Viagem para Espanha - Guia Prático - EM ALGUM LUGAR DO MUNDO

ESPANHA

#emalgumlugardomundo

Talvez poucos países reúnam tantas nuances culturais, históricas e religiosas quanto a Espanha. Atualmente, com cerca de 47 milhões de habitantes, o turismo na Espanha tem números expressivos: o país está na lista dos mais visitados do mundo.

E não é difícil entender o porquê. Muitas das cidades espanholas parecem manter uma mistura perfeita de modernidade e tradição. E é praticamente um senso comum de que todas elas trazem uma culinária incrível, ótimas opções culturais e uma vida noturna vibrante.

Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para Espanha. E aproveite!

Viagem para Espanha - Maillorca
Ruas de Maiorca

Um breve resumo sobre a Espanha

História

A Espanha está localizada na Península Ibérica e, no passado, foi parte do extenso domínio do Império Romano. Isso quer dizer que durante séculos as influências foram muitas: celtas, fenícios e gregos são só alguns dos povos que fizeram parte da sua construção.

No século XVII, o território ainda foi invadido por povos que vieram do norte da África, os mouros, que trouxeram também sua própria religião, o Islamismo.

Esse caldeirão cultural só veio a ser o Estado Nação – como a gente conhece – bem depois, quando os mouros foram expulsos e os reinos de Castela e Aragão – ambos católicos – se uniram, dando origem ao Império Espanhol.

Durante o século XVI, a Espanha floresceu e se tornou a principal potência econômica do mundo, liderando junto de Portugal as navegações e a conquista do continente americano.

Economia

Hoje uma monarquia parlamentarista, o país parece se recuperar de uma grave crise econômica que teve seu auge em 2007 e resultou na assustadora taxa de desemprego de 18,3%.

E o turismo na Espanha é certamente um dos grandes responsáveis por essa recuperação: ultimamente vem batendo o recorde em números de visitantes, ficando na lista dos países mais visitados do mundo.

Turismo

Apesar dos problemas, a Espanha continua sendo um destino incrível para os brasileiros, graças ao idioma familiar e ao custo mais baixo comparado a outros países da Europa. E claro, cada cidade da Espanha parece trazer uma atmosfera e atrações únicas, para todos os gostos.

Informações úteis sobre a Espanha

Dinheiro

A Espanha utiliza o euro (€) como moeda oficial desde 2002.

Viagem para Espanha - Euro
Euros

Eletricidade

A voltagem utilizada na Espanha é de 230V/50Hz. O formato de tomadas mais encontrado é o do tipo F (também chamada Schuko), com dois pinos circulares, mas em alguns casos ainda é possível encontrar tomadas do tipo C (conhecido como Europlug).

Portanto, o ideal é carregar com você um adaptador universal em sua viagem para Espanha.

Vistos

Brasileiros que vão fazer turismo na Espanha não precisam de visto, já que o país faz parte do Tratado de Schengen (que permite estadia de até 90 dias). É obrigatório ter um seguro saúde de no mínimo €30.000 de cobertura para entrar no país.

Segurança e Saúde

De maneira geral, a Espanha é um país muito seguro, mas não são raras as histórias de furtos em grandes cidades como Madrid e Barcelona. Fique atento e de olho na bolsa em bairros mais turísticos e ruas comerciais, como a Gran Via em Madrid e o Barrio Gótico em Barcelona.

Os hospitais públicos costumam ser bem equipados e podem ser usufruídos por brasileiros com seguro internacional de saúde. Não se esqueça de contratar um bom seguro antes de embarcar em sua viagem para Espanha.

Recomendamos fazer uma pesquisa no site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.

Seguros Promo

Idioma(s)

O idioma oficial do país é o castelhano – o bom e velho espanhol – falado por praticamente 100% da população. Mas, sendo o país multicultural que é, existem outros idiomas reconhecidos pelo Governo, como o Catalão, da região da Catalunha; o Basco, usado primordialmente no País Basco; e o Galego, utilizado na região da Galícia.

Festivais e eventos

Confira algumas das principais datas comemorativas da Espanha:

Las Fallas | um dos festivais mais tradicionais do país, acontece todo ano em Valência, do dia 15 ao dia 19 de março – o dia de São José. As fallas que dão nome ao evento são esculturas e bonecos enormes feitos de papel machê ou madeira, que ficam à mostra por toda a cidade, antes da hora fatal conhecida como La Crema, quando todo mundo ateia fogo nas obras.

Semana Santa | as melhores cidades para aproveitar o feriado são Málaga e Sevilha. Assim como no Brasil, o grande atrativo são as decorações que retratam as cenas da Paixão de Cristo, preparadas por membros das igrejas locais.

Feria de Sevilla | Pense em um festival que engloba todos os principais ícones da cultura espanhola: flamenco, vestidos vermelhos e touradas. Essa é a Feria de Sevilla, que sempre acontece duas semanas após a Semana Santa e traz uma mistura perfeita de dança, música e culinária na região da Andaluzia – aproveite para incluir Granada e Córdoba no roteiro.

Festa de San Fermin | Acontece na cidade de Pamplona, na região de Navarra, e sua principal atração é a corrida de touros. De 06 a 14 de julho, a programação é basicamente a mesma: corrida pela manhã, touradas à tarde e muitas festas à noite. Mas tome cuidado: não são raros os casos de turistas desavisados que acabam sendo feridos no meio da corrida por estarem no lugar errado na hora errada.

La Tomatina | Ocorre sempre na quarta quarta-feira de agosto, na cidade de Buñol, a uma hora de Valência. Como o nome já diz, a estrela principal desse festival é o tomate, que se torna munição em uma “guerra” que dura cerca de uma hora e invade as ruas da cidade – e é uma hora cronometrada mesmo. Ao meio-dia em ponto uma buzina toca, e quem arremessar um tomatinho que seja pode até ser preso.

Turismo na Espanha: o que ver e fazer

Madrid | capital do país, é uma cidade para quem ama arte e vida noturna, além de comer bem. Tem uma coleção de museus incríveis, que você não pode deixar de visitar: o Museo do Prado reúne o melhor da arte espanhola e mundial e pode ser combinado com uma visita ao Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, que fica bem ao lado, e o La Reina Sofia, é a casa da Guernica, a mais importante obra de Picasso. Não deixe também de aproveitar os bares e a noite do bairro Chueca e as delícias do Mercado San Miguel. De Madrid, você pode aproveitar para fazer bate-voltas para Segóvia (30 minutos) e Ávila (1h30).

Viagem para Espanha - Gran via
Gran Via em Madrid

Barcelona | O roteiro básico inclui as principais obras de Gaudí: a principal delas, a majestosa Sagrada Família, está em construção desde 1882 e só deve ficar pronta em 2026 – bem a tempo para o centenário da morte de Gaudi. Visite também o Parque Güell, a Casa Batlló e a Casa Milà. Para amantes de futebol, uma visita ao Camp Nou, estádio do Barcelona, não pode faltar. Outras opções bem legais são o Museu Nacional de Arte da Catalunha, que fica no Palácio Nacional de Montjuïc e a La Boqueria, mercado tradicional.

Confira os principais pontos turísticos de Barcelona.

Viagem para Espanha - Sagrada Família
Sagrada Família, projeto de Gaudí

Toledo | considerada Patrimônio Mundial da Unesco, Toledo é uma das mais preservadas cidades medievais que você vai encontrar. Uma boa ideia é comprar a pulseira turística (9 euros), que te dá acesso às principais atrações da cidade. Fica também a meia hora de Madrid.

Viagem para Espanha - Toledo
As construções medievais de Toledo

Ilhas Baleares | Se você vai viajar para Espanha atrás de praia e agito, inclua no roteiro destinos como Maiorca, Menorca, Ibiza e Formenteira. Por aqui a badalação e as festas rolam soltas, principalmente durante o verão espanhol. É um ótimo destino para ir em grupos de amigos.

Viagem para Espanha - Ilhas
Ilhas do agito na Espanha

Andaluzia | Se tiver tempo, reserve duas semanas para explorar a região, que tem muitas influências culturais e arquitetônicas muçulmanas. Não deixe de visitar o belo palácio de Alhambra em Granada, os Reales Alcázares em Sevilla e a Mesquita de Córdoba.

Viagem para Espanha - Andalazuia
Andaluzia

Acomodação na Espanha

Recomendações de hospedagem na Espanha

Madrid | Praktik Metropol,  Jardines BoutiqueWestin PalaceHostal Ruano. Mais opções no post onde ficar em Madrid,

BarcelonaHotel CatalunyaBestPrice Gràcia. Mais opções no post onde ficar em Barcelona.

Visão geral

Em Madrid, as regiões de Chueca/ Malasaña/ Plaza Santa Ana te deixam próximo da vida boêmia da cidade. A região da Puerto del Sol fica a apenas 15 minutos do agito, e é mais próxima do centro comercial, além de oferecer preços bem atraentes.

Já em Barcelona, o bairro de Eixample possui muitas opções de acomodação e fica bem próximo das principais atrações culturais. O Bairro Gótico, além de ser uma atração por si só, concentra opções mais em conta e é a preferida dos jovens. Os preços costumam ser parecidos com os de Madrid.

As cidades da região da Andaluzia e Valência são mais baratas em termos de hospedagem, principalmente fora do verão espanhol.

Recomendamos que feche sua reserva com antecedência caso sua viagem ocorra na alta temporada. Para achar a melhor oferta de hotéis, usamos sempre o Booking.com. Verifique nossos posts sobre a Espanha para recomendações específicas de hotéis.

Transporte na Espanha

Avião

Se sua viagem para Alemanha começar do Brasil, há algumas cias aéreas que oferecem voos diretos a partir do Rio de Janeiro (pela Iberia), São Paulo (Iberia, Latam) e Recife (Air Europa). Para Barcelona, há apenas voos diretos saindo de são Paulo (Iberia, Latam). Normalmente nós usamos os sites Skyscanner e Momondo para comparar preços e comprar passagens.

Trem

A Espanha possui uma extensa malha de trens, que liga todo o país interna e externamente. O AVE é o trem bala do país, que alcança incríveis 300km/h com muito conforto. Portugal, França e Itália possuem boas conexões de trem com a Espanha e podem fazer parte do seu roteiro. Nós usamos o site da Eurail para comprar passagens de term com antecedência.

Ônibus

Quem quer viajar para Espanha e economizar com transporte, pode considerar uma pesquisa no site da Flixbus – eles fazem trajetos ligando diferentes cidades, inclusive para fora da Espanha.

Carro

Se a sua ideia é aproveitar sua viagem para Espanha em uma roadtrip, as condições aqui são bem favoráveis: o país está em 11º em extensão da malha rodoviária no mundo e todas são bem conservadas, apesar dos pedágios serem bem altos.

Uma boa opção de roteiro é sair de Madrid e explorar a região da Andaluzia. Para alugar um carro, sugerimos a Rentcars, um site que funciona como comparador de preços e sempre indica o valor mais baixo.

Quando ir para Espanha

Embora o turismo no Espanha seja agitado o ano todo, a primavera é considerada a estação ideal para visitar o país, já que os dias não são tão quentes e as noites trazem uma temperatura amena bem-vinda. É a época perfeita se o seu roteiro inclui diversas regiões, que costumam variar bastante de temperatura, como o norte e o sul do país.

O outono é também um bom período para viajar para Espanha: fora da alta temporada é possível achar passagens com preços bem atraentes. Pode chover em alguns dias, principalmente ao norte, mas nada que estrague sua viagem.

Agora, se você pretende curtir uma praia em Ibiza ou Maiorca, o verão é mesmo a melhor pedida, apesar dos preços mais altos. O mesmo vale para Barcelona: você vai aproveitar muito mais a vibe da cidade durante o verão e a primavera.

O inverno, apesar de bastante frio ao norte, podendo chegar a 0º, não é rigoroso a ponto de não te deixar sair do hotel. Aproveite para conhecer as cidades mais culturais como Madrid, Toledo e a região do País Basco, evitando destinos de praia.

Viagem para Espanha - Tempo
Média de temperatura em Madrid, na Espanha, desde janeiro de 2017

O que levar na mala em uma viagem para Espanha

A sua mala depende muito da região da Espanha que você pretende visitar, além da época do ano.

Em Barcelona e Toledo, muitas das atrações são feitas a pé, então um tênis ou calçado confortável são indispensáveis. Se viajar na primavera e no verão, mesmo com o clima mais quente, vale levar um casaco para sair à noite, quando as temperaturas costumam cair, principalmente ao norte.

No outono e inverno, não são necessárias roupas para frio rigoroso como no resto da Europa: uma boa blusa e calça térmica já são suficientes, além de um casaco mais grosso para colocar por cima. Se tiver capuz, melhor ainda, pois já te protege de uma eventual chuva. Não esqueça de levar protetor solar independente da época. 

E lembre-se: antes de montar sua mala, cheque as restrições das companhias áreas, principalmente se for fazer voos internos. Muitas cias aéreas low cost cobram um valor extra por bagagem despachada.

O que comer na Espanha

Sem dúvidas, uma das grandes atrações de uma viagem para Espanha é provar sua culinária tão diversificada. Confira alguns dos principais pratos da culinária espanhola:

Tortilla de Patatas | Prato bem típico, é uma espécie de torta salgada, feita a partir de ovos, cebola e batatas. É servida normalmente fria, como tapas – os famosos tira gostos espanhóis.

Paella | A receita original, da região de Valência, leva arroz, verduras e carne de coelho, mas com o passar do tempo cada região criou sua própria versão desse guisado.

Viagem para Espanha - Paella
Paella Valenciana

Jámon | o presunto curado, conhecido como presunto ibérico, é parte indispensável da culinária tradicional espanhola. Coma em tapas ou puro – existem milhares de opções nos mercados de rua ou em charcutarias especializadas.

Gaspacho | uma sopa fria, tradicional do sul da Espanha, que leva pepinos, pimentão e tomates na preparação. Serve de entrada ou como prato principal em uma noite quente de verão espanhol.

Churros | popular nos países latino-americanos, alguns dizem que a origem do churros é ibérica. Na Espanha, o doce é normalmente servido sem recheio, acompanhado de um chocolate quente cremoso.

Cerveja | se você curte cerveja, seja bem-vindo(a) ao paraíso. Há uma variedade enorme de marcas, com destaque para as conhecidas Altbier (cerveja preta), a “Beck’s”, a “Munchener” e a exótica “Berliner Weisse” (a mais famosa de Berlim), um composto de xarope de framboesa e cerveja.

Aproveite:

Lonely Planet Spain

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

ESPANHA: Explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

A felicidade de quem estacionou o quarto do hotel e vai dormir em frente a praia no Caribe costa riquenho! Valeu @nomad_america !#emalgumlugardomundo #costarica #puntauva #destinosimperdiveis #visitcostarica

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!