Escrito por Caio
23 de agosto de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Eu gostaria de começar esse post sobre a Laguna Humantay fazendo um agradecimento a uma senhora, que vamos chamar aqui de Judith “Boa Forma”.

Após explorar os principais pontos turísticos de Cusco, estava na hora de cortar mais um destino da lista de desejos: chegou a vez de conhecer o lindo lago aos pés da montanha Humantay. E foi buscando informações sobre esse passeio que conheci a Judith.

Depois de ter feito um trekking super cansativo para a Rainbow Mountain, decidi buscar algumas informações sobre o tour para a Laguna Humantay para saber o que viria pela frente. E foi nesse momento que dei de cara com um review da Judith:

Review TripAdvisor Laguna Humantay
Conheçam Dona Judith, a incentivadora!

Pronto: se essa senhorinha tá dizendo que é tranquilo, mesmo com a altitude, tá beleza! É amanhã mesmo que eu vou conhecer a Laguna Humantay!

Eu fui. E sobrevivi. E voltei com vontade de ter um papo sério com a Judith para perguntar: “você só podia estar zoando né?”.

Enquanto essa conversa não sai, estou aqui para te contar tudo o que você precisa saber para visitar a Laguna Humantay no Peru – com toda a minha sinceridade em cada palavra desse post!

Laguna Humantay
Visual da margem

Sempre bom lembrar que seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila, principalmente quando envolve esportes de aventura e altas altitudes. Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções de seguro. Pra melhorar, é só usar nosso código EMALGUMLUGAR5 para ganhar 5% de desconto!

Informações sobre a Laguna e a montanha Humantay

Para começar, vamos de informação: a Laguna Humantay é uma das últimas lagunas altoadinas, a partir de 4.000 acima do nível do mar.

A montanha ultrapassa os 5.000m e é a terceira mais importante de Cusco, logo após a montanha Salkantay, que fica ao seu lado.

A Laguna Humantay também é classificada como “APU”, que são todas as montanhas que se avistam de Cusco ou que protegem algum povo, que é esse o caso. A montanha Humantay protegia o povo de Mollepata.

A caminhada para Laguna Humantay

Já no início da trilha nós recebemos as informações básicas: a caminhada inicia aos 3.800m de altitude e chega aos 4.200m à margem do lago.

Devido a essas altitudes, o passeio ao Lago Humantay pode ser um desafio para alguns. Já escrevemos tudo sobre o mal de altitude e recomendo fortemente que você saiba como prevenir esse mal estar.

Algumas empresas emprestam bastões/cajados para caminhada. O percurso tem aproximadamente 3,5km o trecho, totalizando uns 7km ida e volta.

É possível alugar um cavalo para realizar o percurso, mas gostaria de deixar muito claro somos CONTRA esse tipo de prática.

Laguna Humantay
Os cavalos também cansam na subida até a Laguna

Subida para o Lago Humantay: parte 1 e parte 2

Outra informação importante que você precisa saber para se preparar psicologicamente: os primeiros 1.000 metros são de um trecho plano, mas os 2,5km seguintes são de subida.

Nesse momento, é só lembrar da Dona Judith: “subida tranquila, nem muito íngreme, nem muito longa.”. E assim seguimos.

Parte 1

Realmente a primeira parte é muito tranquila. Você irá passar por algumas hospedagens de quem vai fazer a Trilha Salkantay, incluindo desde um hotel de luxo até estruturas como iglus para receber aqueles que iniciarão a caminhada até Machu Picchu.

E se você der sorte, ainda pode cruzar um monte de lhamas!

Laguna Humantay
Caminhada no terreno plano na primeira parte da caminhada

No início da subida se encontra a última opção de banheiro. Se quiser, aproveite. É a partir dali que você vai visualizar a subida. Quando olhei, pensei imediatamente: “beleza, se a Dona Judith falou que é tranquilo, vambora!”.

A grande dica é: suba devagar, no seu ritmo. Lembre-se sempre de respirar lento e profundo. Se quiser, suba mascando folha de coca (uma das dicas para combater o soroche), pois isso ajuda.

Parte 2

No início da subida, eu precisava fazer uma parada a cada 10 minutos. Depois da primeira metade da subida, eu precisei reduzir esse intervalo para 5 minutos.

E eu pensando: “Judith me iludiu e eu caí bonito nessa!”. Não foi fácil para mim, pois a subida é íngreme e a altitude castiga mesmo. Mas como desistir não era uma opção, seguimos em frente.

Laguna Humantay
O início da subida

Em um determinado momento da subida, cheguei a avistar um ponto que parecia ser o final da trilha, mas não demorou para perceber que ainda existia um outro trecho inclinado a ser percorrido.

Nesse momento de desânimo, cruzei com duas meninas e as perguntei se  ainda estava longe para o final. A resposta foi que a Laguna Humantay estaria logo após essa segunda parte inclinada.

E lá fui eu ser enganado de novo.

Segui me esforçando, fazendo paradas a cada 5 minutos para respirar. Após passar do ponto da trilha que até então meus olhos podiam alcançar, vi que ainda faltava um pouco mais.

A partir daí renomeei mentalmente o passeio para Trilha Sem Fim – e também passei a ter sentimentos ruins pela querida Dona Judith.

Laguna Humantay
Parte ainda de subida para enfim alcançar a Laguna Humantay

Finalmente… a Laguna Humantay

Com o psicológico já abalado, foi após mais um pequeno trecho plano e uma leve descida que finalmente rolou nosso encontro: lá estava ela, cheguei à incrível Laguna Humantay!

Amor a primeira vista
Laguna Humantay

O trajeto era pra ter sido de 1h30. Embora não tenha cronometrado, acredito que levei um pouco mais para chegar até lá.

Nosso tempo de permanência na Laguna Humantay foi de cerca de 45 minutos. Sim, é pouco tempo para tanto esforço. Mas não tem jeito, a hora vai passar rápido enquanto você aprecia toda a beleza do lugar… e logo já estará na hora de encarar a descida.

E por falar em descida…

Não espere também muita facilidade só porque vai descer. O trajeto é um pouco íngreme e possui muitas pedras soltas, então é preciso tomar cuidado para não escorregar e sair rolando até a base.

Isso demanda um pouco dos joelhos e coluna. A minha descida até o carro levou pouco menos de 1h.

Laguna Humantay
Com muitas pedras soltas é necessário atenção na descida

Como é a Laguna Humantay

A Laguna Humantay é um lago incrível formado pelo degelo da neve e de um pequeno glacial da montanha. Avistá-la depois da caminhada foi impressionante, e fez realmente todo aquele sentimento de cansaço valer a pena.

O lago possui uma água muito gelada e com várias cores como o azul turquesa e o amarelado. As tonalidades são devido ao óxido de cobre presente na água. A cor pode variar muito e tem relação direta com o clima e a incidência da luz.

Laguna Humantay
Do alto de uma das margens da Laguna para buscar um melhor ângulo para a foto

A água é potável e abastece alguns dos povoados da região. A área faz parte do Parque Nacional de Machu Picchu e, para conservar a Laguna Humantay, a entrada é proibida!

Hoje é difícil encontrar a Laguna vazia, já que existem muitas empresas explorando o turismo no local. Se tiver opção, busquem aquelas que saem mais cedo de Cusco.

Como chegar a Laguna Humantay saindo de Cusco

Para visitar o Lago Humantay é necessário se programar. Recomendamos que feche o passeio com uma agência, devido à distância de Cusco para a Laguna Humantay.

Existem opções que vão de U$20 até U$80, incluindo café da manhã e almoço. Os tours partem a partir das 4h da manhã, buscando os viajantes em seus hotéis em Cusco.

Laguna Humantay Banner Booking

Partindo de lá, o trajeto até Mollepata tem 102km e leva aproximadamente 2h30.

Em Mollepata as agências fazem uma parada pro café da manhã. Após o café, são mais 32km de estrada de chão, que levam cerca de 1h30 até a chegada à base para o início da caminhada para a Laguna Humantay.

Se você pensar em ir por conta própria, existem opções de transporte público de Cusco ate Mollepata e, chegando lá, dá para pegar um taxi até a base da caminhada para a Laguna Humantay. Mas como falamos, devido à distância e ao tempo gasto, não achamos uma boa opção.

Obs.: A base para subida da Laguna Humantay é também onde inicia a conhecida Trilha Salkantay. Essa caminhada dura 4 dias e 3 noites e vai até Machu Picchu.

Alguns tours para esse trajeto também incluem raffting, downhill de bicicleta e cavalgada até a cidade sagrada. Para quem tem disposição e quer aventura, parece uma ótima pedida!

Viajando pelo Peru? Aproveite e veja o nosso post com 15 curiosidades sobre o Peru.

Melhor época para visitar a Laguna Humantay

Toda a região de Cusco, incluindo a Laguna Humantay, tem duas estações: a seca e a chuvosa.


A estação seca é de maio a outubro. Os dias nesse período são predominantemente de sol, com baixa umidade e a temperatura média é de 15 graus durante o dia.

Mas a noite, o frio vem com tudo e pode chegar a bater 0 grau. Essa época também é considerada alta temporada, o que faz com que as atividades estejam muito mais cheias.

A estação chuvosa vai de novembro a abril. A média fica entre 18 graus durante o dia e 9 graus durante a noite. A região recebe um grande volume de chuva, mas normalmente não chove o dia inteiro.

Pancadas de chuva costumam ser fortes e podem durar de 20 minutos a algumas horas. Geralmente a chuva cai na parte da tarde, mas sabem como é, não é uma regra!

Conclusão

Visitar a Laguna Humantay é uma experiência inesquecível. Você vai se lembrar de tudo deste dia, desde a caminhada exaustiva até as lindas cores desse lindo lago.

O maior ponto contra é o tempo de duração do passeio: para chegar até o Lago Humantay se gasta um total de 4 a 5 horas só de deslocamento (se você estiver em Cusco). Isso faz com que o passeio dure umas 12h e seja bem cansativo.

Além disso, considere que 7km de extensão até poderia ser uma caminhada tranquila – se não fosse íngreme e aos 4.000 metros de altitude!

Eu adorei conhecer a Laguna Humantay e acho que valeu o esforço, mas esteja preparado e pense se vale a pena pra você.

Ah, e se alguém conhecer a Dona Judith, diga que eu quero conversar com ela.

Laguna Humantay Banner hospedagem

Dicas para conhecer a Laguna Humantay

  1. Chegando à Laguna, existe um ponto mais alto que fica na margem esquerda: se você subir até lá, conseguirá fotos incríveis.
  2. Drones estão proibidos devido à presença de Condores na área. Além de enormes, essas aves são sagradas no Peru.
  3. Leve lanchinhos, como biscoito, chocolate e barrinhas. Não esqueça da água, no mínimo 1 litro.
  4. Por se tratar de uma área montanhosa, pode fazer bastante frio e o clima pode mudar rapidamente. Por isso esteja preparado: casaco corta vento, gorro, luva e bota de trekking podem te ajudar.
  5. Lembrando mais uma vez, estamos falando de uma caminhada em altitude.Se você vier direto do Brasil pra Cusco, deixe para fazer o passeio à Laguna Humantay após alguns dias de aclimatação. Isso é indicado para evitar o mal de altitude.

E você, vai encarar o passeio para a Laguna Humantay? Depois conta para gente como foi sua experiência nesse lugar lindo e cansativo!

Escrito por Caio
Caio é administrador de formação, mas trocou o mundo corporativo por uma carreira digital voltada ao turismo. Especialista em planejamento, é o responsável por manter o blog atualizado, garantindo que você encontre aqui tudo que precisa para planejar sua próxima viagem.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

122 comentários em “Laguna Humantay: saiba como é o passeio saindo de Cusco”

  1. Adorei seu relato, muito dinâmico !

    Eu estava com a ideia de levar minha filha de 7 anos para conhecer o lago, mesmo não sendo a favor, é aconselhável se eu optar por utilizar o cavalo?

    Responder
    • Oi Raquel, que bom que gostou. Bem, se você utilizar o cavalo não haverá esforço para subir. Resta saber como o organismo de vocês estará aclimatado com a altitude. Cada organismo reage de uma forma e não sei bem dizer como o de uma criança reagirá. Eu perguntaria a um médico.

      Responder
  2. Rindo muito com essa postagem, hahahaha!
    Estava pensando em ir a essa lagoa, mas depois dessa desisti. Já não tenho talento pra caminhadas longas, com altitude então? Nem pensar!

    Responder
  3. Caio, estou rolando de rir! Chegamos do Peru no último domingo e a subida da montanha também foi épica para nós! Não dá pra esquecer de comentar que os cavalos sobem e descem pela mesma trilha e o espaço é pequeno, eu tive um contra tempo com um deles, bem complicado, mas claro, Dona Judith não deve nem ter passado perto disso! Hahahahah

    Responder
    • É Cíntia, tenho certeza que dona Judith fez a subida tipo correndo, sabe? Aquelas corridinhas de praia?? Dona Judith é pica! Huahuahuahuahu! É não tive problema com os cavalos mas bem lembrado! Na parte de cima a trilha é a mesma!

      Responder
  4. Boa Tarde Caio
    Excelente o seu relato, bom humor supera tudo!! Espero que tenha mantido o astral na caminhada.
    Estou indo para o Peru em Maio, e serão 02 semanas de turismo por conta própria, saindo de carro a partir de Arequipa e terminando em Cusco.
    Como agencias estão fora do meu escopo, aumenta a necessidade de planejamento. Você saberia dizer o nome do local do ponto de partida da caminhada ou aonde as vans de turismo param com os passageiros iniciarem a subida?
    E abusando da sua boa vontade, teria alguma dica interessante da região de Colca, Rainbow Mountain e Laguna Titicaca

    Abraço

    Ricardo

    Responder
    • Fala Ricardo, tudo bem? Valeu pelo comentário e confesso que foi difícil manter o astral… rs! Foi sofrido! Que maneiro, espero que curta, o Peru é um país incrível! Fizemos todo de carro também. Bom vamos lá, o app Maps.me pode te ajudar muito a achar os pontos iniciais das caminhadas. Cara vou ser sincero com você os passeios da Laguna Humantay e da Rainbow Mountain vale a pena fazer com agência. Para Humantay são 2h40, quase 3h o trecho até o ponto inicial. Para a Raibown Mountain são 3h30, quase 4h. Estão pensa, são 3h30 de carro, uma caminhada puxada, depois dirigir todo o trecho de volta. Lembrando que o ideal é chegar na Rainbow Mountain o mais cedo possível, se não fica muito cheio, meu tour saiu de Cusco 3h45 da manhã. Bem dá uma olhada na categoria Peru do Blog. Temos posts de Arequipa, Colca, Rainbow Mountain e Puno (Lago Titicaca). Abs e boa viagem!

      Responder
      • Obrigado pela ajuda Caio! Justamente para evitar todas essas horas de direção, para a visita na rainbow montain vamos nos hospedar em Chacacupe, ai diminui para 1:30 de viagem.
        Para Laguna Humantay, também vamos nos hospedar em algum lugarejo próximo.
        Hoje percorri todo seu site, ótimas informações, ajudou muito em nosso destino de Fevereiro;Thailandia!
        Parabéns pelo trabalho

        Responder
  5. Boa noite! Tenho uma dúvida! Como faço para realizar esse passeio? Eu tenho que estar onde? Cuzco, Águas Calientes, matchu pitchu?? Tenho que passar a noite onde? E onde compro? Empresa de turismo aqui no Brasil mesmo ou lá? Obrigada

    Responder
  6. Caio, obrigado pelo relato! Sabe me dizer se a montanha fica coberta de neve o ano todo? Estou indo em maio/junho e gostaria de saber se o visual fica assim não só no inverno. Valeu!!

    Responder
    • Daniel, acredito que pela altitude haverá neve sim, principalmente em junho que é início de inverno. Há uma previsão que em alguns poucos anos a camada de gelo toda derreta, mas acho que pro ano que vem ela ainda estará lá, rs!

      Responder
  7. Caio, tava pensando em levar meus pais pra Laguna. Sou louca pra ir la. Eles tem disposição, mas pelo que vi é bem puxado meeeesmo! Dona Judith nao faz parte desse mundo de meros mortais como nós!
    Essa opção de subir com os cavalos… nao acho que seja uma boa opção, pensando no lado da exploração, mas acha viável contratar para os mais velhos? fico com uma dó sabe…
    Outra coisa, é facil contratar o serviço pra esse passeio la em cusco? Obrigada!

    Responder
    • Juliana, a subida é puxada sim, mas acho que com paciência dá pra ir. O que pega mesmo é a altitude, Dona Judith deve ter algum treinamento nas forças armadas andinas. E o pior é que esse comentário existe mesmo no TripAdvisor! É Real! Sim você encontra fácil o serviço para vender em Cusco, só busque nao contratar a mais barata, faça uma análise custo x qualidade.

      Em relação aos cavalos, isso é de cada um. Eu não gosto, não sou a favor. Viável, é viável sim, Juliana.

      Responder
      • Se Dona Judith conseguiu sem a exploração dos cavalinhos então todos conseguiremos! Afinal…a subida é tranquila, não muito íngreme, nem muito longa!
        Depois conto meu relato do sofrimento! hahaha
        Obrigada pelas dicas. Seus posts são maravilhosos!!!

        Responder
  8. Muito obrigada. Esclarecedor o seu depoimento irei preparada para a longa caminhada. Passei por algo parecido quando fui para o Rio mas era com informações me disseram que era logo ali e nunca chegava até que um senhor de bom senso me disse pegue o ônibus pq é um pouco longe. ?

    Responder
  9. Boa noite Caio. Excelente seu relato sobre o passeio até a Laguna Humantay. Estamos indo ao Peru de moto em março e vamos passar por Limatambo, caminho para a Laguna e ficamos com vontade de visitá-la. Você pode me informar como é a estrada que vai da Ruta 3S até Mollepata? É estrada de terra ou asfalto? Será que dá pra encarar de moto com garupa? Agradeço se puderes me dar alguma informação.

    Responder
    • João, por algum motivo sua mensagem não apareceu pra mim! Estou bastante envergonhado de responder a sua mensagem só agora, 6 meses depois. Espero que tenha dado tudo certo na sua viagem e que vocês tenham curtido bastante o Peru! Mais uma vez me desculpe! Espero poder ajudar em uma próxima oportunidade!

      Responder
  10. Oi Caio! Como vai?? Adorei seu relato! Ri demais com a dona Judith! ? estou indo para Cusco agora no carnaval e estaremos com os dias apertados! Você acredita que conseguimos sair da laguna e ir para Águas Calientes? Tem alguma agência que faz esse transporte? Pois no dia seguinte pensamos em ir para o Machu Picchu. Obrigada pelas dicas!!

    Responder
    • Olá Thaisa, eu juro que já tinha respondido a essa sua msg. Que bom que gostou do post, Dona Judith tá lá até hoje no TripAdvisor com seu maléfico review! Sinceramente acho que não é possível fazer Laguna para Aguas Calientes no mesmo dia. É bem distante, e para Águas Calientes depende de como for, você precisa caminhar pela trilha bons kms. Então o ideal é fazer isso no dia seguinte.

      Responder
  11. Oi Caio!
    Muito bom seu relato! Imagino que essa dona Judith seja uma ninja iniciada nas artes da sobrevivência! Tira um dúvida: qual vc achou mais difícil: rainbow mountain ou a laguna humantay? De 0 a 10, que nota atribuiria para cada uma levanedo em conta a dificuldade?

    Obrigada!

    Responder
    • Olá Renata, tudo bem? Certamente Dona Judith faz crossfit! Fiz em um dia a Rainbow Mountain e no dia seguinte fiz a Laguna Humantay. O meu tour para a Rainbow Mountain saiu de Cusco 3h30, para ser um dos primeiros carros a chegar e evitar multidões, o caminho até o topo é mais longo que a Humantay, a altitude é maior mas acho que a inclinação é menor, exceto no último trecho que é bem puxado. Acho que por, logo no dia seguinte, ter feito a Humantay eu estava mais cansado. O problema da Humantay é que quase o caminho todo, exceto o primeiro km é na subida, e isso te cansa bastante sem respiro. Eu diria que pra mim dificuldade da Rainbow Mountain é 7 e dada as minhas condições a Humantay foi 8. Mas talvez com tempo pra descansar, ela seja mais tranquila.

      Responder
  12. Bom dia Caio! Adorei seu relato!!! Você indica alguma agência para reservar os passeios? Irei em maio e o que tenho pesquisado me mostra passeios com preços em dólar mega caros. Conseguimos reservar pagando com a moeda local?

    Responder
    • Olá Deise, obrigado pela msg! Que bom que curtiu! Não tenho uma agência específica para indicar, busque na internet quando fui e busquei uma relação custo benefício que me atendesse. Uma outra opção é buscar em Cusco mesmo, existem diversas agência que apresentam preços mais acessíveis e você pode pagar com moeda local.

      Responder
  13. Você foi para Maras e Moray – Salineras? Se tivesse que optar entre a Laguna Humantay e o passeio de Maras e Moray, qual faria? Já farei Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado.

    Responder
    • Poxa Ana, que pergunta difícil! Fomos a Maras e Moray sim! Os dois são muito bons. Maras e Moray são experiência da cultura Inca, construções diferentes, veja nosso Post sobre Maras e Moray e o post do Valle Sagrado. A laguna Humantay, apesar de ter o contexto de fazer parte da trilha inca para Machu Picchu, é um passeio para contemplar a natureza e superar limites! A Laguna é linda, mas o trekking não é dos mais fáceis devido a altitude. Então você precisa avaliar o que você prefere! Se eu tivesse pouco tempo, faria Maras e Moray por serem únicos!

      Responder
  14. Oi Caio! Adorei o seu relato. Pretendo ir no ano que vem ao Peru e gostaria de fazer a Rainbow montain e a laguna Humantay, mas tenho receio de fazer uma após a outra, digo no dia seguinte. Foi tranquilo para você ou se pudesse recomendaria pausar um dia? Obrigada pelas dicas!

    Responder
    • Olá Alexandra, tudo bem? Que bom que gostou! Eu recomendaria a pausa de um dia, mesmo fazendo outras atividades, conhecendo outros lugares, andando por Cusco, você não será tão exigida. Boa viagem!

      Responder
  15. Adorei o post, como você decidiu fazer o passeio e como não é tão fácil assim.
    Eu realmente tive muita dificuldade, além do mal estar tive que ir MUITO devagar!

    Responder
  16. Olá! Ótimo relato! Adorei e vou fazer também! Será que no terceiro dia em
    Cusco é possível fazer essa trilha? Poderia indicar a agência que você contratou? Obrigado!

    Responder
    • Olá Juliana, contratei o serviço pela internet na noite anterior. Tenho certeza que se pesquisar um pouco mais poderá encontrar agências melhores e mais baratas!

      Responder
  17. Olá pessoas!Estou embarcando amanhã pra Cusco e… Rsss queria muito conhecer esse lago mas, vou não. Dona Judith deve ter fôlego e pernas de dinos daí esse depoimento e incentivo. Tô fora vou seguir os conselhos de Caio. Vou buscar outros passeios um pouco mais leves.

    Responder
    • Maria, desculpe pelo atraso na msg! Não escrevi esse artigo para desencorajar pessoas a chegarem a Laguna! Ao contrário, quis que as pessoas apenas soubessem que não é um passeio leve, mas que é lindo e deve ser visitado sim! Espero que tenha mudado de idéia! Boa viagem!

      Responder
  18. Olá, estou indo para o Peru agora em julho e quero fazer tanto o passeio na laguna quando no machu picchu, mas estou vendo já os preços. Voce recomenda comprar antecipado ou comprar apenas quando chegar e cusco? Como faço para gastar o menos possível e fazer tudo kk

    Responder
    • Não compramos antecipado não, Iasmin. Em Cusco você vai encontrar dezenas de agências oferecendo este tour. AHuhauhauahuah… essa é uma pergunta de ouro! Pesquise, bastante! Mas busque referências sempre! O tripAdvisor ajuda bastante nisso!

      Responder
  19. Adorei a sinceridade e o relato, agora me do uma coisa., é uma subida perigosa ou aquelas do chão não passa? Pq eu fiz na Patagônia uma que tinha risco de morte praticamente e n quero passar por isso de novo hahaahah. Tenho medo de altura e sofri demais na subida do fitz Roy.

    Responder
    • Olá Mariela, tudo bem? Fui bastante sincero mesmo! Rs! Sim! Eu fiz a Laguna de Los Tres, base do Fitz Roy também! Tomei um tombo lá escorregando, rs! Então, é bem mais tranquilo em relação a desfiladeiros. Não há uma borda tão próxima para um penhasco, mas você está subindo sempre, então essa sensação pode existir lá também. Mas não acredito que você tenha esse tipo de problema para chegar a Humantay. Espero que se divirta!

      Responder
    • Olá André, tempo é sempre uma incógnita! Rs! Principalmente lá por ser uma região bastante alta e cercada de montanhas! Mas vai na fé! O lugar é lindo mesmo nublado! Foi assim que eu conheci!

      Responder
  20. Me identifiquei MUITO com a sua história. No começo do seu relato, quando cheguei na parte da Dona Judith, me achei uma fracassada pq quase morri pra chegar lá! (Mas cheguei, e já me acho vitoriosa por isso hehehe)

    Continuando a ler, me identifiquei muito, pq é uma mentira atrás da outra (“não é tão difícil”, “tá quase chegando”, “só falta 5 min”, “é ali atras”, “só falta 2 min”…).
    Poxa… 5 min nunca demoraram tanto pra passar… Hehehe

    O nosso erro foi chegar em Cusco e logo no dia seguinte seguir pra trilha. Em Cusco já estávamos nos sentindo mal. Subindo então… Tivemos muita náusea, dor de cabeça, falta de ar e tontura. Realmente é muito mais indicado ir nos últimos dias.

    Sobre a Rainbow Mountain, queremos subir, mas ficamos meio traumatizados pela subida para o Humantay, ainda mais sendo mais alto que o lago…
    Vc consegue me dar uma ideia de como é em relação ao lago?

    Abraços, muito bom o seu relato!

    Responder
    • Nathalia, a trilha para Rainbow Mountain é mais longa, mas é mais plana, os últimos 300 ou 400m é que são puxados, e esse pedaço não tem saída, nem cavalo sobe. Agora vale levar em conta que é mais alto, o mirante alcança 5080m acima do nível do mar. Dá uma olhada na previcsão, se o tempo estiver bom, não perca a oportunidade o lugar é lindo! Dona Judith me enganou! Hauhauhauhau… mas eu to sendo sincero, te juro! É difícil, é mais alta, mas é mais plana exceto o último trecho. Você consegue ir andando devagar, com calma sem parar durante todo o percurso, mas o final é puxado!

      Responder
  21. Olá Caio , estou programando minha viagem para Novembro
    1- Cusco
    2- Maras e Moray
    3- ollayntambovale sagrado
    4- Machu Picchu
    5- ??
    6- Cusco e volta pro Rio. Viagem a noite

    No dia 5 o que vc me indicaria mais , a Montanha Colorida ou a Lagoa ?

    Ou até ficar em Cusco mesmo ?
    Obrigada , adorei seu relato, verdadeiro e nos dá a dimensão da dificuldade ??

    Responder
    • Olá Danielle, desculpe a demora na resposta. acho a Montanha Colorida uma paisagem meio diferente do que você pode encontra pela América do Sul apesar de no norte da Argentina ter coisas similares. A Laguna é linda, mas existem lagunas mais bonitas na Patagônia argentina. Para chegar até o mirante da Montanha Colorida também não é nada fácil, a caminhada começa em 4650m e alcançamos 5080m de altitude no mirante, o que é bastante alto!

      Responder
  22. Gentemmm, me acabei de rir do início ao fim… Rsrsrs… E Dona Judith, hein?! Trolhando geral … rsrsrs … Adorei seu relato, Caio! Estou planejando viajar pra Cusco em Maio/2020 e está na minha lista conhecer a Laguna Humantay e a Montanha Colorida… Estou lendo todos os blogs possíveis para poder extrair o máximo de dicas! Obrigada por compartilhar com a gente… já vi que vou sofrer!

    Responder
    • Olá Jaqueline! Dona Judith é da melhor idade fitness, rs! A história é real! O review de Dona Judith ainda está lá no TripAdvisor, eu mudei apenas a imagem de rosto e o nome para preservar a identidade da pessoa original! Se prepare só um pouco antes de ir aqui no Brasil, durma bem na noite anterior e não beba! Vá com tudo que vai dar certo! Boa viagem!

      Responder
  23. Ah, se eu tivesse lido seu post antes. Mas, mesmo assim, acho que eu toparia viver a experiência inesquecivelmente difícil e desafiadora em fazer esse passeio! Acho que nunca passei tão mal em toda minha vida e nunca fui desafiada a desistir como naquele passeio.
    A caminhada foi extremamente, eu disse extremamente difícil para mim, em tudo: desde a subida, até a permanência no local (estava sol, mas lá em cima parecia que a intensidade dele duplicava em cima das nossas cabeças) e a descida (eu já estava com dores no meu joelho devido ao quase tombo que levei no passeio de Ollantaytambo e pela caminhada da hidrelétrica, para Machu Picchu). Recomendo fortemente que quem deseja fazer o passeio, antes leia blogs a respeito (como o meu, por exemplo ;)). Graças a Deus conheci ali, na subida, duas moças incríveis que me encorajaram a não desistir. Mas, valeu a pena. Nunca vi paisagem como aquela e arrisco dizer que até ouvi o gelo “derretendo” na montanha (ou foi um dos muitos momentos de devaneio que tive; acho que não, não sei).

    Parabéns pelo blog! E a Judite é um ícone do Peru. Ela, e a Janete, outra guia turística sensacional de lá!

    Responder
  24. Estou indo para lá no próximo mês.
    Adorei as dicas. E estou um pouco preocupada em não ter o condicionamento físico da D Judith…hahaha
    Gostaria de saber o horário de retorno deste passeio. É possível, no mesmo dia, pegar o ônibus noturno para Puno?
    Obrigada pelas dicas!

    Responder
    • Olá Fernanda, que bom que gostou! Eu também não tinha o condicionamento de Dona Judite como vc pode ter visto no post, eu sofri! mas cheguei lá! Chegamos em Cusco por volta das 17h ou 18h. Dependendo do horário do ônibus você pode conseguir sim!

      Responder
  25. Não tem como não rir desse relato. Não fui iludida pela dona Judith, mas senti tudo que você descreveu. No ponto em que descobri que ainda faltava muito pra chegar, sentei numas pedras e falei que não iria mais. Até falei pro meu marido que se eu morresse era pra me enterrar lá. Depois de muito o marido e guia insistirem, continuei andando. Mas a parte final é a pior. Qdo cheguei lá em cima, estava tão acabada que levei um tempo pra curtir a beleza do lugar. Realmente um dia inesquecível! Ah, em alguns trechos da volta, desci sentada escorregando de tão íngreme.

    Responder
  26. Eu fui… contrariando meus princípios, acabei indo à cavalo, aliás égua… a Estrela, com a qual eu conversava e pedia desculpas e ao mesmo tempo rezava para não cair. A experiência no lombo da Estrela foi incrível, pois nunca andei à cavalo e quem conhece o lugar sabe como é íngreme. Enfim, mesmo assim, cheguei lá quase morrendo…Foi uma superação, pois já não sou tão jovem e sofri muito com o mal da altitude. Eu chorei! Na volta, desci a pé, devia isso à Estrela. Via todas as pessoas me ultrapassando, gente mais nova e mais velha. Eu ia tão devagar que meu filho teve que voltar para ver se eu estava vindo. Até agora não sei como consegui, foi mágico. Realmente os Deuses Incas estiveram em favor! Depois dessa experiência fiquei sabendo que a Montanha colorida tinha uma trilha mais leve, mas a altitude maior. Troquei meu roteiro, mas ainda quero voltar para realizar esse sonho, que jamais pensei que sonharia! Bem, devagar e sempre: uma montanha de cada vez. Abraço!

    Responder
  27. Dona judith sacaneou com certeza. Subi essa montanha em setembro/2019 a cavalo e mesmo assim sofri com o mal da altitude. Na descida quase morro ( sem exageros ). É lindo, más não recomendo, na metade a gente já esta arrependido kkkkkk

    Responder
  28. Muito legal o seu relato. Se você tivesse que escolher apenas um trekking faria a Laguna ou a Monta Colorida? Pergunto, pois irei em Maio e quero fazer apenas um dos dois…

    Responder
    • Olá Caroline, legal que gostou. Bem, essa é uma pergunta que muita gente faz! Como eu respondo? Os dois são lindos e imperdíveis, mas achoq eu a Rainbow Mountain é mais singular tanto na dificuldade quanto na paisagem. A Laguna Humantay é linda! É importante para o povo é sagrada! Mas existem lagunas tão bonitas quanto na Patagônia ou em Huaraz no Peru. Acho que a Rainbow Mountain é uma experiência única se você for com empresa certa e se o tempo estiver bom!

      Responder
  29. Caio, você relatou toda a minha saga na subida para a Laguna Humantay. Passei pelo mesmo sofrimento, pedi até para a guia me deixar ali, no meio do caminho, tamanho o desespero e falta de ar! Mas, ela toda atenciosa e treinada na mesma academia de força tática Inca da D. Judith, subia com o pessoal e voltava para me encorajar a dar mais 3 passos, e subia novamente com mais pessoas, e voltava para me resgatar….kkkk (ela só podia ter pulmões de titanium), até que finalmente consegui chegar. Chorei demais pelo esforço, por ter superado meus limites e pela oportunidade de estar naquele lugar sagrado. Uma jovem que estava ali, vendo a situação e também tendo superado suas dificuldades me abraçou, e neste abraço a mensagem era…sei exatamente como você se sente, conseguimos!
    Valeu a pena, porém, acabei ficando pouco tempo lá em cima(15 min), pois demorei para subir e quando cheguei, o pessoal já se preparava para descer. Por tanto, é melhor avaliar bem, antes de encarar o desafio.
    Creio que a subida não seja recomendável para idosos e crianças, e para quem tem problemas respiratórios (asma, sinusite, bronquite, etc), mas se você for aventureiro e colega de crossfit da D. Judith, prepare seus joelhos, pulmões e coração, aproveite o visual e tire fotos incríveis.

    Boa viagem!

    Responder
    • Rodrifo, eu pensava na Dona Judite a cada passo que eu dava!!! Aconselho você a não fazer duas caminhadas longas em dias seguidos, tipo Rainbow Mountain e Laguna, descanse um dia pelo menos.

      Responder
  30. Acabei de voltar da laguna e também tenho sentimentos ruins por dona Judith! A trilha foi teensaaa! Passei mal umas 4 vezes com falta de ar, enjoo e dores de cabeça. Após passar mal pela 4 vez sem ter chegado nem perto da metade tive que optar por subir a cavalo, fiquei muito triste por fazer isso com o bichinho mas não estava aguentando mais, infelizmente

    Responder
  31. Ooii!
    Adorei sua
    Postagem!!!
    Dona Judith foi phod@
    😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣
    Uma pergunta,
    Qual
    A
    Voltagem de lá?!
    Pensando
    Aq no secador d cabelo😂😂🤣🤣

    Responder
  32. Boa tarde! Estive na Costa Rica mês passado e utilizei muito esse blog, amei. Em julho vou para o Peru e estou aqui lendo novamente. Uma dúvida, é possível fazer esta trilha com tenis normal? Ou é necessário comprar tenis de trilha especial?

    Responder
    • Oi Lúcia, ficamos muito felizes em ter ajudado na sua viagem pra costa rica e estar ajudando novamente! É possível sim, mas a trilha tem algumas pedras soltas, recomendamos uma bota de trilha, mas se for pra usr uma única vez, dá pra fazer de tênis sim.

      Responder
  33. Oi, Caio!
    Adorei o seu relato, eu li dois dias antes de fazer a trilha da laguna Humantay e foi ótimo pois já me deixou preparada. Durante a subida eu lembrava a cada momento do seu relato, dos detalhes, pensava da Dona Judith hahahaha eu sou bem ativa no meu dia a dia, adoro atividades físicas, mas confesso que foi bem cansativa essa trilha, acho que não tanto pela altitude, pois já estava acostumada, foi mais pela trilha que era uma subida constante rsrs. Mas no final, valeu a pena! É um lugar lindíssimo, uma energia especial, sem falar que o nosso guia também era muito bom, contava muitas histórias e curiosidades sobre os incas.
    Fiz questão de vir deixar meu comentário aqui pq me identifiquei demais com o seu relato!! Obrigada pelas dicas!

    Responder
  34. Hahahaha eu amei que tudo que voce falou realmente foi o que eu vivi cada impressão. Ate o fato de me falarem que estava perto a chegada, e ser enganada 😂
    A verdade é que é um grande desafio, mas vale demais a pena para ver de perto essa vista maravilhosa!! ❤️

    Responder
  35. Preciso de um help rsrs. Vou para o Peru em setembro e preciso fazer uma escolha, pois não tenho dias suficientes para fazer as duas coisas: vou para Huaraz conhecer o Glaciar Pastoruri, Laguna 69 e outras ou me concentro nos arredores de Cusco para conhecer a Laguna Humantay e talvez a Rainbow Mountain?

    Responder
    • Olá Cary, que pergunta difícil! Se você vai ter tempo suficiente em Cusco e arredores para conhecer bem o Vale Sagrado acho que eu iria para Huaraz. Caso não, eu ficaria por Cusco. A Laguna Humantay vai te dar uma ideia dos lagos azuis e nevados (caso tenha neve) e a Rainbow mountain é algo único. Huaraz é incrível! É um pouco da “Patagônia” no Peru! Geleiras gigantes e lagos muito azuis, algo que realmente nos encantou no Peru!

      Responder
  36. Adorei seu relato, e queria ter tirado a prova se dona Judith estava certa. Eu ia conhecer a Laguna no ultimo domingo, mas infelizmente comi algo em Cusco que não me caiu bem e fui parar no hospital. Fiquei muito triste, de todos os passeios, a Laguna era o q eu mais estava ansioso.

    Responder
  37. Judith mentiu ou é mutante kkkk
    Você descreveu exatamente como foi a minha experiência lá. A parte das pessoas dizendo que estava chegando e nunca chegava rsrs
    Vale a pena o sofrimento. Esse lugar é incrível

    Responder
  38. Obrigado pelo relato! É um pouco assustador mas se tudo der certo, ano que vem farei esse passeio. Você o fez depois de quantos dias em Cusco? Estou querendo deixar pro último dia possível hahaha. Outra coisa, você consegue descansar pra algum outro passeio dia sugiinte, tipo Águas Calientes? Muito agradecido

    Responder
    • Olá Adriano, vai dar certo sim. A gente já estava em altitude a bastante tempo, chegamos no Peru pela Bolívia de carro. Então já tínhamos nos adaptado a altitude. Eu fiz a Rainbow Mountain que é tenso e fiz a Humantay no dia seguinte. Não sei como você vai pra Aguas Clientes, se for de trem é bem tranquilo.

      Responder
  39. Obrigada pelo relato. Li ele um dia antes de ir, e, realmente, tiro o chapéu pra dona Judith rsrs
    Inclusive , enquanto seguia no meu ritmo (passos de barata) alguns senhores me ultrapassavam. Imediatamente me lembrei essa querida, rs
    Mas vale a pena o esforço. Abs

    Responder