Roteiro Berlim: o que fazer em 3 a 4 dias de viagem

ROTEIRO BERLIM: O QUE VER EM 3 OU 4 DIAS NA CIDADE

Confira dicas para montar um roteiro super completo pela capital alemã

  • Adriana
  • -
  • 26 de março de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Buscando dicas de roteiro em Berlim para uma viagem perfeita de 3 a 4 dias? Nesse post daremos as melhores dicas para você planejar sua viagem pela capital alemã, incluindo as atrações mais imperdíveis da cidade.

Roteiro Berlim: dicas para planejar sua viagem

Visão geral

A princípio, parece tarefa difícil montar um roteiro de Berlim em tão pouco tempo. São centenas de museus, pontos históricos, uma cena alternativa efervescente e diversos monumentos que contam a história recente da Europa e do mundo.

A boa notícia é que dá SIM para conhecer o essencial de Berlim em pouco tempo.

A dica principal é montar um roteiro por Berlim que explore uma região da cidade por dia. Assim você conhece as principais atrações de uma área específica, antes de partir pra próxima.

Para facilitar sua vida, montamos um roteiro de 3 e 4 dias em Berlim super completo, detalhado e cheio de dicas imprescindíveis para você conhecer o melhor da capital alemã em pouco tempo.

Mas antes, confira algumas dicas fundamentais para seu roteiro em Berlim dar certo:

Ingressos, transporte e descontos

Se você tem pouco tempo na cidade, a dica mais importante é se planejar com antecedência e comprar o Berlin City Pass: é com ele que você define seu transporte e compra ingressos com antecedência, e o melhor – com um desconto que vale MUITO a pena.

Esse passe inclui a entrada para o Palácio Reichstag e para a Torre de TV (sem filas!), transfer do aeroporto, cartão do metrô e ônibus hop on hop off pela cidade. Além disso, ainda garante 20% de desconto nos principais museus e atividades da cidade.

Hospedagem

Quer garantir uma ótima localização por um preço justo? Pois saiba que definir sua hospedagem em Berlim com antecedência é fundamental para garantir uma boa experiência na cidade.

Um ponto de observação na hora de escolher seu hotel é a proximidade com o transporte público. Como tudo funciona super bem, vale muito a pena escolher uma acomodação próxima ao metrô para facilitar a vida.

Nós nos hospedamos no Circus Hotel que é lindo, com serviço excelente e tem uma localização perfeita, colado no metrô.

Tem também o Circus Hostel, uma opção mais econômica também do ladinho do metrô e que mantém o padrão de qualidade da rede.

Nós já demos dicas detalhadas de onde ficar em Berlim, com recomendação de hotéis e descrição dos principais bairros. É só conferir!

Vista-se apropriadamente

Coloque um calçado confortável na mala, porque você vai caminhar bastante. o tênis será seu melhor amigo.

E se estiver muito frio, garanta um casaco bem quente, além de muitas camadas por baixo. Não deixe que a temperatura baixa atrapalhe suas andanças por Berlim: o negócio é estar bem preparado!

Primeira vez na terra do chucrute e da salsicha? Confira nosso Guia Prático da Alemanha: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem ao país

Roteiro Berlim: sugestão para 3 a 4 dias de viagem

Confira nossa sugestão de roteiro Berlim dia-a-dia. Separamos as principais atrações da cidade por região e dividimos todos os pontos turísticos em um roteiro de 3 a 4 dias de viagem:

Roteiro Berlim | Dia 1

Parlamento, Portão de Brandenburgo, Memorial do Holocausto, Potsdamer Platz, Topografia do Terror e Checkpoint Charlie

Parlamento Alemão

Comece o dia no Reichstag, o Parlamento Alemão. Esse prédio em estilo neoclássico foi construído entre 1884 e 1894 e se tornou palco de diversos eventos importantes para a história alemã.

Roteiro Berlim - Reischtag
Reichstag

Entre eles o Incêndio do Reichstag, em 1933, um acontecimento importante para o estabelecimento do Terceiro Reich e do nazismo.

A cúpula foi completamente danificada no incêndio e foi reconstruída em 1999 com vidro e aço.

Hoje em dia, é possível subir na cúpula e há até um restaurante lá em cima.

Dica | A entrada no Reichstag é gratuita, mas deve ser reservada com pelo menos dois dias de antecedência pelo site oficial do Parlamento. Aqui você tem todas as informações sobre a visita ao Reichstag, incluindo horários de funcionamento e como se registrar de última hora.

Como chegar | Hauptbahnhof, a estação central de trens de Berlim, está a apenas 15 minutos de caminhada do Reichstag. Pelo caminho você vai poder ver o Kanzleramt, onde trabalha a Merkel, e à sua esquerda estará o Reichstag. Se estiver frio ou você não quiser andar, você pode pegar o metrô U55 por uma estação e sair direto no Parlamento.

Portão de Brandemburgo

O Brandenburger Tor se tornou um marco da reunificação alemã após a queda do muro e também o símbolo de Berlim, atraindo milhões de turistas todos os anos.

Roteiro Berlim - Portão de Brandeburg
Portão de Brandemburgo

Sobre o portão, construído entre 1788 e 1791, está a estátua da Quadriga, uma carruagem com quatro cavalos. Esta estátua imensa já foi tirada de cima do portão três vezes e, em uma delas, foi roubada por Napoleão Bonaparte em 1806, ficando por nove anos na França.

Dica | Em frente ao Portão de Brandenburgo está a Pariser Platz. Pare na banquinha para tomar uma cerveja alemã e provar um currywurst, salsicha com curry, o prato mais berlinense que existe. No verão, há mesas para sentar e aproveitar o sol no point mais interessante de Berlim.

Como chegar | O Portão de Brandenburgo está logo ao lado do Parlamento, cercado pelas embaixadas dos Estados Unidos, da Rússia e do Reino Unido. Ali está também o famoso hotel Adlon, onde Michael Jackson balançou seu bebê pela janela em 2002.

Memorial do Holocausto

Atravesse o Portão de Brandenburgo e vire à esquerda para chegar ao Memorial do Holocausto, uma obra com 2.711 blocos de concreto em diferentes tamanhos.

Roteiro Berlim - Memorial do Holocausto
Memorial do Holocausto

Inaugurado em 2005, o memorial tem ainda um anexo subterrâneo chamado “Local da Informação”, onde estão os nomes de todos os judeus conhecidos que morreram no Holocausto.

Logo em frente ao memorial está a estátua em homenagem a Goethe, o escritor alemão mais famoso de todos os tempos, e também o Memorial aos homossexuais perseguidos pelo nazismo. 

Como chegar | O Memorial aos judeus está a apenas uma quadra do Portão de Brandenburgo, em frente ao Tiergarten, um parque gigantesco.

Potsdamer Platz

Continuamos o nosso roteiro em direção sul, rumo à Potsdamer Platz, um dos centros mais modernos de Berlim.

Essa região foi quase completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, e continuou sendo um descampado vazio até a metade dos anos 2000.

Roteiro Berlim - Potsdamer Platz
Potsdamer Platz

Muito tempo após a queda do muro, a Potsdamer Platz recebeu investimentos pesados e hoje possui grandes centros comerciais, entre eles a sede da empresa nacional de trens alemã, bibliotecas e mais uma infinidade de coisas.

Tome um café no Sony Center e aprecie a arquitetura da abóbada de metal que repousa sobre os edifícios.

No mesmo local você também encontra a Legoland, boa dica para quem viaja com crianças.

À esquerda fica a Leipziger Platz, onde tem o Museu da Espionagem, uma exposição permanente de Salvador Dalí e a torre da DDR, de onde os guardas da Alemanha comunista vigiavam o muro.

Dica | No meio da praça está um relógio que simboliza o primeiro semáforo da Alemanha, construído para regular o tráfego do crescente número de carros que enchiam a capital em 1924.

Como chegar | Do Memorial aos judeus, caminhe 10 minutos pela Ebertstrasse para chegar à Potsdamer Platz. À sua direita está a praça em si, o Sony Center e todas as opções de entretenimento.

Topografia do Terror

A sudeste da Potsdamer Platz está um dos museus mais impressionantes de Berlim, o Topographie des Terrors, construído no local onde ficava a sede da polícia nazista e da Gestapo.

Roteiro Berlim - Topografia do Terror
Topografia do Terror

Destruído completamente pelos bombardeiros dos aliados em 1945, o local foi transformado em museu em 1987.

A exibição acontece nas celas onde presos políticos eram torturados, mas o prédio não foi reconstruído, por isso o museu funciona a céu aberto. 

A visita à Topografia do Terror é gratuita e o local abre das 10h às 20h. Hoje em dia, funciona uma fundação dedicada a estudar e prover informações confiáveis sobre o Nacional Socialismo e a guerra.

Como chegar | partindo da Potsdamer Platz, caminhe em direção pela Stresemannstraße e vire à esquerda na Niederkirchnerstraße, onde fica a Topografia do Terror. 

Checkpoint Charlie

Termine seu primeiro dia em Berlim no símbolo da Guerra Fria: o Checkpoint Charlie era um posto de travessia erguido pelos americanos quando um muro cortava a cidade.

Roteiro Berlim - Checkpoint Charlie
Checkpoint Carlie

Este era apenas um dos muitos postos de controle espalhados por Berlim, mas era o único por onde os militares de ambos os lados podiam passar.

Com o fim da Guerra Fria, o posto foi restaurado em sua forma original e ao seu lado foi criado o Museu do Muro.

Dica 1 | Nos arredores do Checkpoint Charlie há dezenas de restaurantes para todos os gostos e orçamentos, então se a fome bater, perca-se nas ruas do centro de Berlim para encontrar algo que te agrade.

Dica 2 | Entre a Topografia do Terror e o Checkpoint Charlie está o maior pedaço do muro de Berlim que mostra a sua face externa. Ali também está o balão da WELT – uma revista alemã – onde você pode embarcar e ver a cidade de cima. 

Como chegar | são apenas 5 minutos de caminhada pela Zimmerstrasse da Topografia do Terror até o Checkpoint Charlie

Roteiro Berlim | Dia 2

Friedrichstraße, Catedral de Berlim, Ilha dos Museus, Alexanderplatz e Muro de Berlim (East Side Gallery)

Friedrichstraße

Comece o seu segundo dia em Berlim chegando à estação de trem de Friedrichstraße, que fica ao lado do rio Spree e atravessa o meio do centro da cidade.

Essa importante rua foi também destruída durante a Segunda Guerra e foi reconstruída apenas em 1990, tornando-se um importante centro comercial e cultural da cidade.

Caminhe em direção sul, rumo à Unter den Linden, e você passará por pontos importantes como o Admiral Palast, que é um teatro imenso, e a Dussmann, uma livraria de quatro andares que é o sonho de consumo de qualquer apaixonado por leitura.

Dica | Na Friedrichstraße também está a Galeria Lafayette, um centro comercial super importante na cidade, e diversas lojas e cafés.

Como chegar | A estação de Friedrichstraße é uma das estações centrais de Berlim, por onde passa a linha de metrô U6 e diversas linhas de trem locais e regionais. 

Catedral de Berlim e Ilha dos Museus

A nossa próxima parada é o Berliner Dom, a imensa Catedral de Berlim, com sua abóbada azulada e um imenso gramado na frente. Você pode visitar a igreja e até subir na cúpula.

À sua frente está o Lustgarten, o jardim da luxúria, um ótimo lugar para sentar-se no verão e curtir estar na presença de todos esse edifícios imponente.

Ao atravessar a ponte e chegar à Catedral, você já está na Ilha dos Museus, que abriga quatro museus importantíssimos e foi nomeada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Roteiro Berlim - Ilha dos Museus
Ilha dos museus com a Catedral de Berlim ao fundo

Dentro desta ilha fluvial estão o Museu Velho, Museu Novo, Museu Pérgamo, Museu Egípcio, Museu Bode e a Antiga Galeria Nacional.

Há sempre algum deles em reforma, então não conte que vai visitar todos.

Além disso, é melhor escolher um para ver, porque você precisaria de dias para percorrer todas estas galerias.

Dica | A peça de museu mais famosa de toda a Alemanha é o busto de Nefertiti, exposta hoje em dia no Museu Novo. A estátua da imperadora do Egito foi esculpida em 1345 a.C e foi encontrada por arqueólogos alemães apenas em 1912.

Como chegar | Caminhando pela Friedrichstrasse em direção sul, vire à esquerda na Unter den Linden e logo você verá o Berliner Dom e toda a Ilha de Museus.

Alexanderplatz e Torre de TV

Ao atravessar a Ilha dos Museus, você chegará no distrito de Nicolau, onde fica a Igreja de São Nicolau. É aqui que nasceu Berlim e esta é a igreja mais antiga da cidade.

Há também a Igreja de Santa Maria e, ao seu lado, uma maquete mostrando como eram os prédios da região antes da Segunda Guerra Mundial.

Você verá logo a imensa Fernsehturm, a Torre de TV – na verdade, Berlim é bem plana, então é possível avistar a torre de praticamente toda a cidade.

Roteiro Berlim - Torre de TV
Torre de TV em Berlim

É possível subir na Torre e ter a melhor vista da cidade, até porque a cúpula gira e você tem uma visão completa de Berlim. Os horários de funcionamento variam ao longo do ano e estão listados no site oficial da Torre, onde é possível comprar os ingressos e escolher o horário.

Na região também há muito o que ver, como a Prefeitura Vermelha, a Fonte de Netuno e o Relógio do Mundo, que mostra a hora local em todas as capitais.

Roteiro Berlim - relógio do mundo
Alexander Platz e o Relógio do Mundo

A Alexanderplatz é também um centro comercial importante, com lojas de todos os tipos, como Primark, Decathlon, H&M, C&A e tantas outras. 

Como chegar | A Alexanderplatz é grande e a Torre de TV está bem no meio. A Ilha dos Museus fica à Leste e o Relógio do Mundo e outras lojas à Oeste. 

Muro de Berlim (East Side Galery)

Finalize seu dia com uma visita a um dos maiores ícones da história da Alemanha: o Muro de Berlim.

É possível ver resquícios do muro em diferentes partes da cidade, mas sem dúvidas o ponto mais famoso é a East Side Gallery, ao longo do Rio Spree.

Roteiro Berlim - East Side galery
East Side Gallery

São mais de 1.300 metros conservados, sendo também uma das maiores galerias de arte do mundo. Por aqui você encontrará pinturas e grafites de diferentes artistas do mundo todo.

Toda essa arte é carregada de simbolismo, pois as pinturas representam a mensagem dos artistas em forma de protesto, lembrança e esperança por um futuro livre.

Como chegar | A East Side Gallery fica ao longo do rio Spree. Para chegar lá, a melhor alternativa é pegar o S-Bahn e seguir até a estação Warschauer Straße. E para chegar ao Memorial do Muro, pegue o S-Bahn e salte na estação Nordbahnhof.

Roteiro Berlim | Dia 3

KaDeWe, Igreja da Memória, Tiergarten + Coluna da Vitória, Museu de Arte Contemporânea e Berliner Unterwelten

KaDeWe (Kaufhaus des Westens)

No bairro de Charlottenburg fica a Kaufhaus des Westens, a famosa KaDeWe, a segunda maior loja de departamentos da Europa.

Construída em 1907, a loja tem diversos andares do que há de mais chique em roupas de grife, maquiagem, perfumes e mais.

Roteiro Berlim - KaDeWe
KaDeWe. Foto: Jochen Teufel / CC BY-SA

No terraço há um restaurante e um café que, apesar de caros, valem a visita. Nem todo mundo vai na KaDeWe para gastar, e é bem possível entrar apenas para admirar um mundo de riqueza.

A loja recebe 50 mil visitantes diariamente, que podem chegar a 100 mil na época do Natal. Mas os seus 60.000 metros quadrados fazem todo mundo caber tranquilamente.

Dica | A poucos metros da KaDeWe, no meio da avenida Tauentzienstrasse, fica uma escultura de metal que representa as duas metades da cidade, unidas e divididas em Berlim Ocidental e Berlim Oriental pelo muro durante os anos da Guerra Fria.

Como chegar | A KaDeWe fica a poucos metros da estação de Wittenbergplatz, que tem boas conexões de ônibus e onde chegam as linhas de metrô U1, U2, U4 e U3.

Igreja da Memória (Gedächtniskirche)

Na praça Breitscheidplatz está a Gedächtniskirche, a Igreja da Memória, que não foi reconstruída após a destruição na Segunda Guerra Mundial e se manteve como memorial de Guerra.

Roteiro Berlim - Igreja Memória
Igreja da Memória. Foto: Anagoria / CC BY

Lá dentro, você pode ver maquetes de como era a Igreja antes da guerra e mosaicos contando a história do Imperador Guilherme, o monarca que deu ordens para que a construíssem.

A Igreja está aberta diariamente das 9h às 19h e a entrada é gratuita.

E nos arredores da Igreja está o centro comercial mais efervescente de Berlim. Além da KaDeWe, há vários shoppings, como o Europa Center e o Bikini Berlin.

Ali também começa a Kurfürstendamm, uma avenida repleta de lojas de marca, mas também com várias lojas de departamento mais em conta.

Como chegar | saindo da KaDeWe, caminhe pela Tauentzienstrasse em direção oposta à estação de Wittenbergplatz e logo você verá a Igreja.

Tiergarten + Coluna da Vitória

Siga agora para Tiergarten, o maior parque de Berlim com bastante verde e áreas de recreação, corrida, jardins, lagos, etc.

Roteiro Berlim - Tiergarten
A parte verde de Berlim: Tiergarten e a Coluna da Vitória

Bem no coração do parque você encontrará um famoso cartão postal de Berlim: a Coluna da Vitória (Siegessäule, em alemão).

Esse monumento, projetado por Heinrich Strack, foi construído em homenagem à vitória da Prússia contra Dinamarca em 1864. Foi após outras duas vitórias da Prússia contra Áustria (1866) e França (1871) que a coluna recebeu a bela estátua da deusa Vitória.

Como chegar | O Tiergarten fica a cerca de meia hora de caminhada da Igreja da Memória. Para chegar à Coluna da Vitória, você pode ir passeando pelo parque, passando pelo zoológico. Caso queira ir de transporte público, é só pegar o S-Bahn e descer na estação Bellevue ou na Tiergarten.

Museu de Arte Contemporânea

Se você não perdeu a hora em compras ou passaeando pelo parque , terá tempo de visitar o Museu de Arte Contemporânea de Berlim, que mostra o melhor da cena artística que tornou a cidade famosa mundialmente. São peças de diversos artistas em exposições permanentes e eventos.

A apenas três estações de trem dali fica o Urban Nation, museu inaugurado em 2016 que ficou logo conhecido como o maior museu de arte urbana do mundo.

Estas duas opções são uma ótima para quebrar o padrão história + arte clássica que domina a Ilha de Museus.

Ambos museus são gratuitos, não abrem na segunda-feira e funcionam das 10h às 18h. Quem curte muito arte de rua pode começar o terceiro dia do roteiro no Urban Nation e caminhar até a KaDeWe, ou ainda pegar o trem por uma estação até a gigantesca loja. 

Como chegar | o Museu de Arte contemporânea fica na Grolmanstraße 32/33, rua que faz esquina com a Kudamm. Já o Urban Nation, fica na Bülowstrasse 7, próximo à estação de metrô de Nollendorfplatz.

Roteiro Berlim | Dia 4

Berliner Unterwelten, Memorial do Muro de Berlim, Museus, Mauerpark

Caso você seu roteiro em Berlim conte com 4 dias, sugiro que você aproveite para acrescentar mais alguns lugares no roteiro – ou ainda, que revisite algum lugar que tenha gostado, como aquele museu que você pode ter passado batido.

Algumas sugestões de lugares que você pode conhecer são:

Berliner Unterwelten

Recomendo fortemente você incluir um passeio por um bunker de guerra em Berlim. Você já percebeu que a cidade respira história – e conhecer uma Berlim subterrânea foi sem dúvidas uma experiência enriquecedora.

Para isso, a sugestão é o Berliner Unterwelten, uma rede de abrigos e túneis desativados que estão abertos à visitação desde 1999. Há diversos tipos de tour oferecidos no local. Nós fizemos o tour 1, que sai diariamente às 11h.

Muro de Berlim

Há resquícios do muro de Berlim em diferentes pontos. Após visitar o East Side Gallery no seu segundo dia de roteiro em Berlim, uma ótima pedida é conferir o Memorial do Muro, que fica na Bernauer Strasse.

Trata-se de uma exposição que segue o mesmo caminho do muro, onde você poderá conferir histórias de fuga, memorial em homenagem às vítimas, uma torre de observação, a igreja da reconciliação, entre outros pontos.

Mais museus em Berlim

Se você curte museus, já percebeu que um roteiro em Berlim de apenas 3 ou 4 dias mal dá para o começo, certo?

Aproveite então seu último dia para conhecer mais alguns museus de Berlim. Além da Ilha dos Museus, algumas ótimas sugestões são: Museu de Tecnologia, Museu Judaico de Berlim, DDR Museum e Museu Histórico Alemão.

Roteiro Berlim: não se esqueça que seguro viagem é obrigatório para Alemanha!

O seguro viagem é obrigatório para entrar em alguns países da Europa, sendo a Alemanha um deles. Devido ao Tratado de Schengen, todos os países signatários exigem que os viajantes comprovem possuir seguro viagens, com cobertura mínima de € 30.000, para garantir despesas por doença ou acidente durante a viagem.

Por isso, recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de fechar sua compra. Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação.

E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Para mais dicas, confira nosso post sobre seguro viagem para Alemanha.

Nossa viagem para Berlim foi organizada por Visit Berlin.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

37 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Alemanha: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!