Viagem para Bolívia de carro: todas as dicas | Em Algum Lugar do Mundo

VIAGEM PARA BOLÍVIA DE CARRO: TODAS AS DICAS

  • Adriana
  • -
  • 16 de janeiro de 2020
  • 2 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Está pensando em viajar para Bolívia de carro? Nós rodamos por várias estradas do país e mostramos tudo aqui: passamos mais de um mês visitando várias cidades bolivianas, fazendo todos os trajetos de carro. Nesse post damos todas as informações e dicas úteis que você precisa saber antes de se aventurar em uma road trip pelo país.

Antes de começar a planejar sua viagem para Bolívia de carro, é preciso conferir os documentos exigidos para rodar de carro pelo país.

Se quiser uma inspiração para sua road trip, veja também nosso roteiro de viagem pela Bolívia, com sugestão de rotas e todas as informações sobre as estradas e trechos percorridos.

Mas agora é hora de conferir todas as dicas para que sua viagem para Bolívia de carro seja tranquila (dentro do possível rs). Confira nesse post o que é preciso saber antes de se jogar nas estradas do país.

Um dos poucos trechos asfaltados entre Samaipara e Sucre

Ao planejar sua viagem para Bolívia, não esqueça de incluir o seguro viagem. Nós precisamos de atendimento médico no país e sempre escolhemos viajar com segurança. Sugerimos uma pesquisa no Segurospromo, o site que compara preços e dá várias opções de seguro. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Informações úteis: o que saber antes de viajar para Bolívia de carro

A polícia na Bolívia é corrupta (mas já estamos acostumados com isso, né?)

Para um bom brasileiro isso não será um grande choque, mas é bom saber que a polícia boliviana tenta uma vantagem em qualquer oportunidade. Nós cruzamos o país de carro e cruzamos com vários postos de polícia. De todos eles, em apenas um posto não nos pediram dinheiro.

Vale dizer que a parada na polícia é obrigatória. Normalmente a via é fechada com uma corrente: você para, mostra os documentos e segue viagem. Tanto bolivianos quanto estrangeiros passam por isso, mas parece que eles sempre tentam tirar vantagem com os gringos.

Eles pediram dinheiro das mais diversas maneiras, tentaram implicar e inventar coisas erradas, disseram que queriam uma nota brasileira pra coleção… o discurso varia. Mas a nossa resposta era sempre um simpático e firme NÃO. Se você estiver com a documentação obrigatória e com tudo certinho, não tem porque contribuir com essa prática abusiva.

A parte boa é que os policiais bolivianos não são tão agressivos ou intimidantes quanto os brasileiros. Faça-se de desentendido, diga que não tem dinheiro, diga simplesmente que não… a escolha da justificativa é sua. Só é bom pegar leve porque você está em um país estrangeiro, afinal de contas.

Postos de gasolina

Há poucos postos de gasolina nas estradas da Bolívia. Viajamos por uma longa extensão do país e, via de regra, não víamos muitos postos pelas estradas. Por isso, é importante saber a autonomia do seu veículo e planejar as distâncias a serem percorridas.

viagem para Bolívia de carro
Não é sempre que você vai encontrar um posto tão arrumado quanto esse em San Cristóbal

Nós não tivemos dor de cabeça por causa disso, pois resolvemos viajar com um galão reserva. Sugiro que você faça o mesmo: reserve um espacinho na sua mala para um galão e evite passar perrengue por causa de combustível durante sua viagem para Bolívia de carro.

Outra regrinha que adotamos: assim que o carro chegasse em meio tanque, já era hora de parar pra abastecer. Mesmo que estivéssemos chegando em uma grande cidade, ou mesmo sabendo que íamos fazer um caminho curto: chegou na metade, abastece. Outra ótima forma de evitar dor de cabeça por causa de combustível.

Pouca sinalização

Durante nossa viagem de carro pela Bolívia, passamos por diferentes estradas que variavam entre pouca sinalização e sinalização nenhuma. Não conte com placas para te guiarem na direção certa. Elas até existem, mas com pouca frequência.

viagem para Bolívia de carro
Pegamos muitas estradas sem nenhuma placa, de terra batida que pareciam asfalto e com alguns buracos pelo caminho

Nós usamos uns 3 GPS diferentes, intercalando entre o GPS do carro (IGo), Maps.Me e Google Maps. Em alguns momentos eles apontavam caminhos diferentes, em uns poucos lugares eles ficavam completamente perdidos. Ou seja, não há GPS 100% confiável na Bolívia. Mas na dúvida, use mais de um.

Condição das estradas

No post com o nosso roteiro de viagem pela Bolívia, você nosso relato sobre cada trecho de estrada percorrido durante nossa viagem para Bolívia de carro. Mas de uma maneira geral, prepare-se para encarar estradas ruins.

Viagem pela Bolívia de carro - Estrada
Uma das estradas estradas que pegamos pela Bolívia

A pouca sinalização será o menor dos problemas quando você se der conta das estradas cheias de buracos que encontrará pela frente. Tem muito trecho que nem é asfaltado, às vezes parecia que estávamos em uma viagem off-road.

Muitas vezes passávamos por estradas de mão dupla que estava com uma via fechada. A grande maioria não tinha aquele sistema anda-e-para, onde fecham uma mão e liberam a outra em revezamento. Era na sorte mesmo.

Mas temos bons anjos da guarda, siga devagar e vá na paz que dará tudo certo!

Estradas bloqueadas por manifestação

Mal começamos a viajar de carro pela Bolívia e já demos de cara com uma estrada interditada. Ninguém andava e a gente ficou com aquela cara de idiota tentando entender a gravidade do acidente que devia ter acontecido lá pra frente… até a gente descobrir que a rodovia estava fechada por uma manifestação.

Viagem pela Bolívia de carro - Bloqueio
Estrada bloqueada no caminho para San José de Chiquitos

Não demorou muito para descobrirmos que isso é muito comum pela Bolívia: rodovias fecham a qualquer momento, não te deixando outra opção a não ser ficar parado esperando o protesto acabar. Chegamos a ficar parados por 2 horas no meio da estrada por causa disso.

Portanto, se você vai se deslocar entre cidades e tem horário pra chegar no seu destino, leve em consideração que sua viagem pode atrasar em umas boas horas por causa disso.

Preço do diesel

Se seu carro é a diesel como o nosso, saiba que o preço na Bolívia é tabelado. E há um valor diferenciado para carros nacionais e estrangeiros. Durante nossa viagem, o valor era de 3,72B para bolivianos, contra 8,88B para gringos. O valor é quase o dobro!

Nós encontramos alguns postos que cobravam o valor exato de 8,88, enquanto outros resolviam cobrar valores aleatórios como 5B ou 7B. Em algumas vezes abastecemos apenas o galão reserva e nos cobraram o preço nacional. Ou seja, o valor pode variar de acordo com a vontade do frentista, mas saiba que, via de regra, você irá pagar muito mais que o valor nacional

Qualidade do diesel

Ainda para quem tem carro a diesel: o combustível boliviano é muito mais “sujo” que o brasileiro. Tivemos um problema no carro por causa disso, pois o filtro de gases ficou extremamente sujo (em outras palavras, o filtro não deu conta de filtrar os gases do diesel sujo da Bolívia) e nosso carro está projetado para rodar com diesel S10 ou S50, o que não é encontrado por lá.

Nosso carro não enguiçou por causa disso e pode ser que seu carro não dê problemas, mas nossa experiência com o combustível boliviano não foi das melhores.

Pedágios

Passamos por incontáveis pedágios durante nossa viagem para Bolívia de carro. Os preços de pedágio variavam entre 2 e 10B. ( Para quem viaja de moto, não precisa pagar pedágio!). Não há sinalização na estrada informando o valor do pedágio: você descobre ali na hora mesmo. O cobrador pergunta para onde você está indo e informa o valor baseado no seu destino.

Lembrando que a presença de um pedágio na estrada não garante a boa qualidade da mesma: prepare-se para pagar e dirigir nos buracos de qualquer jeito.

Guarde recibos

O valor do pedágio por lá é variável de acordo com o seu destino. Quando pagar pelo pedágio, você receberá um recibo. Lembre-se de guardá-lo, pois lá na frente haverá outra parada para conferir se você pagou mesmo. Tivemos que catar um recibo no lixinho do carro logo no primeiro dia de viagem de carro pela Bolívia. Aprendemos a lição rápido.

viagem para Bolívia de carro - Recibo de pedágios
Guarde sempre os recibos, eles serão conferidos ao longo dos trechos

Outro recibo que vale guardar é o de diesel. Em uma das vezes que a polícia nos parou, ficou questionando se o valor que tínhamos pago no combustível era o de estrangeiro mesmo. Não tínhamos o comprovante e tivemos que ficar desenrolando com o guarda. Ou seja, não é obrigatório guardar a nota, mas pode evitar encheção de saco.

Viajar durante o dia

Pela combinação de todos os fatores acima, preferimos viajar sempre durante o dia. Essa foi a decisão mais acertada que pudemos ter, viajar de carro pela Bolívia à noite era um risco que julgamos desnecessário.

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

Gostou das nossas dicas para sua viagem para Bolívia de carro? Conta pra gente!

Agora que você já pegou todas nossas dicas para viajar para Bolívia de carro, não deixe de conferir a documentação exigida para viajar de carro pela Bolívia: mostramos quais os documentos necessários e mostramos o passo a passo de como tirá-los em sua entrada no país.

E para um pouco de inspiração para sua viagem, confira nosso roteiro de viagem pela Bolívia: mostramos nosso itinerário e falamos detalhadamente sobre condições de estrada entre as cidades percorridas.

Você também poderá gostar de:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Bolívia: explore

2 comentários em “VIAGEM PARA BOLÍVIA DE CARRO: TODAS AS DICAS”

  1. Luís Rogério disse:

    Adorei o site de vcs. Estou utilizando as informações como base pra uma viagem em família pra Peru e Bolívia em 2020. Eu tenho uma trailblazer a DIESEL e fiquei curioso por saber como vc resolveu o problema. Ouvi algumas pessoas sugerindo levar aditivos para diesel (tipo Bardhal) pra esses casos de combustivel muito pesado, com muito enxofre.

    1. Caio disse:

      Que bom que gostou Luís Rogério! Então, não resolvemos o problema! Temos uma frontier diesel também que só deveria rodar com S10 ou S50, como passamos muito tempo colocando o diesel boliviano tivemos entupimento no filtro de partículas, o que limitou o desempenho do carro durante muito tempo. O modelo do carro era diferente dos daqueles países e fazer a substituição não foi viável. Depois de cruzar toda a Bolívia e parte do Peru com esse problema, após uma indicação no painel que tínhamos também um problema na injeção eletrônica limitando o carro a 30km/h e consumo de 3km/L, desliguei o carro ao chegar em um posto e misteriosamente tudo voltou ao normal! Já fiz revisões em concessionárias no Chile e no Brasil depois disso e não é apontado no scanner nenhum problema.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

O carnaval acabou! E agora? Onde você queria estar nesse momento? A gente: Playa Hermosa na Costa Rica!#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica

Uma nova amizade! Conheçam Zuleide, uma tartaruguinha verde que conheci hoje no mar de Arraial do Cabo! Ficamos ali um tempinho batendo um papo sobre como está o mundo hoje… a maré tá boa por aí?A propósito: o mar de Arraial do Cabo continua assim, lindo!
#dive #emalgumlugardomundo #seasheperd #mergulho

Imagina acampar em um lugar assim? ?️ Pois nós dormimos 3 noites em uma dessas cabanas e foi in-crí-vel!Na verdade não se trata de um camping em si. Essa é um tipo de acomodação mais básica, que encontramos no @selina em La Fortuna, na Costa Rica.
Mas apesar de parecer uma “simples” barraca, ela tinha uma cama super confortável e era tão estilosa por dentro como por fora.
O melhor: o preço era mais baixo do que o de um quarto comum, sem deixar nada a desejar no quesito conforto. E a gente podia usar toda a dependência do hotel, incluindo piscina, cozinha… E vc, passaria uma noite numa cabana dessas?

COSTA RICA NÃO É SÓ PRAIA!
Se vc acha que o país (que por sinal é um dos lugares mais biodiversos do mundo) tem só belas praias a oferecer, dá uma espiada nessa beleza.
Uma das cachoeiras mais bonitas que visitamos na Costa Rica foi a Catarata Rio Fortuna, com nada menos que 75 metros de queda d’água.E para se banhar nessa maravilha, é preciso encarar uns 500 degraus de escadaria. Dica: desça na maior empolgação pra dar um mergulho nessa belezura e deixa pra sofrer na volta ?
Nós fomos não época de chuvas e mesmo assim a água estava linda!
O que pode acontecer nessa época é que, devido ao grande volume de água, o mergulho na piscina principal seja proibido por questões de segurança. Mas dá pra se banhar logo adiante, no rio formado pela cachoeira. Então tá valendo o “esforço” de qualquer jeito!E vc, tb curte uma cachoeira ou prefere mesmo uma praia?#costarica #lafortuna #emalgumlugardomundo #nature #waterfall

? ??Viajar pela Costa Rica de carro foi uma das melhores aventuras que vivemos!
A gente ama a liberdade de dirigir pelo desconhecido, fazer as coisas do nosso jeito, no nosso tempo.
Sabiamos que não iríamos muito longe alugando um carro comum, porque algumas estradas por lá são impraticáveis – então já fechamos num 4×4 da @nomad_america pra não ter erro. E gente, não é em qualquer lugar que a gente pode alugar um carro com barraca de camping e dormir em uma praia deserta, né? ?️?️ E foi assim que cruzamos rios e acampamos em lugares incríveis – tudo isso vivenciando uma conexão incrível com a natureza selvagem desse país que tanto nós surpreendeu ?

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!