O que fazer em Joanesburgo: 6 atrações imperdíveis e dicas de viagem | Em Algum Lugar do Mundo

O QUE FAZER EM JOANESBURGO: 6 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

Vai viajar para África do Sul e passar por Joanesburgo? Confira aqui as principais atrações da cidade e veja o que não deve ficar de fora do seu roteiro.

  • Adriana
  • -
  • 11 de setembro de 2019
  • 2 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Joanesburgo é considerada o pólo econômico da África do Sul. Encontramos por lá uma selva de concreto, com muitos edifícios e estradas, além de muito trânsito. Mas encontramos também muitos sorrisos, muita história e cultura.

Nós passamos alguns dias na cidade e reunimos nesse posts as melhores dicas sobre o que fazer em Joanesburgo. Confira as 6 principais atrações que não podem faltar no seu roteiro, além de dicas importantes para aproveitar ao máximo sua viagem.

Confira o que fazer em Cape Town: 10 principais atrações e dicas para seu roteiro.

Onde ficar em Joanesburgo

Antes de conferir o que fazer em Joanesburgo, vamos falar de hospedagem. Afinal, escolher onde se hospedar em Joanesburgo é fundamental para você aproveitar essa viagem.

Definir o lugar ideal para se hospedar na cidade pode parecer um problema a princípio, pois sabemos que os índices de violência em Joanesburgo chamam atenção.

Mas a boa notícia é que existem áreas boas e seguras pra ficar. Aliás, a maioria das opções de acomodação ficam concentradas na região norte. Esses são os bairros recomendados de Joanesburgo:

Melville

Melville é um bairro jovem, sendo a melhor opção para quem quer curtir bares, restaurantes e a noite da cidade. Nós sugerimos se hospedar aqui, no Motel Mi Pi Chi: o staff é super atencioso, o quarto é bem confortável e dá pra andar à pé com tranquilidade pelas redondezas, o que não é algo muito comum para Joanesburgo.

Rosebank

É uma área bem movimentada, com galerias, mercados, feiras de rua descoladas e um grande shopping center. Uma ótima pedida de hotel aqui é o Once in Joburg.

Melrose

Melrose fica ao lado de Rosebank e é uma área bem calma e simpática, considerada uma região mais de luxo em Joanesburgo. Ótimas opções de bares e restaurantes, além de mercados e lojas diversas. Se quiser uma hospedagem inesquecível, fique no Protea Hotel Fire & Ice Johannesburg Melrose Arch.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da África do Sul: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem.

O que fazer em Joanesburgo: as 6 principais atrações

Muita gente acaba visitando Joanesburgo “sem querer”, por ter que passar por lá pra ir pra Cape Town ou outros lugares da África do Sul. Se esse for o caso, vale estender a estadia por uns dias e aproveitar pra conhecer o que a cidade tem a oferecer.

Em um primeiro momento, tivemos a sensação de que não havia tanto o que fazer em Joanesburgo. Engano: nossos dias foram cheios de atividades, e o turismo em Joanesburgo acabou nos surpreendendo. Foi realmente marcante aprender mais sobre a história e cultura desse país.

Listamos aqui os 6 principais pontos turísticos de Joanesburgo para você conhecer em sua visita à cidade:

  1. Museu Apartheid
  2. Constitution Hill
  3. Carlton Centre
  4. Maboneng
  5. Braamfontein
  6. Soweto

1. Museu Apartheid

O Museu Apartheid é parada mais do que obrigatória em Joanesburgo. Ele conta a história do Apartheid, esse sistema de discriminação racial mundialmente conhecido – e que tomou conta da África do Sul a partir de 1948. Foi nesse ano que o governo de minoria branca assumiu o poder, estendendo-se até 1994, quando foram realizadas as primeiras eleições democráticas no país.

O museu tem um formato bem interativo, com muitos vídeos e textos para serem digeridos. Separe 2 horas no mínimo pra se perder no meio de tanta informação – e tanta emoção também. Pra nós, esse tempo não foi suficiente. Fizemos um post relatando nossa visita ao Museu Apartheid, não deixe de ler.

O_Que_Fazer_em_Joanesburgo
Apartheid Museum

2. Constitution Hill

O que antes era um dos lugares mais opressivos da África do Sul, hoje em dia é uma verdadeira celebração à democracia e à liberdade, mostrando como o país ganhou de volta sua liberdade e agora protege os direitos de seus cidadãos.

O Consitution Hill é imenso, ali inclusive ficava uma prisão. Atualmente podemos visitar e ver de perto uma parte da trágica história desse país, com todas suas injustiças sociais, culturais e políticas. É também no Constitution Hill que fica a sede do novo Tribunal Constitucional, desde 1995.

Para quem busca o que fazer em Joanesburgo com a intenção de conhecer melhor a história do país, esse lugar é imperdível.

Ao chegar lá, informe-se sobre a visita guiada sem custo adicional – para nós fez toda a diferença.

O_Que_Fazer_em_Joanesburgo
Celas do presídio em Constitution Hill
O_Que_Fazer_em_Joanesburgo
Constitution Hill

3. Carlton Centre, Downtown

O Carlton Centre é o edifício mais alto da África do Sul, com 50 andares e 223 metros de altura. Fizemos uma visita guiada ao topo do prédio, de onde se pode ter a melhor vista de Joanesburgo. Na parte subterrânea do prédio há um shopping center enorme, que nós não chegamos a visitar.

Fora o Carlton Centre, não há muito o que fazer em Joanesburgo nessa área central. Constatamos que a área é mesmo perigosa quando pediram pra que nós esperássemos a chegada do guia pra andarmos por ali. Ele foi nos buscar praticamente dentro do ônibus e nos acompanhou o tempo todo pelas ruas.

Essa região já foi o centro financeiro e de negócios de Joanesburgo mas, como consequência do Apartheid, as empresas foram deslocadas pra área norte da cidade, deixando no centro um ar um pouco decadente.

O_Que_Fazer_em_Joanesburgo
Vista do Carlton Centre

4. Maboneng

Maboneng significa “Lugar de Luz”. O bairro, que fica bem próximo ao centro de Joanesburgo, é bem estiloso e tem um jeito único. Ao planejar o que fazer em Joanesburgo, não deixe Maboneng de fora do roteiro.

A área era bem perigosa, mas hoje em dia foi revitalizada e está repleta de restaurantes e cafés bem agradáveis, oferecendo ainda opções pra quem quer curtir a noite.

Nós contamos nesse post de Maboneng nossas impressões sobre o bairro. Programamos nossa ida num domingo pra aproveitar o Market on Main, uma feira de artesanatos e gastronomia que acontece aos domingos no Arts on Main, um espaço com galerias, exposições e boutiques.

O_Que_Fazer_em_Joanesburgo
Maboneng

5. Braamfontein

Destino certo dos descolados e de quem curte moda, Braamfontein é o local “fashion” de Joanesburgo. Por aqui se encontram várias lojas diferentes, com venda de peças exclusivas.

Aos sábados acontece o Neighbourgoods Market, feira com roupas, acessórios e gastronomia.

Infelizmente nosso tempo já estava curto ao chegarmos em Braamfontein, tivemos pouco tempo pra ficar por lá, mas o passeio é bem interessante.

6. Soweto

Dizem que nenhuma visita à África do Sul está completa se você não conhecer uma township. Soweto é a maior da África do Sul.

Considerado um distrito, uma cidade dentro da cidade, ou ainda uma favela, a verdade é que Soweto não para de crescer. Atualmente se fala em 4 milhões de pessoas morando lá!

O Soweto de uma década atrás ou de até duas décadas (ainda época do Apartheid) é bem diferente do que se vê hoje. Lá vemos a pobreza extrema, mas vemos também shoppings, casarões, o maior hospital do mundo, um estádio de primeiríssima e muito mais. 

Confira como foi nossa visita ao Soweto e aproveite as dicas caso queira conhecê-lo.

Soweto fica a 17 km de Joanesburgo. Pra ir até lá, você pode aproveitar o ônibus hop-on hop-off, ou ainda fechar o tour com uma agência. Mas fica a dica: uma das melhores experiências que você pode ter por aqui é fazer o tour de bicicleta.

O_Que_Fazer_em_Joanesburgo
Orlando Towers em Soweto

Como circular em Joanesburgo

Essa é uma daquelas cidades em que vale muito a pena pegar um clássico ônibus hop-on hop-off, que te permite conhecer os principais pontos turísticos de Joanesburgo em 1 ou 2 dias de forma bem prática.

E se você pretende visitar Soweto, dá para comprar o hop-on hop-off Soweto + Joanesburgo, uma tremenda mão na roda.

Outras opções são táxi/Uber. Usamos bastante Uber por lá e funcionou muito bem. Os táxis são mais difíceis de pegar, além de muitos deles não usarem taxímetro – portanto combine o valor no embarque.

De uma forma geral, caminhar pelas ruas não é muito recomendado – principalmente à noite. Algumas exceções são os bairros de Melville, Maboneng e Braamfontein, mas sempre confirme no seu hotel se é seguro caminhar pelos arredores.

Confira no mapa as principais atrações de Joanesburgo:

Quanto tempo ficar em Joanesburgo

A realidade é que muita gente acaba não tendo Joanesburgo como destino final da viagem, passando apenas um dia ou mesmo algumas horas por lá.

Minha recomendação é que, já que vai passar por lá, separe no mínimo dois dias cheios para visitar os principais pontos turísticos de Joanesburgo.

Nós ficamos quase uma semana por lá e gostamos, mas em 48 horas dá pra conhecer o básico e aproveitar bem.

Nós conseguimos visitar os principais pontos turísticos de Joanesburgo em nossa curta estadia pela cidade. O negócio é se programar com antecedência e planejar o que fazer em Joanesburgo durante sua estadia, para aproveitar ao máximo essa experiência.

Viagem Protegida: não se esqueça do seguro

Vamos lembrá-lo de aproveitar o planejamento da sua viagem para a África do Sul e incluir um seguro de viagem, pra evitar maiores dores de cabeça sem necessidade.

Se sua viagem for de férias, recomendamos sempre comparar preços e escolher a opção que melhor se encaixa às suas necessidades.

Um bom lugar pra fazer essa pesquisa é a Segurospromo, que já deixa você pesquisar e comprar online. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Seguros Promo

Assista aqui ao vídeo com os melhores momentos da nossa passagem por Joanesburgo:

Curtiu nossa lista com o que fazer em Joanesburgo? Você acrescentaria outro lugar no roteiro?

Se você vai pra África do Sul e quer incluir uma parada em Joanesburgo, fique sabendo: você não vai encontrar uma cidade bonita. Mas tenha certeza que uma viagem a turismo em Joanesburgo pode ser impactante e surpreendente. Nossa opinião é: vale a pena sim uma visita!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

África do Sul: explore

2 comentários em “O QUE FAZER EM JOANESBURGO: 6 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS”

  1. Júlia Martins disse:

    Adriana, vocês contrataram qual agencia de turismo para fazer os passeios? Pelo seu post de primeiras impressões entendi que era perigoso visitar certos lugares com guia, como vou para lá em Fevereiro gostaria de saber o que você recomenda.
    Obrigada!

    1. Caio Farias disse:

      Olá Júlia, a gente lá andou de Uber e fizemos passeios pela cidade com aqueles ônibus Hop On Hop Off, ele passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!