House Sitting: Como Se Hospedar De Graça | Em Algum Lugar do Mundo

COMO FUNCIONA HOUSE SITTING: COMO SE HOSPEDAR DE GRAÇA

Que tal se hospedar de graça enquanto viaja e conhece novos lugares? Confira aqui como funciona House Sitting e economize com acomodação em suas viagens!

  • Adriana
  • -
  • 12 de junho de 2019
  • 23 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Atualizado em 20 de abril de 2017.

Assim que decidimos fazer uma viagem de longo prazo, iniciamos uma busca incansável sobre formas de se economizar durante a viagem. De todas as ideias que fomos anotando, uma se destacou e despertou nosso interesse logo de cara: hospedagem de graça através de House Sitting.

Lembro do dia que nossos olhos brilharam quando descobrimos que House Sitting existia, ao mesmo tempo que ficamos bem desconfiados e cheios de dúvidas.

Parecia bom demais pra ser verdade! Mas como assim ter uma casa pra ficar de graça? E como se confia em um estranho pra entregar as chaves de casa?

como_funciona_House_sitting
Primeira casa em que nos hospedamos como House Sitters.
como funciona house sitting - gato em Joanesburgo
Cuidando de um gatinho no house sitting

Nós tratamos de aprender tudo sobre House Sitting. Antes mesmo de embarcar, já tínhamos conseguido nossa primeira hospedagem gratuita! E em pouco tempo de viagem já havíamos sido aceitos para tomar conta de diversas outras casas. Nossa conclusão é uma só: House Sitting funciona e é a melhor forma de se economizar com hospedagem!

Se você gostou da ideia de se hospedar de graça enquanto viaja e conhece novos lugares, segue aqui todas as informações sobre como funciona House Sitting:

Afinal, o que é e como funciona House Sitting?

É tomar conta de uma casa enquanto seus donos viajam. Muitas vezes a casa tem um jardim pra molhar, uma piscina pra manter limpa, ou um animal de estimação pra ser cuidado. O dono da casa precisa de alguém pra manter essas tarefas enquanto ele estará ausente. Ao invés de contratar um caseiro, cuidador de cães ou um jardineiro, ele recebe em sua casa um house sitter, que ficará hospedado na casa em troca de mantê-la em ordem.

como_funciona_House_sitting
Tarefas de House Sitting: cuidar dos bichos de estimação

Quais as vantagens do House Sitting?

Benefício pros dois lados. O dono da casa pode viajar em paz, sabendo que alguém está tomando conta tanto da sua casa como dos seus animais. Para o proprietário, isso pode significar uma bela economia com canil, jardineiro ou empregado, por exemplo. Já para o viajante, tá garantida a hospedagem gratuita em troca de seguir com algumas obrigações pré estabelecidas.

Mas House Sitting é de graça mesmo?

Quase. Nós pagamos 300 reais (casal) para fazer a inscrição no site Trusted Housesitters, que é válida por um ano. Ou seja, podemos nos hospedar nesse esquema o ano todo tendo pago só esse valor, que equivale a uma diária de hotel mediano. Existem outros sites também com preços diferenciados.

House Sitting é confiável?

Simmm!!! Todas as nossas experiências foram super positivas, e em todas as pesquisas que fizemos anteriormente, não achamos nenhum caso que não tenha dado certo.

A gente parte do princípio que nunca seremos os primeiros a estrearem uma estatística. Confiança é a palavra-chave em house-sitting, e deve partir dos dois lados. Então, seguimos muito animados por confiarem na gente, nos dando sempre feedbacks positivos e nos sentimos bem seguros pra continuar buscando novas oportunidades!

Veja também: COMO ECONOMIZAR COM HOSPEDAGEM E CONSEGUIR UMA BOA ACOMODAÇÃO

Gostei da ideia! Dá pra eu me hospedar assim nas férias?

Sim! Se você não largou seu emprego e tem os dias de folga contados, é bem possível que você consiga, desde que você tenha alguma flexibilidade.

Ao entrar no site, você pré-seleciona a data e a cidade de destino. É provável que não tenha nenhuma oferta para o lugar que você está pensando em ir, ou que a data não coincida com a sua. Por isso, o ideal mesmo é você começar a procurar no site antes de fechar suas férias ou mesmo antes de comprar a passagem.

como_funciona_House_sitting
Curtindo a piscina e os cachorros durante um mês de House Sitting na África do Sul

Quero ser um house sitter! Por onde eu começo?

Primeiro passo: inscrever-se no site

Agora que você entendeu como funciona house sitting, é hora de se preparar pra alguns sites que fazem a intermediação entre os donos de casa e os viajantes.

O primeiro site que nós pesquisamos foi o Trusted Housesitters e foi com ele que fechamos. Pagamos o valor de 300 reais pela anuidade, mas existe um plano trimestral por 180 reais. Existem ainda outros sites como House Carers, Mind My House e Nomador. Pelo site você seleciona o período e o local de interesse e vê os anúncios disponíveis.

Você pode acessar qualquer site pra pesquisar as casas e os lugares disponíveis. Essa busca é gratuita, mas o pagamento é necessário para fazer o cadastro no site e entrar em contato com os proprietários.

Segundo passo: escrever seu perfil detalhado

Se você achou que era só pagar a taxa do site e escolher a casa que já tá tudo certo, não se engane. Você deve gastar um bom tempo escrevendo seu perfil, e essa é uma das fases mais importantes para garantir sua hospedagem gratuita.

Não adianta preencher só os dados básicos porque tem um monte de gente com um perfil super bacana e com experiências anteriores, o que os deixa alguns passos na sua frente.

Lembre-se que do outro lado tem uma pessoa que tem que confiar em você pra poder deixar casa e cachorros aos seus cuidados.

Terceiro passo: buscar casas e contactar os donos

Com um perfil completo e convincente, é só partir pra busca. É nessa fase que você precisa ser paciente e dedicar seu tempo a pesquisar as oportunidades.

Na hora de mandar uma mensagem pro anunciante, capriche. Não escreva qualquer coisa, achando que alguém vai te aceitar só porque seu perfil está completo e cheio de informações.

Mande uma mensagem de acordo com o que você leu no anúncio. Cada casa tem uma necessidade diferente, então explique como você irá atender ao que o dono precisa e porque ele deveria escolher você pra ser o house sitter.

Só tem vantagem em ser um house sitter?

Do nosso ponto de vista sim. Mas pra quem tá viajando de férias, é bom considerar algumas situações. Muitas vezes as casas não têm localização central (não é possível saber a localização exata no anúncio, apenas algumas descrições dadas pelo proprietário), e pra quem tem os dias contados, ficar numa região mais central ou turística pode ser mais negócio.

Outro ponto é que você deve seguir as regras da casa. Se o dono falou que você deve alimentar o bicho 3 vezes ao dia e que ele só faz xixi no passeio da manhã, vai ser complicado ir pra noitada ou passar o dia inteiro fora de casa.

Em uma das vezes que fizemos house sitting na Tailândia, cuidamos de um cãozinho idoso que comia mais saudável que a gente! Fizemos esse vídeo em um dia que preparávamos a comida dele. Dava um bom trabalho, mas a gente curtiu bastante cuidar desse velho!

Todos os sites são em inglês e eu não falo outra língua. E aí?

E aí que, sinceramente, complica um pouco. Você precisa escrever seu perfil em inglês, mas até aí alguém pode te ajudar. Quando for se candidatar a uma casa, você poderá escrever a mensagem e alguém poderá traduzir pra você. Mas a próxima fase será a de se comunicar com o proprietário, e essa parte é só com você.

Nosso primeiro acordo foi fechado após uma longa conversa de Skype. Outros incluíram mensagens de texto e áudio. Esse contato é essencial para que o dono da casa te conheça melhor. Seu inglês não precisa ser avançado, mas você precisará do mínimo pra se comunicar.

Gostou do post? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas de viagem!

em algum lugar do mundo no facebook

E se você quiser mais dicas de viagem, confira esses posts:

E você, vai considerar se hospedar pelo house sitting na sua próxima viagem?

Se você curtiu a ideia, clica aqui embaixo, inscreva-se no site e programe sua próxima viagem!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

23 comentários em “COMO FUNCIONA HOUSE SITTING: COMO SE HOSPEDAR DE GRAÇA”

  1. Uaii Adriana, adorei essa dica.
    Não conhecia o House Sitting, e gostei bastante da ideia, é bem vantajoso e assim não fica tão caro sair por aí para conhecer o mundo todo.

    Abraços
    http://www.larydilua.com

  2. Adriana Mendonça disse:

    Que bom que gostou Laryssa! E é exatamente isso, o house sitting permite você viajar pra diferentes lugares sem ter que gastar com acomodação, muita vantagem! Nós adoramos.

    1. Adriana Mendonça disse:

      Obrigada!

  3. Angelica Seixas disse:

    Informação clara e objetiva, gostei !☺

    1. Caio Farias disse:

      Que bom que gostou Angélica. Essa, pra nós, é a melhor maneira de economizar com hospedagem. Estamos em Bangkok e ficaremos aqui até novembro cuidando de um cachorrinho! Amamos house sitting!

  4. Eu confesso que geralmente não sou muito adepto de house sitting, até porque carrega certas responsabilidades e fico sempre de pé atrás eheh
    No entanto, umas semanas atrás procurei e tinha umas oportunidades com Pandas na China, mas a vaga já estava preenchida. Desse jeito curto muito a ideia, ou até mesmo para ficar em cidades que tem custo de vida elevado de mais.

    Parabéns, ótimos artigos. Dia destes volto para Bangkok por uns meses, gostaria de convidar vocês para um café ou almoço.
    Abc

    1. Caio Farias disse:

      Muito obrigado Joni! Sim, o house sitting traz algumas responsabilidades, mas nós amamos animais, então isso fica bem fácil! O difícil é a hora de ir embora, a gente sempre se apega! Quando estiver por Bangkok nos avise! Ficaremos aqui até novembro.

  5. PAULO VIANA disse:

    Oi Adriana e Caio,
    Minha dúvida é, posso viajar sozinho, com algum amigo ou um filho por exemplo?

    1. Caio Farias disse:

      Oi Paulo, tudo bem? Bom, tudo vai depender do perfil que você apresenta no site e da conversa que você terá com o proprietário. Conhecemos pessoas que fazem house sitting sozinhas, já vimos perfis de famílias no site. O importante é que você deixe tudo claro com o proprietário. House sitting é uma relação ganha-ganha baseada na confiança!

  6. Aninha Morais disse:

    Olá, gostei muito da ideia e da forma que vocês passam esse estilo de vida. Gostaria de saber se aqui no Brasil tem esses sites e pessoas que troquem de casa interestadual ou só em outros países ?

    1. Adriana Mendonça disse:

      Oi Aninha! Que bom que gostou 🙂 O site oferece oportunidades em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas a plataforma ainda é pouco conhecida no nosso país, o que acaba restringindo a quantidade de ofertas disponíveis. De qualquer forma, vale ficar de olho porque já vimos casas bem interessantes sendo anunciadas no Brasil. Um abraço!

  7. Oi Adriana. Eu estava seca procurando algo acerca desse assunto!!!!!!!!!!!!!!
    Que artigo interessante!! Gostei muito!!
    Não conhecia o site, o conteúdo, e simplesmente amei!! já estou seguindo e curtindo tudo!!

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado Laysla, que bom que gostou. House Sitting realmente é muito bom! Acabamos de sair de uma casa onde ficamos 4 meses em Bangkok! Se interessar se increver no Trustted House Sitters fala com a gente que mandamos o nosso link! Abs,

  8. Alyssa disse:

    Que post sensacional! Já tinha lido bastante sobre em inglês mas ainda não tinha achado experiências em Português. Já fiquei mais animada para tentar em uma próxima viagem mais longa 🙂

    1. Caio Farias disse:

      Alyssa, é a melhor forma de economizar para quem tem flexibilidade de data e destino. Viajamos 1 ano e não pagamos hospedagem 8 meses! Já garantimos mais 6 meses para 2017! Se quiser se inscrever nos avise que enviamos o nosso link de parceria!

  9. Robson disse:

    Essa hospedagem inclui alimentação?

    1. Caio Farias disse:

      Oi Robson, nunca vimos um caso que inclui alimentação. Apenas dos pets.

  10. Robson disse:

    E quando o contrato é firmado com o host, eles nos pegam no aeroporto?

  11. Adri, você acha que funciona bem no continente africano?

  12. Claudia Lopes disse:

    Olá Adriana e Caio !!!!!
    Quero saber da possibilidade de trabalhar enquanto estiver hospedada nessas houses,
    tenho interesse em australia e new zealand
    Nesses casos como o visto é de viajem e tem países que liberam seis meses de estadia, quero saber a possibilidade de trabalhar.
    Tenho interesse de trabalhar para conviver com os nativos do país e fazer trocas culturais
    Agradeco as dicas aguardo resposta

    1. Caio Farias disse:

      Claudia, entendemos que isso precisa ser deixado claro com o anfitrião. Dizer que você ficará fora da casa por x horas por dia e todos os outros poréns envolvidos nisso. Se o anfitrião estiver de acordo acho que não terá problemas. É aquele velho ditado: O COMBINADO NÃO SAI CARO! Não esconda isso no momento que aplicar para a vaga, mostre os seu interesses e intenções. Não fizemos isso, trabalhávamos de casa, então passávamos muito tempo com os animais e acho que isso ajudou bastante a conseguir boas oportunidades!
      Esperamos que tenha sucesso na busca! Boas viagens!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Porque um dia de semana qualquer em Arraial do Cabo com o pessoal da @lagostrilhas sempre rende foto boa!#emalgumlugardomundo #arraialdocabo #destinosimperdiveis #topdestinos #turismobrasil

Essa foto tá pra sair do forno tem tempo, mas a correria do dia a dia tem nós mantido meio distantes daqui.
Daí hoje fizemos uma pausa pra refletir sobre a rotina que “rouba” nosso tempo.
É muito bom estarmos tão envolvidos com o blog e com os projetos que tocamos. E sim, viver do nosso blog de viagem dá muito mais trabalho do que muitos imaginam! Mas é muito bom e só temos a agradecer.Afinal, graças a ele conhecemos tantos lugares maravilhosos. Alguns do outro lado do mundo, outros pertinho do nosso – até então – lar oficial.Um dos últimos destinos que conhecemos foi a Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty. Pra chegar nela, encaramos uma trilha de 9km saindo de Ponta Negra, uma vila Caiçara próxima a Trindade e Praia do Sono. Bem cansativa, mas não poderia ter melhor recompensa do que esse visual: uma piscina natural, formada por uma cachoeira na beira do mar!
Por mais viagens assim. E por mais momentos de reflexão e felicidade por nossas escolhas de destinos e de vida!
.
.
.
.
.
#emalgumlugardomundo #paraty #costaverde #destinosimperdiveis #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #embarquenaviagem #errejota #turismobrasil #proximaviagem #achadosdasemana #gostariadeiroficial

😃 Uma praia dessas é mais felicidade que um parque de diversões sem fila!!! É não é que é essa a sensação mesmo? Parando aqui pra pensar e agradecer pelo quanto a gente é sortudo na vida por ter momentos maravilhosos em lugares paradisíacos assim – e vazios na baixa temporada 🙏❤️ A belezura de Trindade nos diazinhos de sossego que passamos na @pousada_cabeca_do_indio e fomos diversas vezes à Praia do Cachadaço. 🏝
Conta pra gente: qual seu destino preferido pra curtir um momento relax?#emalgumlugardomundo #trindade #paraty #mtur #destinosbrasileiros #missaovt #revistaqualviagem #embarquenaviagem #praiasbrasileiras #achadosdasemana #errejota #proximaviagem #viajarfazbem

Ainda sobre Trindade: essa é a piscina natural do Cachadaço (ou Caixa D’Aço). Pude muitas vezes contemplar esse lugar lá de baixo, mas a vista de cima dela é incrível!
O legal daqui é que, mesmo com o mar  bem agitado, as pedras dão a proteção ideal para um mergulho bem tranquilo!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #destinosimperdiveis

Tem horas que tudo que a gente quer é brincar. Como é bom voltar a ser criança, mesmo que seja por alguns poucos minutos!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #embarquenaviagem #destinosbrasileiros #mtur #viagemeturismo

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!