PERU

#emalgumlugardomundo

Um destino encantador, cheio de atrações misteriosas e com uma paisagem estonteante. Lar de uma das sete maravilhas do mundo, engana-se quem pensa que uma viagem para o Peru pode se resumir a Cusco e Machu Picchu.

Além de inúmeras ruínas e vestígios de antigas civilizações, o turismo no Peru ainda nos presenteia com cânions, praias, lagos glaciais e florestas. Isso sem falar na diversidade cultural e na excelente comida.

Passamos 3 meses explorando o Peru de norte a sul, conhecendo suas belezas e descobrindo o que esse país tem de melhor. Portanto, aproveite nossas dicas: veja aqui tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para o Peru. E aproveite!

Viagem para o Peru - Cholitas
Algumas das mulheres em Cusco também se vestem como as Cholitas da Bolívia

Um breve resumo sobre o Peru

História e geografia

Oficialmente chamado de República do Peru, o país sul americano banhado pelo Oceano Pacífico faz fronteira com o Equador, Colômbia, Brasil e Chile.

Pelo território peruano já passaram diferentes civilizações antigas, entre elas os caral, moche, chimú, tiwanaku e incas. O famoso Império Inca acabou se tornando inclusive o maior império do período pré-colombiano.
Mas, em 1532, a região foi dominada pelo império espanhol.

O domínio dos espanhóis durou até o século XIX, quando o país se tornou independente e proclamou a República. No entanto, em 1968, o Peru sofreu um golpe militar que durou até 1975, quando se restaurou novamente a democracia. Desde então, o país tenta lutar contra os regimes políticos corruptos.

Religião

A maior parte da população peruana se considera católica, embora podemos dizer que a religião no Peru é uma mistura do catolicismo com crenças andinas. Até hoje se realizam algumas cerimônias incas, por exemplo.

Economia

Por muito tempo, a economia do Peru era baseada principalmente na  exploração de minérios. Atualmente, a indústria da cocaína é um ramo que movimenta bastante a economia local e se tornou a principal fonte de renda dos camponeses.

Turismo

O turismo no Peru é um setor que cresce a passos largos, tanto é que Machu Picchu já foi eleito o melhor ponto turístico do mundo. Mas além dessa atração, há muito mais a ser explorado no Peru: a cidade de Cusco, o Vale do Colca, o Lago Titicaca e as linhas de Nazca são apenas alguns exemplos.

Informações úteis sobre o Peru

Dinheiro

A moeda oficial do Peru é o Novo Sol. O ideal é levar seu dinheiro em dólares e trocar já no país em uma casa de câmbio.

Eletricidade

A voltagem padrão é de 220v. O Peru possui dois tipos de tomadas: o modelo A, com duas entradas retas paralelas; e o modelo C, com duas entradas redondas. O tipo C é parecido com as tomadas encontradas no Brasil, mas para evitar qualquer problema, é melhor levar um adaptador universal em sua viagem para o Peru.

Vistos

Brasileiros que vão fazer turismo no Peru não precisam de visto. Para entrar no país é necessário apresentar identidade com menos de 10 anos de emissão, ou passaporte. Brasileiros podem permanecer até 90 dias no país com o visto de turismo.

Segurança e saúde

O Peru possui índices mais baixos de violência se comparado com o Brasil e
outros países da América do Sul. Existem alguns casos de furtos e batedores de carteiras em algumas cidades, portanto, fique atento com os seus pertences.

Se sua viagem para o Peru inclui destinos mais altos (como Cusco, Puno e Vale do Colca, por exemplo) você também deve ficar atento aos sintomas do soroche, o temido mal de altitude que pode causar mal estar devido à baixa concentração de oxigênio.

Embora não seja obrigatório, é sempre recomendado fazer um seguro para uma viagem para o Peru. Para isso, sugerimos fazer uma pesquisa no site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.

Seguros Promo

Idioma(s)

A língua oficial é o espanhol mas, por conta da sua herança indígena peruana, línguas como o Quechua e o Aymara são amplamente
utilizadas no Peru. No entanto, existem em torno de 150 línguas registradas no país.

Festivais e eventos

Inti Raimy | Uma celebração em homenagem ao Sol, que é considerado um Deus importante para a cultura Inca. O evento acontece no dia 24 de junho e a parte principal ocorre nas Ruínas de Sacsayhuaman, próximo a Cusco.

Corpus Christi | No evento do Corpus Christi são organizadas algumas procissões com vários santos e virgens, que vão saudar o corpo de Cristo. A procissão acontece 60 dias após a Páscoa.

O Senhor dos Terremotos | É uma homenagem à imagem de Taitacha Temblores, conhecido como o Senhor dos Terremotos. No evento, há uma fusão da religião andina com o cristianismo, uma vez que é realizada uma procissão pelas ruas da cidade e é feita uma oferenda aos deuses do antigo Kon e Wiracocha.

Carnaval | No carnaval se faz um ritual chamado yunza, onde uma árvore grande é plantada em um lugar escolhido e nele se enche de presentes e brindes. Para comemorar, todas as pessoas dançam em volta da árvore e vão cortando-a até que ela caia.

Natal | O natal é considerado uma das celebrações mais importantes do ano para os peruanos. Na maioria das regiões se mantém a tradição dos presépios, mas também é o momento de confraternização das famílias com uma festa que é realizada na Praça das Armas, no dia 24 de dezembro.

Virgem da Candelária | São 18 dias de celebração na cidade de Puno, onde centenas de grupos musicais e dançarinos se reúnem para comemorar a  Virgem, também chamada Candelária Mamacha.

O que ver e fazer em sua viagem para o Peru

Lima | a capital do Peru tem um ar cosmopolita e um trânsito para lá de caótico. Poucos visitantes se estendem por aqui, mas aproveite para sua passagem para conhecer a Praça das Armas, o Convento de São Francisco, o bairro Miraflores e o Parque da Reserva.

Viagem para o Peru - Miraflores
Miraflores é o bairro mais legal de Lima

Cusco | a grande capital do império inca já foi considerado a capital arqueológica da América e hoje é patrimônio da UNESCO. Aprecie a mistura das arquiteturas espanhola e inca pelo centro da cidade, a começar pela Plaza de Armas e suas igrejas. Visite também ruínas e templos como Qoricancha e Saqsaywaman, fechando com um passeio pelas ruas de San Blas. Se tiver tempo e disposição, faça um trekking até a Rainbow Mountain e Laguna Humantay, dois grandes espetáculos da natureza.

Viagem para o Peru - Cusco
Em Cusco, as igrejas foram erguidas por cima das construções Inca

Machu Picchu | A principal atração do turismo no Peru não desaponta nem aqueles que chegam com a expectativa nas alturas. O ponto de partida é a pequena Águas Calientes, mas o lugar mágico está entre as ruínas e montanhas: a vista panorâmica, a Praça dos Templos, o Templo Principal, o Templo do Sol e a Rocha Sagrada são paradas obrigatórias dentro de Machu Picchu. Veja como comprar seu ingresso e confira a melhor época para visitar.

Viagem para o Peru - Machu Picchu
As incríveis ruínas d Machu Picchu

Valle Sagrado | Quem se limita a conhecer apenas Machu Picchu comete  um grande erro: há diversos sítios arqueológicos incas espalhadas na região conhecida como Valle Sagrado. Entre elas estão Pisac, Ollantaytambo,
Urubamba, Maras e Moray.

Viagem para o Peru - Moray
Moray era um laboratório agrícola Inca

Puno | Se sua viagem para o Peru também inclui uma passagem pela Bolívia, aproveite para conhecer a cidade peruana de Puno, que fica próxima à fronteira e bem à beira do lago Titicaca. Um passeio pelas ilhas flutuantes Uros é imperdível.

Viagem para o Peru - Puno
As ilhas flutuantes

Huaraz | Destino para quem gosta de trilhas e contato com a natureza, é um destino que vem ganhando destaque no turismo no Peru. É aqui que encontramos lagos glaciais, glaciares e picos nevados, formando um dos visuais mais lindos do Peru. Encare a aventura e siga até a Laguna 69, conhecendo também a Laguna Parón e o Glaciar Pastoruri.

Viagem para o Peru - Huaraz
Podemos dizer que Huaraz é a Patagônia Peruana

Arequipa | Uma das cidades mais arquitetônicas e belas do país. Conheça a Plaza de Armas, a Catedral da cidade e o Mosteiro de Santa Catalina. Visite a múmia Juanita no Museu dos Santuários Andinos e aprecie a paisagem no Mirador de Carmen Alto.

Viagem para o Peru - Arequipa
Arequipa

Vale do Colca | Saindo de Arequipa, encare a altitude e se impressione com a beleza dessa região. Impressione-se com a beleza do cânion do Colca, aprecie a vista de diversos vulcões e marque presença no Mirante del Condor para um encontro com a ave gigante.

Viagem para o Peru - Condor
O majestoso Condor

Nazca | Os mistérios da Linha de Nazca são considerados a principal
atração da região. Mas não deixe de visitar o Museu Maria Reiche, o Aqueduto Cantalloc, a montanha de areia Cerro Blanco e o Paredones.

Viagem para o Peru - Nazca
Uma das mais impressionantes linhas de Nazca

Huacachina | o fotogênico oásis do Peru é um destino cada vez mais descoberto pelos turistas. Encare a caminhada até o topo das dunas para apreciar o visual lá de cima. Para um pouco mais de aventura, encare o sandboard ou um passeio de buggy pelas areias. Aproveite para conhecer outras atrações de Ica, com um cânion e algumas vinícolas.

Viagem para o Peru - Huacachina
O oásis de Huacachina

Paracas | Para comprovar que o Peru também é lindo pelo mar, inclua esse destino no roteiro e curta a vista da Reserva Nacional de Paracas, onde assistimos a um pôr do sol inesquecível. Não deixe de fazer um tour pelas Ilhas Balllestas para um encontro com pinguins e leões marinhos.

Viagem para o Peru - Paracas
As Golden Shadows no Parque Nacional de Paracas

Norte do Peru | Menos visitado pelos brasileiros, a região norte do país também guarda destinos bem interessantes. Sua viagem para o Peru pode ficar ainda mais rica se você incluir destinos como Trujillo, ou até mesmo Tacna. E que tal um avistamento de baleias no litoral?

Viagem para o Peru - Praia em Trujillo
Dizem que o Surf começou em Huanchaco com os Cabalitos de Totora

Amazônia Peruana | Se você busca um pouco mais de aventura em uma viagem para o Peru, deve incluir essa região no roteiro. Chachapoyas e Iquitos são dois destinos da região, onde você poderá visitar sarcofágos e cavernas como Karajía e Quiocta, a Catarata Gocta e as ruínas Kuelap.

Para visitar algumas atrações de Cusco e do Valle Sagrado, é preciso adquirir um passe chamado boleto turístico. Confira mais informações aqui.

Acomodação no Peru

Recomendações de hospedagem no Peru

Lima | Mariel Hotel Boutique, Ibis Larco Miraflores

Cusco | Casa Andina San Blas, Pariwana Hostel, Golden Inca. Mais opções no post onde ficar em Cusco.

Machu Picchu | Casa Andina Standard Machu Picchu, Sumaq Machu Picchu HotelPerumanta B&B

Valle Sagrado (Ollantaytambo) | Peru Quechua’s LodgeSol MirandaDoña Catta Inn

Arequipa | Las Torres de Ugarte, Casa de Avila, Dreams Hotel Boutique 

Huaraz | Hotel Santa Cruz

Puno | Taypikala Lago 

Huacachina | Hostal CurasiBanana’s Adventure HostelVilla Jazmin

Nazca | Casa Hacienda Nazca Oasis

Visão geral

A maioria dos destinos de turismo no Peru oferecem uma boa variedade de acomodações, que conseguem atender a todos os estilos.

Via de regra, um dos melhores bairros para se hospedar em Lima é Miraflores. Em Cusco, o melhor lugar para ficar é nos arredores da Plaza de Armas.

O ponto alto de Huaraz são as trilhas que ficam bem distante da cidade. Por isso, não há uma região específica para você se hospedar. Já em Puno, procure acomodação próximo ao Calle Grau ou à Catedral de Puno. Considerando Arequipa, hospede-se perto do centro histórico.

Transporte no Peru

Do Brasil para o Peru

Você pode voar do Brasil para Lima usando companhias aéreas como a Latam e a Taca. Normalmente fazemos pesquisa de preços e compramos nossas passagens pelos sites Skyscanner e Momondo.

Existe a possibilidade de chegar até o Peru de carro ou ônibus saindo do Brasil. Quem está no norte, pode pegar a fronteira de Rio Branco e seguir até Cusco ou Lima. Contudo, é preciso se preparar para longas viagens, visto que a média é de 20 horas até Cusco e 48 horas até Lima.

Viagem para o Peru - Pimpa
Nós cruzamos o Peru inteiro de carro, com a Pimpa!

Existe outra opção de viajar para o Peru passando pela Bolívia, atravessando a fronteira pela cidade de Corumbá até Puerto Quijarro, no lado boliviano. Nesse caso, você pode pegar um trem que segue até Santa Cruz de La Sierra e, de lá, continuar viagem de ônibus até Lima.

Para os que estão no Sul, precisa passar pelo Paraguai. Independente da escolha, prepare-se para pegar uma longa estrada, que nem sempre está em boas condições, mas vale a aventura.

No Peru

A melhor opção para viajar entre as cidades do Peru é por meio de ônibus.  Algumas cias de ônibus no Peru são Cruz del SurOltursa, Tepsa e MovilTours

Entretanto, em algumas dessas viagens o tempo de percurso é muito longo, chegando a mais de 24 horas de viagem. Nesses casos, vale a pena conferir as passagens de avião com as companhias internas para verificar se o preço está bom.

Caso você opte por alugar um carro para viajar pelo Peru, é importante saber que o trânsito por lá é complicado. O comportamento dos motoristas é um tanto agressivo e, em Lima, a situação beira o caos. Nós dirigimos por todo o país e sobrevivemos, mas é bom estar preparado.

Normalmente alugamos carros pela Rentcars, um site que funciona como comparador de preços e sempre indica o valor mais baixo.

Em algumas cidades como Lima, vale mais a pena pegar um táxi, já que o custo da corrida não é alto. Como são inúmeras opções, você não terá dificuldades de se locomover com esse transporte.

O transporte público não é dos melhores, visto que os ônibus são bem velhos. Em algumas cidades é possível se locomover a pé para conhecer
os principais pontos turísticos, já em outras será necessário contratar um serviço de transporte.

Quando ir para o Peru

O Peru é um país dividido em várias regiões que se diferem dependendo da época do ano. Para visitar a Cordilheira dos Andes, o melhor período é a estação seca que é considerada inverno, entre os meses de abril a outubro.

Já na capital Lima, você pode visitar em qualquer época do ano. No entanto, o verão é alta temporada na cidade, mas também é o período em que não chove e faz um sol lindo – e raro – durante um longo dia.

Se você deseja visitar a região da Amazônia Peruana, a melhor época é de abril a outubro.

No caso da principal atração do país, Machu Picchu, a estação seca também é o melhor período para fazer as famosas trilhas da região.

Resumidamente, para saber a melhor época para viajar para o Peru, você deve escolher quais destinos visitar.

O que levar na mala em uma viagem para o Peru

Para uma viagem para o Peru você deve levar roupas e calçados confortáveis. A blusa de frio deve acompanhá-lo, mesmo que você viaje no verão, pois regiões como Cusco costumam ter temperaturas muito baixas em qualquer época do ano.

Portanto, calças, bermudas e camisetas devem fazer parte da sua mala para o Peru. Se tiver muito frio, leve um casaco bem quente, gorro, luva e cachecol. Vale a pena também levar roupa térmica para os momentos mais
gelados.

Para calçar, o mais recomendado é levar uma bota para fazer as inúmeras trilhas da região. Mas um bom tênis já resolve em algumas situações. O mais importante é que seja um calçado confortável para longas caminhadas.

Em determinados períodos pode chover bastante. Para não estragar seu passeio, leve uma capa de chuva. Mas não se esqueça de andar com o protetor solar em qualquer época que você deseja visitar o Peru.

O que comer no Peru

Ceviche | Uma das maiores especialidades peruanas, o ceviche é feito de pescados crus, que são marinados em limão peruano, cebola, sal, alho e pimenta. Delicioso!

Viagem para o Peru - Ceviche
Nosso queridinho, o Ceviche

Parihuela | O parihuela é uma mistura de caldo de peixes com mariscos, servido com rodelas de limão. É uma comida bem típica da cidade de Lima.

Anticucho | o anticucho é um espetinho, em que a carne é marinada em um tempero especial peruano, tendo como base o ají (uma pimenta suave). Vendido em várias barraquinhas de rua pelo Peru.

Olluquito con charque | O charque peruano é feito de carne seca de lhama ou alpaca e deve ser servido com  batatas andinas, chamada olluco. Para acompanhar o prato, deve ser servido o arroz.

Rocoto Relleno | O rocoto relleno é um pimentão recheado com carnes de porco e boi. As carnes precisam ser moídas e misturadas com azeitona e queijo.

Aproveite:

Lonely Planet Peru

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

PERU: Explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!