Turismo na Alemanha - Guia de Viagem - EM ALGUM LUGAR DO MUNDO

ALEMANHA

#emalgumlugardomundo

Cenários com paisagens lindas, castelos majestosos, lindas construções típicas em estilo enxaimel: isso é apenas o começo do que você irá encontrar em uma viagem para Alemanha.

O país é tão rico em história que certamente você não terá tempo de assimilar tudo em apenas uma visita. Da queda do muro de Berlim, passando pelo seu histórico de guerras e indo até grandes nomes como Einstein e Karl Marx, o turismo na Alemanha pode ser uma incrível viagem no tempo. Tudo isso acompanhado de uma bela salsicha alemã e uma cerveja.

Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para Alemanha. E aproveite!

Turismo na Alemanha - relógio de Berlim
Relógio de Berlim

Um breve resumo sobre a Alemanha

Geografia

A Alemanha é uma potência do turismo na região central da Europa. Ao norte faz divisa com o Mar Báltico, enquanto ao sul alcança o Maciço Alpino, uma das paisagens mais fascinantes do mundo.

Com 357.341km², é o quarto país mais extenso da Europa Ocidental, repleto de rios, lagos, baías, além do Zugspitze, na Baviera (o pico mais alto, com 2.962m de altura), e o Rio Reno (o mais famoso e maior do país).

População

Com cerca de 82,7 milhões de habitantes, o país tem uma das maiores expectativas de vida do planeta (77 anos para homens e 82 anos para mulheres), que trazem como resultado uma população envelhecida – a principal característica demográfica do país.

Religião

A Alemanha se caracteriza como uma nação laica, com cerca de 57% da população reconhecendo-se cristã (católica e protestante), 34% sem nenhuma corrente religiosa,  e o restante composta por judeus (cerca de 200 mil), muçulmanos (4 milhões), entre outras crenças e etnias.

Economia

O país é também uma das quatro principais economias do mundo. Na indústria automobilística, química, máquinas pesadas e tecnologia é praticamente imbatível – com cerca de 80 bilhões de euros investidos anualmente em pesquisa. Além disso, a Alemanha é pioneira em diversos tipos de sistemas de energias renováveis.

Turismo

Para o viajante que quer aprender mais sobre o país, saiba que uma viagem para Alemanha pode ser sinal de muita cultura: são cerca de 300 teatros, 120 orquestras sinfônicas e 600 museus, alguns deles entre os melhores do mundo.  

Isso sem falar nos grafites do Muro de Berlim e em atrações icônicas como o Portão de Brandemburgo (Berlim), a Catedral de Colônia (Colônia), a Marienplatz (Munique), entre vários outros monumentos. Explore o turismo na Alemanha e surpreenda-se com tanta história!

Informações úteis sobre a Alemanha

Dinheiro

A Alemanha utiliza o euro (€) como moeda oficial desde 2002. Antes disso, o marco alemão foi a moeda do país por 54 anos, tendo sido uma das mais valorizadas do mundo.

Turismo na Alemanha - Euro
Euros

Eletricidade

A voltagem utilizada na Espanha é de 230V/50Hz. O formato de tomadas mais encontrado é o do tipo F (também chamada Schuko), com dois pinos circulares, mas em alguns casos ainda é possível encontrar tomadas do tipo C (conhecido como Europlug).

Portanto, o ideal é carregar com você um adaptador universal em sua viagem para Alemanha.

Vistos

Brasileiros que vão fazer turismo na Alemanha não precisam de visto, já que o país faz parte do Tratado de Schengen (que permite estadia de até 90 dias). É obrigatório ter um seguro saúde de no mínimo €30.000 de cobertura para entrar no país.

Segurança e Saúde

De maneira geral, viajar para Alemanha é extremamente seguro. Recomenda-se alguns cuidados em regiões como a periferia de Berlim à noite, e em regiões centrais onde podem ocorrer furtos com batedores de carteira. Nada com que o turista precise se preocupar muito.

O sistema de saúde na Alemanha é muito bem avaliado, sendo considerado eficiente. Além do seguro viagem ser obrigatório para entrar na Alemanha, ele poderá te garantir um bom atendimento no caso de imprevistos e emergências.

Recomendamos fazer uma pesquisa no site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.

Seguros Promo

Idioma(s)

Embora o idioma oficial do país seja o alemão, boa parte da população tem o inglês como segunda língua. Portanto, não será difícil se comunicar caso você fale um pouco de inglês.

Festivais e eventos

Reunificação Alemã | o marco é comemorado no dia 03 de outubro e é uma das datas mais importantes do país. Foi no dia 03 de novembro de 1990 que a Alemanha estava finalmente, reunificada, após a queda do Muro de Berlim. Apesar de o evento ter ocorrido em novembro, o mês de outubro foi escolhido para evitar associações com o 09 de novembro para os nazistas.

Oktoberfest | o maior festival de cerveja do mundo, como a Oktoberfest é conhecida desde o ano de 1872, foi criada pelo rei Ludwig I, em 1810, como forma de comemorar o seu matrimônio com a princesa Therese Von Sachsen-Hildburghausen. Hoje a festa movimenta o turismo na Alemanha entre 6 e 8 milhões de turistas todos os anos, que lotam a cidade em busca dos shows e concursos mais inusitados do mundo, sempre entre os meses de setembro e outubro.

Turismo na Alemanha - Oktoberfest
Uma multidão no Oktoberfest

Berlinale (Festival Internacional de Cinema em Berlim) | um dos maiores eventos mundiais de cinema, juntamente com Cannes e Veneza. Ele ocorre todo mês de fevereiro e chega a vender cerca de 340 mil ingressos para visitantes de quase 100 países, que misturam-se com algumas das principais estrelas do cinema mundial na disputa pelo badalado “Urso de Ouro”.

Hamburguer Dom | um evento marcado por barracas de cerveja, parque de diversões, shows, eventos e concursos. Reza a lenda que o Hamburguer Dom teria sido criado para “competir” com a Oktoberfest – uma tarefa nada fácil, diga-se de passagem. Ocorre nos meses de março, julho e novembro, na cidade de Hamburgo, e estima-se que quase 10 milhões de turistas chegam à Alemanha nesse período.

Carnaval | apesar da pouca semelhança com os carnavais do Brasil, em uma coisa eles se equivalem:  é o momento de extravasar. O carnaval alemão é uma das festas mais tradicionais do país, e ocorre todos os anos, entre a quinta feira (o “Weiberfastnacht”) e a quarta-feira (“Rosenmonatag”). Tudo regado a concursos, desfiles, comidas típicas e, obviamente, as cervejas artesanais.

Turismo na Alemanha: o que ver e fazer

Berlim | capital do turismo na Alemanha, “a cidade underground”, como também é conhecida, é uma das mais modernas cidades do mundo. Repleta de bares, pubs, casas de shows, Berlim é capaz de agradar a todos os gostos. É lá que ficam lugares tradicionais e cheios de história como o Muro de Berlim, o Checkpoint Charlie, o Tiergarten, a Ilha dos Museus, entre outros pontos turísticos.

Turismo na Alemanha - East Gallery
East Gallery, Muro de Berlim

Hamburgo | a cidade mais rica da Alemanha é também considerada a “Capital da Música”. Assim como Berlim, Hamburgo é uma cidade cosmopolita, com uma noite agitada, onde locais como o “Red Light District”, o Reeperstrasse (a terra dos “mitos do rock”) e o Fishmarkt são consideradas paradas obrigatórias.

Turismo na Alemanha - Hamburgo
Hamburgo, construções e seus canais.

Munique | conhecida por ser o local da Oktoberfest, a capital da Baviera vale uma visita em qualquer época do ano. O Palácio Residenz, a Marienplatz (o cartão-postal da cidade) e as torres da Igreja Frauenkirche são apenas alguns exemplos da beleza arquitetônica da “cidade da cerveja”, mas também da arte, cultura e alegria. Aproveite para fazer um passeio bate-volta até o Neuschwanstein Castle, um dos castelos mais belos e famosos da Alemanha.

Turismo na Alemanha - Munique
Munique, o coração da Bavária

Colônia | a cidade já foi conhecida como a “Roma do Norte”, na Idade Média, por ter sido uma das quatro mais populosas da época. A terra da água-de-Colônia está cheia de belas e boas atrações como a Catedral de Colônia, o Museu Ludwig e o Museu do Chocolate.

Rota Romântica | sua viagem para Alemanha pode ficar bem interessante com a Rota Romântica no itinerário: cerca de 400km de estrada ligam as cidades de Wusburg até Fussen, no estado da Baviera. São no total 28 cidades pelo caminho, repletas de beleza: espere encontrar castelos medievais, casas no melhor estilo enxaimel, vinícolas e campos verdes.

Turismo na Alemanha - Fussen
Castelo Neuschwanstein, próximo a Fussen

O turismo na Alemanha pode incluir outros destinos que são capazes de agradar qualquer viajante: considere as cidades de Dresdem, Hannover, Lindau, Cottbus, a bucólica e rural Lubben, entre outras regiões que, além da beleza, possuem a vantagem de serem bem mais baratas e afastadas do agito normal dos principais centros turísticos do país.

Acomodação na Alemanha

Recomendações de hospedagem na Alemanha

Berlim | Henri Hotel, The Circus Hostel. Mais opções no post onde ficar em Berlim.

HamburgoHeikotel Hotel Am Stadtpark, Superbude Hotel Hostel St. Georg.

Munique | Euro Youth Hotel, Holiday Inn Sud.

Visão geral

As principais cidades da Alemanha oferecem dos mais variados tipos de acomodação. Seja qual for o seu estilo, não será difícil achar algo que te agrade. Os preços podem variar bastante de acordo com a cidade: encontramos os valores mais altos em Munique, enquanto Berlim tem ótimas opções acessíveis.

Se busca economizar em sua viagem para Alemanha, procure pelos albergues (os “Jugendherberge”), os albergues independentes, as “Studentenwohnheim” (Casa de Estudantes, com diárias a partir de 6 euros), além das pensões que se espalham por todo o país e tornam a hospedagem algo simples, prático e barato.

Para luxo ou conforto, não faltam hotéis 5 estrelas. Mas o que pode ser interessante na Alemanha é descobrir os charmosos hotéis boutique, cheios de estilo e personalidade.

A principal observação é fazer sua reserva com antecedência caso sua viagem ocorra na alta temporada. Para achar a melhor oferta de hotéis, usamos sempre o Booking.com. Verifique nossos posts sobre a Alemanha para recomendações específicas de hotéis.

Transporte

Avião

Se sua viagem para Alemanha começar do Brasil, há algumas cias aéreas que oferecem voos diretos, como Lufthansa, Condor e Latam. Outras cias fazem o trajeto com escala, como TAP, Air France, Alitalia, entre outras. Costumamos fazer pesquisa de preços e comprar passagens pelos sites Skyscanner e Momondo.

Trem

O sistema ferroviário alemão é pontual, amplo e eficiente. É possível viajar de trem por praticamente todo o país, sendo uma ótima opção para turistas que querem incluir vários destinos no roteiro. Nós usamos o site da Eurail para comprar passagens de trem antecipadamente.

Ônibus

Já os ônibus podem ser a forma mais econômica de circular pelo país. Empresas como a Eurolines Touring e Flixbus fazem trajetos que ligam praticamente todas as cidades alemãs, sendo que é possível também viajar para outros países partindo da Alemanha de ônibus.

Carro

Se sua intenção é explorar as estradas do país e atingir o máximo da velocidade em uma auto-bahn (estradas) vá em frente: é muito fácil alugar um carro e essa experiência pode realmente ser incrível. Inclusive essa é a melhor alternativa para fazer a Rota Romântica. Nós normalmente alugamos carros pela Rentcars, um site que funciona como comparador de preços e sempre indica o valor mais baixo.

Quando ir para Alemanha

As melhores épocas para viajar para Alemanha são os períodos de primavera (entre março e maio) e verão (entre junho e agosto). Na primavera os jardins se transformam em um show à parte. No verão, apesar das chuvas, é a vez dos shows e festivais invadirem o país, que se vê tomado por uma legião de turistas de todas as partes do planeta.

Quanto às temperaturas, no verão as médias giram em torno de 21°C (máximas) e 13°C (mínimas). Já no inverno, especialmente em janeiro, as máximas podem atingir 2°C (em média) e as mínimas dificilmente têm médias abaixo de -3°C.

Turismo na Alemanha - Tempo
Temperatura média desde janeiro de 2017

O que levar na mala em uma viagem para Alemanha

A sua mala dependerá da época em que vai viajar para Alemanha. Em termos gerais, um casaco leve é item essencial, já que mesmo nos meses mais quentes pode fazer um certo frio, dependendo da região. Tênis confortáveis também são indispensáveis em qualquer época do ano, pois uma das melhores coisas para se fazer pela Alemanha é explorar suas cidades a pé.

Para outono e inverno, você deve acrescentar uma boa blusa e calça térmica, além de gorros, luvas e meias quentes. Um bom casaco de inverno é essencial para que seu passeio não estrague por causa do frio. Caso esqueça algum item, não se preocupe pois a Alemanha está cheia de lojas de todos os tipos, com preços relativamente bons se comparado ao Brasil.

E lembre-se: antes de montar sua mala, cheque as restrições das companhias áreas, principalmente se for fazer voos internos. Muitas cias aéreas low cost cobram um valor extra por bagagem despachada.

O que comer na Alemanha

A culinária é uma atração à parte do turismo na Alemanha. Não saia do país sem provar alguns pratos típicos, tais como:

Pretzel | é o famoso “pão rústico alemão”, em forma de trança, doce ou salgado, sendo o principal acompanhamento da cerveja.

Turismo na Alemanha - Pretzel
O clássico Pretzel com salada de batata.

Berliner | é o “sonho de Berlim” ou “bolo berlinense de frigideira”, semelhante ao doce conhecido no Brasil, com a diferença de que são geralmente recheados com compotas, chocolate, entre outras delícias.

Schnitzel | uma espécie de carne de porco empanado, que no Brasil é conhecido como “bife à milanesa”. Apesar de simples e bastante comum no Brasil, vale à pena saborear o prato em seu país de origem.

Wurst |  Salsicha alemã, de diversos tipos e servida de diferentes formas. Experimente a currywurst, que vem acompanhada de um molho delicioso à base de curry.

Cerveja | se você curte cerveja, seja bem-vindo(a) ao paraíso. Há uma variedade enorme de marcas, com destaque para as conhecidas Altbier (cerveja preta), a “Beck’s”, a “Munchener” e a exótica “Berliner Weisse” (a mais famosa de Berlim), um composto de xarope de framboesa e cerveja.

Aproveite:

Lonely Planet Germany

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

ALEMANHA: Explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!