Turismo no Vietnã - Guia de Viagem - EM ALGUM LUGAR DO MUNDO

VIETNÃ

#emalgumlugardomundo

Muitos associam o Vietnã ao seu passado conturbado de guerra. É verdade que o país carrega um histórico de comunismo, pobreza e conflitos. Mas o cenário que uma viagem para o Vietnã é encantador: paisagens maravilhosas com praias, montanhas, campos de arroz, templos maravilhosos e muito mais.

A missão de fazer turismo no Vietnã pode não ser tarefa das mais fáceis. É preciso estar atento aos golpes frequentes, ao trânsito caótico e a outros contratempos. Mas deixe-se levar pelos sorrisos, pela deliciosa comida e pela natureza exuberante – que sua visita ao país será inesquecível!

Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para o Vietnã. E aproveite!

Turismo no Vietna - Barco e Pessoa
Um passeio por um dor afluentes do Mekong

Um breve resumo sobre o Vietnã

População

A população vietnamita tem como origem mongóis do norte e leste da Ásia, com influências de chineses e indianos. É o segundo país mais populoso do sudeste asiático, ficando atrás apenas da Indonésia. É também um dos países mais homogêneos da região, sendo 90% de sua população vietnamita. Cerca de 3% são de chineses.

Religião

O budismo é a religião predominante no Vietnã, com mais de 10 milhões de seguidores e 20 mil pagodas e templos epalhados pelo país. O catolicismo está em segundo lugar, com cerca de 6 milhões de fiéis e mais de 6 mil igrejas.

Encontram-se ainda vários adeptos de outras crenças, como animismo e teísmo. A adoração a seus antepassados é algo bem comum entre os vietnamitas.

História

A história do Vietnã é no mínimo complicada. O país foi totalmente dominado pela França em 1884, perdendo sua independência. Embora a influência francesa ainda seja notável no país, a Guerra do Vietnã foi o episódio recente mais turbulento na região.

É indispensável que qualquer um a turismo no Vietnã aprenda mais sobre os capítulos sangrentos dessa história. Apesar disso, podemos perceber que as novas gerações seguem rumo a um futuro próspero.

Economia

O Vietnã é um país pobre. O período comunista levou a população à fome na década de 80. A situação vem gradualmente melhorando, sendo que hoje os setores da indústria e tecnologia da informação são os que mais crescem no país.

Já na década de 90, o Vietnã passou a ser descoberto pelo turismo, e esse setor vem recebendo investimentos ao longo dos anos. Destinos como Halong Bay e Hoi An são alguns dos mais procurados, e o país tem muito a oferecer para quem quer conhecê-lo.

Informações úteis sobre o Vietnã

Dinheiro

A moeda oficial é o Dong Vietnamita, embora o dólar seja aceito em alguns lugares.

Turismo no Vietna - Dong Vietnamita
Dong Vietnamita

Eletricidade

220V. A tomada normalmente é a de dois pinos redondos. Para evitar problemas, leve um adaptador universal em sua viagem para o Vietnã.

Vistos

Brasileiros precisam de visto para entrar no Vietnã. Existem basicamente 3 formas de tirar o visto:

Embaixada do Vietnã em Brasília | você deve se dirigir ao consulado ou enviar pelos correios o passaporte e a documentação exigida. É necessário também preencher um formulário online. Entre em contato com a Embaixada por e-mail para confirmar as informações, já que as regras para obtenção do visto podem mudar. O visto pode ser solicitado com até 6 meses de antecedência

Pré aprovação online + liberação do visto na chegada ao país | é necessário utilizar uma agência para emitir uma carta de aprovação, que deverá ser apresentada na sua chegada ao país. Várias agências prestam esse serviço, pesquise uma com boa reputação. Recomendamos o Vietnam-eVisa.org. Após o pagamento, a carta sai em até dois dias. Basta apresentar essa carta no aeroporto, junto com o passaporte e duas fotos. Essa modalidade é válida apenas para quem chega via aérea.

Consulado do Vietnã em outros países | não é necessário retirar o visto do Vietnã em seu país de origem. Sendo assim, é possível retirar o visto para o Vietnã enquanto você estiver em outro lugar, como em Bangkok por exemplo. É necessário levar o passaporte e duas fotos, além de preencher um formulário. O processo para obtenção do visto custa 25 dólares e leva cerca de 4 dias, podendo ser mais rápido mediante taxa adicional.

Segurança e saúde

De uma forma geral, o Vietnã é um país seguro para viajar, inclusive para mulheres que viajam sozinhas. A recepção dos vietnamitas com estrangeiros costuma ser calorosa, embora alguns vendedores possam ser mais insistentes e/ou agressivos.

Atenção a pequenos furtos, assim como golpes em turistas. Não é incomum encontrar agências de viagem falsas tentando enrolar na venda de passeios.

Algumas vacinas são recomendadas em uma viagem ao Vietnã, como hepatite A e febre tifoide. Dependendo da região a ser visitada e a duração da viagem, também pode ser indicado vacinas contra hepatite B, raiva e encefalite japonesa. Há risco de malária em algumas regiões mais remotas.

Cuidado redobrado se for dirigir. Somos fãs de alugar uma moto para explorar as redondezas, mas isso é tarefa desafiadora no Vietnã: o trânsito é dos mais caóticos do mundo. E acidentes de trânsito são bem comuns com estrangeiros, que não estão acostumados àquela loucura.

Não se esqueça de contratar um bom seguro antes de embarcar em sua viagem para o Vietnã. Recomendamos fazer uma pesquisa no site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.

Seguros Promo

Idioma

A língua oficial é o vietnamita, chamado Quoc-ngu. Tendo sido uma província chinesa por mais de um milênio (111 AC-939 DC), a escrita vietnamita refletia os caracteres chineses. A partir do século VIII, desenvolveram seus próprios caracteres, chamado Chumon. O período colonial francês também deixou suas marcas, com a introdução do alfabeto romano.

O francês é a segunda língua mais falada e o inglês é também falado por muitas pessoas, principalmente nas grandes cidades. Não espere um nível avançado do idioma, mas o suficiente para uma boa comunicação.

Festivais e eventos

Para se aprofundar ainda mais na cultura de um país, nada melhor que presenciar algumas de suas festividades. Apesar do passado recente bem conturbado por guerras e conflitos, o Vietnã é um país muito tradicional, com diferentes eventos culturais/ religiosos acontecendo ao longo do ano. Veja aqui alguns exemplos:

Tet Nguyen Dan | o Ano Novo Lunar ocorre entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. Uma celebração que dura 3 dias de festividades, podendo se estender por uma semana. Vietnamitas se reúnem com suas famílias para festejar com comida e bebida, fogos e visitas a templos.

Festival das Lanternas em Hoi An | um evento que ocorre mensalmente nessa cidade que é Patrimônio da UNESCO. A cidade, que já é toda enfeitada com lanternas coloridas, apaga suas luzes no 14o dia do calendário lunar mensal. O resultado é um espetáculo belíssimo, onde apenas as lanternas iluminam as ruas e deixam um clima mágico pela cidade antiga.

Perfume Festival | o Perfume Festival é um evento que atrai uma multidão de peregrinos de todo o país até o simbólico Perfume Pagoda em Hanói. Acontece no 15o dia do 1o mês do calendário lunar, entre fevereiro e março. Religiosos (e turistas) partem de barco pelo Rio Yen até a base da Montanha Huong, passando por cavernas e campos de arroz pelo caminho. O festival inclui dança de dragões, subida até a caverna Huong Tich, oferendas e mais.

Turismo no Vietnã: o que ver e fazer

O Vietnã é um país relativamente grande e bem diverso. Dedique-se a conhecer o país de norte a sul, pois cada região tem algo de especial a oferecer.

Ho Chi Minh | mergulhe na história do Vietnã em uma visita ao War Remnants Museum e ao Reunification Palace. Aproveite e prove o melhor da comida local em barraquinhas de rua. Arrisque-se todos os dias e atravesse as ruas em meio ao trânsito mais insano que você já viu. E aproveite para fazer uma visita aos históricos Cu Chi Tunnels.

Turismo no Vietna - Transito Ho Chi Minh
Um belo desafio é cruzar as movimentadas ruas da cidade

Hanói | a capital do Vietnã é outro excelente destino para se explorar melhor a história do país. Entregue-se e curta o clima de Hanói, que é quase tão caótico como o de Ho Chi Minh. Visite o Mausoléu de Ho Chi Minh e ande pelas ruas de Old Quarter, observando a influência francesa no local.

Turismo no Vietna - Hanoi
Mausoléu de Ho Chi Minh vigiado por guardas

Halong Bay | mais de 3 mil ilhas formam o cenário surreal de Halong Bay, um dos destinos mais populares do Vietnã. Pesquise bem seu passeio e descubra a melhor forma de explorar Halong Bay. Escolha entre fazer um cruzeiro ou explorar o local por conta própria. 

Turismo no Vietna - Ha Long Bay
A surpreendente Ha Long Bay

Sapa | essa pequena cidade ao norte do Vietnã é o destino perfeito para quem quer ter maior contato com a natureza, fazendo um trekking e e explorando campos de arroz. Para a experiência ser completa, hospede-se com as famílias locais e divirta-se fazendo uma aula de culinária.

Turismo no Vietna - Sapa
Os campos de arroz em Sapa

Hoi An | outro destino bem popular entre os turistas, e um dos nossos preferidos. Construções históricas por todos os lados, Hoi An fica ainda mais charmosa durante o festival das lanternas, que acontece todos os meses. Explore a cidade a pé, relaxe à beira do rio, aproveite ainda mais a culinária local e faça uma roupa sob medida – existem várias lojas pelo centro antigo.

Turismo no Vietna - Hoi An
A charmosa Hoi An e sua lanternas coloridas

Praias | apesar de não ser tão famoso pelas suas praias, uma viagem para o Vietnã pode incluir uma bela costa – são várias opções para quem quer curtir uma água salgada e relaxar por uns dias. Escolha entre as praias de Mui Ne, Hoi An, Nha Trang, ou Phu Quoc Island, sendo essa última um dos destinos mais populares.

Turismo no Vietna - Nha Trang
Nha Trang

Acomodação no Vietnã

Hospedagem costuma ser algo bem acessível no Vietnã. Não faltam opções de hostels e hotéis 2-3 estrelas nas áreas mais turísticas. Também existem ótimos hotéis mais confortáveis e até de luxo por preços muito mais convidativos do que no Ocidente.

Para fechar nossas reservas, usamos sempre o Booking.com. Verifique nossos posts sobre os diferentes destinos do Vietnã para recomendações específicas de hotéis.

Recomendações de hospedagem no Vietnã

Ho Chi Minh | Liberty Central Saigon Riverside, Nguyen Khang Hotel, Duc Vuong Hotel

Hanoi | Holiday EmeraldHanoi La Siesta Diamond Hotel & Spa

Halong Bay | Glory Legend Cruise, Rosa Cruise, Paradise Luxury Cruise

Transporte no Vietnã

Avião

Não há voos diretos do Brasil para o Vietnã, sendo necessário fazer uma ou mais escalas. Cias como Qantas, AirFrance e American Airlines fazem o trajeto. Normalmente nós usamos os sites Skyscanner e Momondo para comparar preços e comprar passagens, mas para o sudeste asiático achamos que o 12GoAsia foi melhor.

Para viajar dentro do país, voos domésticos atendem as principais cidades como Ho Chi Minh, Hanói e Da Nang. A cia aérea com mais opções de voo é a Vietnam Airlines, embora ainda tenham outras cias como Vietjet Air, Air Mekong, Jetstar Pacific e FlyVietnam.

Powered by 12Go Asia system

Terrestre

Para chegar via terrestre, um dos roteiros mais populares é sair da Tailândia (Bangkok), passar pelo Camboja (Siem Reap) e chegar ao Vietnã. Isso normalmente é feito de ônibus, mas há a possibilidade de chegar em Ho Chi Minh de barco, partindo de Chau Doc na fronteira com o Camboja. Para fechar os deslocamentos de ônibus, nós também usamos o site 12GoAsia.

O trem é uma das opções mais baratas de transporte, cobrindo o país de norte a sul. Dependendo do trajeto, o cenário inclui montanhas, florestas, cidades e vales. Há diferentes classes, pesquise e feche com antecedência pelo site.

Muitos turistas costumam usar o trem para percorrer entre Da Nang e Hanói, podendo ir até Sapa. Ônibus são a maneira mais popular de viajar pelo país por terra, mas fique atento às distâncias longas e opte por um ônibus noturno se possível.

Atenção ao trânsito

Para rodar dentro das principais cidades, um motorista ou táxi podem ser a melhor alternativa. Somos grandes fãs de alugar uma scooter para percorrer as cidades pelo sudeste asiático, mas não nos arriscamos no Vietnã porque o trânsito é simplesmente louco. Há muitas opções de ônibus turísticos, que podem valer mais à pena que os ônibus locais.

De uma forma geral, prepare-se para o trânsito pesado, motoristas subindo em calçadas e pedestres que parecem que vão ser atropelados a qualquer momento: todo mundo se entende nesse caos.

E lembre-se: na hora de atravessar as ruas em Hanói e Ho Chi Minh, levante o braço e siga sem parar, pois os carros e motos desviam de você. Digamos que essa é uma aventura que faz parte do turismo no Vietnã!

Turismo no Vietna - Pessoas dirigindo sccoters
Há beleza no transito do Vietnã

Quando ir para o Vietnã

O clima no Vietnã é bem diverso. O país apresenta desde florestas úmidas e praias quentes até temperatura congelante na região norte.

De uma forma geral, as melhores épocas para viajar para o Vietnã são de fevereiro a abril e de agosto a outubro, quando as temperaturas estão amenas e a chuva menos frequente.

O norte do Vietnã tem 4 estações distintas. Dezembro a fevereiro é o inverno, com temperaturas entre os 5oC, podendo ser abaixo de zero nas montanhas. O verão no meio do ano traz clima quente, chegando aos 35oC.

A região central do país costuma ser quente o ano todo, sendo junho-julho os meses mais quentes. A região mais fresca e seca vai de novembro a abril.

Já a parte sul tem climas subtropicais, normalmente com temperaturas altas. Evite a época chuvosa de julho a novembro.  

O que levar na mala em uma viagem para o Vietnã

Não exagere na sua mala para o Vietnã. A menos que você pretenda visitar Sapa e as regiões mais ao norte durante o inverno, não há necessidade de roupas pesadas de inverno. Uma capa de chuva será bem útil, assim como algumas camisas extras e dois tipos de calçado, caso um fique molhado.

Além disso, não devem faltar na sua mala as cópias de seus documentos e os remédios s.o.s. Para mais dicas, veja nosso post sobre o que levar em uma viagem para o sudeste asiático.

E lembre-se: antes de montar sua mala, cheque as restrições das companhias áreas, principalmente se for fazer voos internos. A Air Asia, por exemplo, permite apenas viajar com bagagem de mão de até 7kg.

O que comer no Vietnã

Não perca a oportunidade de provar a maior variedade de pratos locais possível. Assim como outros países do sudeste asiático, a comida é boa e barata – e comer em barraquinhas de rua faz parte da experiência de viagem. Conheça algumas das delícias vietnamitas:

Gôi Cuon | os melhores e mais saudáveis rolinhos do mundo! O rolinho não é frito: trata-se de uma delícia envolta em folha de arroz, com recheio de noodles, ervas frescas e alguma proteína (carne, porco, camarão). Acompanham molho de soja adocicado com amendoim e pimenta.

Pho | o prato mais popular do Vietnã. Basta provar uma vez para entender o porquê da fama. Uma mistura de canela, gengibre e outras especiarias fazem um caldo riquíssimo em sabor, que também levam macarrão e carne.

Turismo no Vietna - Pho
Um dos nossos favoritos

Báhn xèo | uma panqueca vietnamita inesquecível. Cada região tem uma pequena variação na receita, mas basicamente é uma panqueca crocante com recheio de porco, camarão, broto de bambu, hortelã e mais especiarias.

Báhn mì | herança da colonização francesa, o báhn mì é um delicioso sanduíche feito na baguete, com uma enorme variedade de recheios. Geralmente vem com um ou mais tipos de proteínas, salada e temperos. Imperdível!

Aproveite:

Lonely Planet Vietnam, Cambodia, Laos & Northern Thailand (English Edition)

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

VIETNÃ: Explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

O carnaval acabou! E agora? Onde você queria estar nesse momento? A gente: Playa Hermosa na Costa Rica!#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica

Uma nova amizade! Conheçam Zuleide, uma tartaruguinha verde que conheci hoje no mar de Arraial do Cabo! Ficamos ali um tempinho batendo um papo sobre como está o mundo hoje… a maré tá boa por aí?A propósito: o mar de Arraial do Cabo continua assim, lindo!
#dive #emalgumlugardomundo #seasheperd #mergulho

Imagina acampar em um lugar assim? ?️ Pois nós dormimos 3 noites em uma dessas cabanas e foi in-crí-vel!Na verdade não se trata de um camping em si. Essa é um tipo de acomodação mais básica, que encontramos no @selina em La Fortuna, na Costa Rica.
Mas apesar de parecer uma “simples” barraca, ela tinha uma cama super confortável e era tão estilosa por dentro como por fora.
O melhor: o preço era mais baixo do que o de um quarto comum, sem deixar nada a desejar no quesito conforto. E a gente podia usar toda a dependência do hotel, incluindo piscina, cozinha… E vc, passaria uma noite numa cabana dessas?

COSTA RICA NÃO É SÓ PRAIA!
Se vc acha que o país (que por sinal é um dos lugares mais biodiversos do mundo) tem só belas praias a oferecer, dá uma espiada nessa beleza.
Uma das cachoeiras mais bonitas que visitamos na Costa Rica foi a Catarata Rio Fortuna, com nada menos que 75 metros de queda d’água.E para se banhar nessa maravilha, é preciso encarar uns 500 degraus de escadaria. Dica: desça na maior empolgação pra dar um mergulho nessa belezura e deixa pra sofrer na volta ?
Nós fomos não época de chuvas e mesmo assim a água estava linda!
O que pode acontecer nessa época é que, devido ao grande volume de água, o mergulho na piscina principal seja proibido por questões de segurança. Mas dá pra se banhar logo adiante, no rio formado pela cachoeira. Então tá valendo o “esforço” de qualquer jeito!E vc, tb curte uma cachoeira ou prefere mesmo uma praia?#costarica #lafortuna #emalgumlugardomundo #nature #waterfall

? ??Viajar pela Costa Rica de carro foi uma das melhores aventuras que vivemos!
A gente ama a liberdade de dirigir pelo desconhecido, fazer as coisas do nosso jeito, no nosso tempo.
Sabiamos que não iríamos muito longe alugando um carro comum, porque algumas estradas por lá são impraticáveis – então já fechamos num 4×4 da @nomad_america pra não ter erro. E gente, não é em qualquer lugar que a gente pode alugar um carro com barraca de camping e dormir em uma praia deserta, né? ?️?️ E foi assim que cruzamos rios e acampamos em lugares incríveis – tudo isso vivenciando uma conexão incrível com a natureza selvagem desse país que tanto nós surpreendeu ?

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!