Melhor época para viajar para Tailândia | Em Algum Lugar do Mundo

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A TAILÂNDIA: QUANDO IR

Então você é louco(a) de vontade de conhecer a Tailândia, já pesquisou o preço da passagem, já tá sonhando com as ilhas paradisíacas e... peraí, será que chove?

  • Adriana
  • -
  • 6 de setembro de 2019
  • 11 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Então você é louco(a) de vontade de conhecer a Tailândia, já pesquisou o preço da passagem, já tá sonhando com as ilhas paradisíacas e… Peraí, qual a melhor época para viajar para a Tailândia? Será que chove no mês ……… ?

Sim! Dependendo da época do ano, chove e muito! Não só a Tailândia como diversos países do sudeste asiático são afetados pelas monções, que são aquelas chuvas torrenciais que caem em determinado período.

Mas apesar disso, tenho duas boas notícias.

Primeira: as monções na Tailândia não são tão fortes como em outros destinos do sudeste asiático, então dá pra viajar para o país em qualquer época do ano.

Segunda notícia: sua mala pode vir bem leve, pois faz calor o ano todo independente das chuvas (com pouquíssimas exceções).

Ainda está perdido(a)? Então acompanha aqui que vamos mostrar a melhor época para visitar a Tailândia: quando ir, período de chuvas, regiões afetadas. Depois disso vai ficar bem mais fácil planejar seu roteiro!

Quando ir para Tailândia: melhor época para visitar o país

Entendendo as monções

Na verdade, monção é o nome dado para o vento, mas entende-se como monções toda a atividade climática em volta da zona equatorial, variando entre as estações seca e chuvosa que atingem regiões tropicais e subtropicais.

Junta-se as variações de pressão atmosférica, às diferenças de temperatura da terra e dos oceanos e pronto: a ventania tá formada.

O fenômeno é bem comum no sudeste asiático e pode ser diferente em cada região, dependendo da proximidade do equador, da presença de montanhas ou do oceano (mar aberto e fechado).

A Tailândia é um país extenso e as monções tem suas características próprias no país.

Mas afinal, quando ir para Tailândia?

De forma bem resumida, considere que o melhor época para viajar para Tailândia fica entre novembro e abril.

Em novembro as monções tendem a estiar e o nível de umidade do ar diminui.

Janeiro é altíssima temporada, com as melhores condições climáticas e com os lugares lotados de turistas (e com os preços mais altos).

Abril é o mês mais quente do ano, precedendo a temporada de chuvas.

De qualquer forma, é importante levar em consideração quais lugares na Tailândia você pretende conhecer. O país é extenso e o clima pode variar bastante de uma região pra outra. Entenda a seguir a melhor época para viajar para Tailândia de acordo com cada região

Melhor época para visitar a Tailândia: por região

Com exceção das chuvas, não há uma mudança drástica entre as estações e temperaturas na Tailândia. Mas existem algumas diferenças por região, por isso é importante saber quais são seus destinos e se planejar de acordo com eles.

No sul do país, por exemplo, não tem um inverno. Veja aqui a melhor época para visitar a Tailândia de acordo com as regiões do país.

Centro e Leste

Na região central e leste do país, o inverno chega em meados de novembro e se estende até fevereiro. Mas lembre-se, que mesmo no inverno, as temperaturas podem ser altas.

Porém, os dias tendem a ser mais frescos em dezembro. O calor geralmente chega forte no meio de fevereiro e dura até abril. A estação chuvosa vai de maio a outubro, tendo seu pico em setembro.

melhor epoca para visitar a tailandia - regiao leste
melhor epoca para visitar a tailandia - regiao centro

Na capital Bangkok, em Ayutthaya e em Kanchanaburi, costuma ser calor o ano todo e as temperaturas variam entre os 20 graus em dezembro, podendo chegar aos 40 graus entre março e maio.

Pra quem quer ir para as praias do leste como Hua Hin, Pattaya e Koh Chang, uma boa pedida é ir entre dezembro e maio. A chuva é mais escassa que em Bangkok, tendo picos em outubro e novembro.

Confira: o que fazer em Bangkok

Norte e Nordeste

As estações são parecidas com as regiões central e leste. Entretanto, no inverno as temperaturas tendem a cair mais, principalmente nas regiões de montanha.

Agosto é o mês que mais chove no norte do país, com quedas fortes e rápidas.

melhor epoca para visitar a tailandia - nordeste
norte-tailandia

Se você pretende conhecer Chiang Mai, Chiang Rai ou Pai por exemplo, poderá aproveitar melhor indo no inverno, entre novembro e fevereiro.

A exceção fica por conta de quem pretende curtir o Songkran, pois dizem que um dos melhores festivais acontece em Chiang Mai.

Pelo que vimos, temos certeza que vale a pena enfrentar o calor pra participar do festival de ano novo tailandês! Nós curtimos duas vezes o Songkran em Bangkok e adoramos!

melhor epoca para visitar a tailandia
Chiang Mai: a melhor época é entre novembro e fevereiro

Eu estive no norte da Tailândia tanto em janeiro como em maio. Enquanto em janeiro precisei usar um casaco e tive noites frias e muito agradáveis, em maio tive que pagar uma conta altíssima de luz porque o ar ficava ligado 24h! O calor beirava o insuportável.

Veja também: o que fazer em Chiang Mai

Sul – Ilhas e Praias

É no sul da Tailândia que ficam as famosas ilhas, e por lá existem basicamente duas estações: verão e chuvosa.

Vale dizer que a região sul está dividida entre dois lados: o Golfo da Tailândia no leste, e o Mar de Andaman no oeste.

E pra complicar um pouco o planejamento da viagem, as estações chuvosas são diferentes em cada lado. Vamos explicar e dividir o sul em duas partes:

melhor epoca para visitar a tailandia
Praias na Tailândia: evite a época de monções

Golfo da Tailândia – leste da península

Koh Samui, Koh Tao, Koh Phangan

melhor epoca para visitar a tailandia - golfo da tailandia

A temperatura nessa região é quente e estável, variando entre 25 e 31 graus durante o ano. Dezembro a junho costuma ser a melhor época nesse lado.

Os dias podem ser chuvosos entre maio a janeiro, com quedas d’água que não duram mais que uma hora.

A chuva cai forte mesmo entre outubro e novembro, então evite ir nesses meses pois algumas ruas ficam interditadas de tanta lama.

Mar de Andaman – oeste

Phuket, Phi Phi, Krabi, Koh Lanta

melhor epoca para visitar a tailandia - mar da tailandia

Por aqui é calor o ano todo, com média de temperatura de 28 graus.

A estação chuvosa vai de maio a novembro, e os meses que mais chovem são maio, setembro e outubro. As chuvas não duram o dia todo, mas podem interferir nos passeios de barco já que muitos param nessa ocasião.

Se você deseja conhecer esse lado, vá entre novembro e abril pra garantir os dias de sol.

Resumo: se seu objetivo é ir para as ilhas e você faz questão de conhecer os dois lados, tente ir entre dezembro e abril.

Confira: o que fazer em Phi Phi

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Tailândia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Não se esqueça do seguro viagem

Na hora de planejar sua viagem, é super importante fechar um bom seguro antes de ir pra Tailândia. Nós utilizamos algumas vezes enquanto estivemos no país e todas elas foram super tranquilas e sem dores de cabeça.

Recomendamos que você pesquise bem e feche um que se adeque às suas necessidades e estilo de viagem. Nós usamos a Segurospromo pra fazer uma comparação de preços e ver diferentes opções. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Seguros Promo

Mais dicas para sua viagem à Tailândia

Mala | Ainda não sabe como fazer sua mala para essa viagem? Dúvidas quanto a mochilão ou mala de rodinhas? Vai pegar algum voo com cia low cost e não sabe o limite de bagagem? Aproveita para dar uma olhada no nosso post sobre o que levar para Tailândia e tirar todas as suas dúvidas.

Dinheiro | Ainda sem ideia sobre o quanto uma viagem para Tailândia vai sair? Confira nosso post sobre quanto custa viajar para Tailândia e faça uma estimativa de seus gastos durante a viagem. Você pode conferir custos detalhados de passagens, hospedagem, passeios e mais.

Chip de internet | Nós já usamos chip internacional (daqueles que você compra ainda no Brasil), mas ele não funcionou bem na Tailândia. Por isso, o ideal é usar um chip local. Existem várias empresas, nós usamos o da AIS e funcionou em todos os destinos. É possível comprar em qualquer loja de conveniência (boa sorte no tailandês e na mímica!) ou comprar com antecedência e retirar seu chip em um stand assim que chegar no aeroporto Suvarnabumi.

Roteiro | Se você pretende combinar Tailândia e outros destinos na mesma viagem, veja nossas sugestões de roteiro para o sudeste asiático: tem várias opções de destinos que cabem em uma viagem de 20 a 30 dias pela região.

Transporte | Entender como se locomover pela Tailândia parece difícil em um primeiro momento: são tantas opções de avião, trem, ônibus e barco que só de começar a pesquisar você já pode ficar perdido. Pra facilitar, consulte o site 12GoAsia: ele lista todas as opções de deslocamento disponíveis entre os destinos que você selecionar. Esse site nos ajudou muito na nossa viagem pela Tailândia.

Powered by 12Go Asia system

E agora, ficou mais fácil decidir quando ir para a Tailândia?

Espero que esse guia tenha te ajudado a entender como é o clima doido no país e que fique mais fácil escolher a melhor época de visitar a Tailândia, de acordo com as regiões que você pretende conhecer. Faça as malas e boa viagem 🙂

Quer mais dicas de destinos na Tailândia? Confira:

Bangkok | Ayutthaya | Chiang Mai | Chiang Rai | Hua Hin | Krabi | Koh Phi Phi | Koh Lanta | Koh Phangan | Koh Tao

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Tailândia: explore

11 comentários em “MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A TAILÂNDIA: QUANDO IR”

  1. camila disse:

    oie Parabéns pelo seu blog! muito bom!
    Eu só tinha maio… então resolvi arriscar…. mas coloquei as duas costas no roteiro… p/ ter uma rota de fuga… será que consigo pelo menos conhecer Phi phi? rs

    1. Caio Farias disse:

      Olá Camila, muito obrigado! Que bom que gostou!
      Com tempo para viajar essa pode ter sido a sua melhor escolha! Sim você com certeza conhecerá Phi Phi. Não costuma chover o dia inteiro. Mas quase todo dia chove!

  2. Gisele disse:

    Olá! Adorei a página, lendo aqui já fiz uma viagem sem sair da cadeira.
    Gostaria de saber dicas sobre a forma de levar dinheiro e conversão da moeda local, qual a melhor forma ?
    Obrigada

    1. Caio Farias disse:

      Oi Gisele, que legal! Adoramos receber mensagens assim! Nos dão força pra continuar e mostram que estamos aos poucos atingindo aquilo que desejamos. A melhor forma de levar dinheiro pra Tailândia ainda é o Dólar. A conversão Baht x Real quando estávamos lá era 10baht = R$1. Principalmente em Bangkok existe uma grande quantidade de casas de câmbio o que faz você conseguir melhores valores na troca. Esperamos ter ajudado. Abs e boa viagem!

  3. Ticiana Simões disse:

    Eu só tenho como ir em setembro. O que fazer? Queria muito conhecer a Tailandia.

    1. Caio Farias disse:

      Olá Ticiana, setembro realmente é o ápice das chuvas principalmente em Bangkok. Para conhecer as praias tente o Golfo da Tailândia, no leste da península (Koh Samui, Koh Tao, Koh Phangan) onde o grande volume de chuva começa em Outubro. Com certeza você pegará chuva, mas acho que aproveitará sua viagem de qualquer maneira. Passamos 2 temporadas de monções seguidas em Bangkok. chove todo dia, mas não o dia inteiro. Abs.

  4. Renato disse:

    Ola!

    Eu estou pensando em ir em Maio pra lá. Como sao as chuvas nessa epoca? Elas estragam o dia todo ou da pra aproveitar e chove só no fim do dia?

    1. Caio Farias disse:

      Olá Renato, em maio é o início da época de chuvas em alguns lugares. Geralmente chove umas 2h a tarde, mas é muito difícil garantir, né? Mas é só o início. Agosto, setembro e outubro são bem mais críticos. Abs e boa viagem!

  5. Helena disse:

    Olá, estamos nos organizando para passar as festas do final do ano e início de janeiro na Tailândia. Queremos conhecer tudo, kkkkkk, tem alguma sugestão de quantos dias em cada lugar?? Onde é melhor para a virada do ano??? Por onde começar???

    1. Caio Farias disse:

      Olá Helena, tudo bem? Difícil essa sua pergunta, ein! rs! Dependendo do tempo que você tem é um pouco difícil conhecer tudo! Tudo depende do seu perfil de viajante, quer agito, quer templos e cidades históricas, quer mergulho, quer praias, cidade grande? Entende? Passamos a virada do ano em Koh Lanta pq era mais tranquilo, a ilha é grande então os visitantes se dispersam entre as várias praias. Dá uma olhada na nossa aba Tailândia (https://emalgumlugardomundo.com.br/category/destinos/asia/tailandia/) aqui tem muito para que você possa ter uma idéia de cada lugar que visitamos para poder planejar a sua viagem! Qualquer coisa é só chamar!
      Abs e boa viagem!

      1. Helena disse:

        Ok, obrigada, vou olhar sim 😉

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Porque um dia de semana qualquer em Arraial do Cabo com o pessoal da @lagostrilhas sempre rende foto boa!#emalgumlugardomundo #arraialdocabo #destinosimperdiveis #topdestinos #turismobrasil

Essa foto tá pra sair do forno tem tempo, mas a correria do dia a dia tem nós mantido meio distantes daqui.
Daí hoje fizemos uma pausa pra refletir sobre a rotina que “rouba” nosso tempo.
É muito bom estarmos tão envolvidos com o blog e com os projetos que tocamos. E sim, viver do nosso blog de viagem dá muito mais trabalho do que muitos imaginam! Mas é muito bom e só temos a agradecer.Afinal, graças a ele conhecemos tantos lugares maravilhosos. Alguns do outro lado do mundo, outros pertinho do nosso – até então – lar oficial.Um dos últimos destinos que conhecemos foi a Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty. Pra chegar nela, encaramos uma trilha de 9km saindo de Ponta Negra, uma vila Caiçara próxima a Trindade e Praia do Sono. Bem cansativa, mas não poderia ter melhor recompensa do que esse visual: uma piscina natural, formada por uma cachoeira na beira do mar!
Por mais viagens assim. E por mais momentos de reflexão e felicidade por nossas escolhas de destinos e de vida!
.
.
.
.
.
#emalgumlugardomundo #paraty #costaverde #destinosimperdiveis #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #embarquenaviagem #errejota #turismobrasil #proximaviagem #achadosdasemana #gostariadeiroficial

😃 Uma praia dessas é mais felicidade que um parque de diversões sem fila!!! É não é que é essa a sensação mesmo? Parando aqui pra pensar e agradecer pelo quanto a gente é sortudo na vida por ter momentos maravilhosos em lugares paradisíacos assim – e vazios na baixa temporada 🙏❤️ A belezura de Trindade nos diazinhos de sossego que passamos na @pousada_cabeca_do_indio e fomos diversas vezes à Praia do Cachadaço. 🏝
Conta pra gente: qual seu destino preferido pra curtir um momento relax?#emalgumlugardomundo #trindade #paraty #mtur #destinosbrasileiros #missaovt #revistaqualviagem #embarquenaviagem #praiasbrasileiras #achadosdasemana #errejota #proximaviagem #viajarfazbem

Ainda sobre Trindade: essa é a piscina natural do Cachadaço (ou Caixa D’Aço). Pude muitas vezes contemplar esse lugar lá de baixo, mas a vista de cima dela é incrível!
O legal daqui é que, mesmo com o mar  bem agitado, as pedras dão a proteção ideal para um mergulho bem tranquilo!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #destinosimperdiveis

Tem horas que tudo que a gente quer é brincar. Como é bom voltar a ser criança, mesmo que seja por alguns poucos minutos!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #embarquenaviagem #destinosbrasileiros #mtur #viagemeturismo

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!