Escrito por Caio
27 de janeiro de 2017
Muitos associam o Vietnã ao seu passado conturbado de guerra. É verdade que o país carrega um histórico de comunismo, pobreza e conflitos. Mas o cenário que uma viagem para o Vietnã é encantador: paisagens maravilhosas com praias, montanhas, campos de arroz, templos maravilhosos e muito mais. A missão de fazer turismo no Vietnã pode não ser tarefa das mais fáceis. É preciso estar atento aos golpes frequentes, ao trânsito caótico e a outros contratempos. Mas deixe-se levar pelos sorrisos, pela deliciosa comida e pela natureza exuberante – que sua visita ao país será inesquecível! Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para o Vietnã. E aproveite!
Turismo no Vietna - Barco e Pessoa
Um passeio por um dor afluentes do Mekong

Um breve resumo sobre o Vietnã

População

A população vietnamita tem como origem mongóis do norte e leste da Ásia, com influências de chineses e indianos. É o segundo país mais populoso do sudeste asiático, ficando atrás apenas da Indonésia. É também um dos países mais homogêneos da região, sendo 90% de sua população vietnamita. Cerca de 3% são de chineses.

Religião

O budismo é a religião predominante no Vietnã, com mais de 10 milhões de seguidores e 20 mil pagodas e templos epalhados pelo país. O catolicismo está em segundo lugar, com cerca de 6 milhões de fiéis e mais de 6 mil igrejas. Encontram-se ainda vários adeptos de outras crenças, como animismo e teísmo. A adoração a seus antepassados é algo bem comum entre os vietnamitas.

História

A história do Vietnã é no mínimo complicada. O país foi totalmente dominado pela França em 1884, perdendo sua independência. Embora a influência francesa ainda seja notável no país, a Guerra do Vietnã foi o episódio recente mais turbulento na região. É indispensável que qualquer um a turismo no Vietnã aprenda mais sobre os capítulos sangrentos dessa história. Apesar disso, podemos perceber que as novas gerações seguem rumo a um futuro próspero.

Economia

O Vietnã é um país pobre. O período comunista levou a população à fome na década de 80. A situação vem gradualmente melhorando, sendo que hoje os setores da indústria e tecnologia da informação são os que mais crescem no país. Já na década de 90, o Vietnã passou a ser descoberto pelo turismo, e esse setor vem recebendo investimentos ao longo dos anos. Destinos como Halong Bay e Hoi An são alguns dos mais procurados, e o país tem muito a oferecer para quem quer conhecê-lo.

Informações úteis sobre o Vietnã

Dinheiro

A moeda oficial é o Dong Vietnamita, embora o dólar seja aceito em alguns lugares.
Turismo no Vietna - Dong Vietnamita
Dong Vietnamita

Eletricidade

220V. A tomada normalmente é a de dois pinos redondos. Para evitar problemas, leve um adaptador universal em sua viagem para o Vietnã.

Vistos

Brasileiros precisam de visto para entrar no Vietnã. Existem basicamente 3 formas de tirar o visto: Embaixada do Vietnã em Brasília | você deve se dirigir ao consulado ou enviar pelos correios o passaporte e a documentação exigida. É necessário também preencher um formulário online. Entre em contato com a Embaixada por e-mail para confirmar as informações, já que as regras para obtenção do visto podem mudar. O visto pode ser solicitado com até 6 meses de antecedência Pré aprovação online + liberação do visto na chegada ao país | é necessário utilizar uma agência para emitir uma carta de aprovação, que deverá ser apresentada na sua chegada ao país. Várias agências prestam esse serviço, pesquise uma com boa reputação. Recomendamos o Vietnam-eVisa.org. Após o pagamento, a carta sai em até dois dias. Basta apresentar essa carta no aeroporto, junto com o passaporte e duas fotos. Essa modalidade é válida apenas para quem chega via aérea. Consulado do Vietnã em outros países | não é necessário retirar o visto do Vietnã em seu país de origem. Sendo assim, é possível retirar o visto para o Vietnã enquanto você estiver em outro lugar, como em Bangkok por exemplo. É necessário levar o passaporte e duas fotos, além de preencher um formulário. O processo para obtenção do visto custa 25 dólares e leva cerca de 4 dias, podendo ser mais rápido mediante taxa adicional.

Segurança e saúde

De uma forma geral, o Vietnã é um país seguro para viajar, inclusive para mulheres que viajam sozinhas. A recepção dos vietnamitas com estrangeiros costuma ser calorosa, embora alguns vendedores possam ser mais insistentes e/ou agressivos. Atenção a pequenos furtos, assim como golpes em turistas. Não é incomum encontrar agências de viagem falsas tentando enrolar na venda de passeios. Algumas vacinas são recomendadas em uma viagem ao Vietnã, como hepatite A e febre tifoide. Dependendo da região a ser visitada e a duração da viagem, também pode ser indicado vacinas contra hepatite B, raiva e encefalite japonesa. Há risco de malária em algumas regiões mais remotas. Cuidado redobrado se for dirigir. Somos fãs de alugar uma moto para explorar as redondezas, mas isso é tarefa desafiadora no Vietnã: o trânsito é dos mais caóticos do mundo. E acidentes de trânsito são bem comuns com estrangeiros, que não estão acostumados àquela loucura. Não se esqueça de contratar um bom seguro antes de embarcar em sua viagem para o Vietnã. Recomendamos fazer uma pesquisa no site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.
Seguros Promo

Idioma

A língua oficial é o vietnamita, chamado Quoc-ngu. Tendo sido uma província chinesa por mais de um milênio (111 AC-939 DC), a escrita vietnamita refletia os caracteres chineses. A partir do século VIII, desenvolveram seus próprios caracteres, chamado Chumon. O período colonial francês também deixou suas marcas, com a introdução do alfabeto romano. O francês é a segunda língua mais falada e o inglês é também falado por muitas pessoas, principalmente nas grandes cidades. Não espere um nível avançado do idioma, mas o suficiente para uma boa comunicação.

Festivais e eventos

Para se aprofundar ainda mais na cultura de um país, nada melhor que presenciar algumas de suas festividades. Apesar do passado recente bem conturbado por guerras e conflitos, o Vietnã é um país muito tradicional, com diferentes eventos culturais/ religiosos acontecendo ao longo do ano. Veja aqui alguns exemplos: Tet Nguyen Dan | o Ano Novo Lunar ocorre entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. Uma celebração que dura 3 dias de festividades, podendo se estender por uma semana. Vietnamitas se reúnem com suas famílias para festejar com comida e bebida, fogos e visitas a templos. Festival das Lanternas em Hoi An | um evento que ocorre mensalmente nessa cidade que é Patrimônio da UNESCO. A cidade, que já é toda enfeitada com lanternas coloridas, apaga suas luzes no 14o dia do calendário lunar mensal. O resultado é um espetáculo belíssimo, onde apenas as lanternas iluminam as ruas e deixam um clima mágico pela cidade antiga. Perfume Festival | o Perfume Festival é um evento que atrai uma multidão de peregrinos de todo o país até o simbólico Perfume Pagoda em Hanói. Acontece no 15o dia do 1o mês do calendário lunar, entre fevereiro e março. Religiosos (e turistas) partem de barco pelo Rio Yen até a base da Montanha Huong, passando por cavernas e campos de arroz pelo caminho. O festival inclui dança de dragões, subida até a caverna Huong Tich, oferendas e mais.

Turismo no Vietnã: o que ver e fazer

O Vietnã é um país relativamente grande e bem diverso. Dedique-se a conhecer o país de norte a sul, pois cada região tem algo de especial a oferecer. Ho Chi Minh | mergulhe na história do Vietnã em uma visita ao War Remnants Museum e ao Reunification Palace. Aproveite e prove o melhor da comida local em barraquinhas de rua. Arrisque-se todos os dias e atravesse as ruas em meio ao trânsito mais insano que você já viu. E aproveite para fazer uma visita aos históricos Cu Chi Tunnels.
Turismo no Vietna - Transito Ho Chi Minh
Um belo desafio é cruzar as movimentadas ruas da cidade
Hanói | a capital do Vietnã é outro excelente destino para se explorar melhor a história do país. Entregue-se e curta o clima de Hanói, que é quase tão caótico como o de Ho Chi Minh. Visite o Mausoléu de Ho Chi Minh e ande pelas ruas de Old Quarter, observando a influência francesa no local.
Turismo no Vietna - Hanoi
Mausoléu de Ho Chi Minh vigiado por guardas
Halong Bay | mais de 3 mil ilhas formam o cenário surreal de Halong Bay, um dos destinos mais populares do Vietnã. Pesquise bem seu passeio e descubra a melhor forma de explorar Halong Bay. Escolha entre fazer um cruzeiro ou explorar o local por conta própria.
Turismo no Vietna - Ha Long Bay
A surpreendente Ha Long Bay
Sapa | essa pequena cidade ao norte do Vietnã é o destino perfeito para quem quer ter maior contato com a natureza, fazendo um trekking e e explorando campos de arroz. Para a experiência ser completa, hospede-se com as famílias locais e divirta-se fazendo uma aula de culinária.
Turismo no Vietna - Sapa
Os campos de arroz em Sapa
Hoi An | outro destino bem popular entre os turistas, e um dos nossos preferidos. Construções históricas por todos os lados, Hoi An fica ainda mais charmosa durante o festival das lanternas, que acontece todos os meses. Explore a cidade a pé, relaxe à beira do rio, aproveite ainda mais a culinária local e faça uma roupa sob medida – existem várias lojas pelo centro antigo.
Turismo no Vietna - Hoi An
A charmosa Hoi An e sua lanternas coloridas
Praias | apesar de não ser tão famoso pelas suas praias, uma viagem para o Vietnã pode incluir uma bela costa - são várias opções para quem quer curtir uma água salgada e relaxar por uns dias. Escolha entre as praias de Mui Ne, Hoi An, Nha Trang, ou Phu Quoc Island, sendo essa última um dos destinos mais populares.
Turismo no Vietna - Nha Trang
Nha Trang

Acomodação no Vietnã

Hospedagem costuma ser algo bem acessível no Vietnã. Não faltam opções de hostels e hotéis 2-3 estrelas nas áreas mais turísticas. Também existem ótimos hotéis mais confortáveis e até de luxo por preços muito mais convidativos do que no Ocidente. Para fechar nossas reservas, usamos sempre o Booking.com. Verifique nossos posts sobre os diferentes destinos do Vietnã para recomendações específicas de hotéis.

Recomendações de hospedagem no Vietnã

Ho Chi Minh | Liberty Central Saigon Riverside, Nguyen Khang Hotel, Duc Vuong Hotel Hanoi | Holiday EmeraldHanoi La Siesta Diamond Hotel & Spa Halong Bay | Glory Legend Cruise, Rosa Cruise, Paradise Luxury Cruise

Transporte no Vietnã

Avião

Não há voos diretos do Brasil para o Vietnã, sendo necessário fazer uma ou mais escalas. Cias como Qantas, AirFrance e American Airlines fazem o trajeto. Normalmente nós usamos os sites Skyscanner e Momondo para comparar preços e comprar passagens, mas para o sudeste asiático achamos que o 12GoAsia foi melhor. Para viajar dentro do país, voos domésticos atendem as principais cidades como Ho Chi Minh, Hanói e Da Nang. A cia aérea com mais opções de voo é a Vietnam Airlines, embora ainda tenham outras cias como Vietjet Air, Air Mekong, Jetstar Pacific e FlyVietnam.
Powered by 12Go Asia system

Terrestre

Para chegar via terrestre, um dos roteiros mais populares é sair da Tailândia (Bangkok), passar pelo Camboja (Siem Reap) e chegar ao Vietnã. Isso normalmente é feito de ônibus, mas há a possibilidade de chegar em Ho Chi Minh de barco, partindo de Chau Doc na fronteira com o Camboja. Para fechar os deslocamentos de ônibus, nós também usamos o site 12GoAsia. O trem é uma das opções mais baratas de transporte, cobrindo o país de norte a sul. Dependendo do trajeto, o cenário inclui montanhas, florestas, cidades e vales. Há diferentes classes, pesquise e feche com antecedência pelo site. Muitos turistas costumam usar o trem para percorrer entre Da Nang e Hanói, podendo ir até Sapa. Ônibus são a maneira mais popular de viajar pelo país por terra, mas fique atento às distâncias longas e opte por um ônibus noturno se possível.

Atenção ao trânsito

Para rodar dentro das principais cidades, um motorista ou táxi podem ser a melhor alternativa. Somos grandes fãs de alugar uma scooter para percorrer as cidades pelo sudeste asiático, mas não nos arriscamos no Vietnã porque o trânsito é simplesmente louco. Há muitas opções de ônibus turísticos, que podem valer mais à pena que os ônibus locais. De uma forma geral, prepare-se para o trânsito pesado, motoristas subindo em calçadas e pedestres que parecem que vão ser atropelados a qualquer momento: todo mundo se entende nesse caos. E lembre-se: na hora de atravessar as ruas em Hanói e Ho Chi Minh, levante o braço e siga sem parar, pois os carros e motos desviam de você. Digamos que essa é uma aventura que faz parte do turismo no Vietnã!
Turismo no Vietna - Pessoas dirigindo sccoters
Há beleza no transito do Vietnã

Quando ir para o Vietnã

O clima no Vietnã é bem diverso. O país apresenta desde florestas úmidas e praias quentes até temperatura congelante na região norte. De uma forma geral, as melhores épocas para viajar para o Vietnã são de fevereiro a abril e de agosto a outubro, quando as temperaturas estão amenas e a chuva menos frequente. O norte do Vietnã tem 4 estações distintas. Dezembro a fevereiro é o inverno, com temperaturas entre os 5oC, podendo ser abaixo de zero nas montanhas. O verão no meio do ano traz clima quente, chegando aos 35oC. A região central do país costuma ser quente o ano todo, sendo junho-julho os meses mais quentes. A região mais fresca e seca vai de novembro a abril. Já a parte sul tem climas subtropicais, normalmente com temperaturas altas. Evite a época chuvosa de julho a novembro.

O que levar na mala em uma viagem para o Vietnã

Não exagere na sua mala para o Vietnã. A menos que você pretenda visitar Sapa e as regiões mais ao norte durante o inverno, não há necessidade de roupas pesadas de inverno. Uma capa de chuva será bem útil, assim como algumas camisas extras e dois tipos de calçado, caso um fique molhado. Além disso, não devem faltar na sua mala as cópias de seus documentos e os remédios s.o.s. Para mais dicas, veja nosso post sobre o que levar em uma viagem para o sudeste asiático. E lembre-se: antes de montar sua mala, cheque as restrições das companhias áreas, principalmente se for fazer voos internos. A Air Asia, por exemplo, permite apenas viajar com bagagem de mão de até 7kg.
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

O que comer no Vietnã

Não perca a oportunidade de provar a maior variedade de pratos locais possível. Assim como outros países do sudeste asiático, a comida é boa e barata – e comer em barraquinhas de rua faz parte da experiência de viagem. Conheça algumas das delícias vietnamitas: Gôi Cuon | os melhores e mais saudáveis rolinhos do mundo! O rolinho não é frito: trata-se de uma delícia envolta em folha de arroz, com recheio de noodles, ervas frescas e alguma proteína (carne, porco, camarão). Acompanham molho de soja adocicado com amendoim e pimenta. Pho | o prato mais popular do Vietnã. Basta provar uma vez para entender o porquê da fama. Uma mistura de canela, gengibre e outras especiarias fazem um caldo riquíssimo em sabor, que também levam macarrão e carne.
Turismo no Vietna - Pho
Um dos nossos favoritos
Báhn xèo | uma panqueca vietnamita inesquecível. Cada região tem uma pequena variação na receita, mas basicamente é uma panqueca crocante com recheio de porco, camarão, broto de bambu, hortelã e mais especiarias. Báhn mì | herança da colonização francesa, o báhn mì é um delicioso sanduíche feito na baguete, com uma enorme variedade de recheios. Geralmente vem com um ou mais tipos de proteínas, salada e temperos. Imperdível!  

Aproveite:

Lonely Planet Vietnam, Cambodia, Laos & Northern Thailand (English Edition)
Escrito por Caio
Caio é administrador de formação, mas trocou o mundo corporativo por uma carreira digital voltada ao turismo. Especialista em planejamento, é o responsável por manter o blog atualizado, garantindo que você encontre aqui tudo que precisa para planejar sua próxima viagem.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.