Geyser del Tatio: tudo sobre o passeio imperdível no Deserto do Atacama

GEYSER DEL TATIO: ESPETÁCULO DA NATUREZA NO DESERTO DO ATACAMA

Acorde cedo e assista um dos maiores espetáculos da natureza no deserto

  • Adriana
  • -
  • 4 de setembro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

ODeserto do Atacama está cheio de paisagens incríveis. É tanto lugar lindo e diferente que fica difícil escolher quais passeios fazer durante sua viagem, certo? Pois nós vamos te ajudar, mostrando agora um destino imperdível do Atacama: o Geyser del Tatio.

Geyser Del Tatio
Nós no amanhecer do Geyser del Tatio

Nós já escrevemos aqui tudo o que fazer no Atacama, mostrando as principais atrações desse deserto chileno. Agora vamos te contar tudo sobre como é o passeio para o Geyser del Tatio. Aproveite!

Nesse post você vai ver:

  • Como chegar aos Geyser del Tatio
  • Como é o tour para os Geyser del Tatio: itinerário
  • O que são e como se formam os Geyser del Tatio
  • Dicas e informações gerais para fazer o tour para os Geyser del Tatio

Se você vai para o Atacama, é bom se preparar para o ‘soroche’ – o mal de altitude – que pode ser causado pela diminuição de oxigênio acima dos 3.000 metros. Portanto, faça um seguro viagem antes de embarcar. Recomendamos pesquisar seu seguro pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Como chegar ao Geyser del Tatio

Para visitar o Geyser del Tatio, você deve se hospedar em San Pedro de Atacama, pois é aqui que se encontram acomodações e comércio. A distância entre San Pedro e o Geyser del Tatio é de 90km. A estrada não é asfaltada, mas suas condições até que são boas.

Em San Pedro nós os hospedamos em dois lugares diferentes, que recomendamos:

Hostal Sonchek | Bem no centrinho, com opções de cama em dormitório e quartos privados. Banheiros compartilhados e cozinha de uso comum.

Posada Atacameña | A 5 minutinhos do centro, com quartos coletivos e privados, opção de banheiro privado ou compartilhado. Com cozinha e um pátio bem simpático.

Para chegar ao Geyser del Tatio, você terá duas opções: fechar um tour ou ir por conta própria (alugando um carro).

Existem várias agências em San Pedro que oferecem tours para o Geyser del Tatio. Os tours saem entre 5h e 6h da manhã de San Pedro, levando um pouco mais de uma hora para chegar ao Geyser del Tatio. Nós fechamos esse passeio com a SnowTours Chile, uma agência que oferece vários tours em diferentes destinos do Chile e em parceria com aem parceria com a Chakana Expediciones nos atendeu super bem no Atacama.

Para quem quer se aventurar mais e ir por conta própria, basta alugar um carro no Atacama. Pra isso recomendamos a Rentcars – sempre achamos o melhor preço com eles. Depois é só traçar a rota no gps e ser feliz. Ao contrário da Bolívia, não tivemos problema com gps no Chile. Aliás, achamos bem fácil explorar o Atacama de carro – nós fizemos alguns tours com agência e outros por conta própria.

Entenda o que é o Geyser del Tatio

Antes de chegar e ficar impressionado com a paisagem, vale uma mini aula de geografia pra entender melhor o lugar.

No Chile, os rios e lagoas são formados por água da cordilheira, que desembocam no Pacífico. Na região do Atacama isso é diferente: a água da cordilheira infiltra entre as rochas vulcânicas, atingindo de 15 a 30km de profundidade. Lá ela se encontra com um campo de magma vulcânico, com temperaturas de 650 graus. Com a combinação de pressão e temperatura, a água busca uma saída – daí surge o gêiser.

Nosso guia nos explicou (e mostrou durante o tour) os diferentes tipos de Geysers. Há os cônicos, que são pequenos vulcões; os ativos, que liberam água e vapor constantemente; os campos de vapor, que basicamente soltam fumaça; e os do tipo fonte, que são uma câmara de água subterrânea e que “explodem” jogando água pra cima em intervalos de tempo, quando a câmara se enche.

Geyser Del Tatio
Alguns dos diferentes formatos de geysers da região

Como é o passeio para o Geyser del Tatio

De San Pedro de Atacama para o Geyser del Tatio

Os tours para o Geyser del Tatio costumam sair entre 5h e 6h. Do centro de San Pedro até o Geyser del Tatio são 65km, que são percorridos em pouco mais de 1h30.

Acordamos às doloridas 4h50 e, enquanto esperávamos nossa van, víamos vários carros já se movimentando pelas ruas calmas de San Pedro de Atacama. Depois de pegar mais alguns passageiros, nosso guia faz uma parada pra comprar um pão fresquinho pro nosso café da manhã, e dali seguimos pela estrada.

Enquanto todos sacolejavam a cabeça e dormiam, eu era a única acordada, prestando atenção no céu ganhando cores à medida que ia amanhecendo. Sugiro você guardar o sono pra depois e apreciar a vista!

Geyser Del Tatio

Já chegando, fui abrindo um sorrisão quando consegui ver o Geyser del Tatio de longe. Fizemos uma parada na entrada para pagar o ingresso (e eu aproveitei pra ir ao banheiro, pra variar) e seguimos para o estacionamento

Panorâmica - Geyser del tatio
Os vários Geyseres do campo

Conhecendo o Geyser del Tatio: campo geotérmico

A vontade de sair andando e se perder naquela fumaça era grande, mas antes ouvimos algumas recomendações do guia, seguido de uma super explicação sobre o lugar. Um bom guia nessas horas leva o passeio a outro nível – e o Jaime foi espetacular.

Andamos por uns 20 minutos por ali, reconhecendo os diferentes tipos de Geysers, tirando fotos e ficando bestas com a beleza do lugar. O Geyser del Tatio é mesmo um passeio imperdível no Atacama.

Geyser Del Tatio
Nos divertindo em meio a fumaça
Geyser Del Tatio
A região é repleta de chaminés

Hora do café

Voltamos à área do estacionamento e nossa mesa de café da manhã bem farta estava prontinha nos esperando. Não estava mais fazendo tanto frio quanto na hora que chegamos, mas eu só pensava em beber algo quentinho. E comer, claro, mas nisso eu penso o tempo todo mesmo.

Mais Geyser del Tatio

Depois de devidamente alimentados, tivemos mais uns 20 minutos para apreciar mais do Geyser del Tatio. Fomos reconhecendo mais alguns tipos diferentes de Geysers pelo caminho, entre eles o segundo mais alto Geyser ativo do mundo.

Geyser Del Tatio
Admirando esse que é um dos espetáculos aturais mais incríveis que já vimos

Hora do mergulho: piscina termal

Ainda na área do Gesier del Tatio, há mais uma atração para os dotados de coragem e isentos de frio: um mergulho em uma piscina termal.

Geyser Del Tatio
Não tivemos coragem de entrar na piscina

A água é morna, o lugar é lindo e o clima é super convidativo, se não fosse o fato de eu estar com casacão + muitas blusas térmicas.

Se o frio não for um problema pra você, se joga. Já vai com roupa de banho por baixo, porque rola uma fila no vestiário às vezes. E deixe uma toalha bem próximo, você definitivamente vai precisar se enrolar quando sair da água!

Ficamos na piscina por uns 50 minutos até sairmos do Geyser del Tatio rumo a San Pedro de Atacama. Mas pelo caminho ainda faríamos mais algumas paradas.

Próxima parada: Vado Putana

A primeira parada no caminho foi em Vado Putana, um lago com 15 a 30 cm de profundidade, enfeitado com algumas aves aquáticas como os gansos andinos. Também podemos ver os vulcões Colorado, Apagado e Putana ao fundo, além de alguns picos nevados.

Geyser Del Tatio
Vado Putana é lar de diversas aves e dependendo do clima cria um espelho incrível com reflexo dos vulcões ao fundo

Próxima parada: Vado Machuca e Lago dos Flamingos

Logo em seguida chegamos em Machuca, um povoado com umas poucas casinhas bem simples. Vimos a igrejinha local, passamos por umas duas barraquinhas de artesanato e comemos uma deliciosa empanada de queijo.

Mal saímos de Machuca e já chegamos em outro lago, dessa vez com flamingos. Não demos tanta sorte pois eles estavam distantes e meio tímidos, mas de qualquer forma valeu a parada pra apreciarmos um pouco mais da natureza desse lugar.

Em uns 40 minutos, chegamos de volta a San Pedro, ainda mais cheios de amor pelo Atacama!

Dicas e informações sobre o tour para o Geyser del Tatio

  • O valor dos tours para o Geyser del Tatio varia entre 20 e 80 mil pesos, dependendo da agência. Normalmente estão incluídos transporte, guia e café da manhã. Procure uma agência com boas recomendações, que tenha um bom guia (é o que faz diferença) e que ofereça um bom café (porque né gente, comer é bom!). Nossa experiência com a SnowTours Chile em parceria com a Chakana Expediciones foi ótima.
  • A entrada do Geyser del Tatio custa 10 mil pesos. Esse valor deve ser pago na hora, não estando incluso no valor dos tours.
  • Vista-se em camadas e leve um bom casaco. Faz muito frio de manhã cedo no Geyser del Tatio, sendo comum chegarmos com temperaturas negativas. Mas até chegarmos de volta a San Pedro já está calor, então o ideal é ir tirando as roupas pelo caminho.
  • Se quiser tomar banho na piscina, já vá vestido com uma roupa de banho por baixo, para evitar filas do vestiário.
  • Leve água, protetor solar e óculos de sol. Deserto e alta altitude: você precisa se manter hidratado e protegido.
  • O Geyser del Tatio está a 4.320 acima do nível do mar. Por isso, é recomendável você deixar esse passeio para seus últimos dias no Atacama. Assim seu corpo tem tempo de se aclimatar e você tem menos chance de se sentir mal com a altitude.
  • Beber água e deixar pro último dia podem não ser o suficiente para evitar o mal de altitude. Durante o passeio, é normal sentir uma falta de ar ou o coração um pouco mais acelerado. Para amenizar os sintomas, veja como prevenir o soroche.
  • Sempre recomendamos fazer um seguro viagem, mas para o Atacama é imprescindível. Nós já passamos mal durante nossa trip pela América do Sul (por causa da altitude) e precisamos de médico. Portanto, não se arrisque.  Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, o melhor site comparador de preços. Aproveite e use nosso código EMALGUMLUGAR5 pra garantir 5% de desconto.

O passeio para o Geyser del Tatio combina com:

O passeio para o Geyser del Tatio é feito no período da manhã, saindo bem cedinho e retornando a San Pedro por volta das 13h30. Apesar de ficar um pouco cansativo, você pode aproveitar e combinar esse tour com algum outro que seja feito pela tarde. São eles:

Valle de La Luna + Valle de La Muerte | Um dos passeios mais imperdíveis do Atacama, com paisagens surreais do deserto. O tour dura meio período e geralmente é feito à tarde, para aproveitarmos o pôr do sol nesse cenário incrível.

Termas de Puritama | Para um momento relaxante no Atacama, a melhor pedida é um banho em uma dessas piscinas termais: são 8 piscinas no total, que variam de 28 a 34 graus. E para completar, o cenário ao redor é lindo.

Laguna Cejar | Prepare-se para boiar em uma linda lagoa com uma concentração de sal maior que a do Mar Morto! O passeio também inclui uma visita ao Ojos del Salar e jfinaliza com um pôr do sol inesquecível na Laguna Tebenquiche

Lagunas Escondidas de Baltinache | Um conjunto de 8 lagunas, sendo duas permitidas para banho. Aqui o cenário é lindo e a alta concentração de sal também fará você boiar sem esforço. Esse passeio pode incluir uma visita ao ônibus abandonado do deserto.

Vale do Arco-Íris | Encha seus olhos com essas montanhas multi coloridas que ficam em um vale a 60km do centro de San Pedro de Atacama. Aproveite para aprender um pouco sobre a história do local, já que esse tour costuma incluir uma parada nos petroglifos de Hierbas Buenas.

Para planejar sua viagem, não deixe de conferir nosso guia completo com tudo o que fazer no Deserto do Atacama.

Preparado para acordar cedo e assistir o espetáculo do Geyser del Tatio no Deserto do Atacama?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Chile: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

A felicidade de quem estacionou o quarto do hotel e vai dormir em frente a praia no Caribe costa riquenho! Valeu @nomad_america !#emalgumlugardomundo #costarica #puntauva #destinosimperdiveis #visitcostarica

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!