Como Viajar de Graça ou Gastando Muito Pouco com Acomodação | Em Algum Lugar do Mundo

COMO VIAJAR DE GRAÇA OU GASTANDO MUITO POUCO COM ACOMODAÇÃO

Já pensou em como viajar de graça, sem ter que gastar com hospedagem? Veja as melhores opções pra economizar na sua próxima viagem e não pagar acomodação.

  • Adriana
  • -
  • 12 de junho de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Atualizado em 20 de abril de 2017.

Ainda tem gente que cisma em dizer que viajar é algo muito caro e só pra quem tem grana sobrando. Parem com isso! É possível sim ir pra diversos lugares do mundo sem ter que gastar nada – ou muito pouco –  com acomodação. Você já parou pra pensar em como viajar de graça (ou quase), sem ter que gastar com hospedagem?

Hotéis e resorts 5 estrelas estão aí aos montes pra quem pode bancar luxo e conforto. Só que para a maioria dos viajantes, é o gasto com acomodação que mais pesa no bolso. Acontece que hoje em dia só gasta muito quem quer ou quem não busca alternativas pra viabilizar a tão sonhada viagem.

Pra quem ainda não acredita: em nosso primeiro ano de viagem, conseguimos fechar quase 9 meses de acomodação DE GRAÇA! E é isso que nos possibilita seguir em frente. Se você estiver disposto a buscar oportunidades, eu GARANTO que você também consegue viajar sem torrar sua grana  com acomodação.

E pra facilitar sua vida, reunimos aqui nesse post as melhores e mais variadas opções. Comece sua pesquisa e boa viagem!

Como viajar de graça e economizar com hospedagem na sua próxima viagem

House sitting

Essa é a nossa forma preferida de como viajar de graça pelo mundo! Trata-se de se hospedar em uma casa/ apartamento enquanto os donos se ausentam por um período. Você ocupa a casa em troca de assumir a responsabilidade de cuidar dela. Ou seja, você pode ficar hospedado sem pagar nada por isso, mas deverá manter a casa em ordem, cuidar dos cachorros, do jardim, etc.

Leia mais sobre como se hospedar de graça com House Sitting.

Custo: você não paga nada pela hospedagem. O acesso ao site é gratuito para pesquisar as disponibilidades, mas para se candidatar a uma casa você deve pagar uma taxa, que te permite usar o serviço quantas vezes quiser em um ano! Levando isso em consideração, o valor da taxa não é alto e equivale ao preço médio de uma diária de hotel.

Nós buscamos oportunidades pelo site Trusted Housesitters. Mas há outros sites que oferecem esse serviço:

Trabalho voluntário

Nessa opção você garante acomodação gratuita em troca de trabalho. Normalmente as oportunidades exigem de 3 a 5 horas de trabalho diários e incluem folgas, mas fique atento pois cada vaga tem seus próprios requisitos.

Há milhares de oportunidades diferentes, que variam desde trabalhar na recepção de um hostel até dar aulas de kitesurfe, incluindo também ensinar um idioma para crianças carentes, dar suporte em abrigo de animais, trabalhar em fazendas orgânicas, entre outros.

Para mais informações, confira: como fazer trabalho voluntário no exterior em troca de acomodação.

Custo: variável. Alguns sites são totalmente gratuitos. Outros cobram uma taxa de inscrição (válida por 1 ou 2 anos), mas você não precisa pagar nada pelo trabalho. Há ainda alguns sites que não cobram taxa e que oferecem tanto vagas de trabalho gratuitas como pagas

Veja aqui alguns sites pra fazer sua busca de trabalho voluntário:

O blog O Melhor Mês do Ano tem uma seção só com experiências e informações sobre Workaway, confere lá!

Couchsurfing

Bastante conhecido entre viajantes, couchsurfing é quando você se hospeda na casa de alguém sem ter que pagar por isso. O anfitrião permite que você fique na casa dele(a) de graça e tudo que você precisa é interagir e ter vontade de trocar ideias e experiências com seu host. Essa é uma das formas mais conhecidas pelos viajantes de como viajar de graça.

Leia o post onde explico como funciona o Couchsurfing para mais detalhes.

Custo: gratuito. Você pode entrar em contato com todo mundo e conseguir uma casa sem pagar nada. Alguns sites cobram para que seu perfil de usuário seja verificado (gerando assim mais credibilidade e aumentando suas chances de ser aceito por alguém), mas esse é um serviço opcional e muitas pessoas não fazem.

Faça sua busca de Couchsurfing nesses sites:

Home Exchange ou Home Swaping (troca de casas)

É quando você troca de casas com alguém de outro país (quem assistiu ao filme The Holiday sabe o que é!). Geralmente a troca acontece simultaneamente: você irá ocupar a casa de uma pessoa enquanto ela irá se hospedar na sua casa. Porém, é possível deixar alguém vir pra sua casa e você usar esse “crédito” em outro momento.

Pode ser um pouco estranho a ideia de alguém se hospedar na sua casa enquanto você não estiver lá, mas lembre-se que você irá fazer o mesmo. Assim como no House Sitting, o Home Exchange funciona na base da confiança. E é sempre possível consultar os depoimentos, requisitos, etc.

Custo: A troca de casas é feita gratuitamente, mas os sites de Home Exchange cobram uma taxa de inscriçao, que pode variar entre 30 e 150 dólares dependendo do site.

Alguns sites para buscar Home Exchange são:

    
como viajar de graca

                                 
como viajar de graca

Boat Stay

Já pensou em se hospedar em um barco? Essa modalidade poderia entrar na lista de trabalhos voluntários, pois geralmente a acomodação é cedida em troca de ajuda. Mas o diferencial aqui é que, ao se hospedar em um barco, você garante não só acomodação gratuita como também o transporte!

Dois sites para consultar vagas de Boat Stay são:

           
Como viajar de graca
 
Como viajar de graca

Aluguel por curta temporada

Se nenhuma dessas possibilidades acima te servir, você ainda pode recorrer a outra alternativa antes de ter que reservar um quarto de hotel: alugar um quarto ou uma casa inteira por um curto prazo. Infelizmente não é de graça, mas muitas vezes sai mais barato do que se hospedar em um hotel.

O Airbnb é o mais popular nessa categoria de alugueis. Nós já usamos diversas vezes e recomendamos muito. Inclusive se você quiser se cadastrar, entre por esse link e ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva.

Existem também outros sites similares pra você realizar sua busca, dá uma olhada:

E você, conhece alguma outra forma de viajar de graça para recomendar pra gente? Conta aqui nos comentários!

Gostou do post? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas de viagem!

em algum lugar do mundo no facebook

E se você quiser mais informação pra sua viagem, confira esses posts:

Qual dessas opções você escolheria para economizar com acomodação na sua próxima viagem?

Texto originalmente publicado em Viagem Livre.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

🇨🇷 Dois ícones da Costa Rica: surf e por do sol ☀️ 🏄‍♀️ Como o país é estreito e comprido , quase todas as praias do lado do Pacífico têm espetáculo do pôr do sol garantido (isso quando as chuvas tropicais não atrapalham). Fora a água naquela temperatura gostosa e um tanto de ondas tranquilas, ótimo pra quem quer aprender a surfar. A gente até se animou fazendo umas aulinhas, mas precisava de mais uma temporada por lá pra se manter na prancha por mais tempo. Alguém aqui pensando em voltar? 😬😛

Saindo da rota: todo destino tem aqueles cantinhos escondidos, que não estão em nenhum guia de viagem ou que você nunca ouviu falar antes, por mais que tenha pesquisado tudo sobre o lugar. ⠀
“E se a gente virar aqui, onde que vai dar?”
⠀
Eu não sei vocês, mas pra gente uma das melhores partes da viagem é poder andar pelo desconhecido. É esticar a caminhada ou virar à esquerda no atalho, e chegar ali só pra ver o que que tem.
⠀
É verdade que você pode chegar numa rua sem saída (e obviamente não é em todo destino que dá pra fazer isso). Mas é numa dessas que você descobre um lugar especial, que já faz valer a viagem todinha – que até vale cortar atração do roteiro só pra aproveitar mais aquela descoberta. ⠀
O desconhecido definitivamente faz nossos olhos brilharem! E para você, qual o grande momento em uma viagem?⠀ ⠀
____________________________
⠀

🇨🇷 Na Costa Rica você passa o dia inteiro babando pelo azul, pra chegar no fim de tarde e ficar embasbacado com esse rosa. 😍😱 É um pôr do sol mais lindo que o outro por aqui! ☀️

🇨🇷 A viagem pela Costa Rica ainda nem acabou e a gente já está com saudades – principalmente de quando estávamos com um 4×4.
⠀
Ele não só nos permitia dormir em qualquer lugar (uma delícia de casinha ambulante da @nomad_america ⛺️), como fazia da nossa road trip uma experiência bem mais confortável.
⠀
No começo achamos que não era tão necessário assim um carro desses pra rodar  pelo país… até trocarmos ele por um mini kart e começar a sentir cada buraquinho da estrada! 🚗 ⠀
O que importa é que, seja no carrão ou no carrinho, estamos curtindo demais o país! 😎 ⠀
👉 E ficam as dicas: viajar de carro é SIM a melhor forma de explorar a Costa Rica. E um carro alto não é necessariamente obrigatório dependendo do destino, mas definitivamente vale pagar um pouco a mais pelo conforto – assim você não perde a paciência pelos buracos do caminho 😊 🕳

🇨🇷 Do que mais gostamos na Costa Rica?
⠀
Estamos há um tempão aqui tentando responder essa pergunta, sem sucesso obviamente. 🤷‍♀️
⠀
Mas se tem uma coisa que ganhou nosso coração aqui são as praias: a grande maioria das que visitamos estavam praticamente desertas.🏝
⠀
Não paramos pra contar quantas visitamos, mas certamente passaram de 50. Todas – eu disse TODAS – têm aquele ar de natureza intocada. Nada de bagunça, nada de comércio lotando a areia, nada de prédios em volta… Nada de nada, somente mar quentinho + areia cheia de siris, hermitões – e alguns cachorros simpáticos. 🐚🦀🐶
⠀
🏊‍♀️ E enquanto vamos ali dar um mergulho, fica o conselho aqui de colocar Costa Rica nos seus planos de viagem, tá? Juro que vc não vai se arrepender 😊👍

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!