Escrito por Adriana
18 de dezembro de 2017
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Sabe aquele cartão postal perfeito, com praias de areia branca e águas azuis de alguma ilha paradisíaca na Indonésia? Pode ser que não seja uma fotografia da famosa ilha de Bali, mas de alguma de suas pequenas ilhas vizinhas, com praias ainda mais belas e frutos do mar ainda mais frescos do que os da ilha principal, como as ilhas Gili.

Situadas na costa da ilha de Lombok na Indonésia, a 2 horas de barco de Bali, as Ilhas Gili são, na verdade, três ilhotas de areia: Gili Air, Gili Meno e Gili Trawangan.

Esse trio se tornou nos últimos anos as queridinhas dos mochileiros e dos viajantes que não dispensam degradês de azul em sua coleção de mares.

ilhas Gili
Gili Islands. Foto: Jorge Láscar / CC BY

Apesar de hoje em dia elas não serem mais tão baratas ou tranquilas quanto no passado, as Ilhas Gili continuam sendo um retiro para quem procura um cantinho para ficar relaxando de pés descalços em lindas praias.

Portanto, se você anda sonhando com uma viagem para ilha de Bali, não deixe de incluir uma escapadinha para as Ilhas Gili no seu roteiro!

Separamos todas as informações e dicas com tudo o que fazer nas ilhas Gili. Certeza que você vai ficar convencido a visitar este pequeno arquipélago paradisíaco!

Veja também: guia completo com informações e dicas de Bali

O que fazer nas Ilhas Gili? E qual delas escolher?

Para começar, não é necessário escolher apenas uma das Ilhas Gili para conhecer: o ideal mesmo é conhecer todas elas e selecionar uma para se hospedar.

Geralmente, as pessoas escolhem a ilha que mais se adequa ao seu perfil de viajante e optam por conhecer as demais em passeios de barco. Mas é possível pegar lanchinhas e ir migrando de uma ilha para outra, caso você queira se hospedar em mais de uma.

Ilhas Gili
Barcos em Gili Trawagan. Foto: Jpatokal / CC BY-SA

Para isso, é bom saber as diferenças entre elas. Confira aqui o que fazer nas ilhas Gili e as características de cada uma:

Gili Trawangan

Apelidada carinhosamente de Gili T, essa é a mais badalada das ilhas Gili, com estrutura turística maior, guardando uma fama especial pelas suas noites agitadas.

Apesar de ser a maior das três ilhas, em cerca de 1 hora de pedalada você consegue dar a volta ao seu redor, por entre pequenas trilhas de terra beirando a praia.

Por aqui você achará bons hotéis, spas, vários restaurantes e até mesmo um pequeno night market, que achamos bem legal.

Ilhas Gili
Gili Trawagan. Foto: Benvewikilerim / CC BY

Sua vida noturna agitada pode ser até mesmo regada a magic mushrooms –uma enorme incoerência em um país em que há pena de morte para o tráfico de drogas e venda de entorpecentes.

Mas fique tranquilo, que mesmo assim dá para escolher um canto mais sossegado em Gili Trawangan curtindo com moderação. Esta foi inclusive a nossa escolha.

Onde ficar em Gili Trawangan

Em Gili T. nós recomendamos o PinkCoco Gili Trawangan, localizado a beira-mar. Ele é muito bem estruturado e aconchegante. Você vai ficar bem satisfeito por lá.

Quarto com decoração rústica e cores rosa como opção de hospedagem nas Ilhas Gili
PinkCoco Gili Trawangan. Foto: divulgação.

Uma opção incrível, mas um pouco mais cara é o Scallywags Resort. Se quiser ficar na região central, tenha o night market como referência. Caso prefira uma região com menos agito, opte pelo lado oeste da ilha, que tem também um lindo pôr-do-sol.

ilhas Gili
Scallywags Resort. Foto: divulgação

Gili Air 

A menorzinha das três ilhas, mas com boa estrutura turística. A atmosfera em Gili Air é mais intimista e bem remota, ideal para quem tá procurando sossego.

Pelas ruazinhas de terra batida é comum vermos crianças brincando, galos e galinhas ciscando, num clima agradável e pacato de interior entre uma vasta variedade de bangalôs pés-na-areia. 

Ilhas Gili
Gili Air à frente, vista de Gili Meno. Foto: MisterGrigri / CC BY-SA

Onde se hospedar em Gili Air

Em Gili Air, não faltam charmosos resorts com bangalôs individuais e bem românticos, para curtir os dias de praia de forma mais relax. Uma boa opção é o Mowies Bungalows, que também tem um excelente restaurante de frente para o mar.

Ilhas Gili_Mowies
Mowies Bungalows. Foto: divulgação

Gili Meno 

De tamanho mediano em relação às demais, Gili Meno é talvez a mais remota das ilhas Gili, com uma estrutura menor no que tange opções de hospedagem e alimentação.

Ela possui um ar rústico, sendo bem menos turística que as demais, o que pode torná-la um verdadeiro retiro espiritual. Um dos destaques que faz valer a pena a conhecer Gili Meno é o seu lago salgado.

Gili Meno com águas azuis cristalinas
Gili Meno. Foto: yeowatzup / CC BY

Onde ficar em Gili Meno

Em Gili Meno, na paz absoluta, encontramos algumas opções agradáveis para curtir a rusticidade local com conforto, como o econômico Two Brothers Bungalows e o agradável Seri Resort Gili Meno, que mistura o rústico com o moderno localizado nas areias da ilha.

Quarto rústico e moderno na Ilha Gili Meno
Seri Resort Gili Meno. Foto: divulgação.

O que fazer nas Ilhas Gili: atividades e lazer

Além de colocar o bronze em dia e escolher sua praia de água cristalina favorita para ficar de molho, não faltam passeios incríveis para fazer por aqui. E o melhor, sem gastar muito!

Veja aqui o que fazer nas Ilhas Gili, para quando você der um intervalo entre um mergulho e uma refeição de frutos do mar fresquíssimos.

Alugar uma bicicleta e percorrer as ilhas 

Você não verá carros nem motos em nenhuma das três Ilhas Gili, apenas bicicletas e charretes. Mas não se preocupe, pois todas as três ilhas são muito pequenas.

Inclusive, a melhor maneira de conhece-las é alugando uma bike mesmo. Separe alguns lanchinhos, água e explore o território com calma.

Ilhas Gili
Meio de transporte nas Ilhas Gili. Foto: kolibri5 / CC BY

Comer em pequenos estabelecimentos locais

Talvez os restaurantes transados de proprietários estrangeiros pareçam mais convidativos à primeira vista. Porém, são nesses pequenos cantinhos ainda existentes por aqui que podemos nos deliciar com pratos típicos, absorvendo, literalmente, da cultura local.

Explorar o fundo do mar em um scuba diving…

Tem vontade mas ainda não fez um mergulho na sua viagem? Pois as ilhas Gili podem ser o lugar o ideal para explorar o universo subaquático, seja em um batismo ou aproveitando para tirar sua certificação.

Prepare-se para ver peixes-leão, tartarugas, raias, polvos, corais coloridos,  estrelas do mar bem exóticas e mais.

Mesmo que isso tudo já tenha sido muito mais abundante em um passado recente, (a pesca com bomba matou muitos dos corais, hoje está proibida) sem dúvidas o mergulho nas Ilhas Gili vai ser inesquecível!

… Ou snorkeling

Se não quiser se aventurar com o mergulho scuba, não deixe de conhecer o fundo do mar ao menos com uma máscara e um snorkel. Até mesmo porque é uma delícia ficar dentro deste mar azul esmeralda o dia todo, você nem sente a hora passar.

Você pode optar por um barco particular, se estiver em um grupo maior, ou se juntar a um outro grupo, para uma saída de um centro de mergulho.

Os pacotes de meio dia incluem normalmente pontos de snorkel nas três ilhas – “three-island snorkel trip”, além de parada para almoço. Vale super a pena!

Águas cristalinas em Gili Trawagan perfeita para snorkelling nas Ilhas Gili
Snorkelling em Gili Trawagan. Foto: Selamat Made / CC BY

Aventurar-se em uma aula de surfe

Para os amantes do surfe, bom avisar que as ilhas Gili não tem ondas tão boas e famosas como as de Bali. Mas o sul de Gili Trawangan é o melhor pico se você planeja surfar – ou ao menos tentar ficar em pé em algumas marolinhas em aulas de surfe.

Existem inclusive por lá alguns surf camps, que incluem no preço de suas diárias aulas de surf, pratica de yoga, todas as refeições, que fazem valer o seu preço mais caro.

Aproveitar outros esportes aquáticos

Alugar um barco e sair para pescar, fazer parasailing, water skiing… quase tudo em termos de esporte aquático é possível de ser praticado por aqui. Escolha sua atividade e aproveite!

Nadar com tartarugas

As ilhas Gili são famosas por suas populações de tartarugas. Inclusive, Gili Trawangan e Gili Meno têm santuários em suas principais praias. Mas é possível avistá-las, com um pouquinho de sorte, fazendo snorkeling.

Verifique com o seu hotel os melhores pontos de mergulho para encontra-las. Só, por favor, respeite os bichinhos em seu habitat natural, não sigam ou cerquem as tartarugas, pois estas, quando se assustam nadam para as profundezas com medo e não voltam à superfície para respirar.

Deliciar-se com um Fish Barbecue

Este é o lugar ideal para comer o tuna barbecue ou uma boa barracuda na brasa. Além dos peixes, não faltam acompanhamentos como camarões, saladas, arroz e molhos apimentados deliciosos!


Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Indonésia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Como chegar nas ilhas Gili

Existem basicamente duas opções para chegar nas ilhas Gili: partindo de Bali ou partindo já de Lombok.

Existe uma grande variedade de companhias que fazem estes dois trajetos. A melhor forma de pesquisar preços e horários é pelo site 12GoAsia, que mostra todas as opções de deslocamento disponíveis entre os destinos que você selecionar. Usamos esse site para comprar passagens não somente na Indonésia, como no sudeste asiático todo!

Powered by 12Go Asia system

Como ir de Bali para Ilhas Gili

As ilhas Gili estão a cerca de 2 horas de barco de Bali, o que pode variar um pouco dependendo das condições marítimas.

Normalmente, as pessoas programam a escapada para lá depois de Ubud

, já que as ilhas Gili ficam relativamente mais próximas de lá do que do Sul de Bali.

Quase todas as empresas oferecem transporte de ida até o porto de Amed, Serangan ou de Padang Bai e de volta para a hospedagem.

Outra coisa é que, frequentemente, os barcos param nas três ilhas. Portanto, informe no check in em qual das três você deseja ficar, para que colem um adesivo em você com o nome do seu destino.

Indo por conta própria até o píer, lembre-se de chegar ao ponto de embarque cerca de 30 minutos antes do horário de saída do barco para o check in.

Passeio d barco pelas Ilhas Gili de águas cristalinas
Passeios de barco pelas Ilhas Gili. Foto: Jorge Láscar / CC BY

Como ir de Lombok para Ilhas Gili

Saindo de Lombok para as ilhas Gili o caminho é bem mais curto. São apenas 30 minutinhos, caso opte pelo barco rápido.

Existe ainda a possibilidade de pegar a barca pública no porto de Bangsal, experimentando a realidade dos moradores da ilha – o que pode ser interessante e econômico, já que as passagens custam menos de 1 dólar. As barcas públicas partem todos os dias às 7h30 e às 16h30.

Quanto tempo ficar e qual a melhor época para ir as ilhas Gili

2, 3, 4… 7 noites

Na nossa opinião, para aproveitar as ilhas com calma, recomendamos ficar de 2 a 4 noites, dependendo de quantos dias você tem para explorar a região.

Mas há quem se apaixone e fique no arquipélago por semanas de molho. Certamente você vai esbarrar com alguém que foi passar só uns dias e acabou ficando.

Ilhas Gili: Quando ir?

Nas ilhas Gili é calor o ano inteiro, já que as temperaturas médias na Indonésia variam de 25 e 30°C.

Porém, se puder escolher, opte por não ir no período de novembro a abril: essa é a época das monções, com chuvas constantes.

O tempo ruim pode não chegar a atrapalhar um bom dia de praia, mas torna os dias bem azuis mais raros do que no resto do ano. Alguns passeios de barco podem também ficar prejudicados se chover muito.

Nos meses de julho e agosto, alta temporada, as ilhotas costumam ficar lotadas de turistas. Portanto, como a infraestrutura é limitada pelo seu tamanho geográfico, é bom reservar com antecedência hospedagens se planejar ir nestas datas.

Ilhas Gili
Ilhas Gili. Foto: Jorge Láscar / CC BY

Vai viajar pela Indonésia? Confira nossas dicas sobre os principais destinos:

Bali | Ilhas Gili | Nusa Penida | Nusa Lembongan | Lombok | Komodo | Yogyakarta | Monte Bromo e Vulcão Ijen

Mais dicas para sua viagem

Religião e Cultura | Diferente de Bali, as Ilhas Gili fazem parte da maioria islâmica da Indonésia, então não espere ver templos hindus por todos os lados. Mas a população, de forma geral, é muito gentil. Relaxe e aproveite para entender um pouco do Islã. Viajar é isso, afinal.

Fazendo a mala | Além da máquina fotográfica, do protetor solar, da máscara de mergulho e da roupa de banho, uma dica é levar um chinelo emborrachado ou calçado de neoprene, tipo as botinhas de mergulho, para proteger os pés dos corais na beira da areia.

Roteiro | Se o seu plano é conhecer outros destinos além da Indonésia em uma mesma viagem, aproveite um post inspirador com ótimas sugestões de roteiro para o sudeste asiático. São várias opções de destinos incríveis que podem ser visitados em uma viagem de 20 a 30 dias pela região.

Chip de internet | Se você é daqueles que não se desconecta nem quando está no paraíso, segue a dica. Comprar um chip na Indonésia é super fácil – o problema é que o chip precisa ser cadastrado na hora da compra, e nem todos os lugares fazem isso. Pra facilitar a vida, nós compramos nosso chip com antecedência e já saímos do aeroporto conectados.

Seguro viagem | Uma das dicas mais importantes para essa viagem: não esqueça de fechar um seguro viagem para garantir uma viagem tranquila e sem dor de cabeça. Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Já viu que as ilhas Gili não podem faltar no seu roteiro pela Indonésia, né?! 

Se você leu esse post todo aposto que não deixará de fora do seu roteiro este paraíso. O único risco é não querer voltar e ficar por lá mesmo perdendo-se e encontrando-se em tons de azul turquesa… Nada mal, não é mesmo?

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

11 comentários em “Tudo sobre as Ilhas Gili na Indonésia: praias paradisíacas”

  1. Eu escolheria, de caras, as Gili menos turísticas e faria apenas uma breve visita a Gili T. Estou a ler o seu post enquanto uma chuva gelada bata na janela, então como pode imaginar, não me importava nada de estar aí, a comer um belo fish barbecue.

    Responder
  2. Que saudades das Gili e dessa cor de água! A nossa favorita foi a Gili Air, mas todas têm algo especial, né? 🙂
    Adorei esses bungalows que vocês encontraram em Meno… foi a única que não conheci.. queria ter visitado o tal lago salgado. Vai ficar para a próxima 😉 beijos!

    Responder
  3. amo nadar com tartarugas e surfar (claaaaro que fiz so uma aula,mas foi o suficiente pra me apaixonar aeuaheu) gostaria muito de ir para gili, so fiquei em Bali e chorei quando fui embora aeuhaeu muita coisa linda para fazer e conhecer em gili!

    Responder
  4. Eu gostaria de ficar um mês nesse paraíso, mesmo com tanta dica legal do que fazer, só de nadar e ficar a toa na areia eu já teria satisfeita, ótimas dicas um verdadeiro guia sobre as ilha Gili.

    Responder