Viagem para Filipinas - Guia Prático - EM ALGUM LUGAR DO MUNDO

FILIPINAS

#emalgumlugardomundo

São mais de 7 mil ilhas, uma infinita variedade de praias paradisíacas e cenários de tirar o fôlego. Por muito tempo ofuscada pelas vizinhas Tailândia e Indonésia, as Filipinas parecem finalmente ter entrado de vez no roteiro de quem visita o Sudeste Asiático.

E não é para menos: o país reúne uma incrível biodiversidade, atrações para todos os gostos e um povo muito encantador. Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para Filipinas. E aproveite!

Viagem para as Filipinas -
Uma das ilhas desertas na travessia Coron x El Nido com o Tao Expeditions

Um breve resumo sobre as Filipinas

Geografia

Arquipélago localizado no Sudeste Asiático, a República das Filipinas, como é chamada oficialmente, é uma reunião de 7.641 ilhas banhadas pelo Oceano Pacífico.

Sendo o 12º país em termos de população, as Filipinas são o lar de vulcões, florestas tropicais, corais e uma das maiores costas em termos de extensão. Essa composição geográfica e climática única – quase mágica – fez com que as Filipinas fossem consideradas um dos dez países mais biodiversos do mundo.

História e religião

Como grande parte dos países da Ásia e das Américas, as Filipinas também foram colonizadas a partir do século XVI. No total, foram mais de trezentos anos sob domínio espanhol.

Além do nome – em homenagem ao Rei Filipe II, monarca da época – a herança espanhola pode ser vista também na religião. Hoje, as Filipinas são o maior país católico da Ásia e o 3º maior do mundo (o Brasil fica em primeiro lugar). Por conta disso, é um pais com uma cara bem mais ocidental do que oriental se comparado aos seus vizinhos asiáticos – nada de templos e monges por lá.

Além da Espanha, as Filipinas também já foram colônia dos Estados Unidos por cinco décadas – o país foi “dado” pelos espanhóis após a vitória americana na Guerra Hispano-Americana – e foram brevemente ocupadas pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

Ou seja, são muitas as influências na sociedade e cultura filipina, que só se tornou independente em 1946, e uma democracia em 1986.

Turismo

O turismo é uma atividade importante para a economia local, representando mais de 7% para o PIB do país. Visitantes são atraídos pela sua biodiversidade, que tem atrações para todos os gostos.

As Kawasan Falls são uma das cachoeiras mais incríveis que você vai ver na vida e estão em todo roteiro que passa por Cebu. A ilha de Boracay, com suas areias branquinhas, são a escolha de quem procura um destino paradisíaco. E o que dizer das lagoas secretas de El Nido, que parecem quase mágicas?

Viagem para as Filipinas - Boracay
Boracay, uma das ilhas mais procuradas

Com tantas opções de belezas naturais e uma infinidade de ilhas, pode parecer difícil de saber o que priorizar dentro do turismo nas Filipinas. Seu roteiro vai depender principalmente de quanto tempo disponível você possui, mas fica o aviso que todo o tempo do mundo não vai parecer suficiente para conhecer todas as maravilhas deste país.

Informações úteis sobre as Filipinas

Dinheiro

A moeda oficial do país é o Peso Filipino (PHP). O ideal é levar seu dinheiro em dólares e fazer a troca por lá. As casas de câmbio costumam fechar cedo, então se programe.

Viagem para as Filipinas - Peso Filipino
Peso Filipino

Cartões de crédito Visa e Mastercard têm uma ótima aceitação nas grandes cidades. Embora alguns hotéis e restaurantes mais turísticos das ilhas menores também aceitem, o mais seguro é sempre carregar dinheiro em espécie durante sua viagem para Filipinas.

Eletricidade

O padrão local é 220V/60Hz. Quanto às tomadas, existem três tipos utilizados no pais: Tipo A – dois pinos paralelos – Tipo B – três pinos – e Tipo C – dois pinos redondos. Não se esqueça de carregar com você um adaptador universal.

Vistos

Para uma viagem a turismo nas Filipinas com duração de até sessenta dias, não é preciso tirar visto. Porém, seu passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade.

Ao final desses dois meses, caso queira, você pode estender sua viagem para Filipinas por mais trinta dias. Essa extensão deve ser solicitada ainda de dentro do pais, preenchendo um formulário do governo.

Você também precisará ter o Certificado Internacional de vacinação da Febre Amarela, já que o Brasil está na lista dos países onde a doença ainda é considerada endêmica.

Segurança e Saúde

Algumas vacinas não são obrigatórias, mas são recomendadas, como a de tétano-difteria, hepatite A e febre tifoide. É importante estar atento ao risco de malária em algumas regiões do país, principalmente em lugares mais próximos da natureza e nas ilhas menores.

As Filipinas são consideradas um país seguro. A criminalidade no país é relativamente baixa, mas fique de olho nas suas coisas em partes mais turísticas e centros urbanos, que possuem um nível de furtos e golpes maior – dentre este último, a clonagem de cartões de crédito é a mais comum.

Outro ponto bem importante de ser levantando é que, de um modo geral, o país é muito rigoroso quanto ao uso de drogas ilícitas.

É altamente recomendado fazer um seguro viagem antes de embarcar em sua viagem para as Filipinas. Sugerimos fazer uma pesquisa no site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.

Seguros Promo

Desastres Naturais

Ao pensar em turismo nas Filipinas, muitas pessoas ficam preocupadas com o fato do país estar situado em cima do famoso Círculo de Fogo, assim como o Japão, o que torna a área suscetível a terremotos.

Não tem muito como se preparar caso aconteça, mas fique sempre ligado nas notícias locais e nas instruções dos órgãos responsáveis. O mesmo vale para vulcões ativos que, sim, existem, mas em número bem menor do que no Chile, por exemplo.

Já a temporada de tufões ocorre entre junho e setembro, mas como a natureza é imprevisível, pode acontecer em outros meses também.

Idioma(s)

Se comunicar no país não será problema, já que o inglês é uma das duas línguas oficiais das Filipinas, junto do filipino (apesar de outras línguas locais ainda serem utilizadas). Além disso, o país já foi colônia dos Estados Unidos, o que ajudou a disseminar a língua inglesa durante o século XX.

O que ver e fazer em sua viagem para Filipinas

As Filipinas são compostas de mais de sete mil ilhas. Para se localizar melhor, considere que existem três grupos de ilhas principais: Luzon, Visayas e Mindanao. Veja os principais pontos de interesse de cada um desses grupos:

As principais ilhas de Luzon

Manila | Capital do país e principal porta de entrada internacional, é uma cidade grande ao estilo das megalópoles do Sudeste Asiático. Não é aqui que você vai encontrar as Filipinas das praias incríveis e belezas exuberantes, mas talvez você precise passar o dia em Manila entre um voo e outro. Se esse for seu caso, passeie pelo distrito financeiro Makati City, com shoppings, restaurantes e bares. Visite Intramuros, o coração da cidade, que traz enormes resquícios da colonização espanhola no país. Conheça também o Museu Nacional das Filipinas, com a maior coleção de arte do país.

Viagem para as Filipinas - Manila
A capital e mais desenvolvida cidade das Filipinas

Puerto Princesa | Capital de Palawan, é aqui que fica localizado o Parque Nacional do Rio Subterrâneo, considerado uma das “Sete Novas Maravilhas do Mundo”. E não é para menos: o parque é cenário de belezas naturais incríveis, entre elas a que inspirou seu nome, o Rio Subterrâneo. Você pode fazer o passeio de barco, que dura 15 minutos, ou fazer a trilha, que leva em média duas horas.

El Nido | Localizado ao norte de Palawan, El Nido reúne um leque interminável de atividades: caiaque, snorkel, flutuação, passeios de barco entre as grutas, entre outros. A grande atração é o arquipélago de Bacuit, onde ficam as suas lagoas secretas. Não deixe de passar por lagos e praias menos turísticas, como a Big Lagoon, Smalll Lagoon, Hidden Beach, Secret Lagoon, Corong Corong e Matinloc Shrine.

Viagem para as Filipinas - El Nido
Foto de Calaan Beach

Coron | Coron fica no extremo norte do arquipélago de Palawan e é um dos grandes exemplares do turismo nas Filipinas. São sete lagos principais, cercados por formações rochosas e vegetação tropical que deram origem a uma das paisagens mais bonitas das Filipinas. As aguas são tão cristalinas que você consegue enxergar o que acontece a mais de vinte metros de profundidade. Uma das atrações de Coron – além das praias, é claro – é o mergulho para ver os destroços dos navios japoneses da Segunda Guerra.

Viagem para as Filipinas - Naufrágio
Naufrágio de navio japonês da segunda guerra mundial

As principais ilhas de Visayas

Boracay | A uma hora de avião de Manila, é nessa ilha que você vai encontrar a famosa White Beach, praia de água turquesa que constantemente figura nas listas de melhores praias da Ásia.  Por conta disso, essa ilha costuma ser bem mais cheia e turística. Se White Beach estiver lotada, dê um pulo na Puke Beach, tão linda quanto e bem pertinho. Aqui também é lugar certo para quem curte badalação, com as noites bem animadas.

Viagem para as Filipinas - Boracay
Boracay

Bohol | Menos badalada que Boracay, Bohol reúne praias de áreas branquinhas, florestas tropicais, cachoeiras e montanhas. Vale a pena alugar uma scooter para explorar a ilha. Não deixe de visitar Alona Beach e ficar até a hora do pôr-do-sol, fazer um passeio de barco em Balicasag e se encantar com as Chocolate Hills, um complexo de 1.700 colinas – todas com o mesmo tamanho e formato, formando um cenário único.

Viagem para as Filipinas - Chocolate Hills
Chocolate Hills, montanhas formadas de antigos corais
Viagem para as Filipinas - Naufrágio Bohol
Além de Chocolate Hills e praias Bohol também tem mergulhos incríveis

Cebu | Cebu é uma ilha província de Filipinas, cuja capital se chama Cebu City. A segunda maior cidade do país não conta com grandes atrações naturais, mas é um ótimo destino para se aprender mais sobre a história do lugar. A ilha de Cebu também é conhecida pelas suas cachoeiras, entre elas a magnífica Kawasan Falls. Já em Moalboal é possível assistir ao espetáculo dos grandes cardumes de sardinhas, além de visitar outras ilhas como Bantayan Island e a Virgin Island.

Viagem para as Filipinas - Kawasan Falls
Kawasan Falls – Foto: Andrewhaimerl / CC BY 4.0

Malapascua | micro ilha situada a 7km de Cebu, é o paraíso para quem gosta de mergulhar. Aproveite a serenidade e tranquilidade das suas praias, em especial Bounty Beach e a Lighthouse Beach.

Viagem para as Filipinas - Malapáscua
Kalanggaman Island, passeio de um dia partindo de Malapáscua

A principal ilha de Mindanao

Siargao | Paraíso dos surfistas, a ilha é conhecida pelo Cloud9, onda considerada perfeita para a prática do esporte – a melhor época para aproveitar é entre julho e novembro. Para quem não curte surfe, vale a visita a suas belas praias e cachoeiras. É recomendado evitar a região sul de Mindanao, por ser um ponto onde ameaças terroristas de grupos extremistas muçulmanos são fortes.

Acomodação nas Filipinas

Assim como na maior parte do Sudeste Asiático, os preços de acomodação nas Filipinas são bem atraentes se comparados ao Brasil, por exemplo. Tudo vai depender do seu estilo de viagem.

Nas ilhas, você vai encontrar tanto resorts de luxo quanto hospedagens medianas e albergues bem baratinhos. Em Manila, procure hotéis nas regiões de BGC (Bonifacio Global City) e Makati, que reúnem a melhor infraestrutura de hotéis e restaurantes.

Recomendamos que feche sua reserva com antecedência caso sua viagem ocorra na alta temporada. Para achar a melhor oferta de hotéis, usamos sempre o Booking.com. Verifique nossos posts sobre a s Filipinas para recomendações específicas de hotéis.

Transporte

Não existem voos diretos do Brasil para o país, sendo obrigatório fazer uma ou mais escalas. A porta de entrada do país costuma ser Manila, que recebe voos da KLM, Ethiopian Airlines, Qatar, Emirates, Turkish Airlines, United Airlines, Delta, Air France e Alitalia.

Normalmente nós usamos o site Skyscanner e Momondo para comparar preços e comprar passagens, mas para o sudeste asiático achamos que o 12GoAsia foi melhor.

Powered by 12Go Asia system

Se você pretende viajar diretamente para Cebu (o que vale a pena caso Manila não esteja no seu roteiro), o aeroporto local recebe diariamente voos de outras capitais do sudeste asiático, como Bangkok, e também da Austrália, Cingapura e Japão.

Para viajar entre as ilhas, as cias áreas mais populares são a Philippine Airlines – que parte para mais de 30 cidades filipinas – e a Cebu Pacific Air. Dá para achar ótimos preços se programando e comprando com certa antecedência.

Outra opção é pegar uma balsa entre as ilhas caso elas sejam próximas – Palawan e Coron, por exemplo. Leva um pouco mais de tempo, mas o preço e a praticidade compensam. Procure por passagens nas empresas 2Go, Starlite e Montenegro Line.

Dentro das ilhas, a melhor opção para viajar entre as cidades é o ônibus. As empresas Philtranco Transit e Dimple Star fazem vários trajetos. Não deixe também de dar uma volta de Jeepney, os míticos jipes coloridos e barulhentos, herança que o exército americano deixou para trás durante sua ocupação – praticamente os tuk tuks das Filipinas. Outra opção, bem prática, é alugar uma scooter para se locomover dentro das ilhas.

Viagem para as Filipinas - Triciclo
O triciclo é um bom meio de transporte dentro das ilhas

Quando ir para Filipinas

A melhor época para o turismo nas Filipinas é entre dezembro e abril, a alta temporada – de preferência os meses de janeiro e fevereiro, que ainda não apresentam calor extremo.

Os meses de abril e maio costumam ser os mais quentes e secos do ano, mas ainda são boas opções. A partir de junho, começa a temporada de chuvas, que vai até o final de outubro, o que pode atrapalhar – e muito – sua viagem. Você pode dar sorte, é claro, já que o clima não é uma ciência exata, mas a probabilidade de você ter belos dias de sol é baixa.

O que levar na mala em sua viagem para Filipinas

Tenha em mente que os grandes atrativos das Filipinas são suas ilhas, lagoas, praias e cachoeiras paradisíacas. Ou seja, conforto e praticidade são essenciais, assim como roupas que possam sujar e molhar à vontade.

Peças mais frescas são essenciais, principalmente durante os meses de abril e maio, que são o auge do calor filipino – dê prioridade a tecidos leves e fibras naturais, como o algodão.

Leve uns três pares de roupas de banho, para ir alternando, além de chapéu/ boné e óculos escuros. Coloque na mala uma toalha de microfibra, que seca bem rápido, muito protetor solar, repelente.

Se tiver, leve uma bolsa impermeável, ótima para levar em passeios de barco ou caiaque e proteger seus pertences (é fácil encontrar essas bolsas por lá por um bom preço).

Além disso, não devem faltar na sua mala as cópias de seus documentos e os remédios s.o.s. Para mais dicas, veja nosso post sobre o que levar em uma viagem para o sudeste asiático.

E lembre-se: antes de montar sua mala, cheque as restrições das companhias áreas, principalmente se for fazer voos internos. A Air Asia, por exemplo, permite apenas viajar com bagagem de mão de até 7kg.

O que comer nas Filipinas

Chicken adobo | o prato mais típico das Filipinas: frango marinado em shoyu e vinagre. Simples e delicioso

Viagem para as Filipinas - Chicken Adobo
Chicken Adobo

Balut | o prato mais controverso das Filipinas: embrião de pato, servido comumente em barraquinhas de rua. Estranho e controverso

Paksiw na lechon | um prato tradicional para festas e ocasiões especiais, trata-se de um porco inteiro, que fica assando por longas horas em cima do carvão.

Halo Halo | sobremesa bem refrescante que leva gelo raspado, frutas variadas, tubérculos e grãos – sim, é uma sobremesa com feijão e inhame

Sinigang | sopa típica feita à base de tamarindo e carnes

Aproveite:

Lonely Planet Philippines (English Edition)

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

FILIPINAS: Explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Porque um dia de semana qualquer em Arraial do Cabo com o pessoal da @lagostrilhas sempre rende foto boa!#emalgumlugardomundo #arraialdocabo #destinosimperdiveis #topdestinos #turismobrasil

Essa foto tá pra sair do forno tem tempo, mas a correria do dia a dia tem nós mantido meio distantes daqui.
Daí hoje fizemos uma pausa pra refletir sobre a rotina que “rouba” nosso tempo.
É muito bom estarmos tão envolvidos com o blog e com os projetos que tocamos. E sim, viver do nosso blog de viagem dá muito mais trabalho do que muitos imaginam! Mas é muito bom e só temos a agradecer.Afinal, graças a ele conhecemos tantos lugares maravilhosos. Alguns do outro lado do mundo, outros pertinho do nosso – até então – lar oficial.Um dos últimos destinos que conhecemos foi a Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty. Pra chegar nela, encaramos uma trilha de 9km saindo de Ponta Negra, uma vila Caiçara próxima a Trindade e Praia do Sono. Bem cansativa, mas não poderia ter melhor recompensa do que esse visual: uma piscina natural, formada por uma cachoeira na beira do mar!
Por mais viagens assim. E por mais momentos de reflexão e felicidade por nossas escolhas de destinos e de vida!
.
.
.
.
.
#emalgumlugardomundo #paraty #costaverde #destinosimperdiveis #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #embarquenaviagem #errejota #turismobrasil #proximaviagem #achadosdasemana #gostariadeiroficial

😃 Uma praia dessas é mais felicidade que um parque de diversões sem fila!!! É não é que é essa a sensação mesmo? Parando aqui pra pensar e agradecer pelo quanto a gente é sortudo na vida por ter momentos maravilhosos em lugares paradisíacos assim – e vazios na baixa temporada 🙏❤️ A belezura de Trindade nos diazinhos de sossego que passamos na @pousada_cabeca_do_indio e fomos diversas vezes à Praia do Cachadaço. 🏝
Conta pra gente: qual seu destino preferido pra curtir um momento relax?#emalgumlugardomundo #trindade #paraty #mtur #destinosbrasileiros #missaovt #revistaqualviagem #embarquenaviagem #praiasbrasileiras #achadosdasemana #errejota #proximaviagem #viajarfazbem

Ainda sobre Trindade: essa é a piscina natural do Cachadaço (ou Caixa D’Aço). Pude muitas vezes contemplar esse lugar lá de baixo, mas a vista de cima dela é incrível!
O legal daqui é que, mesmo com o mar  bem agitado, as pedras dão a proteção ideal para um mergulho bem tranquilo!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #destinosimperdiveis

Tem horas que tudo que a gente quer é brincar. Como é bom voltar a ser criança, mesmo que seja por alguns poucos minutos!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #embarquenaviagem #destinosbrasileiros #mtur #viagemeturismo

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!