SINGAPURA

#emalgumlugardomundo

S ingapura é a única ilha cidade-estado do mundo. Localizada ao sul da Malásia, é também um dos lugares mais caros e prósperos do planeta. Uma mistura de culturas e um clima vibrante e iluminado fazem com que o turismo em Singapura seja um dos mais promissores do sudeste asiático.

Apesar de seu pequeno tamanho, há muito o que ver e fazer por aqui. Veja tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para Singapura. E boa viagem!

Viagem para Singapura - Merlion
Merlion, metade leão e metade peixe. O símbolo de Singapura

Um breve resumo sobre Singapura

A República de Singapura, também conhecida como “Cidade Leão”, é uma ilha cidade-estado que esbanja saúde financeira, com uma economia forte baseada na indústria e no comércio.

Sob o comando britânico por um longo tempo, Singapura foi ocupada pelo Japão durante a Segunda Guerra, voltando ao domínio inglês em seguida. Tornou-se auto-governada, juntou-se à Malásia, tornando-se finalmente independente em 1963.

São 5 milhões de moradores, em sua maioria descendentes de malaios, chineses e indianos. A maioria da população é budista, cerca de 33% segue a religião. Entretanto, pesquisas apontam Singapura como um dos lugares com maior diversidade religiosa do mundo.

A diversidade cultural pode ser notada por todos os lados: bairros como Chinatown e Little India são dois exemplos clássicos de como o turismo em Singapura pode ser surpreendente.

Com um clima bem cosmopolita, Singapura é o destino de viagem ideal para quem quer vivenciar um clima agradável e aproveitar o melhor que uma cidade bem estruturada pode oferecer.

Singapura é definitivamente um destino único, cheio de particularidades e dados curiosos. Para saber mais, confira nosso post com 12 curiosidades sobre Singapura.

Informações úteis sobre Singapura

Dinheiro

Dólar de Singapura. Alguns estabelecimentos podem aceitar dólar americano e australiano, yen japonês e libra esterlina. Você poderá usar tranquilamente seus cartões de crédito na sua viagem para Singapura, já que a grande maioria dos estabelecimentos os aceitam.

Viagem para Singapura - Dolar
Dólar de Singapura

Eletricidade

230V. A tomada é a de 3 pinos chatos (conhecida como “tipo G”, usada no Reino Unido). Não se esqueça de levar um adaptador universal em sua viagem para Singapura.

Vistos

Brasileiros não precisam de visto para viajar para Singapura, podendo permanecer por até 90 dias.

Segurança e saúde

Singapura é certamente um dos lugares mais seguros de toda a Ásia. As leis são bem severas: drogas levam à pena de morte, e crimes mais simples são combatidos severamente. Existem casos isolados de pequenos furtos, mas nada com que o turista precise se preocupar demasiadamente.

Caso precise de atendimento médico, você irá contar com um dos melhores serviços do mundo e, logicamente, um dos mais caros. Recomendamos sempre fazer um seguro viagem, e esse conselho é ainda mais importante em uma viagem para Singapura – afinal, é melhor evitar um grande prejuízo.

Sugerimos fazer uma pesquisa no site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.

Seguros Promo

Idioma

São 4 idiomas oficiais em Singapura: inglês, malaio, mandarim e tâmil. Apesar do inglês ser o mais usado, existem ainda outras 20 línguas faladas em Singapura, o que representa bem a diversidade cultural dessa cidade-estado.

Festivais e eventos

Ano Novo Chinês | uma das maiores celebrações de Singapura. É possível ver decorações e celebrações em diferentes cantos, mas certamente o melhor lugar para acompanhar o evento é em Chinatown. O bairro é tomado de desfiles, festividades, comércio de rua e muitas cores. 

Viagem para Singapura - Ano novo chinês
Ano Novo Chinês, nós estávamos lá!

Vesak Day | um feriado importante para o Budismo, o Vesak acontece em maio. Ele significa o nascimento, iluminação e morte de Buda. Você irá encontrar templos enfeitados e alguns eventos de comida vegetariana acontecendo nessa época.

Deepavali | celebrado no Hinduísmo, o Deepavali é uma celebração que ocorre entre outubro e novembro. O melhor lugar para assistir ao festival é no bairro Little India, que fica enfeitado e ainda mais cheio de cores e luzes.

Thaipusam | outro festival hindu que pode causar choque nos mais desavisados. Uma procissão de religiosos segue pelas ruas, em homenagem a Lord Subramanium, carregando altares e ornamentos cravados em ganchos nos seus corpos. Uma cena marcante, mas que definitivamente não é para os mais fracos!

Turismo em Singapura: o que ver e fazer

Singapura é pequena, mas não se engane: há muito o que fazer por lá e não vão faltar pontos turísticos e de entretenimento para você aproveitar ao máximo sua viagem. Confira algumas das atrações imperdíveis de Singapura.

Gardens by the Bay | um dos maiores ícones de Singapura, o Jardim Botânico é um misto de natureza e tecnologia, representando bem a atmosfera da cidade. Visita imperdível à noite, para ver o local todo iluminado.

Viagem para Singapura - gardens by the Bay
O incrível show de luzes no Gardens by the Bay

Marina Bay | o famoso Marina Bay é também um passeio imperdível de sua viagem para Singapura: uma enorme área recreativa que inclui uma enorme roda-gigante, uma série de restaurantes e lojas, shopping, museu, cassino e o icônico hotel Marina Bay Sands.

Viagem para Singapura - Marina Bay Sands
A famoso Marina Bay Sands

Chinatown e Little India | para ver de perto a grande diversidade cultural de Singapura, nada melhor que andar pelas ruas desses dois bairros. Observe as cores, arquiteturas e cheiros de cada um deles. Reserve um espaço no estômago e experimente a comida local nos dois lugares.

Viagem para Singapura - Chinatown
Chinatown
Viagem para Singapura - Little India
Little India

Sentosa | uma ilha artificial localizada ao sul de Singapura, com objetivo de ser um local de entretenimento. Lá você encontra restaurantes diversos, lojas, campos de golfe e o famoso parque da Universal Studios .

Para um pouco mais de inspiração na hora de montar seu roteiro, confira nosso post sobre o que fazer em Singapura.

Acomodação em Singapura

Recomendações de hospedagem em Singapura

Visão geral

Prepare-se para uma das melhores – e mais caras – ofertas de hotéis no sudeste asiático.

Existe uma enorme variedade de acomodações em Singapura, que irão garantir uma boa estadia independente da sua escolha. Porém, tenha em mente que o custo de acomodação é alto, sendo difícil achar opções com preços mais acessíveis. Programe sua viagem com antecedência, principalmente se for em alta temporada.

Para fechar nossas reservas, usamos sempre o Booking.com. Verifique nossos posts de Singapura para recomendações específicas de hotéis.

Transporte em Singapura

Singapura tem um dos maiores aeroportos da Ásia, considerado também um dos melhores do mundo. Inúmeras cias aéreas atendem o destino, mas não há voos diretos do Brasil para Singapura.

É necessário fazer conexão e o voo leva mais de 24 horas. Algumas cias a se considerar são Turkish, Swiss, Qatar, Emirates e Etihad. Normalmente nós usamos os sites Skyscanner e Momondo  para comparar preços e comprar passagens, mas para o sudeste asiático preferimos o 12GoAsia.

Powered by 12Go Asia system

Caso esteja viajando pelo sudeste asiático, é possível chegar a Singapura via terrestre, atravessando a fronteira com a Malásia.

O porto de Singapura é também um dos mais movimentados do mundo. Inúmeros cruzeiros incluem uma parada aqui em seu itinerário.

Não há dor de cabeça para circular por Singapura: um sistema abrangente e integrado de transportes pode te levar a qualquer lugar. Ônibus no geral circulam das 6h às 0h, sendo que há ônibus especiais para turistas.

Há também o MRT, metrô na superfície, com a passagem um pouco mais cara que a do ônibus, mas igualmente eficiente. Também circulam das 6h às 0h.

Para quem prefere tours organizados, não faltam opções. Táxis e motoristas particulares também estão à disposição do viajante, por um preço bem mais salgado que os transportes públicos.

Quando ir para Singapura

As condições climáticas em Singapura são bem estáveis e costuma fazer calor a maior parte do ano. Com um clima tropical, as temperaturas costumam ficar entre os 23oC e 31oC, podendo passar dos 40oC no verão.

Para decidir a melhor época para sua viagem para Singapura, leve em consideração feriados (como o Ano Novo Chinês) e época de férias, onde o volume de turistas é maior e os preços tendem a ficar ainda mais caros.

Viagem para Singapura - Marina Bay Sand a Noite
O Marina Bay Sands a noite

O que levar na mala para Singapura

Singapura é uma cidade-estado extremamente desenvolvida. Tudo o que você pode precisar, vai encontrar aqui – certamente por um preço elevado.

Não há passeios de aventura, então deixe de fora da mala equipamentos e tênis para trekking por exemplo.

Traga roupas frescas e, caso visite entre novembro e janeiro, é aconselhável incluir uma capa de chuva ou guarda-chuvas. Um agasalho leve pode ser útil para noites mais frescas. Caso sua programação inclua saídas à noite, um traje mais apropriado será importante.

Muitos remédios só são comprados com receita, incluindo pílulas anticoncepcionais e anti-inflamatórios mais comuns. Portanto, traga tudo de uso contínuo e s.o.s. Não esqueça de incluir cópias de seus documentos.

E lembre-se: antes de montar sua mala, cheque as restrições das companhias áreas, principalmente se for fazer voos internos. A Air Asia, por exemplo, permite apenas viajar com bagagem de mão de até 7kg.

Se sua viagem para Singapura inclui outros destinos do sudeste asiático, confira o post sobre o que levar na mala para o sudeste asiático.

O que comer em Singapura

O quesito gastronômico merece um espaço reservado dentro do turismo em Sinhapura: é possível dar uma volta ao mundo através da culinária aqui.

Parece que todos os sabores estão presentes, muitas vezes em uma mistura única e muito interessante. Não faltam opções de comida chinesa, indiana e malaia, que podem ser degustadas tanto em restaurantes caros como em barraquinhas de rua.

Veja aqui alguns dos pratos mais comuns em Singapura.

Hainanese Chicken Rice | considerado o prato mais típico de Singapura, trata-se de um prato extremamente simples feito de frango cozido em um caldo, que é servido separadamente. Acompanha arroz branco e alguns vegetais, quase sempre pepino.

Char Kway Teow | macarrão frito, um dos meus favoritos. Macarrão de arroz frito com molho shoyu, levando também ovos, pimenta e diferentes temperos, finalizado com uma linguiça. Tem um toque doce e levemente picante.

Laksa | um exemplar da comida malaia, o Laksa é feito de macarrão, servido com um molho espesso com carne e vegetais. Algumas variações incluem leite de coco. O sabor pode variar muito de acordo com a receita, então prove em diferentes lugares!

Bak Chor Mee | Mais uma variação de macarrão, dessa vez com carne de porco moída, almôndegas, pimenta e outras especiarias, além de um molho pouco encorpado. Normalmente acompanhado de um caldo.

Aproveite:

Lonely Planet Singapore (English Edition)

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

SINGAPURA: Explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!