ÁFRICA DO SUL

#emalgumlugardomundo

A África do Sul é o destino certo para quem gosta de aventura, história e natureza. Praias lindas, cidades vibrantes e o melhor da vida selvagem, tudo isso acompanhado de um belo vinho. Isso são apenas algumas das coisas imperdíveis que te esperam nesse lindo país. Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para África do Sul. E boa viagem!

Um breve resumo sobre a África do Sul

Geografia

Situada no extremo meridional do continente africano, a República Sul-Africana (RSA) ou África do Sul, como é conhecida, limita-se ao norte com a Namíbia, Botsuana, Zimbábue e Moçambique.

É banhada a oeste pelo Oceano Atlântico e a leste pelo Oceano Índico. Possui um território de 1.221 mil km² e uma população de 55 milhões de habitantes.

Economia

A África do Sul pode ser considerada a maior potência econômica e geopolítica do continente, sendo comparada economicamente a países como Chile e Brasil.

O país é rico em recursos naturais, sendo o maior produtor mundial de ouro. Os setores de comércio e serviço correspondem a 50% do seu PIB.

A África do Sul tem também um imenso potencial para o turismo, com atrativos que variam de praias a montanhas, de vinícolas premiadas a reservas naturais internacionalmente conhecidas, como o Parque Nacional Kruger.

História

Antiga colônia inglesa, a África do Sul tem uma história marcada principalmente pelo regime de segregação racial “Apartheid”, que foi instaurado em 1948 e durou até o início da década de 1990.

É impossível sair do país sem ser minimamente impactado pela história recente por que passaram e sem entender a importância de Nelson Mandela, principal representante do movimento antiapartheid e presidente do país de 1994 a 1999.

Religião

A maioria da população sul africana (quase 80%) é cristã. Há ainda no país uma pequena parcela de muçulmanos, hindus, judeus e outras religiões minoritárias.

Dinheiro

A moeda usada é o Rand, cuja cotação flutua bastante. Cartões de crédito e débito são bem aceitos no país, mas é melhor trocar ou levar dinheiro se sua viagem para África do Sul inclui safaris e destinos mais remotos.

Viagem para África do Sul - Notas de Rand
Rands Sulafricanos

Eletricidade

A voltagem é de 220 volts e o padrão da tomada é de três pinos redondos. Não se esqueça de levar Para evitar problemas, não se esqueça de levar um adaptador universal em sua viagem para África do Sul.

Vistos

Brasileiros não necessitam de visto para permanência de até 90 dias. É preciso apenas apresentar o passaporte com validade de até um mês (da data de retorno ao Brasil), com pelo menos uma página em branco.

Se sua viagem para África do Sul for por um período mais longo, são encontrados vários formulários no site da embaixada sul-africana para as mais diversas finalidades de estadia.

Segurança e Saúde

A África do Sul não é um país violento, mas é importante tomar alguns cuidados, como não sair com pertences caros à mostra.

Em alguns lugares, como Joanesburgo, também não é recomendável sair à noite, principalmente a pé. Neste caso, chame um táxi de confiança do hotel onde você está hospedado. Dependendo do lugar, procure sair em grupo ou junto do seu guia, caso tenha um.

Nós brasileiros devemos apresentar o certificado internacional de vacina contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

O sistema de saúde possui alguns problemas de super lotação. Já os hospitais particulares oferecem ótimo atendimento, mas são bem caros.

É aconselhável que turistas contratem um bom seguro de saúde internacional antes de viajar à África do Sul. Recomendamos fazer uma pesquisa no site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.

Seguros Promo

Idioma(s)

Essa é umas das características mais interessantes da África do Sul: o país possui 11 idiomas oficiais. Entre eles está o inglês que, apesar de ser falado em todo o país, na verdade é a quinta língua mais usada pelos sul-africanos.

O idioma mais usado é o Zulu, depois Xhosa, seguida pelos Afrikaans. No entanto, a maioria dos sul-africanos é multilíngue, assim você terá facilidade de se comunicar em inglês.

Festivais e eventos:

A África do Sul tem alguns feriados próprios, veja alguns deles:

Dia da luta pelos direitos humanos | a data de 21 de março é comemorada por ter sido o dia em que foi criada a Comissão dos Direitos Humanos do sul-africanos, marcando assim o dia antiapartheid.

Dia da liberdade | comemorado em 27 de abril, a data foi criada em virtude da realização das primeiras eleições democráticas do país, em 1994.

Dia da reconciliação | comemorado no dia 16 de dezembro, o feriado foi criado porque no início século XIX acontecia a luta contra o colonialismo britânico.

O que ver e fazer em uma viagem para África do Sul

Cape Town (Cidade do Cabo) | é a cidade mais visitada do país, além de ser conhecida como umas das cidades mais bonitas do mundo. Cape Town é famosa por várias de suas atrações, sendo a montanha Table Moutain uma das mais famosas. O mar aqui é lindo então aproveite e conheça as melhores praias de Cape Town. Não deixe de fazer o passeio até Boulders Beach e o Cabo da Boa Esperança, península no sul do continente africano que foi contornada pela primeira vez em 1488 por Bartolomeu Dias.

Viagem para África do Sul - Cape Town
Foto da cidade de Cape Town

Joanesburgo | a cidade é um dos melhores lugares para se aprender mais sobre a história do país. São passeios obrigatórios o Museu do Apartheid e o Constitution Hill, esse último onde Mandela e Mahatma Gandhi já estiveram presos. E vale a pena incluir no roteiro uma visita a Soweto, que fica nos arredores de Joanesburgo. Estando por lá, vá até à casa de Nelson Mandela e ao museu Hector Pieterson. Não deixe de passear pelo bairro descolado Maboneng.

Viagem para África do Sul - Joanesburgo
Museu do Apartheid, símbolo do que aconteceu em Joanesburgo

Garden Route | é possível – e totalmente aconselhável –  fazer uma viagem de carro pela costa sudeste da África do Sul. O percurso tem cerca de 200km, passando por lindas cidades como Mossel Bay, Knysna e Plettenberg Bay, finalizando em Tsitsikama. Pelo caminho você encontra lindas praias e cachoeiras, e ainda pode fazer um salto de bungee jump de uma ponte suspensa.

Viagem para África do Sul - Garden Route
A estrada liga Cape Town até Port Elizabeth

Parque Nacional Kruger | é uma das primeiras alternativas quando se pensa em safari na África do Sul. Lá encontramos os tão esperados Big Five (leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte), além de milhares de espécies de pássaros e seis diferentes ecossistemas. O Kruger é uma das mais diversificadas reservas animais do mundo, a maior da África do Sul e também uma das mais antigas.

Viagem para África do Sul - Kruger
Dois dos Big Five, os cinco grandes animais africanos

Addo Elephant National Park | nosso safari preferido pelo país. Neste parque o ponto alto são os elefantes: centenas de gigantes habitam essa enorme reserva. Mas uma enorme diversidade de animais vive por lá, sendo possível avistar centenas de espécies. O parque localiza-se a 75Km do aeroporto de Port Elizabeth, sendo viável a viagem para quem está percorrendo a Garden Route e quer dar uma esticadinha.

Viagem para África do Sul
Bando de Elefantes reunidos em um poço de água

Quer saber mais sobre safari? É possível fazer um safari combinando diferentes países do sul da África em uma mesma viagem. Confira o post que escrevemos com tudo que você precisa saber sobre um safari na África.

Acomodação na África do Sul

Recomendação de hospedagem na África do Sul

Cape Town | Mojo Hotel & Market, HomeBase. Mais opções no post onde ficar em Cape Town.

Joanesburgo | Margaret’s Place, Motel Mi Pi Chi

Garden Route | Bay Vista Guesthouse (Mossel Bay), AestAs Bed & Breakfast (Knysna), Lodge 96 (Oudtshoorn), Storms River Guest Lodge (Tsitsikama), Nothando Backpackers Lodge (Plettenberg), Funky Town (Jeffreys Bay), Treetops Guesthouse (Port Elizabeth)

Visão geral

Quanto aos hotéis, há uma ótima variedade de preços e estilos nos principais destinos do país, atendendo a todos os gostos. O diferencial são as acomodações nos parques, onde você encontrará desde espaços para camping até quartos e chalés.

Os preços de hospedagem no país são, no geral, mais acessíveis que no Brasil – e não faltam opções de luxo para quem quer conforto. Recomendamos que feche sua reserva com antecedência caso sua viagem para África do Sul ocorra na alta temporada.

Transporte na África do Sul

Avião

Os três principais aeroportos internacionais estão em Joanesburgo, Cape Town e, em menor medida, Durban (King Shaka). Se sua viagem para a África do Sul tiver o Brasil como ponto de partida, há algumas opções de companhias áreas, a depender da cidade de partida, como British Airways, South African Airways, Emirates e LATAM Airlines Brasil. Geralmente usamos os sites Skyscanner e Momondo para pesquisar e comprar passagens.

Existem inúmeros aeroportos domésticos, incluindo dois que atendem o Parque Nacional Kruger (Aeroporto Internacional Kruger Mpumalanga e Skukuza). No caso de voos domésticos, o limite de bagagem é de 20kg.

Transporte público

Dentro do país há sistema de transporte público (trens e ônibus), mas dependendo do lugar, pode não ser a melhor alternativa para os turistas. Isso não se aplica a Cape Town, onde os ônibus funcionam perfeitamente e atendem bem as principais regiões turísticas da cidade.

Chegando em Joanesburgo, vale usar Gautrain, o trem que faz conexão entre o aeroporto e a cidade. Esse sistema ainda inclui um serviço de ônibus que liga as estações de Gautrain com outras regiões da cidade.

Trem de luxo

Não podemos esquecer os luxuosos trens de viagem, como Blue Train e Rovos Rail, que passam pelas magníficas paisagens africanas. Neles você irá desfrutar de cabines luxuosas, refeições a bordo preparadas por um chef e ar-condicionado. São vários itinerários.

Viagem para África do Sul - Gautrain
Foto: Nithin bolar k [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)]

Carro

É claro que você também pode alugar um carro em sua viagem para África do Sul: o país possui uma boa rede rodoviária com estradas bem sinalizadas. Inclusive, essa é a melhor opção para percorrer a Garden Route. Nós normalmente alugamos carros pela Rentcars, um site que funciona como comparador de preços e sempre indica o valor mais baixo.

Outros

E por fim, para se locomover dentro das principais cidades, o táxi é sempre uma opção viável. Mas é bom sempre pedir a indicação do seu hotel. Nós também usamos Uber em Cape Town e Joanesburgo, e o serviço foi excelente.

Quando ir

Programar a data da sua viagem para África do Sul é muito importante para não ter decepções. Vale lembrar que o país fica no hemisfério sul e, portanto, possui as estações do ano nos mesmos meses que o Brasil.

As regiões norte, central e leste, que incluem áreas de interesse como o Parque Nacional Kruger, Joanesburgo e Durban, possuem verões chuvosos e invernos amenos e secos.

Já o lado oeste, que inclui Cape Town, Garden Route e arredores até a costa sul por volta de Port Elizabeth, é exatamente ao contrário, possuindo invernos chuvosos e verões secos.

A pergunta sobre quando ir depende do que você pretende fazer. Se você está procurando férias na praia, precisará voar para Cape Town de novembro a março (alta estação). A meia estação vai de maio a abril e setembro a outubro, coincidindo com o outono e a primavera, com clima ameno.

De julho a agosto é a baixa estação, ideal para observar a vida selvagem, pois são os meses mais secos na região dos safaris, levando os animais a se movimentarem mais em busca de água. Porém esses são os meses mais chuvosos na região de Cape Town, quando os preços tendem a ser mais baixos.

De julho a outubro é a temporada de observação das baleias nos arredores de Cape Town, sendo em setembro o período de maior incidência de aparecimento.

De uma forma geral, podemos dizer que a época ideal são os meses de agosto e setembro, pois pode-se aproveitar tanto o inverno seco na região dos Safáris, a alta temporada das baleias e também a menor incidência de chuva em Cape Town.

O que levar na mala em uma viagem para África do Sul

Lembre-se que a maioria dos passeios e atrações são ao ar livre, então leve roupas leves e confortáveis, além de um bom tênis para caminhada. Não se esqueça de levar um agasalho, porque em Cape Town venta bastante e nos safaris pela manhã faz frio.

Recomenda-se usar, nos safaris, roupas de cor neutra e clara porque as cores chamativas e escuras atraem mais insetos e mosquitos. É aconselhável levar também repelente, protetor solar, óculos de sol, boné ou viseira. Por fim, não se esqueça de levar uma boa mochila para ser sua companheira de aventuras.

O que comer na África do Sul

Braai | o famoso churrasco sul africano é uma das comidas mais populares (e deliciosas), encontrada em qualquer lugar do país. Pode ser considerado um verdadeiro evento social, assim como o nosso churrasco brasileiro, mas com um tempero e jeito únicos que só os sul africanos dominam.

Biltong | um dos aperitivos mais comuns de se encontrar pelo país. O biltong é uma carne seca que lembra o charque brasileiro. Porém os temperos e a forma de preparo são diferentes. Pode ser feito de diferentes carnes, como vaca, avestruz e bichos de caça.

Viagem para África do Sul - Biltong
Se você nunca comeu Biltong… Coma!

Chakalaka | é um acompanhamento típico dos pratos sul-africanos. Trata-se de um molho apimentado de vegetais, quase sempre com feijões, assim como cebola, alho, tomates e curry e outros ingredientes que variam muito.

Koeksister | um pouco parecido com o bolinho de chuva brasileiro. A receita consiste em uma massa que é frita e passada em uma cobertura tipo xarope.

Aproveite:

Lonely Planet Sul da África

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

ÁFRICA DO SUL: Explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!