Couchsurfing: Como Funciona? | Em Algum Lugar do Mundo

COUCHSURFING: COMO FUNCIONA?

Um guia com tudo que você precisa saber para economizar com acomodação, viver a cultura local e conhecer gente interessante

  • Adriana
  • -
  • 12 de junho de 2019
  • 11 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Hoje é dia de falar sobre mais uma opção para conseguir hospedagem de graça em uma viagem. Já conhece e sabe como funciona Couchsurfing? Na verdade, essa não é apenas uma forma do viajante economizar com acomodação: o principal objetivo do Couchsurfing é a possibilidade de explorar o mundo vivenciando o dia-a-dia da cultura local, na companhia de uma pessoa com mente aberta e disposta a hospedar um viajante.

Muitas pessoas que já ouviram falar de Couchsurfing pensam que a ideia é meio maluca, ou muito arriscada. Como assim se hospedar na casa de alguém que você nunca viu na vida?? Mas nós já usamos o Couchsurfing e só temos elogios. Claro que nós pesquisamos muito antes de experimentarmos, e agora vamos explicar tudo pra que você entenda o propósito por trás dessa ideia e saber como funciona Couchsurfing.

Como funciona Couchsurfing: tudo que você precisa saber

O que é Couchsurfing?

Couchsurfing é uma comunidade com mais de 5 milhões de membros de todos os cantos do mundo. É uma grande rede social que conecta viajantes e locais, permitindo que eles se encontrem pra dividir culturas e experiências. O uso mais comum do Couchsurfing é quando um viajante precisa encontrar alguém que esteja disposto a hospedá-lo em sua casa, de graça.

Veja também: Quer viajar mas a grana tá curta? Confira 7 passos para um planejamento financeiro para viajar. 

Como funciona?

O  novo usuário deve criar um perfil para entrar na rede, para que possa entrar em contato com outros membros e também participar de grupos com interesses e assuntos específicos.

Primeira dica: gaste um tempo para criar seu perfil detalhado, pois é ele que vai definir se alguém vai querer te receber ou não. É fundamental ser bem sincero na descrição, não esquecendo de dar uma atenção especial para detalhes e curiosidades. É desnecessário dizer que você tem uma mente aberta ou que gosta de viajar, já que isso é característica básica de todo mundo que está lá. Fotos também ajudam, coloque pelo menos uma que dê pra ver claramente seu rosto.

Como_Funciona_Couchsurfing
Casa em que nos hospedamos no nosso primeiro Couchsurfing

Para achar um local para dormir, você pode procurar membros da rede de acordo com a localização desejada e entrar em contato diretamente com eles.

Segunda dica: sugerimos enviar algumas solicitações, pois alguns usuários podem não ver sua mensagem, ou estarão indisponíveis no período.

Couchsurfing é o único site que oferece esse serviço?

Não é o único, mas é o maior e mais conhecido, logo irá oferecer mais chances de achar alguém disposto a oferecer hospedagem. Outros que funcionam de forma semelhante são Hospitality ClubGlobal Freeloaders e Be Welcome.

Couchsurfing é perigoso?

Como_Funciona_Couchsurfing
De uma forma geral, Couchsurfing é uma opção segura

Para nós, não. Nós nos sentimos bem seguros fazendo couchsurfing: nossa experiência foi daquelas de encher o coração de esperança de que ainda tem muita gente boa no mundo. Saímos de lá certos de que iremos repetir a dose.

Mas ok, concordamos que a questão de segurança é um ponto controverso. Nós ficamos relutantes em entrar nessa jogada no início, e existem alguns relatos assustadores na internet.

De qualquer forma, o site conta com um sistema de feedback, onde tanto o hóspede avalia quem o hospedou e vice-versa. Assim, todos os membros veem as avaliações de todos, o que ajuda a criar confiança e entender melhor o perfil da pessoa.

Onde você dorme?

Depende. Pode ser no sofá, no chão da sala com mais alguém, num quarto privado ou até num apartamento exclusivo, todinho pra você. Tudo depende do que a pessoa que vai te hospedar tem a oferecer. É possível achar essa informação no perfil do usuário no site, porém para mais detalhes, só perguntando.

Como_Funciona_Couchsurfing
Supresa boa: a cara de felicidade do Caio ao ver o quarto em que dormiríamos

Importante lembrar:

Couchsurfing não é um hotel, são pessoas que deixam você dormir na casa delas a troco de nada, simplesmente porque elas querem trocar experiências.

Terceira dica: Passe um tempo conversando, seja gentil e organizado, entenda e respeite as regras da casa. É o mínimo que você pode fazer pra retribuir o favor e fazer que a experiência seja positiva para todos.

Através do couchsurfing você poderá encontrar pessoas incríveis, que podem se tornar verdadeiros amigos, ou com quem você irá dividir bons momentos e construir boas lembranças. Aproveite sua experiência ao máximo.

Na prática: nossa primeira vez no Couchsurfing

Nós tratamos de entender direitinho como funciona Coucusurfing antes de iniciarmos nossa viagem. Fizemos o cadastro no site alguns meses antes de embarcarmos e enviamos algumas solicitações logo em seguida, depois de analisarmos alguns perfis. Em menos de uma semana, já conseguimos uma pessoa que aceitou nos receber em Joanesburgo, na África do Sul. Ou seja, tivemos uma solicitação aceita ainda no Brasil, em pouquíssimo tempo, e com poucas tentativas. Pela nossa insegurança inicial, decidimos enviar solicitações apenas para mulheres ou casais.

Até chegarmos em Joanesburgo, trocamos algumas mensagens com a Vanessa, alma caridosa que aceitou nos receber. Ela sempre respondia rapidamente com um tom amigável e positivo. Mesmo assim, traçamos um plano b caso desse algo errado. Ainda não nos sentíamos confiantes de que alguém iria receber dois estranhos assim, a troco de nada. Parecia bom demais pra ser verdade.

Nós e nossa anfitriã Vanessa

Mas era verdade. Vanessa não só nos recebeu em sua casa, como ainda foi nos buscar na estação de trem. Pelo caminho já fomos tagarelando e descobrindo sobre a vida dela e sobre a cidade, com direito a dicas e recomendações.

Ao chegarmos na casa dela, tínhamos um quarto nos esperando, com bombons em cima da cama e tudo! A gente se olhava pra ver se a ficha caía, o quarto era bem mais confortável do que o último albergue em que tínhamos dormido!

Durante toda nossa estadia tentamos manter o bom senso, deixando tudo no lugar, fazendo silêncio e respeitando o espaço. Correu tudo muito bem, exceto pelo fato de termos comprado um frango pro jantar antes de descobrir que ela era vegetariana! A gente não sabia onde enfiar a cara, mas deu tudo certo no final.

gato no couchsurfing
Shanti, nossa companhia na casa do Couchsurfing

O ponto ruim da nossa primeira experiência como couchsurfers foi que não tínhamos muita privacidade, pois pra ela sair de casa era preciso passar pelo nosso quarto. Ela também dormia cedo e com a porta aberta, o que nos deixava cheios de cuidados com barulho. Mas querer total privacidade já era demais né? Saímos de lá bem satisfeitos e já pensando quando será nossa próxima oportunidade de se hospedar através do Couchsrufing!

Nós adoramos Couchsurfing e indicamos para quem quer economizar na hospedagem, ter um contato maior com a cultura local e está aberto a fazer novos amigos. Além do Couchsurfing, confira também as diferentes formas que achamos para economizar em viagens.

Gostou do post? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas de viagem!

em algum lugar do mundo no facebook

E se você quiser mais informação pra sua viagem, confira esses posts:

E você, toparia se hospedar pelo Couchsurfing? E se você já se hospedou, como foi sua experiência?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

11 comentários em “COUCHSURFING: COMO FUNCIONA?”

  1. Maria gorete barboza de Farias disse:

    Achei muito interessante já vi pela TV algo parecido uma equipe fazer uma reportagem e escolher alguém pra passar a noite.. muito bom bom pra vc fazer uma grande economia… gostaria de participar..

  2. Ótimo essa opção tre que ser saudável e segura por as veses viajar ñ é o problema e sim o gasto com hotel.. com essa participação de acomodação é bem mas econômico… quero fazer parte…

    1. Caio Farias disse:

      Maria, é uma ótima opção para economizar com hospedagem e conhecer pessoas novas. Com o Couchsurfing você interage com locais, troca experiência, conhece um pouco mais da cultura e do dia dia da região em que você está. Nossa experiência foi muito positiva!

  3. Betânia Ortega disse:

    Abri minha casa , em Salvador, na época da Copa do Mundo, por não concordar com a exploração ao turista, já que as diárias no período aumentaram assustadoramente. Foi uma experiência ótima ! Recebi um inglês que passou 5 meses viajando de bicicleta pelo Brasil, cumprindo o objetivo de conhecer todas as sedes dos jogos. Depois, recebi um jovem casal francês e, por último, pai e filho turco ( escolhi eles porque já estive 3 vezes na Turquia, adorei o lugar e fui muito bem tratada 😀, foi uma maneira de retribuir ). Não recebi mais ninguém, temporariamente, porque fico menos em casa agora. Meus hóspedes foram simpáticos, agradaveis, perfeitos.

    1. Caio Farias disse:

      Que ótima a sua experiência!

  4. Betânia Ortega disse:

    Abri minha casa , em Salvador, na época da Copa do Mundo, por não concordar com a exploração ao turista, já que as diárias no período aumentaram assustadoramente. Foi uma experiência ótima ! Recebi um inglês que passou 5 meses viajando de bicicleta pelo Brasil, cumprindo o objetivo de conhecer todas as sedes dos jogos. Depois, recebi um jovem casal francês e, por último, pai e filho turco ( escolhi eles porque já estive 3 vezes na Turquia, adorei o lugar e fui muito bem tratada 😀, foi uma maneira de retribuir ). Não recebi mais ninguém, temporariamente, porque fico menos em casa agora. Meus hóspedes foram simpáticos, agradaveis, perfeitos.

  5. Augusto Farias Frainer disse:

    Que sensacional, com certeza vou experimentar. Obrigado pelas dicas!

  6. Thiago Kling disse:

    Muito bom Post Dri, Caio…

    Pra nós o CouchSurfing é uma das bases, já que queremos a gente sempre busca uma experiência mais imersiva na cidade, tentando entender a cidade pelos olhos e vivência de um local. Quando em nossa casa, nós adoramos a possibilidade de (viajar na viagem de alguém). Graças ao universo todas nossas experiências foram superpraserosas, inclusive o CouchSurfing me casou néh? hshsh

    A principio meus pais ficaram receosos, mas após umas poucas experiências passaram a querer cada vez mais e mais…

    Recomendo o CS à todos.

    1. Caio Farias disse:

      É Thiago, o Couchsurfing é uma excelente opção inclusive para enriquecer a experiência da viagem. Como você disse é conhecer um pouco a cidade pela ótica de quem mora lá. Vale muito a pena!

  7. Thaís Munerato disse:

    Como são um casal, vocês fizeram somente um perfil para os dois ou dois perfis separados?

    1. Caio Farias disse:

      Fizemos um perfil para os dois Thaís!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

E tem forma melhor de terminar o dia?Um por do sol mais lindo que o outro na Costa Rica ❤️☀️ Se por aqui tem vida noturna, a gente desconhece. Estamos despencando da cama cedo todos os dias pra aproveitar cada raio de sol, cada grão de areia, cada gota de chuva (sim, continua chovendo todo dia! Mas passa rápido) e cada segundo pura vida que estamos tendo nesse país incrível!
E eu (Dri) que não curto acordar muito cedo, tenho levantado com sorrisão na cara todo dia. Delícia de lugar!!

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!