As melhores praias de Arraial do Cabo | Em Algum Lugar do Mundo

AS MELHORES PRAIAS DE ARRAIAL DO CABO

O destino conta com 9 praias no total: nós mostramos todas elas e dizemos quais são as melhores. Escolha a sua preferida!

  • Adriana
  • -
  • 16 de outubro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Sabe aquele ditado que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde? Muitos cariocas conhecem praias incríveis em outros estados e até outros países, esquecendo-se que o melhor do paraíso está bem pertinho. Se você tem alguma dúvida, confira só esse post com as melhores praias de Arraial do Cabo.

A pouco mais de 2 horas de carro do centro da cidade do Rio de Janeiro, as praias de Arraial do Cabo não deixam nada a desejar àquelas conhecidas paisagens do Caribe. Não é difícil entender por que de Arraial do Cabo também é conhecida como “Caribe brasileiro” ou ainda “Paraíso do Atlântico”.

Melhores praias de Arraial do Cabo - Prainhas do alto
Divisão do mar de dentro com o mar de fora nas Prainhas do Pontal

Nós passamos dois anos viajando pelo mundo. Visitamos praias impressionantes na África do Sul, Moçambique, Tailândia, Indonésia e Filipinas. Ainda assim, podemos garantir que as melhores praias de Arraial do Cabo ganham disparado de muitas que conhecemos por aí. Vem ver por que:

Onde se hospedar em Arraial do Cabo

Se você quer curtir as melhores praias de Arraial do Cabo, é bom também conferir umas dicas de onde se hospedar para poder aproveitá-las ao máximo, certo? Afinal, uma boa acomodação pode fazer toda diferença na sua experiência de viagem.

Como você vai perceber ao longo do post, cada praia tem suas próprias características. Em algumas delas o acesso é restrito e não há opções de hospedagem, enquanto em outras você encontra dos mais diversos hotéis, pousadas e hostels.

Seguem algumas sugestões de acomodação nas melhores regiões para se hospedar em Arraial:

Outra opção é o aluguel de casas por temporada. Nesse caso, vale ficar atento, pois há relatos de golpes na região. Por isso, o ideal é fechar pelo Airbnb, que não tem erro e é confiável. E se você for novo no Airbnb, cadastre-se agora e receba R$179 de desconto na primeira reserva!

Para mais dicas, veja nosso post sobre onde ficar em Arraial do Cabo: aqui você confere as características de cada região e um review dos melhores hotéis e pousadas.

As melhores praias de Arraial do Cabo

Sejamos sinceros: com mar para todos os lados, é realmente um desafio fazer um ranking com as melhores praias de Arraial do Cabo. É tanta beleza que fica difícil escolher a praia favorita.

Confira a lista com as melhores praias de Arraial do Cabo, em ordem de (nossa) preferência:

  1. Praia do Farol
  2. Prainhas do Pontal do Atalaia
  3. Praia do Forno
  4. Praia Brava
  5. Praia Grande
  6. Prainha
  7. Outras praias

1. Praia do Farol

Na minha opinião, a Praia do Farol está no topo da lista das melhores praias de Arraial do Cabo. Inclusive, ela já foi eleita uma das praias mais bonitas do mundo, e basta uma visita para você entender o porquê.

Um dos motivos que a torna ainda mais especial é que a praia não tem nenhuma estrutura: nem barracas, nem quiosques, nadinha!

Melhores praias de Arraial do Cabo - Praia do Farol
Praia do Farol – Foto: Saveiro Don Juan

Ao chegar na praia você poderá perceber uma área restrita, delimitada com uma corda. Trata-se de uma proteção para o chamado Sambaqui: um acúmulo de relíquias pré-históricas que se encontra na areia, que vão de conchas, chifres de animais até ossada humana.

Outro ponto a observar é que o acesso à Praia do Farol só é possível de barco. E para desembarcar nela, é preciso que o barco tenha autorização da Marinha, já que é uma área de reserva.

Há também um outro detalhe em relação à Praia do Farol: é permitido apenas 250 pessoas por vez. E acredite, na alta temporada ela enche rapidamente!

Dica | escolha um bom passeio de barco e chegue lá o mais cedo possível para conseguir aproveitar o paraíso ainda vazio. Para saber mais, leia sobre passeio de barco em Arraial do Cabo.  

2. Prainhas do Pontal do Atalaia

As Prainhas do Pontal deixam qualquer um de boca aberta, com suas águas cristalinas e com muita vida marinha. Mas para começar, vamos explicar: por que Prainhas do Pontal, no plural?

Na verdade trata-se de duas praias, separadas por uma rocha, e que acabam se juntando na maré cheia. É possível andar entre uma e outra com a maré mais baixa. Pode acreditar que

Melhores praias de Arraial do Cabo - Prainhas do Pontal
As populares Prainhas do Pontal

Essa hoje se tornou uma das mais procuradas praias de Arraial do Cabo. No passado, o acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia era feito apenas por barco ou por uma trilha morro abaixo, que rendiam alguns escorregões e boas risadas.

Hoje em dia há uma escadaria de madeira para que todos cheguem até a areia tranquilamente.

Some isso à fama que a escadaria ganhou graças aos cliques publicados nas redes sociais e… voilà! Praia paradisíaca e bem movimentada (para não dizer lotada) aos fins de semana.

Mas não se intimide: a dica é acordar bem cedo e garantir seu lugar em uma das melhores praias de Arraial do Cabo.  

As Prainhas do Pontal do Atalaia podem ser visitadas por mar ou por terra.

Quem quer ir por mar, poderá visitar o destino em um passeio de barco, já que as Prainhas fazem parte do roteiro de todos os tours oferecidos na cidade. Outra alternativa é pegar um barco-taxi que parte da Praia dos Anjos.

Para chegar via terrestre, o acesso se dá pela portaria do condomínio do Pontal do Atalaia. Você pode ir de táxi/ Uber ou de carro – mas atente-se que há limite de 220 vagas (que se esgotam rapidamente no verão). Depois é só encarar a escadaria e aproveitar o visual encantador!

3. Praia do Forno

Mais uma que disputa o topo da lista das melhores praias de Arraial do Cabo, a Praia do Forno é um espetáculo – e faz parte da visita apreciar a paisagem do alto do mirante, que fica na trilha de acesso à praia.

E sim, essa é mais uma das praias de Arraial do Cabo que não pode ser acessada de carro: para chegar à Praia do Forno é necessário fazer uma trilha ou ir de barco.

Melhores praias de Arraial do Cabo - Praia do Forno
Mirante da Praia do Forno

A trilha começa próxima à entrada do píer de onde saem os passeios de barco, à esquerda da Praia dos Anjos.

Para percorrer a trilha você leva em torno de 20 minutos: ela é pouco íngreme mas bem tranquila, com algumas partes de escadas. Nem pense duas vezes, pois vale muito a pena conhecer essa praia.

No caminho de subida da Praia do Forno você irá avistar a Praia dos Anjos do alto. E bem no topo da trilha, antes de começar a descida, há um mirante com uma vista incrível de toda a Praia do Forno.

Dá até pra ver tartarugas lá do alto se você der sorte. Impossível não parar pra tirar uma foto ali!

A Praia do Forno também é famosa para fazer snorkeling: as águas têm uma transparência fora do comum, de impressionar qualquer visitante.

Dica | Se você não gosta de praias muito cheias, o melhor é conhecer essa praia fora da alta temporada. E a dica mais valiosa ainda: às vezes, pelo vento, a guarda costeira proíbe a saída de barcos para passeios. Nesses dias evite a Praia do Forno! Parece que todo mundo resolve ir pra lá, e o resultado são as filas gigantes que se formam pela trilha. Prefira outras praias para não estragar o seu dia!

4. Praia Brava

Um verdadeiro paraíso que poucos visitantes têm a oportunidade de conhecer: a Praia Brava é uma das melhores praias de Arraial do Cabo para aqueles que querem curtir um paraíso praticamente exclusivo.

Há alguns motivos para que essa praia seja pouco visitada

O primeiro é que só é possível aproveitá-la na maré baixa. Quando o mar sobe, ele invade a faixa de areia, não sobrando nenhum espaço para ficar.

Melhores praias de Arraial do Cabo - Praia Brava
A deserta Praia Brava

A outra razão é que o acesso a essa praia é um pouco escondido, apesar de fácil. Para chegar lá, basta seguir o mesmo caminho que o das Prainhas do Pontal do Atalaia. Ao passar pela portaria do condomínio, você irá chegar ao topo do morro e, de lá, seguir adiante (ao invés de virar à esquerda). Atualmente há placa de sinalização no local.

E por último, vale ressaltar que a área de estacionamento dessa praia é extremamente restrita. Caso queira visitá-la na alta temporada, o ideal mesmo é pegar um taxi/ Uber.

5. Praia Grande

A Praia Grande não é apenas uma das melhores praias de Arraial do Cabo: ela é também a maior – e mais gelada!

Um dos pontos positivos é que essa praia tem uma boa estrutura de quiosques e opções de restaurantes na orla.

Melhores praias de Arraial do Cabo - Praia Grande
Canto esquerdo da Praia Grande

Outro ponto a favor é que, pela longa extensão de areia, você pode escolher ficar mais perto do agito ou um pouco mais afastado. Basta ter disposição para caminhar que você consegue se distanciar do tumulto.

O mar aqui varia um pouco, podendo às vezes não ser tão calmo quanto nas demais (é aqui que surfistas conseguem pegar alguma onda de vez em quando).

Mas uma coisa que quase nunca varia na Praia Grande é a temperatura da água: por ser a praia que fica virada para o mar aberto, a água é sempre muuuito gelada!

Ah! É nessa praia que ocorre um pôr do sol dos mais bonitos da cidade. (Outro ponto famoso para assistir o sol se pondo é o Pontal do Atalaia, não distante dali).

Posso te garantir que ficar na Praia Grande tomando uma cerveja assistindo o pôr do sol é realmente o melhor fim de tarde que você pode ter por ali!

Dica | Na rua da Praia Grande existe um número limitado de estacionamentos – e o engarrafamento nos dias mais movimentados pode ser um pouco chato. Como o acesso é fácil, o melhor é chegar até ela andando mesmo.

6. Prainha

A Prainha é a primeira praia que você vai ver ao chegar na cidade.

A Prainha é a praia perfeita para quem quer águas claras e com boa estrutura, com fácil acesso e sem ter que andar muito.

Melhores praias de Arraial do Cabo - Prainha
A Prainha é quem dá as boas vindas aos visitantes da cidade

O mar aqui está quase sempre bem calminho: ela é sem dúvidas uma das melhores praias de Arraial do Cabo especialmente para quem viaja em família e está com crianças.

Por esses motivos, essa é geralmente uma das praias mais cheias de Arraial, principalmente nos fins de semana.

Mas não desanime: a Prainha é pequena no tamanho, mas enorme na beleza! Se ficar na praia com os amigos e a família de forma simples for a sua prioridade, essa é a praia ideal para você.

Outras praias de Arraial do Cabo

Existem um total de 9 praias em Arraial do Cabo. Por que não aproveitar a oportunidade para curtir as demais praias durante sua viagem? Confira quais são:

7. Praia da Graçainha

Aproveite sua visita à Prainha e conheça mais um tesouro (quase escondido) de Arraial do Cabo: a Praia da Graçainha é uma praia minúscula, acessível por uma trilha bem curtinha e de fácil acesso, que se inicia no canto direito da Prainha.

Melhores praias de Arraial do Cabo - Praia da Graçainha
A modesta Enseada da Graçainha

Formada entre pedras e árvores que dão um clima todo especial ao lugar, a Praia da Graçainha ainda conta frequentemente com a visita ilustre das criaturas mais fofas do mar: tartarugas marinhas são presença constante nesse cantinho reservado.

Aproveite também para fazer a trilha com calma e vá curtindo o visual, que é simplesmente lindo!  

8. Praia do Pontal

Outra praia de Arraial do Cabo que costuma ser menos visitada é a Praia do Pontal.

Para começar, há uma grande confusão por causa do nome. Ao falar “Praia do Pontal”, muita gente pensa que se trata das “Prainhas do Pontal do Atalaia”. Não cometa esse engano e trate de visitar as duas!

A Praia do Pontal é, na verdade, é a primeira praia de Arraial do Cabo, antes mesmo da Prainha.

Melhores praias de Arraial do Cabo - Praia do Pontal
A não tão concorrida Praia do Pontal

O acesso a ela se dá por uma estrada de chão, que você pode pegar partindo da estrada principal: ao chegar na cidade, você irá ver a Secretaria de Segurança do lado esquerdo. A estrada de acesso à Praia do Pontal é bem ali. 

A Praia do Pontal acaba passando despercebida por alguns visitantes, mas vale a pena dar uma conferida pois ela também é muito linda. Ocasionalmente, há um acúmulo de algas nessa praia, o que pode atrapalhar um pouco o banho – mas nada que tire a beleza do local!

9. Praia dos Anjos

Encerrando a lista, citamos aqui a Praia dos Anjos. Não por ela ser uma das melhores praias de Arraial do Cabo, mas por ser uma das principais: é aqui o ponto de partida dos passeios de barco, e dos passeios de mergulho em Arraial.

Melhores praias de Arraial do Cabo - Praia dos Anjos
Praia dos Anjos, o ponto de partida dos passeios de barco

Essa também é a praia que concentra as melhores opções de restaurantes, além de ser a praia mais próxima do centro e da rodoviária.

As águas da Praia dos Anjos não costumam ser tão cristalinas como as outras, devido ao volume de barcos. Mas geralmente são as mais calmas e menos frias, por ficarem em uma região protegida dos ventos.

Visite as melhores Praias de Arraial do Cabo e conheça o paraíso!

Arraial do Cabo é um dos melhores locais para se visitar no Brasil, quando o assunto é  praia paradisíaca. Se você está buscando um bom lugar de praia e é fã de belezas naturais, não deixe de conhecer as melhores praias de Arraial do Cabo. Você vai se apaixonar!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ainda impressionados com a natureza na Costa Rica. Essa é a Punta Catedral no Parque Nacional Manuel Antônio na costa do Pacífico. Incrível não acham?#costarica #manuelantonio #visitcostarica

E tem forma melhor de terminar o dia?Um por do sol mais lindo que o outro na Costa Rica ❤️☀️ Se por aqui tem vida noturna, a gente desconhece. Estamos despencando da cama cedo todos os dias pra aproveitar cada raio de sol, cada grão de areia, cada gota de chuva (sim, continua chovendo todo dia! Mas passa rápido) e cada segundo pura vida que estamos tendo nesse país incrível!
E eu (Dri) que não curto acordar muito cedo, tenho levantado com sorrisão na cara todo dia. Delícia de lugar!!

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!