MEDICINA DO VIAJANTE: SAIBA MAIS E VIAJE COM SEGURANÇA

Planejando a próxima viagem? Saiba mais sobre a Medicina do Viajante: economize seu tempo, garanta uma viagem segura e marque sua consulta o quanto antes.

  • Adriana
  • -
  • 28 de maio de 2016
  • 11 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Atualizado em 22 de abril de 2017.

Ainda na fase inicial do planejamento da nossa viagem, uma das primeiras coisas que fizemos foi agendar uma consulta médica. Nós estávamos nos preparando para passar muito tempo longe de casa e um dos primeiros destinos era a África, onde o risco de se contrair determinadas doenças é bem grande.

Entendemos que não adiantaria apenas fechar um seguro viagem e fazer um checkup para garantir que a saúde estava em ordem. A gente precisava se preparar para os destinos que viriam pela frente e entender como se prevenir de diferentes doenças.

Quando começamos nossa pesquisa e ainda estávamos perdidos entre vacinas pra tomar e remédios pra levar, descobrimos a Medicina do Viajante, que poderia resolver todos os nossos problemas de uma vez. Essa foi uma das melhores descobertas e uma tremenda ajuda pré-viagem.

Se você tá planejando uma grande aventura, economize seu tempo, garanta uma viagem segura e marque sua consulta o quanto antes. Saiba mais sobre a Medicina do Viajante e veja como foi nossa experiência:

O que é Medicina do Viajante

É um campo médico voltado para viajantes. Isso mesmo, antes de embarcar para sua próxima viagem, você pode se consultar com um médico especializado, que irá analisar seu quadro clínico, indicar ações preventivas e fazer recomendações de acordo com o destino que você irá visitar. O médico poderá prescrever vacinas necessárias ou recomendadas para determinado destino, alertar sobre cuidados específicos com higiene, água e alimentação, indicar o uso de remédios para determinadas doenças, entre outros.

Quem deve procurar a Medicina do Viajante?

Essa especialidade médica é geralmente procurada por quem irá fazer viagens de longo prazo, ou pra quem irá viajar para áreas mais complicadas ou exóticas como África e Ásia. Porém qualquer pessoa pode procurar esse atendimento médico, independente da duração da viagem ou do destino escolhido. A medicina do viajante também é indicada para grávidas, idosos e pessoas com doenças pré-existentes.

Vou viajar. Posso procurar qualquer médico para fazer uma consulta do viajante?

Não. A medicina do viajante é uma especialidade médica, ainda pouco conhecida no Brasil, onde o médico responsável pelo atendimento tem conhecimentos específicos em clínica médica, doenças infecciosas, vacinação, etc.

Além disso, o médico leva em consideração não somente seu quadro clínico, como também a situação do país que você irá visitar. Sendo assim, ele pode cuidar da prevenção de doenças de acordo com o seu destino.

Onde encontro a Medicina do Viajante?

O serviço não é muito disseminado no Brasil, mas é possível encontrar alguns centros de atendimento, principalmente nas grandes cidades. No Rio de Janeiro, nós nos consultamos através da Cives e ficamos muito satisfeitos.  Em São Paulo, o hospital Emílio Ribas é uma referência nesse atendimento. Para verificar mais endereços, consulte a lista credenciada pela Anvisa.

Quanto custa a consulta?

Se você fizer pelo atendimento público, a consulta não custa nada! Mais um motivo pra não deixar de ir. Embora a gente não tenha pesquisado, algumas clínicas particulares oferecem a consulta. Algumas vacinas são oferecidas pela rede pública, enquanto outras você deverá pagar pra tomar em uma clínica particular.

Quando devo marcar minha consulta?

Você deve visitar o médico com a maior antecedência possível. Se ficar muito em cima da hora, vale a pena se consultar mesmo assim, mas programe-se para ir o quanto antes. Pode ser que o médico prescreva uma vacina que deverá ser tomada com até 6 meses de antecedência da sua viagem.

Alguns remédios precisam ser testados e ter acompanhamento médico, como os prescritos para malária, por exemplo.

Como foi nossa experiência com a Medicina do Viajante

Resumindo em uma palavra: espetacular. Nós ficamos surpresos com a qualidade do atendimento e com a assistência que recebemos.

Marcamos nossa consulta através de um e-mail que mandamos para Cives.

Em nossa primeira consulta, ficamos mais de 2 horas no consultório! A médica que nos atendeu (dra Káris) foi extremamente atenciosa, fez um levantamento minucioso do nosso histórico e nos deu uma verdadeira aula de prevenção de várias doenças.

Nós levamos nossa carteira de vacinação, ela verificou e ainda prescreveu diversas outras vacinas (de acordo com os países que visitaríamos), dizendo quais poderíamos tomar pela rede pública.

Além disso, ela nos indicou remédios s.o.s. para ter na mala e nos deu a receita para todos os remédios que precisaríamos levar. Ainda nos explicou todas as opções que teríamos para prevenção de malária, e nos ofereceu um medicamento para teste.

Retornamos para consulta mais duas vezes antes da viagem. Essas foram mais curtas, mas fomos igualmente bem atendidos. Nós saímos de lá com a sensação de que se tivéssemos pago uma consulta particular não teria sido tão bom quanto o atendimento da Dra Káris.

Faça uma viagem segura

Não adianta apenas fazer uma consulta médica para garantir uma viagem tranquila. Acidentes e imprevistos podem acontecer, portanto é indispensável que você faça um seguro viagem antes de viajar.

Existem várias opções de seguro, com preços e coberturas diferentes. Pesquise e escolha um que atenda suas necessidades. Nós recomendamos fazer uma busca pela Segurospromo, que funciona como um buscador. Assim você já vê diversas opções e fica mais fácil escolher. E utilizando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto!

Gostou do post? Curta nossa página do Facebook e aproveite nossas dicas de viagem!

banner-curtir-logo-sem-fundo

Quer mais um montão de informação útil pra facilitar sua viagem? Dá uma olhada nesses posts:

Você já foi atendido pela Medicina do Viajante? Como foi sua experiência?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

11 comentários em “MEDICINA DO VIAJANTE: SAIBA MAIS E VIAJE COM SEGURANÇA”

  1. Andressa disse:

    Estou encantada com essa especialidade. Em Brasília tem no Hran, você marca num dia, é atebdido no dia seguinte, no horário marcado o médico fica uma hora explicando tudo sobre os destinos. Vale muito a pena.

    1. Caio Farias disse:

      Andressa,
      também ficamos impressionados e encantados com o que encontramos. A Dr. Karis, sentou, entendeu o roteiro, conversou mais de 2h com a gente, testou medicação, foi muito legal. Fomos melhor atendido que em qualquer hospital particular que já fomos, lembrando que não pagamos nada pelas consultas. Recomendo a todos que irão viajar não importando o destino.

    1. Caio Farias disse:

      Que bom que gostou Bruno. O serviço é excelente!
      Abs e boas Viagens

  2. Jenyfer Vicentim disse:

    Parabéns pelo post do seu blog, eu como turismóloga sempre quis ler algo que importasse tanto em uma viagem como este que vocês escreveram. Estão realmente de parabéns!!

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado pela mensagem Jenyfer, essa experiência nos ajudou muito!!

  3. Ah… esse post está fantástico. E Florianópolis agora tem a Dra. Magali atendendo medicina do viajante.
    O site dela é esse:
    https://doutoramagali.wordpress.com/

    1. Caio Farias disse:

      Que bom que gostou Sílvio! Muito obrigado pela dica para o pessoal de Floripa!
      Abs e boas viagens

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!