Escrito por Adriana
01 de novembro de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Está pensando em viajar para Bolívia de carro? Nós rodamos por várias estradas do país e mostramos tudo aqui: passamos mais de um mês visitando várias cidades bolivianas, fazendo todos os trajetos de carro. Nesse post damos todas as informações e dicas úteis que você precisa saber antes de se aventurar em uma road trip pelo país.

Antes de começar a planejar sua viagem para Bolívia de carro, é preciso conferir os documentos exigidos para rodar de carro pelo país.

Se quiser uma inspiração para sua road trip, veja também nosso roteiro de viagem pela Bolívia, com sugestão de rotas e todas as informações sobre as estradas e trechos percorridos.

Mas agora é hora de conferir todas as dicas para que sua viagem para Bolívia de carro seja tranquila (dentro do possível rs). Confira nesse post o que é preciso saber antes de se jogar nas estradas do país.

Um dos poucos trechos asfaltados entre Samaipara e Sucre

Ao planejar sua viagem para Bolívia, não esqueça de incluir o seguro viagem. Nós precisamos de atendimento médico no país e sempre escolhemos viajar com segurança. Sugerimos uma pesquisa no Segurospromo, o site que compara preços e dá várias opções de seguro. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Informações úteis: o que saber antes de viajar para Bolívia de carro

A polícia na Bolívia é corrupta (mas já estamos acostumados com isso, né?)

Para um bom brasileiro isso não será um grande choque, mas é bom saber que a polícia boliviana tenta uma vantagem em qualquer oportunidade. Nós cruzamos o país de carro e cruzamos com vários postos de polícia. De todos eles, em apenas um posto não nos pediram dinheiro.

Vale dizer que a parada na polícia é obrigatória. Normalmente a via é fechada com uma corrente: você para, mostra os documentos e segue viagem. Tanto bolivianos quanto estrangeiros passam por isso, mas parece que eles sempre tentam tirar vantagem com os gringos.

Eles pediram dinheiro das mais diversas maneiras, tentaram implicar e inventar coisas erradas, disseram que queriam uma nota brasileira pra coleção… o discurso varia. Mas a nossa resposta era sempre um simpático e firme NÃO. Se você estiver com a documentação obrigatória e com tudo certinho, não tem porque contribuir com essa prática abusiva.

A parte boa é que os policiais bolivianos não são tão agressivos ou intimidantes quanto os brasileiros. Faça-se de desentendido, diga que não tem dinheiro, diga simplesmente que não… a escolha da justificativa é sua. Só é bom pegar leve porque você está em um país estrangeiro, afinal de contas.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Bolívia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem!

Postos de gasolina

Há poucos postos de gasolina nas estradas da Bolívia. Viajamos por uma longa extensão do país e, via de regra, não víamos muitos postos pelas estradas. Por isso, é importante saber a autonomia do seu veículo e planejar as distâncias a serem percorridas.

viagem para Bolívia de carro
Não é sempre que você vai encontrar um posto tão arrumado quanto esse em San Cristóbal

Nós não tivemos dor de cabeça por causa disso, pois resolvemos viajar com um galão reserva. Sugiro que você faça o mesmo: reserve um espacinho na sua mala para um galão e evite passar perrengue por causa de combustível durante sua viagem para Bolívia de carro.

Outra regrinha que adotamos: assim que o carro chegasse em meio tanque, já era hora de parar pra abastecer. Mesmo que estivéssemos chegando em uma grande cidade, ou mesmo sabendo que íamos fazer um caminho curto: chegou na metade, abastece. Outra ótima forma de evitar dor de cabeça por causa de combustível.

Pouca sinalização

Durante nossa viagem de carro pela Bolívia, passamos por diferentes estradas que variavam entre pouca sinalização e sinalização nenhuma. Não conte com placas para te guiarem na direção certa. Elas até existem, mas com pouca frequência.

viagem para Bolívia de carro
Pegamos muitas estradas sem nenhuma placa, de terra batida que pareciam asfalto e com alguns buracos pelo caminho

Nós usamos uns 3 GPS diferentes, intercalando entre o GPS do carro (IGo), Maps.Me e Google Maps. Em alguns momentos eles apontavam caminhos diferentes, em uns poucos lugares eles ficavam completamente perdidos. Ou seja, não há GPS 100% confiável na Bolívia. Mas na dúvida, use mais de um.

Condição das estradas

No post com o nosso roteiro de viagem pela Bolívia, você nosso relato sobre cada trecho de estrada percorrido durante nossa viagem para Bolívia de carro. Mas de uma maneira geral, prepare-se para encarar estradas ruins.

Viagem pela Bolívia de carro - Estrada
Uma das estradas estradas que pegamos pela Bolívia

A pouca sinalização será o menor dos problemas quando você se der conta das estradas cheias de buracos que encontrará pela frente. Tem muito trecho que nem é asfaltado, às vezes parecia que estávamos em uma viagem off-road.

Muitas vezes passávamos por estradas de mão dupla que estava com uma via fechada. A grande maioria não tinha aquele sistema anda-e-para, onde fecham uma mão e liberam a outra em revezamento. Era na sorte mesmo.

Mas temos bons anjos da guarda, siga devagar e vá na paz que dará tudo certo!

Estradas bloqueadas por manifestação

Mal começamos a viajar de carro pela Bolívia e já demos de cara com uma estrada interditada. Ninguém andava e a gente ficou com aquela cara de idiota tentando entender a gravidade do acidente que devia ter acontecido lá pra frente… até a gente descobrir que a rodovia estava fechada por uma manifestação.

Viagem pela Bolívia de carro - Bloqueio
Estrada bloqueada no caminho para San José de Chiquitos

Não demorou muito para descobrirmos que isso é muito comum pela Bolívia: rodovias fecham a qualquer momento, não te deixando outra opção a não ser ficar parado esperando o protesto acabar. Chegamos a ficar parados por 2 horas no meio da estrada por causa disso.

Portanto, se você vai se deslocar entre cidades e tem horário pra chegar no seu destino, leve em consideração que sua viagem pode atrasar em umas boas horas por causa disso.

Preço do diesel

Se seu carro é a diesel como o nosso, saiba que o preço na Bolívia é tabelado. E há um valor diferenciado para carros nacionais e estrangeiros. Durante nossa viagem, o valor era de 3,72B para bolivianos, contra 8,88B para gringos. O valor é quase o dobro!

Nós encontramos alguns postos que cobravam o valor exato de 8,88, enquanto outros resolviam cobrar valores aleatórios como 5B ou 7B. Em algumas vezes abastecemos apenas o galão reserva e nos cobraram o preço nacional. Ou seja, o valor pode variar de acordo com a vontade do frentista, mas saiba que, via de regra, você irá pagar muito mais que o valor nacional

Qualidade do diesel

Ainda para quem tem carro a diesel: o combustível boliviano é muito mais “sujo” que o brasileiro. Tivemos um problema no carro por causa disso, pois o filtro de gases ficou extremamente sujo (em outras palavras, o filtro não deu conta de filtrar os gases do diesel sujo da Bolívia) e nosso carro está projetado para rodar com diesel S10 ou S50, o que não é encontrado por lá.

Nosso carro não enguiçou por causa disso e pode ser que seu carro não dê problemas, mas nossa experiência com o combustível boliviano não foi das melhores.

Pedágios

Passamos por incontáveis pedágios durante nossa viagem para Bolívia de carro. Os preços de pedágio variavam entre 2 e 10B. ( Para quem viaja de moto, não precisa pagar pedágio!). Não há sinalização na estrada informando o valor do pedágio: você descobre ali na hora mesmo. O cobrador pergunta para onde você está indo e informa o valor baseado no seu destino.

Lembrando que a presença de um pedágio na estrada não garante a boa qualidade da mesma: prepare-se para pagar e dirigir nos buracos de qualquer jeito.

Guarde recibos

O valor do pedágio por lá é variável de acordo com o seu destino. Quando pagar pelo pedágio, você receberá um recibo. Lembre-se de guardá-lo, pois lá na frente haverá outra parada para conferir se você pagou mesmo. Tivemos que catar um recibo no lixinho do carro logo no primeiro dia de viagem de carro pela Bolívia. Aprendemos a lição rápido.

viagem para Bolívia de carro - Recibo de pedágios
Guarde sempre os recibos, eles serão conferidos ao longo dos trechos

Outro recibo que vale guardar é o de diesel. Em uma das vezes que a polícia nos parou, ficou questionando se o valor que tínhamos pago no combustível era o de estrangeiro mesmo. Não tínhamos o comprovante e tivemos que ficar desenrolando com o guarda. Ou seja, não é obrigatório guardar a nota, mas pode evitar encheção de saco.


Viajar durante o dia

Pela combinação de todos os fatores acima, preferimos viajar sempre durante o dia. Essa foi a decisão mais acertada que pudemos ter, viajar de carro pela Bolívia à noite era um risco que julgamos desnecessário.

Gostou das nossas dicas para sua viagem para Bolívia de carro? Conta pra gente!

Agora que você já pegou todas nossas dicas para viajar para Bolívia de carro, não deixe de conferir a documentação exigida para viajar de carro pela Bolívia: mostramos quais os documentos necessários e mostramos o passo a passo de como tirá-los em sua entrada no país.

E para um pouco de inspiração para sua viagem, confira nosso roteiro de viagem pela Bolívia: mostramos nosso itinerário e falamos detalhadamente sobre condições de estrada entre as cidades percorridas.

Você também poderá gostar de:

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “Viagem para Bolívia de carro: melhores roteiros + nossas dicas”

  1. Adorei o site de vcs. Estou utilizando as informações como base pra uma viagem em família pra Peru e Bolívia em 2020. Eu tenho uma trailblazer a DIESEL e fiquei curioso por saber como vc resolveu o problema. Ouvi algumas pessoas sugerindo levar aditivos para diesel (tipo Bardhal) pra esses casos de combustivel muito pesado, com muito enxofre.

    Responder
    • Que bom que gostou Luís Rogério! Então, não resolvemos o problema! Temos uma frontier diesel também que só deveria rodar com S10 ou S50, como passamos muito tempo colocando o diesel boliviano tivemos entupimento no filtro de partículas, o que limitou o desempenho do carro durante muito tempo. O modelo do carro era diferente dos daqueles países e fazer a substituição não foi viável. Depois de cruzar toda a Bolívia e parte do Peru com esse problema, após uma indicação no painel que tínhamos também um problema na injeção eletrônica limitando o carro a 30km/h e consumo de 3km/L, desliguei o carro ao chegar em um posto e misteriosamente tudo voltou ao normal! Já fiz revisões em concessionárias no Chile e no Brasil depois disso e não é apontado no scanner nenhum problema.

      Responder