Planejamento Financeiro Para Viajar: 7 Passos | Em Algum Lugar do Mundo

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA VIAJAR: 7 PASSOS

Saiba como fazer um bom planejamento financeiro para viajar. Confira os 7 passos para garantir que sua próxima viagem caiba no seu orçamento!

  • Adriana
  • -
  • 24 de outubro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Atualizado em 22 de abril de 2017.

Você é daqueles que ainda não terminou de pagar sua última viagem e já está pensando na próxima? Chega aqui que a gente te entende! Não importa o valor do dólar ou qual o cenário econômico: a vontade de fazer as malas e se jogar no mundo faz parte da gente. E é nesse contexto que se torna indispensável fazer um bom planejamento financeiro para viajar.

Muitas vezes temos a impressão de que toda viagem que planejamos parece não caber no nosso orçamento. Mas com um bom planejamento financeiro, é possível fazer a viagem dos sonhos sem ter que vender um órgão ou se lotar de dívidas.

Quer saber como garantir que a sua próxima viagem caiba no seu bolso?

Veja como fazer um planejamento financeiro para viajar em 7 passos:

Passo 1: Reveja suas finanças`

Antes de mais nada, é preciso avaliar a sua situação financeira. Muitas vezes nos empolgamos com a ideia de viajar pelo mundo sem sequer dar conta de pagar as contas no fim do mês. O primeiro passo é realizar um diagnóstico de suas finanças e saber exatamente quais são seus ganhos e despesas.

planejamento financeiro para viajar - calculando os gastos
Analise suas contas e saiba onde você gasta seu dinheiro

Muitas pessoas se endividam pra pagar uma viagem, já estando com outras contas pendentes por aí. Nossa opinião sobre isso: não concordamos. Acerte seus ponteiros, pra que você guarde apenas boas lembranças da sua viagem, sem mais dívidas e dores de cabeça.

Passo 2: Junte grana

Não existe mistério: já que o dinheiro não caiu do céu nem brotou na sua carteira, seu caminho é um só: poupe! Se você quer mesmo viajar, analise tudo aquilo de está a seu alcance e que pode ser convertido em um dinheiro extra.

Quer alguns exemplos do que fizemos pra juntar grana pra nossa viagem? Entregamos apartamento e vivemos na casa de familiares por quase um ano, vendemos carro, móveis e eletros, cortamos restaurantes e limitamos nossas saídas, e a lista segue extensa. (Para saber mais, veja quanto custa uma volta ao mundo).

Se você não está no vermelho, mas também não sobra muita grana no final do mês, é hora de pensar nos sacrifícios que você está disposto a fazer pra realizar a tão sonhada viagem.

Não sabe por onde começar? Seguem aqui alguns exemplos de como juntar uma grana:

planejamento financeiro para viajar - keep calm and save money
Reveja e corte seus gastos
  • Organize suas contas: Separe o valor que você precisa para suas despesas fixas. Do que sobrar, separe uma quantia para sua viagem e considere ela também como uma despesa fixa. Ou seja, por motivo NENHUM mexa nessa quantia.
  • Reveja seus hábitos: Quanto custa a comodidade do taxi, uma ida ao shopping, a unha no salão de beleza, o cafezinho pós almoço, o restaurante do fim de semana? Muitas vezes nós nem sabemos exatamente qual nosso gasto mensal com esses itens, sem perceber o impacto que eles causam no nosso orçamento. Sim, estamos falando de sacrifício. Mas estamos falando de comprometimento em fazer um bom planejamento financeiro para viajar, certo?
  • Venda o que você não usa: treine o desapego e se desfaça daquela roupa que você só usou duas vezes, ou aquele móvel que está encostado na sua casa sem fazer a menor diferença. Fale com seus amigos, venda pela internet. Qualquer grana que entrar será muito bem vinda!
  • Trabalhe mais: Descubra algo em que você é bom, ou que te dê prazer, e faça disso uma fonte de renda. Curte fotografia, sabe inglês, gosta de cozinhar, saca de webdesign? Passe seu conhecimento adiante e faça uma grana extra! Se você ganha hora extra no seu trabalho, foque nele e aproveite pra produzir mais por lá. Mas nada de ficar enrolando, gaste seu tempo sendo produtivo!

Passo 3: Defina seu destino de viagem

Já sabe pra onde ir? Não se esqueça que a escolha do destino pode ser determinante pra sua viagem se manter dentro do planejado. Cada lugar implica em um gasto diferente, já que os preços de passagem, acomodação, alimentação e atividades irão variar.

Se você está no Brasil, viajar pela América do Sul tende a ser mais barato. Ainda assim, você gastará mais indo para o Chile do que para a Argentina, por exemplo. Uma viagem para Europa costuma ser mais cara, mas pode ser viável com uma passagem em promoção. Por exemplo, se você deseja viajar para Portugal, sugiro que fique de olho em promoções de passagens aéreas pelo SkyScanner.

Lembre-se que passagem aérea é um dos maiores pesos no orçamento de viagem. Por isso, pesquise com antecedência e fique de olho nas promoções. Para saber como economizar nesse quesito, dá uma olhada nas 10 dicas para comprar passagens aéreas baratas que já demos aqui no blog.

Passo 4: Estime os custos de viagem de acordo com o destino escolhido

Depois que você escolheu pra onde ir, o próximo passo é pesquisar o custo de vida local e estimar seus gastos. Gaste um bom tempo pesquisando na internet e você terá todas as respostas, podendo estipular qual será seu gasto por dia de viagem.

planejamento financeiro para viajar - carteira
Estime seus gastos de acordo com o destino escolhido

Calcule o quanto irá gastar com refeições, passeios, transportes, acomodação, compras, e ainda considere um gasto extra. Leia guias de viagem, pergunte a alguém que já visitou o local, vá atrás de dicas e descontos. Alguns sites bacanas que podem ajudar são o Quanto Custa Viajar, Budget Your Trip (em inglês) e Numbeo (em inglês). Eles fazem um bom levantamento sobre o custo de vida em diversos lugares do mundo. Pode acreditar, dá pra economizar muito pesquisando com antecedência!

Não se esqueça que, dependendo do destino escolhido, o dinheiro ainda tem que cobrir vistos, vacinas, seguro viagem e outras eventuais despesas. Alguns desses gastos terão valor fixo (como vistos), mas em outros também dá pra economizar. Leia o que falamos sobre como escolher o melhor seguro viagem e você vai ver que também dá pra salvar uma graninha se pesquisar direito.

Fazendo esse dever de casa, você terá uma noção bem real do quanto de fato irá gastar na sua viagem, podendo se preparar ainda melhor pra economizar e se manter firme no seu planejamento financeiro.

Passo 5: Veja a melhor forma de levar dinheiro para a viagem

Agora que você já sabe o quanto irá gastar, o próximo passo é pensar na conversão do dinheiro. Com os valores estimados no seu planejamento financeiro de viagem, programe-se com antecedência para adquirir a moeda estrangeira. Recomenda-se que a compra seja feita com antecedência e em partes: assim você garante um valor médio das variações cambiais do período.

Aproveite também para se informar sobre as taxas de cartão de crédito, cartões do tipo Visa Travel Money, e as diversas opções disponíveis pra você levar seu dinheiro pra viagem. Quanto mais informações para fugir das taxas, melhor!

Passo 6: Defina a duração da sua viagem

Uma conclusão que chegamos logo que iniciamos nosso planejamento financeiro para viajar: quanto mais tempo você viaja, menos você gasta. Como assim?

planejamento financeiro para viajar - dólares
Veja o seu dinheiro render fazendo as escolhas certas

O gasto que você tem ao ficar no mesmo lugar por 30 dias é proporcionalmente menor do que permanecer por apenas 15 dias. Alguns gastos se diluem por dia de viagem, como os de passagem aérea por exemplo.

Faça uma estimativa de qual será o seu gasto diário em uma viagem de 1 semana. Depois acrescente alguns dias e veja qual impacto isso causa no seu orçamento final. Isso não se aplica se você fizer muitos deslocamentos na viagem, ou se incluir uma atração ou jantar caros todos os dias.

Passo 7: Escolha a data certa para viajar

Fuja da alta temporada! Sempre que possível, planeje sua viagem para períodos fora da alta estação. Tudo é mais barato, mais vazio e mais fácil. Existem algumas exceções: não adianta você querer curtir o visual do Vietnã e só pegar chuva, ou querer agitação em Punta del Este e chegar lá com tudo fechado.

Mas a maioria dos lugares permitem que você aproveite sua viagem ao máximo, com os menores preços e as melhores condições. Mais uma vez, pesquise bastante e analise a melhor relação custo-benefício para definir a data da sua viagem.

Gostou do post? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas de viagem!

em algum lugar do mundo no facebook

Além de um bom planejamento financeiro, existem várias outras formas de conseguir economizar para realizar uma viagem dos sonhos. Veja as dicas que já demos aqui:

Pronto para começar e partir pra próxima viagem? Tem alguma outra dica de como manter o controle e ter sucesso no seu planejamento financeiro para viajar?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

A felicidade de quem estacionou o quarto do hotel e vai dormir em frente a praia no Caribe costa riquenho! Valeu @nomad_america !#emalgumlugardomundo #costarica #puntauva #destinosimperdiveis #visitcostarica

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!