Melhor época para viajar para Tailândia | Em Algum Lugar do Mundo

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A TAILÂNDIA: QUANDO IR

Então você é louco(a) de vontade de conhecer a Tailândia, já pesquisou o preço da passagem, já tá sonhando com as ilhas paradisíacas e... peraí, será que chove?

  • Adriana
  • -
  • 6 de setembro de 2019
  • 11 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Então você é louco(a) de vontade de conhecer a Tailândia, já pesquisou o preço da passagem, já tá sonhando com as ilhas paradisíacas e… Peraí, qual a melhor época para viajar para a Tailândia? Será que chove no mês ……… ?

Sim! Dependendo da época do ano, chove e muito! Não só a Tailândia como diversos países do sudeste asiático são afetados pelas monções, que são aquelas chuvas torrenciais que caem em determinado período.

Mas apesar disso, tenho duas boas notícias.

Primeira: as monções na Tailândia não são tão fortes como em outros destinos do sudeste asiático, então dá pra viajar para o país em qualquer época do ano.

Segunda notícia: sua mala pode vir bem leve, pois faz calor o ano todo independente das chuvas (com pouquíssimas exceções).

Ainda está perdido(a)? Então acompanha aqui que vamos mostrar a melhor época para visitar a Tailândia: quando ir, período de chuvas, regiões afetadas. Depois disso vai ficar bem mais fácil planejar seu roteiro!

Quando ir para Tailândia: melhor época para visitar o país

Entendendo as monções

Na verdade, monção é o nome dado para o vento, mas entende-se como monções toda a atividade climática em volta da zona equatorial, variando entre as estações seca e chuvosa que atingem regiões tropicais e subtropicais.

Junta-se as variações de pressão atmosférica, às diferenças de temperatura da terra e dos oceanos e pronto: a ventania tá formada.

O fenômeno é bem comum no sudeste asiático e pode ser diferente em cada região, dependendo da proximidade do equador, da presença de montanhas ou do oceano (mar aberto e fechado).

A Tailândia é um país extenso e as monções tem suas características próprias no país.

Mas afinal, quando ir para Tailândia?

De forma bem resumida, considere que o melhor época para viajar para Tailândia fica entre novembro e abril.

Em novembro as monções tendem a estiar e o nível de umidade do ar diminui.

Janeiro é altíssima temporada, com as melhores condições climáticas e com os lugares lotados de turistas (e com os preços mais altos).

Abril é o mês mais quente do ano, precedendo a temporada de chuvas.

De qualquer forma, é importante levar em consideração quais lugares na Tailândia você pretende conhecer. O país é extenso e o clima pode variar bastante de uma região pra outra. Entenda a seguir a melhor época para viajar para Tailândia de acordo com cada região

Melhor época para visitar a Tailândia: por região

Com exceção das chuvas, não há uma mudança drástica entre as estações e temperaturas na Tailândia. Mas existem algumas diferenças por região, por isso é importante saber quais são seus destinos e se planejar de acordo com eles.

No sul do país, por exemplo, não tem um inverno. Veja aqui a melhor época para visitar a Tailândia de acordo com as regiões do país.

Centro e Leste

Na região central e leste do país, o inverno chega em meados de novembro e se estende até fevereiro. Mas lembre-se, que mesmo no inverno, as temperaturas podem ser altas.

Porém, os dias tendem a ser mais frescos em dezembro. O calor geralmente chega forte no meio de fevereiro e dura até abril. A estação chuvosa vai de maio a outubro, tendo seu pico em setembro.

melhor epoca para visitar a tailandia - regiao leste
melhor epoca para visitar a tailandia - regiao centro

Na capital Bangkok, em Ayutthaya e em Kanchanaburi, costuma ser calor o ano todo e as temperaturas variam entre os 20 graus em dezembro, podendo chegar aos 40 graus entre março e maio.

Pra quem quer ir para as praias do leste como Hua Hin, Pattaya e Koh Chang, uma boa pedida é ir entre dezembro e maio. A chuva é mais escassa que em Bangkok, tendo picos em outubro e novembro.

Confira: o que fazer em Bangkok

Norte e Nordeste

As estações são parecidas com as regiões central e leste. Entretanto, no inverno as temperaturas tendem a cair mais, principalmente nas regiões de montanha.

Agosto é o mês que mais chove no norte do país, com quedas fortes e rápidas.

melhor epoca para visitar a tailandia - nordeste
norte-tailandia

Se você pretende conhecer Chiang Mai, Chiang Rai ou Pai por exemplo, poderá aproveitar melhor indo no inverno, entre novembro e fevereiro.

A exceção fica por conta de quem pretende curtir o Songkran, pois dizem que um dos melhores festivais acontece em Chiang Mai.

Pelo que vimos, temos certeza que vale a pena enfrentar o calor pra participar do festival de ano novo tailandês! Nós curtimos duas vezes o Songkran em Bangkok e adoramos!

melhor epoca para visitar a tailandia
Chiang Mai: a melhor época é entre novembro e fevereiro

Eu estive no norte da Tailândia tanto em janeiro como em maio. Enquanto em janeiro precisei usar um casaco e tive noites frias e muito agradáveis, em maio tive que pagar uma conta altíssima de luz porque o ar ficava ligado 24h! O calor beirava o insuportável.

Veja também: o que fazer em Chiang Mai

Sul – Ilhas e Praias

É no sul da Tailândia que ficam as famosas ilhas, e por lá existem basicamente duas estações: verão e chuvosa.

Vale dizer que a região sul está dividida entre dois lados: o Golfo da Tailândia no leste, e o Mar de Andaman no oeste.

E pra complicar um pouco o planejamento da viagem, as estações chuvosas são diferentes em cada lado. Vamos explicar e dividir o sul em duas partes:

melhor epoca para visitar a tailandia
Praias na Tailândia: evite a época de monções

Golfo da Tailândia – leste da península

Koh Samui, Koh Tao, Koh Phangan

melhor epoca para visitar a tailandia - golfo da tailandia

A temperatura nessa região é quente e estável, variando entre 25 e 31 graus durante o ano. Dezembro a junho costuma ser a melhor época nesse lado.

Os dias podem ser chuvosos entre maio a janeiro, com quedas d’água que não duram mais que uma hora.

A chuva cai forte mesmo entre outubro e novembro, então evite ir nesses meses pois algumas ruas ficam interditadas de tanta lama.

Mar de Andaman – oeste

Phuket, Phi Phi, Krabi, Koh Lanta

melhor epoca para visitar a tailandia - mar da tailandia

Por aqui é calor o ano todo, com média de temperatura de 28 graus.

A estação chuvosa vai de maio a novembro, e os meses que mais chovem são maio, setembro e outubro. As chuvas não duram o dia todo, mas podem interferir nos passeios de barco já que muitos param nessa ocasião.

Se você deseja conhecer esse lado, vá entre novembro e abril pra garantir os dias de sol.

Resumo: se seu objetivo é ir para as ilhas e você faz questão de conhecer os dois lados, tente ir entre dezembro e abril.

Confira: o que fazer em Phi Phi

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Tailândia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Não se esqueça do seguro viagem

Na hora de planejar sua viagem, é super importante fechar um bom seguro antes de ir pra Tailândia. Nós utilizamos algumas vezes enquanto estivemos no país e todas elas foram super tranquilas e sem dores de cabeça.

Recomendamos que você pesquise bem e feche um que se adeque às suas necessidades e estilo de viagem. Nós usamos a Segurospromo pra fazer uma comparação de preços e ver diferentes opções. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Seguros Promo

Mais dicas para sua viagem à Tailândia

Mala | Ainda não sabe como fazer sua mala para essa viagem? Dúvidas quanto a mochilão ou mala de rodinhas? Vai pegar algum voo com cia low cost e não sabe o limite de bagagem? Aproveita para dar uma olhada no nosso post sobre o que levar para Tailândia e tirar todas as suas dúvidas.

Dinheiro | Ainda sem ideia sobre o quanto uma viagem para Tailândia vai sair? Confira nosso post sobre quanto custa viajar para Tailândia e faça uma estimativa de seus gastos durante a viagem. Você pode conferir custos detalhados de passagens, hospedagem, passeios e mais.

Chip de internet | Nós já usamos chip internacional (daqueles que você compra ainda no Brasil), mas ele não funcionou bem na Tailândia. Por isso, o ideal é usar um chip local. Existem várias empresas, nós usamos o da AIS e funcionou em todos os destinos. É possível comprar em qualquer loja de conveniência (boa sorte no tailandês e na mímica!) ou comprar com antecedência e retirar seu chip em um stand assim que chegar no aeroporto Suvarnabumi.

Roteiro | Se você pretende combinar Tailândia e outros destinos na mesma viagem, veja nossas sugestões de roteiro para o sudeste asiático: tem várias opções de destinos que cabem em uma viagem de 20 a 30 dias pela região.

Transporte | Entender como se locomover pela Tailândia parece difícil em um primeiro momento: são tantas opções de avião, trem, ônibus e barco que só de começar a pesquisar você já pode ficar perdido. Pra facilitar, consulte o site 12GoAsia: ele lista todas as opções de deslocamento disponíveis entre os destinos que você selecionar. Esse site nos ajudou muito na nossa viagem pela Tailândia.

Powered by 12Go Asia system

E agora, ficou mais fácil decidir quando ir para a Tailândia?

Espero que esse guia tenha te ajudado a entender como é o clima doido no país e que fique mais fácil escolher a melhor época de visitar a Tailândia, de acordo com as regiões que você pretende conhecer. Faça as malas e boa viagem 🙂

Quer mais dicas de destinos na Tailândia? Confira:

Bangkok | Ayutthaya | Chiang Mai | Chiang Rai | Hua Hin | Krabi | Koh Phi Phi | Koh Lanta | Koh Phangan | Koh Tao

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Tailândia: explore

11 comentários em “MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A TAILÂNDIA: QUANDO IR”

  1. camila disse:

    oie Parabéns pelo seu blog! muito bom!
    Eu só tinha maio… então resolvi arriscar…. mas coloquei as duas costas no roteiro… p/ ter uma rota de fuga… será que consigo pelo menos conhecer Phi phi? rs

    1. Caio Farias disse:

      Olá Camila, muito obrigado! Que bom que gostou!
      Com tempo para viajar essa pode ter sido a sua melhor escolha! Sim você com certeza conhecerá Phi Phi. Não costuma chover o dia inteiro. Mas quase todo dia chove!

  2. Gisele disse:

    Olá! Adorei a página, lendo aqui já fiz uma viagem sem sair da cadeira.
    Gostaria de saber dicas sobre a forma de levar dinheiro e conversão da moeda local, qual a melhor forma ?
    Obrigada

    1. Caio Farias disse:

      Oi Gisele, que legal! Adoramos receber mensagens assim! Nos dão força pra continuar e mostram que estamos aos poucos atingindo aquilo que desejamos. A melhor forma de levar dinheiro pra Tailândia ainda é o Dólar. A conversão Baht x Real quando estávamos lá era 10baht = R$1. Principalmente em Bangkok existe uma grande quantidade de casas de câmbio o que faz você conseguir melhores valores na troca. Esperamos ter ajudado. Abs e boa viagem!

  3. Ticiana Simões disse:

    Eu só tenho como ir em setembro. O que fazer? Queria muito conhecer a Tailandia.

    1. Caio Farias disse:

      Olá Ticiana, setembro realmente é o ápice das chuvas principalmente em Bangkok. Para conhecer as praias tente o Golfo da Tailândia, no leste da península (Koh Samui, Koh Tao, Koh Phangan) onde o grande volume de chuva começa em Outubro. Com certeza você pegará chuva, mas acho que aproveitará sua viagem de qualquer maneira. Passamos 2 temporadas de monções seguidas em Bangkok. chove todo dia, mas não o dia inteiro. Abs.

  4. Renato disse:

    Ola!

    Eu estou pensando em ir em Maio pra lá. Como sao as chuvas nessa epoca? Elas estragam o dia todo ou da pra aproveitar e chove só no fim do dia?

    1. Caio Farias disse:

      Olá Renato, em maio é o início da época de chuvas em alguns lugares. Geralmente chove umas 2h a tarde, mas é muito difícil garantir, né? Mas é só o início. Agosto, setembro e outubro são bem mais críticos. Abs e boa viagem!

  5. Helena disse:

    Olá, estamos nos organizando para passar as festas do final do ano e início de janeiro na Tailândia. Queremos conhecer tudo, kkkkkk, tem alguma sugestão de quantos dias em cada lugar?? Onde é melhor para a virada do ano??? Por onde começar???

    1. Caio Farias disse:

      Olá Helena, tudo bem? Difícil essa sua pergunta, ein! rs! Dependendo do tempo que você tem é um pouco difícil conhecer tudo! Tudo depende do seu perfil de viajante, quer agito, quer templos e cidades históricas, quer mergulho, quer praias, cidade grande? Entende? Passamos a virada do ano em Koh Lanta pq era mais tranquilo, a ilha é grande então os visitantes se dispersam entre as várias praias. Dá uma olhada na nossa aba Tailândia (https://emalgumlugardomundo.com.br/category/destinos/asia/tailandia/) aqui tem muito para que você possa ter uma idéia de cada lugar que visitamos para poder planejar a sua viagem! Qualquer coisa é só chamar!
      Abs e boa viagem!

      1. Helena disse:

        Ok, obrigada, vou olhar sim 😉

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ainda impressionados com a natureza na Costa Rica. Essa é a Punta Catedral no Parque Nacional Manuel Antônio na costa do Pacífico. Incrível não acham?#costarica #manuelantonio #visitcostarica

E tem forma melhor de terminar o dia?Um por do sol mais lindo que o outro na Costa Rica ❤️☀️ Se por aqui tem vida noturna, a gente desconhece. Estamos despencando da cama cedo todos os dias pra aproveitar cada raio de sol, cada grão de areia, cada gota de chuva (sim, continua chovendo todo dia! Mas passa rápido) e cada segundo pura vida que estamos tendo nesse país incrível!
E eu (Dri) que não curto acordar muito cedo, tenho levantado com sorrisão na cara todo dia. Delícia de lugar!!

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!