Escrito por Adriana
28 de maio de 2016
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Ainda na fase inicial do planejamento da nossa viagem, uma das primeiras coisas que fizemos foi agendar uma consulta médica. Nós estávamos nos preparando para passar muito tempo longe de casa e um dos primeiros destinos era a África, onde o risco de se contrair determinadas doenças é bem grande.

Entendemos que não adiantaria apenas fechar um seguro viagem e fazer um checkup para garantir que a saúde estava em ordem. A gente precisava se preparar para os destinos que viriam pela frente e entender como se prevenir de diferentes doenças.

Quando começamos nossa pesquisa e ainda estávamos perdidos entre vacinas pra tomar e remédios pra levar, descobrimos a Medicina do Viajante, que poderia resolver todos os nossos problemas de uma vez. Essa foi uma das melhores descobertas e uma tremenda ajuda pré-viagem.

Se você tá planejando uma grande aventura, economize seu tempo, garanta uma viagem segura e marque sua consulta o quanto antes. Saiba mais sobre a Medicina do Viajante e veja como foi nossa experiência:

O que é Medicina do Viajante

medicina_do_viajante
Foto: diekatrin / CC BY-SA

É um campo médico voltado para viajantes. Isso mesmo, antes de embarcar para sua próxima viagem, você pode se consultar com um médico especializado, que irá analisar seu quadro clínico, indicar ações preventivas e fazer recomendações de acordo com o destino que você irá visitar.

O médico poderá prescrever vacinas necessárias ou recomendadas para determinado destino, alertar sobre cuidados específicos com higiene, água e alimentação, indicar o uso de remédios para determinadas doenças, entre outros.

Quem deve procurar a Medicina do Viajante?

Essa especialidade médica é geralmente procurada por quem irá fazer viagens de longo prazo, ou pra quem irá viajar para áreas mais complicadas ou exóticas como África e Ásia. Porém qualquer pessoa pode procurar esse atendimento médico, independente da duração da viagem ou do destino escolhido. A medicina do viajante também é indicada para grávidas, idosos e pessoas com doenças pré-existentes.

Vou viajar. Posso procurar qualquer médico para fazer uma consulta do viajante?

Não. A medicina do viajante é uma especialidade médica, ainda pouco conhecida no Brasil, onde o médico responsável pelo atendimento tem conhecimentos específicos em clínica médica, doenças infecciosas, vacinação, etc.

Além disso, o médico leva em consideração não somente seu quadro clínico, como também a situação do país que você irá visitar. Sendo assim, ele pode cuidar da prevenção de doenças de acordo com o seu destino.

Onde encontro a Medicina do Viajante?

O serviço não é muito disseminado no Brasil, mas é possível encontrar alguns centros de atendimento, principalmente nas grandes cidades. No Rio de Janeiro, nós nos consultamos através da Cives e ficamos muito satisfeitos.  Em São Paulo, o hospital Emílio Ribas é uma referência nesse atendimento. Para verificar mais endereços, consulte a lista credenciada pela Anvisa.

Quanto custa a consulta?

Se você fizer pelo atendimento público, a consulta não custa nada! Mais um motivo pra não deixar de ir. Embora a gente não tenha pesquisado, algumas clínicas particulares oferecem a consulta. Algumas vacinas são oferecidas pela rede pública, enquanto outras você deverá pagar pra tomar em uma clínica particular.

Quando devo marcar minha consulta?

Você deve visitar o médico com a maior antecedência possível. Se ficar muito em cima da hora, vale a pena se consultar mesmo assim, mas programe-se para ir o quanto antes. Pode ser que o médico prescreva uma vacina que deverá ser tomada com até 6 meses de antecedência da sua viagem.

Alguns remédios precisam ser testados e ter acompanhamento médico, como os prescritos para malária, por exemplo.

Como foi nossa experiência com a Medicina do Viajante

Resumindo em uma palavra: espetacular. Nós ficamos surpresos com a qualidade do atendimento e com a assistência que recebemos.

Marcamos nossa consulta através de um e-mail que mandamos para Cives.

Em nossa primeira consulta, ficamos mais de 2 horas no consultório! A médica que nos atendeu (dra Káris) foi extremamente atenciosa, fez um levantamento minucioso do nosso histórico e nos deu uma verdadeira aula de prevenção de várias doenças.

Nós levamos nossa carteira de vacinação, ela verificou e ainda prescreveu diversas outras vacinas (de acordo com os países que visitaríamos), dizendo quais poderíamos tomar pela rede pública.

Além disso, ela nos indicou remédios s.o.s. para ter na mala e nos deu a receita para todos os remédios que precisaríamos levar. Ainda nos explicou todas as opções que teríamos para prevenção de malária, e nos ofereceu um medicamento para teste.

Retornamos para consulta mais duas vezes antes da viagem. Essas foram mais curtas, mas fomos igualmente bem atendidos. Nós saímos de lá com a sensação de que se tivéssemos pago uma consulta particular não teria sido tão bom quanto o atendimento da Dra Káris.

Faça uma viagem segura

Não adianta apenas fazer uma consulta médica para garantir uma viagem tranquila. Acidentes e imprevistos podem acontecer, portanto é indispensável que você faça um seguro viagem antes de viajar.

Existem várias opções de seguro, com preços e coberturas diferentes, e por isso recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de fechar sua compra. Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Gostou do post? Curta nossa página do Facebook e aproveite nossas dicas de viagem!

banner-curtir-logo-sem-fundo

Quer mais um montão de informação útil pra facilitar sua viagem? Dá uma olhada nesses posts:

Você já foi atendido pela Medicina do Viajante? Como foi sua experiência?

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

11 comentários em “Medicina do Viajante: saiba mais e viaje com segurança”

  1. Estou encantada com essa especialidade. Em Brasília tem no Hran, você marca num dia, é atebdido no dia seguinte, no horário marcado o médico fica uma hora explicando tudo sobre os destinos. Vale muito a pena.

    Responder
    • Andressa,
      também ficamos impressionados e encantados com o que encontramos. A Dr. Karis, sentou, entendeu o roteiro, conversou mais de 2h com a gente, testou medicação, foi muito legal. Fomos melhor atendido que em qualquer hospital particular que já fomos, lembrando que não pagamos nada pelas consultas. Recomendo a todos que irão viajar não importando o destino.

      Responder
  2. Parabéns pelo post do seu blog, eu como turismóloga sempre quis ler algo que importasse tanto em uma viagem como este que vocês escreveram. Estão realmente de parabéns!!

    Responder