MERGULHO EM ARRAIAL DO CABO – MAR AZUL E MUITA VIDA

Um encontro com corais, peixes, tartarugas e cavalos marinhos.

  • Caio
  • -
  • 6 de maio de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

A beleza de Arraial do Cabo já é bastante conhecida: o destino é cada vez mais procurado pela beleza de suas praias. Mas como se não bastasse curtir o sol com areia clara e águas transparentes, há outra atividade que todo visitante deveria adicionar a sua lista: fazer um mergulho em Arraial do Cabo.

Mergulho em Arraial do Cabo - Foto panorâmica de Arraial
Prainhas do Pontal ao lado esquerdo e Praia do Farol do lado direito

Afinal, não é à toa que a cidade também é conhecida como capital nacional do mergulho. Por aqui é possível encontrar uma grande variedade de corais, além de milhares de peixes, tartarugas e até mesmo cavalos marinhos. É verdade que a temperatura da água não é das mais convidativas, mas o espetáculo lá embaixo é garantido!

Depois desse lugar ter me presenteado com incontáveis mergulhos (inclusive uma formação de instrutor de mergulho), chegou a hora de compartilhar tudo sobre essa experiência. Nesse post dou todas as dicas e informações para você planejar seu mergulho em Arraial do Cabo e ter a melhor experiência nesse mundo incrível!

Minha história com o mergulho em Arraial do Cabo

Minha história com o fundo do mar de Arraial do Cabo começou em 2009 – e não tem data pra terminar. Foi aqui, inclusive, que fiz a grande maioria dos meus cursos – até me certificar como instrutor de mergulho.

Mergulho em Arraial do Cabo - Selfie com cavalo marinho
Selfie com o cavalo-marinho

Entre uma troca de cilindro e outra, já devo ter alcançado a marca de uns 300 mergulhos na vida. E, desse total, pelo menos 85% foram no fundo do mar desta cidade.

É por isso que tenho uma relação muito especial com o mergulho em Arraial do Cabo, que está entre os 5 lugares mais bonitos que já mergulhei em todo o mundo.

Fazer snorkeling ou mergulhar com cilindro em Arraial do Cabo?

Snorkelling é muito legal

Como as águas de Arraial do Cabo são muito claras, é muito comum ver pessoas andando pelas ruas segurando uma máscara de mergulho e um snorkel.

No canto direito da Praia do Forno e dos dois lados da Prainha é possível avistar com facilidade tartarugas e diversos peixes, que vivem junto às pedras. Ou seja, sem muito esforço você já consegue se encantar com a beleza das águas de Arraial.

Mas mergulhar é bem diferente.

Somente com um mergulho de cilindro você poderá ter a sensação de estar vivendo em uma outra realidade, em um outro mundo – ainda que momentaneamente, é uma sensação única.

Mergulho em Arraial do Cabo - Grupo de mergulhadores em Arraial do Cabo
Grupo de mergulhadores em Arraial do Cabo

A alguns metros de profundidade, você será o “estranho”. O ambiente não é o seu, você é o visitante, impedido de falar e podendo somente respirar e contemplar aquele mundo.

Explorar o fundo do mar é uma experiência única! E se você decidir mergulhar em Arraial do Cabo, vai entender direitinho o que é essa sensação.

Por que fazer mergulho em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma região muito privilegiada para o megulho. São mais de 20 pontos de mergulho, sendo a maioria bem acessível: muitos ficam a no máximo 20 minutos de navegação saindo do píer da Praia dos Anjos.

Para levar o título de capital nacional do mergulho, o mar de Arraial do Cabo esbanja muita vida e águas claras praticamente o ano todo – a visibilidade debaixo d’água gira em torno de 5 a 12 metros.

Além disso, o mergulho em Arraial do Cabo é diversificado, agradando a todos os níveis de mergulhadores. Há pontos de mergulho dos mais simples e rasos, até os mergulhos profundos, em grutas e naufrágios.

Como se não bastassem as variadas espécies de peixes que vivem nessas águas durante todo o ano, outras espécies como golfinhos e baleias são visitantes comuns em algumas épocas do ano.

Mergulho em Arraial do Cabo - Mergulhado iniciando a descida
Iniciando a descida para o mergulho

Qualquer um pode mergulhar em Arraial do cabo?

Qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade pode fazer um mergulho em Arraial do Cabo (ou em qualquer outro ponto). Se você nunca mergulhou na vida ou não tem seu certificado de mergulho, poderá fazer o batismo (explico adiante).

Se você já completou o curso de mergulho e é certificado, com certeza vai adorar mergulhar em Arraial do Cabo. E se você tiver interesse em fazer o curso, aqui é um ótimo lugar para tirar sua certificação.

Pessoas que não sabem nadar, possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção também podem experimentar a atividade.

Mergulho de batismo: a primeira experiência de mergulho em Arraial do Cabo

O batismo é uma primeira experiência com mergulho. O “mergulhador” de primeira viagem recebe um briefing com informações sobre segurança e equipamento, além de instruções básicas para mergulhar.

No batismo, o mergulhador não precisa se preocupar com nada: ele será acompanhado a todo momento por um instrutor credenciado, que irá guiá-lo e se certificar que o mergulho seja agradável e seguro.

O batismo não dá direito a nenhuma certificação, mas certamente será a sua porta de entrada para o mundo subaquático. Se você gostar da experiência e quiser repetir, poderá fazer outro mergulho batismo ou iniciar seu curso de certificação.

Curso de mergulho em Arraial do Cabo

Se você se interessa em fazer um curso de mergulho em Arraial do Cabo, poderá contar com algumas opções. De uma forma geral, os mais buscados são:

  • Básico / Open Water Diver | essa modalidade permite mergulhos de até 18m de profundidade. Pode ser realizado em 3 dias, incluindo aulas teóricas, mergulho em piscina e mergulhos em alto-mar.
  • Avançado, Advanced Open Water Diver | com essa certificação o mergulhador pode ir até os 30m de profundidade. O avançado também pode incluir mergulhos noturnos, observação de naufrágios e outras aventuras. O curso avançado pode ser realizado em 2 dias, mas é preciso ter feito o curso básico anteriormente.

Melhor época para mergulho em Arraial do Cabo?

Mergulhar em Arraial do Cabo é uma atividade que pode ser feita durante todo o ano.

O fundo do mar de Arraial do Cabo é repleto de peixes, tartarugas e outras espécies independente da época, graças a um fenômeno que acontece no local chamado ressurgência: uma corrente que traz águas mais profundas, claras e frias, além de ricas em nutrientes, para camadas superficiais no oceano.

Mergulho em Arraial do Cabo - Peixes de Coral
Peixes coloridos que vivem próximos aos corais
Mergulho em Arraial do Cabo  - Peixe Frade
Um enorme peixe Frade. Eles costumam a nadar em casais.

Pontos de mergulho em Arraial do Cabo

O mar em Arraial do Cabo é dividido em mar de dentro e mar de fora marcados com o pin azul no mapa. Os pins amarelos são alguns dos muitos pontos de mergulho.

Mar de dentro

No mar de dentro, que fica entre o continente e as ilhas de Porcos e a ilha de Cabo Frio, os mergulhos tendem a ser mais simples e menos profundos – entre 10m e 15m. Essas condições são ideais para o batismo ou para quem não tem muita experiência mergulhando.

Alguns pontos de mergulho em Arraial do Cabo situados no mar de dentro são: Enseada do Cardeiro, Ilha de Porcos (alguns pontos), Abobrinha, Anequim e Ponta Leste. Estes são os pontos ideais para avistar tartarugas, peixes que vivem próximos aos corais, cavalos marinhos e até raias.

Mergulho em Arraial do Cabo - Peixe Cirurgião
Peixe Cirurgião ou Caraúna
Mergulho em Arraial do Cabo  - Arraia treme treme
Arraia Treme-Treme. Ela dá descargas elétricas para atordoar as presas antes de comer

Mar de fora

Já o mar de fora, que fica após as ilhas de Porcos e a ilha de Cabo Frio , é o mar aberto. Nessa parte, os mergulhos são mais profundos e com uma complexidade maior, ideal para mergulhadores avançados.

Alguns pontos de mergulho do mar de fora chegam a alcançar os 40m de profundidade. Pontos como Oratório, Ferreiro, Gruta da Camarinha, Gruta Azul e os Naufrágios Harlingen e Dona Paula necessitam de boas condições de vento e mar para uma boa experiência.

No mar de fora é mais comum encontrar peixes de passagem, que são maiores e não residem nessas águas, mas passam por lá no seu processo migratório.

Mergulho em Arraial do Cabo - Ciliares
Peixe Anjo ou Ciliares

Mergulhar em Arraial do Cabo – e a temperatura da água?

Devido ao fenômeno da ressurgência, que traz as águas mais profundas para a superfície, a temperatura das águas de Arraial do Cabo fica entre os 13 e os 22 graus. Ou seja, varia entre o frio e o gelado demais.

Se serve de consolo, é possível dar sorte uma vez ou outra – eu mesmo já mergulhei com água a 27 graus. Mas não espere muito por isso, pois é raro.

E se serve de estímulo, encare a água gelada: o mergulho em Arraial do Cabo irá te recompensar com um lindo cenário!

Com quem fazer o mergulho em Arraial do Cabo?

Há 6 anos eu mergulho em Arraial do Cabo com a Dive Point, uma operadora que está na cidade há mais de 15 anos, que preza pela qualidade no atendimento e segurança. Os mergulhos saem com no máximo 12 mergulhadores – dessa forma, eles conseguem dar atenção e tratamento individualizado para cada um dos mergulhadores.

Uma coisa bem legal é que a Dive Point não limita o mergulho pelo tempo, e sim pelo consumo de ar. Se você vai num mergulho de batismo ou se já é credenciado, seu mergulho irá terminar quando o nível de ar chegar na quantidade mínima permitida.

O contato da Dive Point é o Beto no telefone (21)96429-0895.

E aí, vamos mergulhar em Arraial do Cabo?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!