Escrito por Adriana
27 de dezembro de 2015
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Se sua estadia em Joanesburgo for curta e você tiver que escolher apenas um lugar pra ir, siga direto pro Museu do Apartheid. O museu é uma imersão na história do país e é simplesmente impossível sair de lá indiferente a tudo que você vai ver.

Uma mistura de sentimentos tomou conta da gente durante e depois a visita. Muito emocionante, mesmo.

Uma coisa é lembrar do que foi o Apartheid pelo que chegava até a gente pela mídia.

Outra é termos acesso aos detalhes desse regime que existia até bem pouco tempo atrás. É sair do museu e ver que a história ainda está bem viva, que as consequências desse regime fazem parte do dia-a-dia dos sul-africanos, principalmente em Joanesburgo.

Museu Apartheid
Museu do Apartheid: tributo a Mandela

Conheça o Museu do Apartheid em Joanesburgo

Como chegar

Para visitar o Museu do Apartheid, você pode fechar um tour com agência, que normalmente oferece um dia de passeio combinando o museu com um city tour e uma visita a Soweto.

Se quiser uma opção prática, é uma boa usar o ônibus hop-on hop-off Joanesburgo. Uma das paradas é justamente no Apartheid Museum.

Como é a visita

Já na entrada os visitantes são recebidos com uma simulação de como era viver em uma sociedade racialmente segregada.

O Museu do Apartheid tem duas entradas, rotuladas de “brancos” ou “não brancos” e, dependendo do bilhete que você recebeu na entrada (selecionado aleatoriamente), deverá seguir uma das duas.

Entrada do Museu do Apartheid
Entrada do Museu do Apartheid
Museu do Apartheid
Corredor do Museu do Apartheid logo após a entrada

Quando o Partido Nacional (da minoria branca) assumiu a liderança do país em 1948, a segregação racial tomou conta de vez e a situação só piorou.

Áreas urbanas foram separadas por grupos sociais, atribuiu-se a todos os cidadãos uma categoria racial distinta, toques de recolher para não brancos tornaram-se rotina, a violência cresceu absurdamente.

Olha, é tanta barbaridade que não dá pra contar, acho que a gente não digeriu tudo aquilo até hoje.

Nós nos perdemos em tanta riqueza de detalhes dessa história tão marcante. Foram 2 horas bem corridas que passamos no Museu Apartheid e não foi o suficiente.

Tivemos que acelerar o passo na última parte, que aborda o mandato de Mandela, eleito presidente em 1994.

O Museu do Apartheid tem uma estrutura multimídia muito boa e conta toda essa história através de filmes, fotos, textos e objetos, de forma bem interativa.

Pra quem quer saber mais sobre o Apartheid e entender melhor essa história tão marcante e recente da África do Sul, não dá pra deixar de ir a esse museu.

Museu Apartheid

Já sabe onde se hospedar em Joanesburgo?

Se você ainda não definiu sua acomodação em Joanesburgo, aproveite nossas dicas: a maioria das opções de acomodação ficam concentradas na região norte da cidade. Alguns bairros recomendados são Melville, Rosebank e Melrose.

Em Melville, um bairro cheio de jovens e com a noite animada, nossa sugestão de hospeddagem é o Motel Mi Pi Chi. Se quiser uma estadia memorável, fique no Protea Hotel Fire & Ice Johannesburg Melrose Arch, localizado em Melrose, o bairro luxuoso de Joburg. E no movimentado bairro Rosebank, uma boa pedida é o hotel Once in Joburg.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da África do Sul: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem.

Não esqueça o seguro viagem!

Não importa o destino, nós sempre fazemos um seguro viagem para todas nossas viagens. E para Joanesburgo não foi diferente. Felizmente não precisamos usar, mas já tivemos que acionar o seguro em outras viagens e foi a maior tranquilidade pra gente – e pro nosso bolso.

Nós recomendamos fazer uma pesquisa pela nossa página de seguros, por lá você consegue comparar preços entre todas as seguradoras confiáveis. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Se ainda tiver dúvidas, veja o nosso post sobre Seguro Viagem na África Sul, lá tem o passo a passo de como contratar o seu seguro.

E se quiser assistir aos melhores momentos da nossa viagem a Joanesburgo, veja esse vídeo:

E aí, vai incluir o Museu do Apartheid em seu roteiro de Joanesburgo?

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário