Como é a Luta Livre de Cholitas (Cholitas Wrestling) em La Paz, na Bolívia | Em Algum Lugar do Mundo

BOLÍVIA: COMO É A LUTA LIVRE DE CHOLITAS (CHOLITAS WRESTLING) EM LA PAZ

Fomos conferir a tradicional luta das cholitas em La Paz - e mostramos tudo aqui

  • Caio
  • -
  • 3 de agosto de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Se você vai fazer uma viagem pela Bolívia, já deve saber que não faltarão cholitas pelo seu caminho. Quando planejávamos nossa viagem e pesquisávamos sobre o que fazer em La Paz, uma atração parecia no mínimo intrigante: a luta livre de cholitas ou, em inglês, cholitas wrestling.

Inicialmente tínhamos um certo receio desse Cholitas Wrestling ser um daqueles tourist trap, ou pior, uma daquelas atrações onde a população é explorada de alguma forma para “entreter” turistas.

Mas como bom curiosos que somos, nos informamos bastante antes de ir – e lá fomos nós para um show ao vivo das cholitas. Como tínhamos feito um City Tour Guiado com a Red Cap e gostamos bastante, demos um voto de confiança já que eles também oferecem esse tour. Conto agora para vocês como é a Luta Livre de Cholitas que acontece em La Paz.

luta livre de cholitas
Salto onde uma das lutadoras cai sentada sobre a cabeça da outra

Quem viaja para La Paz deve estar preparado para o ‘soroche’ – o mal de altitude. La Paz fica a quase 3.700m de altitude, então é bom se prevenir e viajar protegido: faça um seguro viagem antes de embarcar. Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções de seguro. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Quem são as Cholitas?

Uma coisa é certa: durante sua viagem pela Bolívia, um dos maiores destaques serão as cholitas, essas mulheres indígenas que usam um chapéu pequeno na cabeça, vestem saias coloridas e carregam nas costas uma bolsa de pano ainda mais colorida.

Elas na verdade são as “Cholas”, mas essa nomenclatura acabou ganhando um teor pejorativo que diminuía a mulher indígena que tinha migrado para a cidade. Atualmente o termo “chola” é considerado uma forma de preconceito e pode até ser enquadrado como crime no país.

Por isso, hoje elas são carinhosamente apelidadas de “Cholitas” – e isso se tornou um orgulho para reforçar os laços com suas origens.

O que é a Luta Livre de Cholitas ou Cholitas Wrestling

É em La Paz, ou melhor, na cidade satélite vizinha El Alto, que acontece a Luta Livre de Cholitas. Trata-se de um espetáculo onde as “Cholitas” se enfrentam em uma espécie de luta teatral, como o bom e velho conhecido “telecacth”. É no Cholitas Wrestling que as cholitas mostram força e acrobacias em um espetáculo ímpar!

luta livre de cholitas
Lutadora aplica uma queda com uma acrobacia

Como começou a Luta Livre das Cholitas?

Uma pausa agora para dizer um pouco mais sobre o que o Cholitas Wrestling representa: essa luta livre das Cholitas simboliza a força dessas mulher para a sociedade de hoje. Mostra como mulheres, geralmente de origem pobre e indígena, não se enxergam como fracas. Na verdade, a origem da Luta Livre das Cholitas é uma representação teatral da violência doméstica vivida na na Bolívia. As lutas começavam com um vilão homem batendo na sua oponente mulher, que chegava a quase ser derrotada. De alguma forma ela buscava força pra reagir, e nocauteava o seu agressor para delírio da plateia.

Como é o Cholitas Wrestling: o evento

Após o Free Walking Tour que fizemos com a Red Cap, decidimos seguir no Tour Extended: o passeio incluía uma visita ao cemitério da cidade, ao gigantesco Mercado 16 de Julio em El Alto, terminando na curiosa Luta Livre das Cholitas. Você pode conferir nosso post com as atrações e tudo o que fazer em La Paz, mas agora vamos direto ao combate:

Chegando na Arena

Ao chegar na porta do ginásio onde acontece o Cholitas Wrestling, ficamos um tanto surpresos em perceber que aquilo ali não era apenas um espetáculo para turistas: muitas famílias bolivianas fazem desse um programa de domingo para se divertir. Isso deixou o programa ainda mais interessante.

Em torno do ring onde rola a Luta Livre das Cholitas, havia cadeiras de plástico organizadas como se fosse uma área VIP para os turistas, enquanto a arquibancada estava tomada por pais, mães, filhos, tios e avós bolivianos – todo mundo aguardando o início da luta.

Começo da luta – ainda sem cholitas

As duas primeiras lutas não foram feitas pelas cholitas, mas sim por homens. Eles subiram ao ring, se apresentaram e começaram aquele show de golpes, saltos e acrobacias, bem no estilo WWE americano onde até o juiz dá cadeirada no lutador que está caído.

A vez delas

Finalizadas as duas primeiras lutas, chegou a vez delas: começava a Luta Livre de Cholitas. A primeira lutadora, Juanita la Cariñosa, apareceu no alto de um palco com sua pollera (saia tradicional), blusa de renda, xale colorido, chapéu e suas longas tranças. A segunda lutadora, Silvina la Poderosa, não ficou para trás na apresentação entrou ao som de música típica andando bem próxima ao público, naquela de conquistar a torcida.

luta livre de cholitas
Apresentação da Silvina la Poderosa

Após soar o gongo, a luta começa. Segue-se em uma apresentação de saltos, acrobacias, golpes, tudo isso buscando levantar a torcida. Chutes, socos, puxadas de tranças – tudo isso com os espectadores vibrando.

luta livre de cholitas
Puxadas de tranças, tapas no rosto e outros golpes são aplicados enquanto uma das lutadoras está imobilizada nas cordas
luta livre de cholitas
Já no chão, lutadora é subjugada antes do golpe final
luta livre de cholitas
Lutadora sofre após o golpe que terminaria aquela luta

A torcida vibra

As lutas seguintes vão acontecendo e a plateia, principalmente os bolivianos, começam a fazer parte do espetáculo: gritam, xingam, arremessam frutas, pipoca… transformando tudo num grande circo.

Muitas vezes as Cholitas usam esses objetos atirados para “golpear” suas adversárias e, conforme vão pegando confiança, vão interagindo ainda mais com o público. Os turistas também fazem sua parte, gritando com juiz e torcendo para uma das lutadoras.

Esse aí depois de torcer contra levou uma latada da cabeça arremessada pela cholita!

luta livre de cholitas
Lata de cerveja, que era do espectador, depois de ter sido tomada pela lutadora ainda foi arremessada na cabeça dele

Cholita boa x cholita má

São várias lutas ao longo da noite e o enredo se repete: a cholita mais forte faz o papel de má, enquanto a outra mais meiga é a mocinha. Incialmente parece que a má acabará com a outra… até acontecer uma grande (e já esperada) reviravolta onde a mocinha vence. Em quase todas as lutas vemos a imagem do bem vencendo o mal.

luta livre de cholitas
Cholita arrasta a outra lutadora pelo pescoço antes de arremessá-la sobre a grade em cima dos espectadores

Realidade das Cholitas Lutadoras

Muitas das lutadoras hoje enxergam o show como uma segunda profissão. Elas recebem por cada luta, são famosas e chegam a ser convidadas para turnês internacionais. De qualquer forma, ainda se dedicam a uma outra atividade principal, como vender doces caseiros, além dos afazeres familiares. Hoje elas são o ponto alto do espetáculo, sendo muito mais esperadas do que os homens no ring. Definitivamente, na Bolívia é Luta Livre de Cholitas!

Luta livre de Cholitas
Até o juiz entra na luta tentando fazer com que a lutadora imobilizada reaja e volte a luta

Informações sobre a Luta Livre de Cholitas na Bolívia

A Luta Livre de Cholitas acontece todas as noites de quinta e tardes de domingo, na Arena em El Alto. O valor do show é de 70B, se você for por conta própria. Há um ônibus que faz o trajeto do teleférico em El Alto até a arena, mas nós não usamos. Nós optmaos pelo Tour Extended da Red Cap, que custou U$13 todo o tour, incluindo o Cholitas Wrestling.

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

Onde se hospedar em La Paz

Se você está planejando sua viagem e ainda não decidiu onde ficar em La Paz, duas boas regiões são o centro histórico ou o bairro mais descolado de Sopocachi. Nós ficamos no Casa Fusion Boutique, um hotel lindo e bem gostoso em Sopocachi, do ladinho da estação de teleférico – facilitando muito a locomoção por La Paz.

Para quem quer ficar no centro, vale ver o Wild Rover La Paz, que tem boa relação custo benefício e opções de quartos coletivos ou privativos. Para uma opção com mais conforto, o La Casona Hotel Boutique é puro charme.

Não esqueça de se prevenir contra o soroche

Nós passamos mal por causa da altitude em La Paz. Assim como vários viajantes, nós não estamos acostumados a viver acima dos 3 mil metros de altitude – e o corpo sente os efeitos da falta de oxigênio. Escrevemos um post sobre como evitar o mal de altitude, não deixe de conferir.

E como nós precisamos de atendimento médico por causa disso, recomendamos muito que você feche um seguro viagem para poder curtir sua trip em paz. Sugerimos conferir o site SegurosPromo para comparar preços e achar o melhor seguro pra você. Use nosso código EMALGUMLUGAR5 e aproveite 5% de desconto!

Você também poderá gostar de:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Bolívia: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

E tem forma melhor de terminar o dia?Um por do sol mais lindo que o outro na Costa Rica ❤️☀️ Se por aqui tem vida noturna, a gente desconhece. Estamos despencando da cama cedo todos os dias pra aproveitar cada raio de sol, cada grão de areia, cada gota de chuva (sim, continua chovendo todo dia! Mas passa rápido) e cada segundo pura vida que estamos tendo nesse país incrível!
E eu (Dri) que não curto acordar muito cedo, tenho levantado com sorrisão na cara todo dia. Delícia de lugar!!

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!