês. 

Dica 2 | Caso já tenha um passaporte, cheque a data de validade, pois alguns países exigem pelo menos 6 meses de validade do documento. Se o documento já estiver vencido, será preciso fazer uma nova emissão.

2. Como planejar uma viagem internacional: Visto

Assim que estiver com o seu passaporte em mãos, é hora de saber se o país que você irá visitar exige o visto para brasileiros.

Caso o país exija o visto, você precisará entender como obtê-lo. 

Em alguns casos, você deverá retirar o visto ainda no Brasil, no Consulado ou Embaixada do destino. 

Em outros casos, o visto poderá ser retirado já no destino final – essa modalidade de visto é conhecida como “Visa on Arrival”. Ainda no aeroporto, após o desembarque, você deverá pagar uma taxa e tirar uma foto (ou levar uma, a depender das exigências do destino) para ter seu visto emitido e sua entrada liberada no país.

Há ainda alguns países que permitem que o visto seja solicitado online, os chamados “e-visas”.

Em resumo, cada caso é um caso. Por isso é muito importante conferir direitinho as exigências do país para onde você vai viajar. Pelo site do Itamaraty é possível conferir uma lista com todos os países que exigem ou não visto para brasileiros.

3. Como planejar uma viagem internacional: Passagens aéreas

Depois de conferir a documentação, está na hora de dar um grande passo para realizar sua primeira viagem internacional: a compra da passagem aérea.

Estamos falando agora de um dos quesitos que mais pesam no custo total de uma viagem. Mas calma que tenho boas dicas para você!

como planejar uma viagem internacional: passagens aéreas
A passagem aérea é um dos principais requisitos de uma viagem internacional

Se você quer garantir uma passagem aérea mais barata, você precisa saber que existem alguns fatores que influenciam no valor final: o período da sua viagem (alta ou baixa temporada) e o dia da semana que você irá fazer a compra são apenas alguns deles.

Existem diversas formas de economizar em passagens aéreas. Algumas delas são:

  • a palavra mágica é flexibilidade. Quanto mais flexível você conseguir ser com suas datas de viagem, maiores são as chances de conseguir um bom preço.
  • o assunto é controverso, mas é verdade sim que há variação de preços da passagem durante a semana.
  • se você ainda não tem destino definido ou data específica, é possível pesquisar passagens em promoção para “destino em aberto”. Já conseguimos preços inacreditáveis dessa forma!

Dica | Nós temos gostado bastante do site Passagens Promo para buscar preços de passagens. Mas é sempre válido buscar em lugares diferentes. 

Para saber tudo sobre como economizar nessa etapa, é só conferir o nosso post com 10 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas!

4. Como planejar uma viagem internacional: Seguro viagem

A nossa recomendação não somente para sua primeira viagem internacional, como para todas as próximas: sempre faça um seguro viagem, pois ele pode ser o seu melhor amigo para inúmeros imprevistos. Ele é a garantia de cobrir determinados custos e perdas que você pode ter durante a viagem. 

O seguro viagem é obrigatório para vários países ao redor do mundo e sua principal função é cobrir custos relacionados à saúde, como idas ao hospital, médicos, clínicas odontológicas e até mesmo seguro de vida em caso de morte. 

Além de serviços médicos, há opções de seguro que oferecem outros benefícios, como cobertura em casos de perda ou roubo de documentos e extravio de bagagem; e ainda reembolso em caso de cancelamento ou interrupção da viagem.

como planejar uma viagem: seguro viagem
Com o seguro você garante uma viagem mais tranquila

Minha intenção não é te assustar, mas sim falar a verdade: acidentes podem acontecer, e é sempre importante prevenir. 

Desde a minha primeira viagem internacional até hoje, eu já precisei usar o seguro viagem 6 vezes. Depois disso, você acha que eu me arriscaria a embarcar sem seguro?

Nós recomendamos que você acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação. E a boa notícia: você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Temos um post específico sobre Seguro Viagem, explicando detalhadamente todos os custos e perdas que ele cobre e como contratá-lo!

5. Como planejar uma viagem internacional: Planejamento financeiro

O passo a passo de como planejar uma viagem internacional vai muito além de passagens aéreas, passaporte e visto.

Afinal de contas, de que adianta ter documento em dia e voo comprado se você  não tiver uma reserva financeira para realizar a viagem?

Por isso, ter um bom planejamento financeiro é um ponto importantíssimo na hora de planejar sua primeira viagem internacional.

como planejar uma viagem internacional: dinheiro
O planejamento financeiro é indispensável em uma viagem

O ideal é você realizar um cálculo aproximado com todos os gastos que você terá durante a viagem. Considere pontos como acomodação, alimentação, passeios, transportes, compras e possíveis imprevistos. 

Para um controle ainda maior, vale fazer um cálculo do quanto você pode gastar por dia de viagem. Assim fica bem mais fácil de saber com o que você pretende usar o seu dinheiro e até evitar aqueles gastos desnecessários.

Confira o nosso post sobre planejamento financeiro, com 7 passos para garantir que sua viagem caiba no seu orçamento!

6. Como planejar uma viagem internacional: Dinheiro

Como acabamos de mostrar, o dinheiro faz parte do planejamento financeiro. Mas o que vamos falar aqui é sobre o dinheiro da moeda local, aquele que você vai precisar levar durante a sua viagem. 

Ao pensar em como planejar uma viagem internacional, você deve ter atenção a esse tópico, pois existem diversas coisas a se considerar.

Para começar, você precisa saber qual é a moeda local do país que você irá viajar. 

como planejar uma viagem internacional: dinheiro
Saiba como trocar o real pela moeda do país que você irá visitar

Depois, você deve verificar se existe a compra dela aqui no Brasil. E ainda, entender se é mais válido comprar a moeda local ou dólar (para fazer o câmbio para a moeda local já no país de destino).

Como se não bastasse, você precisa conferir se é mais vantajoso levar dinheiro em espécie ou usar outro recurso. Hoje em dia existem várias opções de como levar dinheiro para o exterior, como cartão pré-pago, cartão de débito ou crédito internacional, transferwise, entre outros.

Aproveite para conferir nosso post com tudo que você precisa saber sobre como levar dinheiro em viagem internacional.

7. Como planejar uma viagem internacional: Vacinação

Estar com a vacinação em dia é um dos pontos principais na hora de planejar sua primeira viagem internacional, já que vários destinos exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), sendo a da febre amarela uma das mais exigidas pelos países. 

como planejar uma viagem internacional: vacinação
Não deixe de verificar as vacinas obrigatórias para o país de destino

Você pode verificar se o país para onde está viajando exige o comprovante através do site da ANVISA e acessar o site do Governo onde tem todas as explicações de como adquirir o certificado.  

8. Como planejar uma viagem internacional: Acomodação

A escolha de onde você irá se hospedar vai depender do seu estilo como viajante. Mas não importa se você é do luxo ou da economia: é fundamental escolher sua acomodação com antecedência para garantir uma boa experiência de viagem. 

Quanto antes você fizer essa escolha, maiores são as chances de conseguir uma hospedagem por um bom preço e bem localizada.

E por falar nisso, a localização é super importante para facilitar a sua locomoção pela cidade. Opte por acomodações onde haja fácil acesso a transportes públicos e também dos pontos turísticos da cidade em que você deseja conhecer. 

Além disso, faça a pesquisa de hospedagem em sites conhecidos (nós sempre usamos o Booking.com) e sempre leia as avaliações de outros clientes para saber se aquela propriedade que deseja se hospedar é realmente boa ou somente aparência. 

E para saber mais sobre o assunto, confira este post com todas as dicas para economizar com hospedagem

9. Como planejar uma viagem internacional: Roteiro

Depois de resolver todas as questões burocráticas, chegou a hora de planejar os pontos turísticos que deseja conhecer e se aventurar pelo país que você irá viajar. 

Essa é nossa parte preferida de como planejar uma viagem internacional!

Antes de embarcar em sua viagem, defina quais os locais que você deseja conhecer e as principais atrações. Você deve incluir o custo de cada uma delas e quanto tempo precisa para concluir seu roteiro, para que consiga distribuir bem as atividades ao longo dos seus dias. 

Aproveite para conferir as dicas que já demos aqui no blog. Você irá encontrar dicas para diversos destinos entre América, Europa, Ásia e África

10. Como planejar uma viagem internacional: Malas

Não tem como planejar uma viagem internacional sem pensar no que levar na mala, né?

Tem gente que ama e tem gente que odeia fazer malas. A verdade é que, quando começamos a fazer a nossa mala, bate aquele friozinho na barriga nos dizendo que está chegando a hora de embarcar! 

Mas essa parte também requer alguns cuidados…

como planejar uma viagem internacional: malas
Um dos momentos mais esperados de uma viagem

Além do destino em si, você também precisa saber se durante a sua viagem estará frio ou calor, para decidir qual tipo de roupa você irá levar. Veja também os lugares que você colocou em seu roteiro, vendo o estilo de roupa de cada um deles.

É preciso ter muito cuidado com os excessos, até porque você vai querer voltar com alguns mimos que irá comprar durante sua estadia no país.

Além disso, você precisa verificar com a sua companhia aérea sobre os tamanho e peso das malas permitidos em seu voo, pois isso pode variar conforme a empresa. 

Informe-se também sobre as taxas de bagagem: algumas empresas cias cobram à parte, enquanto outras já incluem a tarifa no valor final da passagem.

Dica extra: internet

Eu não sei você, mas nós somos daqueles que não ficam desconectados por muito tempo, nem durante a viagem. 

Seja para usar o GPS, conferir o horário das atrações, encontrar um bom restaurante no destino… o celular está sempre na mão.

Na verdade, eu acredito que ter internet não é apenas útil como também importante. 

Ao pensar em como planejar uma viagem internacional, considere que estar conectado pode te passar mais segurança. Seja para mandar uma mensagem confirmando sua reserva no hotel, seja para fazer uma ligação e acionar seu seguro viagem… existem vários cenários em que a internet pode ser de fato uma mão na roda.

Por isso, escrevemos um post com 4 formas diferentes para usar internet no exterior. Confira as opções e escolha a melhor para você!

E além dessas dicas, você também pode conferir em nosso blog uma listagem com 10 aplicativos indispensáveis de viagem! 

Depois desses 10 passos de como planejar uma viagem internacional, você vai garantir que a sua viagem seja inesquecível! 

Foto em destaque: Flickr.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

36 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!