Costa Rica - Guia Prático | Em Algum Lugar do Mundo

COSTA RICA

#emalgumlugardomundo

A Costa Rica é um país de clima tropical que oferece destinos imperdíveis de cachoeiras, praias, montanhas e vulcões. 

Apesar de ser um país pequeno, a Costa Rica possui inúmeros destinos com atrações incríveis, desde praias paradisíacas banhadas pelo Mar do Caribe, a vulcões localizados em parques nacionais, proporcionando rios de águas termais e belas cachoeiras.

Seus parques nacionais e áreas protegidas cobrem 25% do território nacional. O país é rico em flora e fauna, e estima-se que 5% da biodiversidade do mundo está localizado na Costa Rica. 

Coata Rica - Parque Nacional Corcovado
Araras selvagens no Parque Nacional Corcovado

No início dos anos noventa, a Costa Rica foi conhecida como o principal representante do ecoturismo. E esse cenário continua presente nos dias atuais.

Se voce pretende visitar a Costa Rica, confira aqui tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para o país. E boa viagem!

Costa Rica - Playa Tamarindo
A belíssima Playa Tamarindo na Costa Rica

Um breve resumo sobre a Costa Rica

Geografia

A Costa Rica é banhada pelos oceanos Atlântico e Pacífico, e está localizada na América Central. O país faz fronteira com o Panamá e Nicarágua. 

História

Descoberta por Cristóvão Colombo em 1501, a Costa Rica teve sua independência somente em  1821, e fez parte da Federação Centro-Americanos dos anos de 1823 a 1938.

Em 1889 houve a primeira eleição presidencial na Costa Rica, onde José Joaquim Rodriguez foi eleito, estabelecendo a democracia no país.

No ano de 1917 o país sofreu um golpe liderado pelo general Federico Tinoco, que instituiu uma ditadura. O regime durou dois anos, quando Tinoco foi forçado a renunciar por pressões internas do governo dos Estados Unidos. 

Já nas eleições de 1948, os resultados foram contestados por grupos de esquerda, o que gerou uma guerra civil na Costa Rica, levando José Figueres Ferrer ao poder.

Figueres inscreveu seu nome na história do país, dedicando-se por décadas às reformas sociais, à abertura política para o exterior e aos ideais social-democratas.

Economia

Com cerca de 4,9 milhões de habitantes, a economia da Costa Rica mostrou um forte crescimento após a crise em 1990. 

O país voltou a gerar lucro na agricultura com as exportações de banana e café, além do crescimento da alta tecnologia e a exportação de produtos eletrônicos.

O turismo também é um dos principais setores e de maior crescimento na economia do país. O ecoturismo tem um grande destaque na Costa Rica, que conta com diversos parques ambientais e áreas de conservação.

Religião

O catolicismo é a religião oficial do país.

Apesar do cristianismo ser predominante na Costa Rica, com cerca de 70% de sua população católica, a constituição do país permite a liberdade religiosa. E com isso, outras religiões vêm crescendo no país, como o budismo e a comunidade muçulmana. 

A Costa Rica também possui uma sinagoga judaica na capital San José.

Informações úteis sobre a Costa Rica

Dinheiro

O Colón é a moeda oficial da Costa Rica, nome originado de Cristóvão Colombo, que em espanhol é Cristóbal Colón.

Costa Rica - Colón
O colón, moeda oficial do país

O país também usa amplamente o dólar americano, sendo possível realizar saques tanto em dólar como em colón em alguns caixas automáticos.

Eletricidade

A voltagem padrão da Costa Rica é de 110V, e o formato das tomadas são diferentes das usadas aqui no Brasil. 

O formato das tomadas são dois furos achatados paralelos, e um terceiro furo redondo abaixo e no centro. Não se esqueça de colocar um adaptador universal na sua mala de viagem.

Vistos

Se você vai viajar a turismo para a Costa Rica, o visto não é necessário para o prazo de até 90 dias de estadia. 

Mas o uso do passaporte é obrigatório, e ele precisa de pelo menos seis meses de validade a partir da data de entrada no país.

Segurança e Saúde

De uma forma geral, é bem seguro viajar pela Costa Rica.

Porém, nos últimos anos têm aumentado os relatos de furtos e roubos a turistas na capital San José e em algumas regiões de praias da Costa Rica. Não é incomum casos de vidros de carros quebrados.

Por isso, a nossa recomendação é guardar a sua documentação e bilhetes de viagem em um local seguro. E por precaução, não deixe nada de valor dentro do carro.

A vacina da Febre Amarela é obrigatória para poder visitar o país, então é importante você se programar para tomar a vacina com pelo menos três meses de antecedência e levar o seu Certificado de Vacinação Internacional e Profilaxia.

A Costa Rica possui um sistema de saúde gratuito, como aqui no Brasil, porém ele é válido somente para a população local.

Turistas que precisarem de atendimento médico, deverão pagar uma consulta ou hospital particular, o que pode acabar saindo caro.

Portanto, é recomendado a contratação de um seguro viagem. A nossa dica é acessar nossa página de seguros, tirar suas dúvidas e fazer uma cotação para encontrar o melhor preço. Aproveite para garantir um desconto de até 10% na compra usando o código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Idioma

O idioma oficial da Costa Rica é o espanhol castelhano, mas é bem comum encontrar pessoas que também falam inglês, principalmente nos destinos turísticos do país.

Festivais e eventos

Veja algumas das festas e eventos oficiais da Costa Rica:

Día Juan Santamaría | Este festival comemorado no dia 11 de abril por todo o país é destinado ao jovem soldado Juan Santamaría, herói nacional da Costa Rica que morreu  em batalha contra as tropas do colonizador americano William Walker, no ano de 1856. Na cidade de Alajuela, local onde Santamaría nasceu, a apenas 20 km de San José, é onde acontecem as festas mais populares, com desfiles, concertos e dança.

Páscoa | A Páscoa tem uma grande importância e é uma das celebrações mais populares da Costa Rica. Assim como no Brasil, a maioria das cidades organizam encanações dos últimos dias de vida de Cristo e procissões. 

Carnaval de Puerto Limón | É considerada uma das maiores festas de rua da Costa Rica, onde todos os anos a cidade de Limón, no Caribe, recebe vários desfiles, concertos e fogos de artifício. Com duração de uma semana no mês de outubro, o Carnaval de Puerto Limón é uma homenagem a Cristóvão Colombo. 

Costa Rica - Teatro Nacional em San José
Teatro Nacional, em San José. Foto: MadriCR / CC BY-SA 4.0

O que ver e fazer em sua viagem para a Costa Rica

San José | diferente dos demais destinos turísticos do país, a capital não possui cenários paradisíacos. Mas ela conta com outras atrações que merecem ser visitadas. Algumas delas são o Museo Nacional de Costa Rica e o Museo del Oro Precolombino. Vale também a visita ao Teatro Nacional, com arquitetura e decoração europeias, a Catedral Metropolitana e a Casa Amarilla, a mansão colonial onde funciona o Ministério das Relações Exteriores.

Tamarindo e Nosara | dois destinos de praia imperdíveis da Costa Rica, Tamarindo e Nosara são duas cidades próximas repletas de cenários incríveis. Tamarindo conta com lindas praias e uma vida noturna agitada. Já em Nosara é possível visitar a Playa Ostional, onde acontece a  “arribada”, quando milhares de tartarugas saem da água para desovar na areia. 

Monteverde | considerada uma das maravilhas naturais da Costa Rica, Monteverde é o destino ideal para quem busca aventura e o contato com a natureza, podendo passear por trilhas, caminhar por pontes suspensas em florestas, aventurar-se em tirolesas e apreciar a vida selvagem. 

La Fortuna | assim como Monteverde, La Fortuna também é uma das melhores regiões da Costa Rica para quem busca muita aventura em meio à natureza. Por aqui você pode relaxar tomando banho nas águas termais aquecidas pelo Vulcão Arenal, onde também é possível passear pelas larvas dele, além da cachoeira incrível de La Fortuna. Não perca também o visual espetacular do Rio Celeste.

Santa Teresa | a cidade tem um clima meio selvagem, com restaurantes simples e ruas empoeiradas de terra. O clima rústico guarda praias paradisíacas, todas de tirar o fôlego. E você ainda pode assistir a um lindo pôr do sol e curtir aulas de surf.

Manuel Antonio | um dos destinos mais visitados da Costa Rica, é onde está localizado o Parque Nacional Manuel Antonio, para realizar trilhas e conferir a vida selvagem de perto. Além disso, você pode chegar às praias que existem no parque, com visuais deslumbrantes.

Jacó | bem próximo à capital San José, a cidade faz sucesso entre os surfistas e entre os amantes de vida noturna agitada. A cidade oferece praias de areia negra e águas claras, além de proporcionar o contato com natureza, com passeios por cachoeiras e trilhas.

Puerto Viejo | parte caribenha da Costa Rica, Puerto Viejo é uma cidade pequena e simpática, mas que conta com um variado comércio de lojas, bares e restaurantes. Possui uma floresta riquíssima com muita vida selvagem. Por possuir influência jamaicana, a noite é bem animada ao som de reggae, e é claro, é repleta de praias de águas turquesas e rodeadas de coqueiros – um verdadeiro Caribe.

Parque Nacional Corcovado | mais um destino incrível de natureza na Costa Rica. Um pouco mais distante das demais cidades, o Parque Nacional do Corcovado oferece uma experiência incrível de natureza intocável e um clima totalmente selvagem, com centenas de animais soltos pela natureza, e oferece paisagens deslumbrantes.

Costa Rica - La Fortuna
A cachoeira La Fortuna, uma beleza surpreendente

Acomodação na Costa Rica

A Costa Rica é um país caro, mas é possível achar boas acomodações por um bom preço. 

Se você ficar hospedado na capital San José, procure por acomodações próximas ao centro, pois o trânsito da cidade costuma ser bem extenso. Além disso, ficando próximo ao centro, é possível fazer quase tudo a pé, e conhecer a maior parte dos pontos turísticos.

Durante toda a nossa viagem pela Costa Rica, nós nos hospedamos no Selina, uma rede super descolada presente em diversos destinos do país. Eles possuem um ótimo custo-benefício, além de oferecem ótimas acomodações e um clima super aconchegante.

Transporte na Costa Rica

Do Brasil para a Costa Rica

Não há nenhuma opção de voo direto do Brasil para a Costa Rica.

Os voos mais frequentes são os trajetos com apenas uma parada em alguns países latino-americanos, como Lima, Bogotá, Panamá ou Cidade do México. O tempo mínimo de viagem é de nove horas, e depende muito das conexões.

Para quem já estiver na América Central, também é possível chegar ao país de ônibus por Nicarágua e Panamá. 

Transporte na Costa Rica

Para conhecer o país costa-riquenho, há opções de locomoção como: ônibus, avião e o aluguel de carro – que costuma ser o mais vantajoso levando em conta o custo x benefício.

Carro alugado | essa é a opção muito mais em conta de conhecer a Costa Rica. Mais barato que transfer e voos internos, você tem a liberdade de criar e ajustar o seu roteiro, parar e conhecer o que quiser e, o melhor: tudo no seu tempo.

Nós sempre alugamos carros com a Rentcars que permite o pagamento em real (sem IOF!) e em até 12x sem juros. 

Fizemos um post detalhado sobre aluguel de carro, onde você pode conferir as melhores dicas de aluguel de carro na Costa Rica!

Ônibus | viajar de ônibus é a melhor forma de economizar durante a sua tour pelo país. Há ônibus para todos os destinos do país saindo da capital San José.

Se a sua viagem for durante a alta temporada, é recomendado comprar a passagem com antecedência. Você pode dar uma olhada nesse site para mais informações.

A opção de viajar de ônibus pelo país não é a ideal para quem tem pouco tempo disponível para a viagem, pois as viagens de ônibus são bem longas, e o mesmo trecho pode levar até o dobro do tempo para ser percorrido, se comparado a uma viagem de carro.

Transfer e tours | você também tem a opção de fechar um transfer para praticamente todos os destinos da Costa Rica, e você ainda pode escolher um tour para visitar as atrações. É uma boa opção para quem não curte dirigir. 

Há opções de transfers privados, que são os mais caros, e também os compartilhados, que saem mais em conta.

Avião | Se economizar não é um problema e se você deseja uma solução rápida, você pode pegar um avião e viajar pela Costa Rica. Como o país é pequeno, há alguns destinos com voos de apenas 30 minutos, o que levaria cerca de 4 horas via terrestre.

Algumas das companhias aéreas locais são: Sansa, Skyway, TAC, Aerobell e Green. Os principais aeroportos do país estão em San José e na Liberia, mas diversas cidades contam com aeroportos locais.

Se você viajar durante a alta temporada –  de dezembro a abril – os valores são ainda mais caros.

Costa Rica - Puerto Viejo
Punta Uva em Puerto Viejo

Quando ir para a Costa Rica

A Costa Rica é conhecida pelo seu clima subtropical, onde costuma ter épocas em que é mais seco e outras que são mais chuvosas. 

O final de novembro e começo de dezembro costumam ser a melhor época para o turismo na Costa Rica.

A época chuvosa costuma ir do começo de maio ao final de novembro, sendo os meses setembro e outubro os que mais chovem. Já na parte caribenha, a época mais chuvosa é novembro e junho. 

Mas fique tranquilo(a), pois visitar o país durante a estação chuvosa não é nenhum problema! É nessa época que os preços estão mais baixos e a vida selvagem está no seu auge, onde as chances de ver animais são ainda maiores!

Além disso, os dias na temporada chuvosa costumam ter sol durante o dia, e a chuva chega somente ao final da tarde. Ou seja, dá pra aproveitar mesmo assim!

O que levar na mala em sua viagem para a Costa Rica

Como um belíssimo destino de praias e cachoeiras, roupas de banho não podem faltar na sua sala! Além disso, separe roupas confortáveis para as trilhas e caminhadas.

Não se esqueça do bom e velho chinelo para as praias e também um par de tênis para se aventurar nos parques que a Costa Rica oferece. Uma bota impermeável e/ou de fácil limpeza também é recomendada, pois você vai se molhar e sujar o calçado de lama em algum momento!

Conforto e simplicidade são as palavras de ordem na hora de fazer as malas para viajar pela Costa Rica, e isso inclui roupas leves e de secagem rápida, já que o clima do país é úmido, dificultando a secagem das roupas.

E esqueça as roupas sociais, pois eu tenho certeza que você não irá precisar delas. 

Apesar de ser quente a maior parte do tempo, um (apenas um!) bom casaco é aconselhável, principalmente se você deseja visitar os vulcões.

E não se esqueça: filtro solar, mesmo em dias nublados, e também um repelente – eu esqueci um único dia e fui atacada pelos mosquitos.

Costa Rica - Ponte suspensa
Ponte suspensa em Monteverde

O que comer na Costa Rica

A Costa Rica possui uma variedade de restaurantes com especialidades internacionais, principalmente nas regiões turísticas do país, mas também são os locais com os preços mais elevados.

Se você deseja conhecer as refeições típicas e mais em conta da Costa Rica, procure pelos “sodas”, os restaurantes locais. Eles são simples, porém servem os melhores pratos típicos do país, e são encontrados em todos os destinos – até mesmo nas estradas.

Conheça alguns pratos típicos da Costa Rica:

  • Gallo Pinto | um café da manhã reforçado com arroz e feijão. Diferente de como é servido aqui no Brasil, este prato na Costa Rica é servido durante o café da manhã, e é uma delícia! A mistura também leva cebola e coentro, podendo vir acompanhado de ovos ou bananas. O nome “Gallo Pinto” significa galo manchado, e vem da cor escura da mistura do arroz com feijão.
  • Casado | um prato feito costa-riquenho, normalmente acompanhado de arroz, feijão, salada e banana frita, além da carne. Parece bem aquele prato brasileiro que nós amamos. E o nome “casado” vem da junção das comidas em um único prato.
  • Patacones | normalmente servido como lanche, é basicamente uma banana achatada e frita (ela é frita duas vezes), onde coloca-se sal, podendo ser acompanhada de feijão preto batido (tipo um caldinho de feijão encorpado) ou pico de gallo (parecido com um molho vinagrete/ à campanha, que pode ser apimentado)
Costa Rica - comida
O café da manhã reforçado com Gallo Pinto

Quer ajuda no planejamento de sua viagem para a Costa Rica? Confira esses posts:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

COSTA RICA: Explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Beleza e caos. É assim que a gente define o Pesqueiro na Praia Grande em Arraial do Cabo.

Esse lugarzinho fica no canto esquerdo da Praia Grande e, apesar dessa confusão visual, é o nosso cantinho favorito dessa praia!

Depois de uma hora observando esse catioro nadando, resolvemos voar com o drone para tentar entender o que estava acontecendo… E aí é que descobrimos o segredo dele: ele tem amigos embaixo d’água! 🐢🐢

CANSEI DE SER CACHORRO!🐕 AGORA SOU UMA FOCA! 
Vocês acham que só gente que gosta do mar de Arraial do Cabo??🌊🌅 Quando parei de olhar o relógio, já fazia mais de uma hora que esse catioro nadava… Entendo, pq se eu pudesse tava até agora nadando com ele ali! 
Esperando tudo isso passar pra correr pra essa água…

Hoje é aniversário da cidade de Arraial do Cabo – e a gente queria estar comemorando assim! 🌅🌊 Apesar da cidade ter se emancipado de Cabo Frio há apenas 35 anos, ela já tem pra lá de 517 anos (o navegador Américo Vespúcio chegou por aqui em 1503). Além disso, aqui é o lugar que chamamos de casa quando não estamos viajando. 🏠♥️ Parabéns Arraial do Cabo, a gente ama você! 
Fotão📷 do @vazaonde

E por aqui seguimos revirando HDs de fotos para reviver momentos das nossas viagens.

Caminhando pela Praia de Coqueirinho em 🏝️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!