CONHEÇA AS MELHORES PRAIAS DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA

Uma seleção com as praias imperdíveis dessa linda cidade paraibana

  • Adriana
  • -
  • 4 de maio de 2018
  • 25 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Se você nunca conheceu o litoral da Paraíba, prepare-se para a deliciosa surpresa que te espera: as praias de João Pessoa são maravilhosas. Embarcamos em uma viagem de uma semana por esse litoral, que é muito mais extenso e muuuuito mais lindo que imaginamos.

Antes de seguirmos com o show de mares deslumbrantes, vale lembrar que a cidade tem muito a oferecer: em breve vamos postar nosso guia completo com o que fazer em João Pessoa. Mas como não dá para negar que a grande atração aqui é o litoral, fizemos esse post especial, onde você confere uma lista com as melhores praias de João Pessoa. Aproveite e bom mergulho!


Vista de cima da Praia do Coqueirinho

Principais praias de João Pessoa

Difícil dizer quais são as melhores praias de João Pessoa: cada uma tem suas características e sua beleza própria. Para você não ficar na dúvida de quais praias incluir no seu roteiro, fizemos esse post para te ajudar.Vale ressaltar que, para montar essa lista, levamos em consideração não apenas a beleza da praia, mas também o seu acesso, infraestrutura, horários, etc.

Nossa recomendação é alugar um carro já no primeiro dia e aproveite para conhecer o litoral. Foi justamente o que fizemos: pegamos um carro que já tínhamos reservado pela Rentcars logo que chegamos. Depois dividimos os dias em conhecer as praias por região (urbanas, sul e norte). Confira aqui e monte seu roteiro pelas praias de João Pessoa da melhor forma:

Praias de João Pessoa: praias urbanas

Tambaú

Damos início a nossa lista de melhores praias de João Pessoa com a Praia de Tambaú. E não tem como ser diferente: além de ser um dos cartões-postais da cidade, Tambaú também é a praia mais turística e popular da Paraíba.

Por isso mesmo, o bairro Tambaú está sempre bem movimentado, seja durante o dia ou à noite. É sem dúvidas a região mais agitada de João Pessoa.


Orla de Tambaú

O litoral da praia de Tambaú conta com uma das melhores estruturas da região, cheias de quiosques, feirinhas de artesanato, restaurantes e barzinhos.

Quando estiver em Tambaú, pode aproveitar para fazer um passeio até as famosas piscinas naturais de Picãozinho: a saída dos barcos parte de Tambaú, e em poucos minutos se chega ao ponto de mergulho. Custa em média R$50.

(Embora Picãozinho seja bastante procurado, nós preferimos as outras duas piscinas naturais de João Pessoa: Ponta Seixas e Areia Vermelha, falaremos delas mais para frente)

Cabo Branco

Cabo Branco também é um dos cartões-postais de João Pessoa. É a continuação da Praia do Tambaú, que fica a somente 4 km do centro. Cabo Branco é bastante frequentada pelos moradores locais e por esportistas: a ciclovia está sempre movimentada, assim como o calçadão. Há também diversos quiosques e barracas para quem quer curtir a praia.


Bairro e Praia de Cabo Branco

Boa parte dos eventos culturais e shows de João Pessoa rolam na Praia de Cabo Branco. Infelizmente não rolou nada por lá enquanto visitamos João Pessoa, mas a dica para quem deseja aproveitar estes espetáculos é ficar de olho na agenda cultural da cidade.

Manaíra

A Praia de Manaíra fica à esquerda da Praia de Tambaú, sendo também sua continuação. Manaíra é a favorita dos banhistas que procuram momentos relaxantes e banhos de sol na areia. A praia também é ótima para a prática de esportes como vôlei, pedalada e caminhada.


O fotogênico Hotel Tambaú, depois dele as praias de Manaíra e Bessa

Ela é um pouco menos movimentada que Tambaú, mas também conta com uma boa estrutura e comércio movimentado. O bairro de Manaíra também é bem conhecido por ali, com bastante opção de restaurantes. Se for curtir a praia por aqui, vale escolher um quiosque ou um cantinho especial na praia pra apreciar o pôr do sol.

Bessa

Na sequência da Praia de Manaíra, vem Bessa. Diferente das suas vizinhas, a Praia do Bessa não conta com quiosques e barracas. Para quem gosta de variedade e infraestrutura, talvez não curta muito ficar por aqui, já que são poucos os pontos comerciais próximos à areia.

Mas se você quer sossego e uma praia menos “urbanizada” ainda no centro, a Praia do Bessa deve ser sua escolha: além de ser uma das melhores praias de João Pessoa, ela também é uma das mais extensas do município.

Desta forma, a concentração de banhistas fica distribuída ao longo da orla. A praia está localizada em uma área residencial, portanto é bastante requisitada por famílias com crianças.

Praias de João Pessoa: região sul

Barra do Gramame

Essa foi a nossa primeira parada em João Pessoa. Dizem que a Barra do Gramame costuma receber muitos turistas o ano todo. Nós visitamos na baixa temporada e durante a semana, então tivemos o lugar praticamente pra gente e obviamente foi uma delícia!


O encontro do rio com o mar na Barra do Gramame

Mas dizem que a Barra do Gramame pode ficar bem cheia nos fins de semana e feriados. Esse cantinho fica ainda mais gostoso por conta do rio que passa por ali, e que se separa do oceano apenas por uma faixa de areia. Desta forma, o visitante tem a dura tarefa de escolher entre as duas opções para se banhar.

O local conta com alguns poucos quiosques, com cadeiras e mesas à beira do rio.

Praia do Seixas

A Praia do Seixas tem uma boa estrutura, com diversos quiosques e barracas na orla. Apesar da movimentação ser grande por aqui, a Praia do Seixas fica um tanto longe dos hotéis. Portanto, o ideal é ir de carro até lá.

É nessa praia que também se formam algumas piscinas naturais que rendem um passeio delicioso às Piscinas Naturais da Ponta Seixas – e muito recomendado! O acesso deve ser feito por barco e, se você quiser conhecer estas piscinas, basta procurar um barqueiro por ali e se informar.


As piscinas naturais da Ponta Seixas

Geralmente, custa cerca de R$25 por pessoa. O passeio até as piscinas rola durante a maré baixa, o que varia de um dia para o outro. Portanto, fique de olho na mudança de marés e se informe sobre o horário de saída dos barcos.

Praia Bela

Alguns a consideram uma das mais belas praias de João Pessoa, e dá pra entender por que assim que chegamos aqui.

A Praia Bela é mais uma onde rola o encontro do rio com o mar. O resultado é a formação de algumas piscinas naturais de água salobra, que nascem desse encontro delicioso. Quando fomos lá o mar estava bem agitado e nossa diversão foi ficar ali, nos deixando levar pela correnteza do rio se encontrando com o mar.

Mais um encontro do rio com o mar no litoral paraibano, Praia Bela

O cenário único de Praia Bela ainda conta com alguns penhascos, que fazem esse litoral ser ainda mais deslumbrante.

A praia é extensa e possui uma estrutura de quiosques logo na chegada. As cadeiras e barracas na praia acabam ficando longe dos quiosques, mas eles vem te servir na beira da água. Dá para aproveitar o dia por ali, embaixo do guarda-sol e tomando uma água de coco bem geladinha.

Praia do Amor

Espere uma beleza bem exótica na Praia do Amor. A principal característica aqui é sua formação rochosa, que fica bem ali na areia. O lugar ideal para tirar aquela foto bonitona!

O pôr do sol na Praia do Amor

Quando fomos, o mar estava bem límpido e esverdeado. Mas já era final do dia e acabamos não ficando muito tempo por ali. De qualquer forma, a Praia do Amor é bem tranquila, com pouca movimentação e pouca infraestrutura, comparada às demais praias.

Coqueirinho

Uma praia que faz jus ao nome: Coqueirinho é repleta de coqueiros, lindo demais! O que também não passa despercebido são os lindos cânions e o famoso Mirante Dedo de Deus, acessível em uma viagem de bugue. Em Coqueirinho vimos falésias, águas límpidas e calmas, além de areia branquinha. E adivinhe: por aqui também passa um rio, dando aquele toque especial à paisagem.

A linda paisagem na praia do Coqueirinho

O lado sul da praia atrai bastante surfistas, enquanto o lado norte, mais calmo, recebe os banhistas. Mesmo fora de temporada, a movimentação em Coqueirinho pode ser intensa, especialmente durante os finais de semana. Mas não desanime: a praia conta com uma excelente infraestrutura, com barracas e quiosques.

Na nossa opinião, a Praia do Coqueirinho é uma das mais lindas de João Pessoa. Fica ali na disputa com Tambaba.

Tambaba

É verdade: uma das melhores praias de João Pessoa é nudista! No entanto, se você faz o tipo envergonhado (a), não se preocupe, pois há uma área da praia reservada aos banhistas que não querem tirar a roupa.

Pelado, pelado, nú com a mão no bolso! Lado nudista de Tambaba

Tambaba se divide em duas partes, onde na primeira a nudez não é permitida. Já na segunda, é obrigatório tirar a roupa. Então é só respeitar a divisão!

O acesso à parte nudista da praia se dá por meio de uma escada que passa por cima de umas pedras, que a separa da primeira parte. Já na chegada o visual é maravilhoso: repleta de morros, pedras, águas esverdeadas, piscinas naturais e corais.

Logo na entrada há uma placa com algumas regrinhas para a praia de nudismo: uma delas é que homens desacompanhados que não possuem o passaporte naturista não podem entrar.

Regras de acesso ao lado nudista de Tambaba

Carapibus

A praia de Carapibus é praticamente uma área particular, onde ficam concentradas algumas pousadas do litoral sul. Por conta disso, ela é constantemente movimentada. Um ponto positivo é que, para aproveitar a estrutura destas pousadas, não é preciso ser hóspede, bastando pagar uma taxa e o consumo dos restaurantes. Acabamos nõ tendo tempo de passar por lá, fica para a próxima!

Tabatinga

A praia de Tabatinga em João Pessoa não deve ser confundida com outro litoral de mesmo nome, localizado em Natal. Essa praia é sua escolha perfeita se o que você quer sossego garantido. O visual em Tabatinga é deslumbrante: areia branquinha e fofa, árvores verdes, um pequeno rio e falésias coloridas. O rio dando aquele toque especial, deixando o banhista escolher onde dar um mergulho.


Foto: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil / CC BY 2.0

Praias de João Pessoa: região norte

Se você é amante do surfe, eis a sua praia favorita de João Pessoa. A praia Intermares possui as águas mais agitadas, proporcionando aos visitantes a prática de diversos esportes – surfe e kitesurfe fazem sucesso por aqui.

A estrutura em Intermares também é boa, contando com vários quiosques e barracas, E o mar por aqui, lindo como em praticamente todas as praias de João Pessoa! Pra completar, Intermares é também uma importante área de preservação ambiental, por ser ponto de desova de tartarugas marinhas.

Camboinha

Abrigada por uma faixa de arrecifes, a praia de Camboinha conta com a formação de piscinas naturais que chegam a quase 1,80 m de profundidade. Estas piscinas são ideais para a prática de mergulho, snorkeling e nado infantil.

A orla de Camboinha conta com alguns quiosques e barracas. há praia é uma delícia e, apesar de muito frequentada por turistas, não vimos hotéis e pousadas na região. O motivo de tantos visitantes por aqui? É da praia de Camboinha que sai o passeio até a ilha da Areia Vermelha, passeio imperdível em João Pessoa!

Areia Vermelha

Por fim mas não menos importante, mostramos Areia Vermelha. Considere-a uma ilha: dependendo da maré ela pode vir a existir ou não. Quando a maré desce, uma porção de areia surge no meio do oceano, formando a praia, em meio a piscinas naturais. Uma visão do paraíso.


O banco de areia Areia Vermelha aparece apenas na maré baixa

Para chegar em Areia Vermelha, vale o mesmo esquema das demais piscinas naturais: contrate o serviço de barco, que em menos de 15 minutos te deixará no meio do mar. Dizem que fica lotadíssimo na alta temporada, mas a gente pegou ela deliciosamente vazia. Não deu vontade de ir embora!

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

Onde se hospedar em João Pessoa

A resposta mais óbvia é: perto de uma praia, claro! Afinal, nada melhor do que estar pertinho da orla pra curtir o mar a qualquer momento, certo? Não é à toa que as melhores regiões de hotéis em João Pessoa são mesmo pelas praias. As principais praias que concentram acomodações são Tambaú, Manaíra e Cabo Branco.

Em Tambaú, você pode escolher entre algumas opções: o Tambaú Hotel é o mais clássico da região, com instalações antigas. Apesar da fama, não curtimos tanto. Outras boas opções são o Atlântico Praia Hotel e o Hotel Littoral Express, ambos com localização privilegiada e boa relação custo – benefício.

Já em Cabo Branco, vale conferir o Hotel Cabo Branco Atlântico e o Ibis João Pessoa. Se quiser ficar por Manaíra, tente o Verdegreen Hotel.

Agora que você conheceu essas maravilhosas praias de João Pessoa, temos certeza que te bateu a vontade de fazer as malas e partir pra lá agora mesmo né?

Mas não se esqueça que, além das praias, há muito o que fazer em João Pessoa. Escreveremos um post cheio de dicas para quem quer curtir o melhor dessa cidade deliciosa da Paraíba. É só conferir em breve!

Veja também:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

25 comentários em “CONHEÇA AS MELHORES PRAIAS DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA”

  1. Vítor disse:

    Olha e realmente um lugar que quando voltar ao Brasil tenho mesmo de ir…ando muito curioso em conhecer!!grandes dicas obrigada

  2. NiKi Verdot disse:

    Adriana que post mais maravilhoso. Ainda não conheço João Pessoa e fiquei realmente brava comigo mesmo por nunca ter ido visitar estas praias tão lindas. Fiquei encantada com todas, mas muito curiosa para conhecer a Barra do Gramame. Obrigada pelas dicas!

  3. Lulu Freitas disse:

    Que praias lindas!!!! João Pessoa não é uma das mais populares cidades do Nordeste, mas deveria ser mais divulgada. Amei o post!!!

  4. Analuiza disse:

    Oi Adriana… acredita que eu já fui à João Pessoa algumas vezes e nunca entrei no mar?! Esta seleção de praias que você fez está tão maravilhosa – cada praia mais linda que a outra – que em próxima visita um mergulho não me escapa! 🙂

  5. Tenho amigos cariocas que se mudaram para a Paraíba há alguns anos, e eu ficava extasiada quando eles postavam fotos de praia no FB. Vendo as suas aqui, cheguei à conclusão que preciso conhecer Joao Pessoa.

  6. rui batista disse:

    Não sou o maior adepto de praias, mas estas sugestões fazem qualquer um ‘render-se’. Quanta beleza junta…

  7. Eta lugar que é lindo gente do céuuuuu ahhh credo um dia ainda me aposento e vou viver viajando entre esses destinos incríveis que o nosso nordeste oferece. Ainda não conheço Jampa mas está super na minha lista de destinos a serem visitados urgentemente no Brasil. Abração!

  8. que lugar incrivel eh esse meodeos nem acredito nesse tom de azul. quero muito conhecer essas praias e vou tentar arrastar a familia juntooo

  9. Uau!
    Simplesmente incrível, Adriana! E as fotos aéreas estão perfeitas! Parabéns!

  10. Janete disse:

    O seu post mostra o paraíso! Estou aqui pensando, quantas vidas são precisas para conhecer as praias do Brasil?!

  11. Tarefa difícil escolher a praia mais bonito, todas são lindas demais, um roteiro de carro percorrendo esse litoral vale demais, amei as fotos.

  12. Fabia Fuzeti disse:

    Que saudades de João Pessoa!!! Eu amei a Praia Bela. Linda demais. Também fomos pro outro lado, Cabedelo, que é bem selvagem. Amo Jampa e quero muito voltar. Suas fotos com o drone estão maravilhosas!

  13. Confesso que não sou um aficionado por praias mas nesta altua, depois de um invernp tão frio e chuvoso em Portugal, sabia agora pela vida dois ou tres dias de praia em João Pessoa! Abraços desde Braga.

  14. Nossa, que qué isso, quanto lugar lindo! Que vontade de fugir dessa friaca alemã e pegar sol e praia.

  15. Viaje Comigo disse:

    Bem… eu já queria ir lá mas depois de ver estas fotos o apetite fica ainda maior! Lindo de morrer e as fotos aéreas são ainda mais especiais. E ainda tem uma praia do Amor… não precisa de mais nada!

  16. Vítor disse:

    Quero muito ir…fiquei com dicas essenciais para programar a minha viagem!!!Excelente!!!!

  17. Janete disse:

    Só tenho lido maravilhas sobre as praias de João Pessoa! Fazer férias para ficar na praia não é o meu tipo de férias mas pelo contrário sou fã de passear e assistir ao pôr-do-sol na praia e essas parecem ter um enquadramento excelente para isso!

  18. Lulu Freitas disse:

    Que post lindo de morrer! Interessante como são prais como diferentes características: a Praia dos Amores com pedras, a Areia Vermelha com piscina e por aí vai. Um super guia para conhecer João Pessoa. Show!

  19. Luis Felipe disse:

    As praias de JP são verdadeiros paraísos!!! Areia clarinha, água estonteante, bancos de areia e piscinas completando os cenários! Lindo demais!

  20. Que maravilhosas essas fotografias.
    Não conheço nadinha da região e que arrependimento de ainda não ter conhecido.

    1. Caio Farias disse:

      João Pessoa é incrível Eloah!

  21. NiKi Verdot disse:

    Adriana, quase fiquei louca aqui. Eu sabia que João Pessoa era lindo, mas não imaginava que era tanto assim. E ainda por cima é barato ??? (R$25 por pessoa o passeio na Praia do Seixas). Tô revoltada comigo mesmo por nunca ter ido conhecer… Com certeza tá no topo da lista para quando voltarmos de férias para o Brasil!

    1. Caio Farias disse:

      O nordeste é lindo demais! Mas é preciso de muito tempo pra explorá-lo! Dá pra ficar fácil uma semana só em João Pessoa curtindo cada praia!

  22. Roberta Lan disse:

    Tô passada com essas fotos. Não sabia que João Pessoa era tão linda assim! :O

    1. Caio Farias disse:

      É realmente lindo o litoral de João Pessoa!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!