Viagem para Indonésia - Guia Prático - EM ALGUM LUGAR DO MUNDO

INDONÉSIA

#emalgumlugardomundo

De todos os países que já visitamos, a Indonésia é certamente um dos que mais oferece diversidade para quem busca natureza: os verdinhos campos de arroz, lindas cachoeiras, ilhas espetaculares, vulcões ativos, dragões de Komodo… a lista é extensa.

Não se engane ao pensar que a Indonésia se resume às praias de Bali: o país tem muito a oferecer, inclusive para os que buscam uma cultura única e diferente. Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para Indonésia. E aproveite!

Viagem para Indonésia - Praia Lombok
Tanjung Aan, uma das lindas praias de Lombok

Um breve resumo sobre a Indonésia

A Indonésia é o maior e mais populoso arquipélago do mundo: são 17 mil ilhas que compõem o país, sendo que 6 mil são habitadas. A população da Indonésia é de 240 milhões de habitantes, o que o faz ser o quarto país mais populoso do mundo!

Geografia

O país faz fronteira com Malásia, Timor Leste e Papua Nova Guiné. As 5 principais ilhas da Indonésia são Java, Sumatra, Bornéu (dividida entre Malásia, Brunei e Indonésia, onde se chama Kalimantan), Sulawesi e Ilhas de Sunda. A capital do país é Jacarta, que fica na Ilha de Java.

Muitas das ilhas contam com vulcões, sendo alguns deles ainda ativos. Graças aos vulcões, o terreno indonésio é extremamente fértil, o que justifica a outra marca registrada do país: os vastos campos de arroz, onde a colheita ocorre até 3 vezes ao ano.

Economia

A Indonésia é também a maior economia do sudeste asiático, sendo a indústria o maior setor. O turismo também tem um papel importante, além do desafio de desenvolver a infraestrutura e causar menos impacto na natureza, na vida e nas tradições locais.

Religião

A religião predominante é o islamismo, sendo a Indonésia o país mais populoso de maioria muçulmana do mundo. Entretanto, a liberdade religiosa é garantida pela constituição indonésia e existem mais 6 religiões no país. A ilha de Bali é predominada pelo hinduísmo.

Viagem para Indonésia - Dança Kecak
Apresentação Kecak no Uluwatu Temple em Bali

Informações úteis sobre a Indonésia

Dinheiro

A moeda oficial da Indonésia é a rúpia indonésia. A menor nota é de 1.000 rúpias e a maior é de 100.000 rúpias. Alguns estabelecimentos aceitam cartão de crédito, mas na grande maioria dos lugares o pagamento é feito em dinheiro. 

Viagem para Indonésia - Rupia Indonésia
Rúpias. Cuidado ao trocar dinheiro em Bali. Tentam enrolar e roubar de todas as formas

Eletricidade

A voltagem é de 230v e o modelo de tomada é a de dois pinos redondos. Para evitar dores de cabeça, leve um adaptador universal na sua mala de viagem para Indonésia.

Vistos

Brasileiros e outras 168 nacionalidades não precisam de visto para entrar no país. Eles dão o chamado visa on arrival – visto na chegada ao país – que não tem custo e é válido para permanência de até 30 dias.

Para quem pretende explorar o turismo na Indonésia por um período maior que 30 dias, é necessário solicitar uma extensão do visto já no momento de entrada no país. A extensão do visto vale por mais 30 dias, custando 355.000 IDR. Verifique esse post para mais informações sobre o processo de extensão do visto.

Segurança e saúde

Violência não é um grande problema na Indonésia. Em áreas turísticas, principalmente em Bali, existem casos de roubos e furtos. Basta manter cuidado com seus pertences.

Atenção redobrada deve ser tomada ao realizar troca de dinheiro durante sua viagem para Indonésia: um golpe muito comum é o de devolverem a quantia abaixo do valor da conversão. Nós mesmos fomos vítimas e percebemos que isso acontece a todo instante.

Caso use caixas eletrônicos, procure aqueles que estão ligados a algum banco, e de preferência com câmera de segurança.

Para os que curtem uma bebida alcoólica, também é bom ficar de olho. Em determinados lugares como Bali e Ilhas Gili, muitas bebidas são de procedência duvidosa. Opte sempre por comprar bebidas lacradas em restaurantes e bares mais movimentados. Desconfie de preços muito abaixo da média.

Brasileiros devem ter vacina contra febre amarela. Além disso, algumas vacinas são recomendadas, como hepatite A e B, febre tifoide e encefalite japonesa.

Existem casos de dengue no país, sendo o repelente a única proteção. Há risco de malária em poucas regiões mais remotas, fora das áreas turísticas. Caso vá estender sua viagem pelo país, informe-se sobre prevenção da malária.

E não se esqueça de contratar um bom seguro viagem antes de embarcar. Recomendamos fazer uma pesquisa no site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.

Seguros Promo

Idioma

A língua oficial da Indonésia é o Bahasa. Em Bali também se fala balinês, e há outros 300 dialetos espalhados pelo país. O inglês é amplamente falado em áreas turísticas, portanto você não terá problemas em se comunicar caso tenha noções de inglês.

Festivais e eventos

Existem diversos grupos étnicos em toda a Indonésia, e isso significa que há muitos eventos diferentes acontecendo ao longo do ano. Só em Bali são mais de 200 celebrações. Veja aqui algumas delas:

Dia da Independência | uma das mais importantes, acontece no dia 17 de agosto. Em todo o país acontecem festividades, paradas e comemorações.

Ano Novo Chinês | com uma comunidade chinesa significativa, o feriado é também celebrado por não-chineses, com direito a muitas cores, fogos de artifício e danças de dragões.

Nyepi | um feriado hindu que acontece com destaque em Bali. Toda a ilha fica decorada. A comemoração acontece na véspera do feriado, pois no próprio dia é proibido festividades com barulho, luzes e fogo. A ilha toda praticamente para nesse dia, inclusive o aeroporto de Denpasar fica fechado.

Ramadan | o maior feriado do calendário islâmico. Caso esteja viajando para o país no final do Ramadan (normalmente julho), é aconselhável fechar reservas com antecedência. Nesse período, muitas lojas e restaurantes estão fechados.

O que ver e fazer em sua viagem para Indonésia

Bali | quando se fala em turismo na Indonésia, Bali é o destino mais famoso e procurado, e não é difícil entender por que. Conhecida como “ilha dos deuses”, Bali está cheia de praias maravilhosas com água turquesa, muitas delas com ondas perfeitas para os amantes de surfe. A ilha oferece os cenários mais incríveis para quem curte uma água salgada. E como se não bastasse, ainda tem cachoeira, vulcão, mercados, museus, templos… tudo para uma viagem perfeita.

Viagem para Indonésia - Templo Tanah Lot
Templo Tanah Lot

Ubud | a capital cultural da ilha de Bali. Por mais que esteja localizado na ilha famosa por suas praias, é como se Ubud tivesse vida própria. Uma variedade enorme de templos, galerias, lojas de artesanato – tudo para qualquer turista se perder por aqui. Para completar, um clima relaxado com muita opção de ioga e comida saudável, além dos lindos e verdes campos de arroz que já fazem a viagem valer a pena.

Viagem para Indonésia - Campo de Arroz
Campo de Arroz Tegalalang
Viagem para Indonésia - Water Palace
Ubud Water Palace ou Palácio das Águas em Ubud

Nusa Lembongan | se você vai para Bali, aproveite e coloque no roteiro a ilha vizinha Nusa Lembongan. Um clima bem relaxado, perfeito para descansar e andar com os pés na areia o tempo todo. Uma ilha bem pequena, com praias deliciosas e conforto na medida certa.

Viagem para Indonésia - Dream Beach
Dream Beach

Nusa Penida | está na nossa lista de destinos preferidos da nossa viagem para Indonésia – e por um motivo: a beleza de Nusa Penida é indescritível. A apenas 30 minutos de Bali e a 10 minutos de Nusa Lembongan, não perca a oportunidade de conhecer essa ilha que esbanja beleza natural e ainda não foi tomada pelo turismo.

Viagem para Indonésia - Kelingking Beach
Kelingking Beach

Lombok | menos famosa e bem mais extensa que Bali, a ilha de Lombok é um destino perfeito para quem quer explorar praias paradisíacas e desertas. Se você acha as praias de Bali bonitas, espere até ver as de Lombok. Alugue um carro ou uma scooter e prepare-se para um espetáculo de águas turquesa e areia branca, além de lindas cachoeiras.

Viagem para Indonésia -
Cachoeira Tiu Kelep

Komodo | ficar cara a cara com um dragão de Komodo já é motivo suficiente para chegar até esse canto do mundo. Mas a região onde se encontra a ilha de Komodo tem muito mais: que tal um mergulho em águas cristalinas para ver arraias manta? Ou sentar-se em uma praia de areia rosa?

Yogyakarta | centro cultural de Java, a cidade de Yogyakarta é ideal para quem quer se aprofundar na história e nos encantos do país. Aproveite o nascer do sol no Borobudur, maior templo budista do mundo. Para a viagem ser completa, visite um vulcão e assista um típico e colorido show de dança.

Viagem para Indonesia - Pinus Pengger
Pinus Pengger

Monte Bromo e vulcão Ijen | dentre os mais de 400 vulcões espalhados pela Indonésia, Bromo e Ijen são daqueles que valem à pena a aventura. Localizados na ilha de Java, esses dois vulcões esbanjam beleza e são garantia de um passeio diferente e inesquecível pelo país.

Sumatra | destino famoso pelo encontro com os orangotangos, prepare-se para um trekking em meio a uma natureza exuberante. Acrescente uma estadia no Lago Toba e garanta momentos lindos e de muito relax.

Acomodação na Indonésia

Recomendações de hospedagem na Indonésia

Bali | Horison, Harmonius Surf Camp,  FRii Bali Echo Beach, Airbnb (180 reais de desconto para novos usuários clicando aqui)

Ubud | Tini Villa, ThreeWin Homestay, Airbnb

Lombok | Senggigi Cottages,  Kies Villas Lombok

Nusa Lembongan |  Komodo Garden,  Le Pirate

Nusa Penida |  Ananta Bungalow

Komodo | Eco Tree O’tel,  Sunset Hill Hotel

Yogyakarta | Griya Wijilan Syariah

Visão geral

Nas regiões mais turísticas, você irá encontrar uma enorme variedade de todos os tipos de acomodação, sejam resorts, hotéis de luxo, pensões ou albergues bem simples. Em Bali é também possível se hospedar nas lindíssimas e confortáveis vilas, enquanto em Sumatra e Java há uma menor oferta de hospedagem.

Para fechar nossas reservas, usamos sempre o Booking.com. Verifique nossos posts sobre os diferentes destinos da Indonésia para recomendações específicas de hotéis.

Transporte na Indonésia

Avião

Se sua viagem para Indonésia começa saindo do Brasil, você vai precisar fazer no mínimo uma escala durante seu voo. Cias como Qatar, Emirates, KLM e AirFrance fazem o trajeto.

Para quem chega na Indonésia vindo de outro destino do sudeste asiático, pode contar com várias cias aéreas low cost para o trecho. A que mais usamos foi a AirAsia. Costumamos fazer pesquisa de preços e comprar passagens pelos sites Skyscanner e Momondo, mas para o sudeste asiático achamos que o 12GoAsia foi melhor.

Powered by 12Go Asia system

Quanto aos voos internos, essa foi uma das nossas maiores preocupações ao planejar a viagem: a grande maioria das cias aéreas nacionais estão incluídas na lista das companhias menos seguras do mundo. A cia Garuda Indonesia é a melhor avaliada, mas seus preços são bem mais salgados que as demais. Nós voamos de Wings Air e estamos aqui para contar história.

Terrestre

Sobre a parte terrestre: prepare-se para o trânsito, principalmente em Bali. As estradas não estão em suas melhores condições e o tráfego é intenso, o que leva muitos turistas a alugarem uma scooter para rodar pela ilha. Se essa for sua escolha, é ideal que você já esteja acostumado a dirigir sobre duas rodas e use sempre seu capacete. Nós alugamos scooter em diversas ilhas da Indonésia, e Bali realmente é a que apresenta as piores condições de trânsito.

Viagem para Indonesia - Caio de Moro
Scooter é um quebra-galho, mas pode ser muito perigoso

Alugar um carro (com ou sem motorista) poderá ser sua melhor opção, se você não quiser andar de moto e estiver preparado para ficar preso no trânsito. Para alugar um carro, sugerimos a Rentcars, um site que funciona como comparador de preços e sempre indica o valor mais baixo. Há uma boa oferta de taxis, mas esteja preparado para o estresse em negociar valores da corrida: muitos deles não querem ligar o taxímetro.

Ônibus são um meio de transporte bem comum e relativamente seguro para se viajar pelo país. Nós usamos o site 12GoAsia para fechar alguns deslocamentos internos. E para o transporte entre ilhas, como Bali, Lombok, Gili, Nusa Penida e Nusa Lembongan, você irá pegar uma barca ou fast boat, que também podem ser comprado pelo site.

Quando ir para Indonésia

Indonésia é um país de clima tropical, quase sempre úmido e quente. As temperaturas costumam variar entre 25 e 35 graus.

A melhor época para programar uma viagem para Indonésia é na estação seca, que vai de abril a outubro – as temperaturas costumam ser um pouco mais amenas nesse período. Mas se possível, evite os meses de junho a agosto, quando os preços estão muito mais altos e os lugares bem mais cheios, devido à alta temporada.

O que levar na mala para Indonésia

Na hora de fazer as malas, é importante já ter definido quais destinos você irá visitar.

Se seu planejamento de viagem para Indonésia inclui apenas praias e cachoeiras, não haverá necessidade de roupas de frio ou trekking. Um sarong (uma canga, um pedaço de pano) é sempre uma peça versátil, pois atende a diferentes ocasiões: estender na areia da praia, cobrir o corpo em uma visita ao templo, proteger dos mosquitos).

Se o seu roteiro inclui visitas a vulcões, é bom ter calçado apropriado para trilha e roupa de frio. Nós fomos sem estar devidamente equipados e conseguimos fazer os passeios do mesmo jeito (pegando roupas emprestadas), mas é sempre melhor estar preparado para a ocasião. 

Além disso, não devem faltar na sua mala as cópias de seus documentos e os remédios s.o.s. Para mais dicas, veja nosso post sobre o que levar em uma viagem para o sudeste asiático.

E lembre-se: antes de montar sua mala, cheque as restrições das companhias áreas, principalmente se for fazer voos internos. A Air Asia, por exemplo, permite apenas viajar com bagagem de mão de até 7kg.

Viagem para Indonesia - Templo Borobudur
Templo Borobudur

O que comer na Indonésia

Há comidas mais famosas pelo sudeste asiático do que a da Indonésia. Isso não quer dizer que a culinária local não seja boa, ela é apenas um pouco mais “limitada”.

Como é de se esperar, o arroz é a base de qualquer refeição aqui, acompanhando todos os tipos de carne e vegetais. Eles fazem muito uso dos “sabals”, uma mistura única de temperos, bem interessante.

Confira alguns dos principais pratos da culinária indonésia:

Nasi Goreng | o mais tradicional arroz frito, sempre misturado com ovos. Por aqui ele pode vir acompanhado de biscoitos crocantes (algo como um baconzitos de peixe), uma pequena salada e alguns espetinhos de frango.

Viagem para Indonesia - Nasi Goreng
O prato mais famoso da Indonésia

Mie Goreng | tão popular como o arroz frito, mas na versão macarrão. Pode ser servido com frango, porco ou tofu, além dos legumes misturados.

Gado-Gado | salada com vegetais crus e cozidos, que incluem batatas, ovos, cenoura, feijão e tofu. Tudo acompanhado de molho de amendoim e leite de coco

Rendang | uma mistura incrível de leite de coco com muitas ervas e especiarias. Bem picante, pode ser servido com carne, frango e até cabra. 

Nasi Campur | servido em qualquer hora do dia, incluindo o café da manhã. O nome desse prato significa “arroz misto”. E a mistura pode incluir diferentes ingredientes à sua escolha: curry, tofu, legumes fritos, carnes, entre outros.

Para acompanhar suas refeições, a boa pedida é a cerveja local Bintang. Há também muitas opções de sucos frescos e água de coco.

Aproveite:

Lonely Planet Indonesia

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

INDONÉSIA: Explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

A felicidade de quem estacionou o quarto do hotel e vai dormir em frente a praia no Caribe costa riquenho! Valeu @nomad_america !#emalgumlugardomundo #costarica #puntauva #destinosimperdiveis #visitcostarica

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!