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A Bolívia foi o primeiro destino da nossa viagem de carro pela América do Sul. Passamos mais de um mês cruzando as estradas do país e conhecendo cidades incríveis. Se você pensa em encarar uma road trip pelo país, aproveite nossas dicas e confira nosso roteiro de viagem para Bolívia de carro.
Antes de planejar sua viagem, é importante se atentar sobre sobre os documentos obrigatórios para viajar de carro pela Bolívia, informação primordial que você encontra aqui.
Outra coisa importante é se ligar nas informações úteis que escrevemos sobre uma viagem de carro pela Bolívia: demos várias dicas sobre como evitar problemas pelas estradas do país.
Agora é hora de falar sobre nosso roteiro de viagem pela Bolívia de carro. Confira nosso itinerário e informações detalhadas sobre os trajetos que percorremos entre as principais cidades bolivianas.
Não esqueça de incluir no seu planejamento de viagem para Bolívia um seguro viagem. Lembre-se que é sempre importante viajar com segurança. Nós precisamos de atendimento médico no país e o seguro nos salvou! Recomendamos pesquisar no site Segurospromo, que compara preços e dá várias opções de seguro. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!
Nosso roteiro de viagem para Bolívia de carro!
Nossa viagem pela Bolívia de carro começou na fronteira de Corumbá (Mato Grosso do Sul). Entramos no país e fizemos a primeira parada na pequena e interessante cidade de San José de Chiquitos. Seguimos por diversas cidades, sendo a última delas em Copacabana, quase na fronteira com o Peru. Nosso roteiro foi o seguinte:
Corumbá – San Jose de Chiquitos – Santa Cruz – Samaipata – Sucre – Potosí – Oruro – La Paz – Copacabana
Você deve estar se perguntando: cadê Uyuni nesse roteiro? Vocês não foram conhecer o deserto de sal?
Nós decidimos entrar no Uyuni pelo Chile, fazendo um tour combinado entre Atacama + Uyuni. Caso você vá ficar apenas pela Bolívia e queira incluir Uyuni no roteiro, ele deverá ser visitado entre as cidades de Potosí e Oruro.
Abaixo damos detalhes sobre cada um desses trechos percorridos:
Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Bolívia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem!
Corumbá – San Jose de Chiquitos
A saída do Brasil para Bolívia é bem tranquila, só é demorada por conta da travessia da fronteira, retirada de documentação do carro. O tempo de espera para liberação pode variar bastante. Confira os documentos necessários para entrar na Bolívia.
De uma forma geral, essa é uma estrada de boas vindas que dá uma ótima impressão da Bolívia: o asfalto é bom, a estrada tem muita reta que chega a dar sono. Se fizer esse roteiro, não deixe de parar em Águas Calientes, um enorme lago com águas termais, delicioso! (Falo mais no post de San José de Chiquitos).
Na altura de Chochis, pegamos a estrada fechada por manifestação e ficamos parados quase 2 horas dentro do carro. Isso é muito comum na Bolívia e pode acontecer em qualquer lugar. Esteja sempre preparado com água e lanchinhos no carro.
Tempo total de viagem: 10h23 (levando em conta imigração, nossa parada em Aguas Calientes e a manifestação)
Distância: 389km
Pedágios: 2 (2B + 14B)
San José de Chiquitos – Santa Cruz
Outro percurso bem tranquilinho, com estrada boa. O trecho é curto, não há serras nem muitas curvas. O asfalto também é bom (não é ótimo, quando falo “bom” quero dizer aceitável).
Tempo total de viagem: 3h57
Distância: 304km
Pedágios: 1 (12B)
Santa Cruz – Samaipata
Aqui a situação começa a ficar complicada. Começamos em um asfalto ruim, com bastante buraco. Depois a estrada fica péssima, o asfalto acaba e seu carro fica imundo de vez!
Existem vários trechos em que a estrada fica mão única por conta de obras, mas o detalhe é que não há muita sinalização, muito menos alguém pra controlar o fluxo de carros e fechar um lado da estrada naquele sistema anda-e-para. É na sorte mesmo! A parte boa é que não há muito movimento de carros nessa estrada.
Outro fato que aconteceu com a gente nesse trecho, mas que pode acontecer em qualquer lugar: foi a primeira tentativa da polícia tentar descaradamente nos arrancar algum dinheiro. Pediram a documentação, depois pediram uma “colaboración para la policia”, que nos recusamos a dar obviamente.
Então eles vieram revistar nosso carro e achar algo para implicar: primeiro o cara disse que não podíamos viajar com galão de gasolina, depois disse que tínhamos que ter a nota fiscal para comprovar que pagamos o valor de estrangeiro. Pediu para deixarmos o galão, nós dissemos que jogaríamos o diesel fora, mas não deixaríamos o galão ali.
No final das contas, ele desistiu e acabou nos liberando. Mas para evitar encheção de saco, guarde as notas fiscais.
Tempo total de viagem: 3h26
Distância: 123km
Pedágios: 1 (6B)
Samaipata – Sucre
O resumo desse trecho é: se já viajei por uma estrada pior que essa, não me lembro.
A estrada começa ruim, num asfalto todo cheio de buracos. Você até desiste de desviar. Mas depois de passar por La Palizada, ela fica inacreditavelmente ruim: é como se a gente errasse o caminho e parasse no meio de um rally.
Foi sem dúvidas a viagem mais cansativa que fizemos pela Bolívia, onde por muito tempo a velocidade média era de 20km/h – é praticamente uma viagem off-road. Às vezes a gente se animava com um trecho de asfalto, mas num instante ele acabava e a gente entrava na estrada de chão novamente.
Vale reforçar que um galão extra de gasolina/diesel pode ser essencial aqui. Só vimos 2 postos de gasolina durante a viagem toda. Disseram que há pessoas na estrada vendendo combustível em garrafas, mas nem prestamos atenção porque sabíamos que não íamos precisar.
O percurso foi 40km maior do que o planejado pois nos perdemos e andamos 20km no sentido errado, então tivemos que retornar e percorrer esses 20km até a entrada correta. A sorte é que o trecho era asfaltado!
Tempo total de viagem: 8h45
Distância: 426km
Pedágios: 3 (9B + 10B + 5B)
Sucre – Potosí
Essa estrada tem bastante curva, principalmente no final. É bom lembrar que estamos saindo de 2.800m para os 4.000m de altitude, então haja subida! Apesar das curvas, o asfalto é bom e seguimos por essa estrada numa boa, deixando o “trauma” dos buracos para trás.
Poucos postos de gasolina, mas basta sair de Sucre com o tanque cheio que tá tudo certo. Ah, nessa estrada a polícia boliviana nos pediu “monedita de Brasil para recuerdo”. Dissemos que não tínhamos, não houve insistência e seguimos viagem.
Tempo total de viagem: 3h50
Distância: 171km
Pedágios: 1 (5B)
Potosí – Oruro
Acredito que esse trecho tenha sido o mais bonito de toda nossa viagem pela Bolívia de carro. Montanhas lindas lembrando que estamos cortando a Cordilheira dos Andes. Vegetação típica rasteira e um visual bem desértico no ponto mais alto que chegamos: 4.370 metros de altitude!
A estrada é cheia de curvas mas o asfalto é relativamente bom. Daria para ganhar um pouco mais de velocidade aqui, mas o cenário é tão lindo que vale ir apreciando cada instante. E por que não parar pra tirar fotos das llamas fofas que vão aparecendo pelo caminho?
E aqui rolou mais uma tentativa da polícia: dessa vez foi “un aporte económico para la oficina”. Negamos e seguimos sem ninguém vir atrás perturbar.
Tempo total de viagem: 5h30
Distância: 325km
Pedágios: 2 (8B + 6B)
Oruro – La Paz
Um trecho curto comparado aos que percorremos até então. Estrada boa, com bem menos curvas.
Uma manifestação estava se formando quando passamos pela estrada. Acho que demos sorte de passar momentos antes de interditarem o tráfego.
Tempo total de viagem: 4h15
Distância: 287km
Pedágios: 2 (8B + 9B)
La Paz – Copacabana
Mais um trecho da nossa viagem pela Bolívia em que nosso carro encarou uma estrada bem ruim.
A complicação já começa para sair de La Paz: o trânsito em El Alto é uma zona, principalmente às quintas e domingos (quando rola o grande mercado de El Alto). As vans dão um verdadeiro nó na avenida, e o que prevalece é a lei do mais forte.
Depois do nó desatado, o caminho fica livre e em pouco tempo a estrada começa a complicar. Uma boa parte segue com asfalto novo e há desníveis no chão o tempo todo.
Além disso, rolam muitos desvios para estradinhas de chão, mas os trechos são curtos.
O bom é que o visual do lago Titicaca é lindo e não há porque ter pressa. Seguimos distraídos com a paisagem até chegar na balsa, que usamos para cruzar o lago.
Tempo total de viagem:
Distância: 172km
Pedágios: 2 (8B + 5B)
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estamos querendo fazer bolivia de carro,mas com medo de assaltos.Essa informaçao procede?Obrigada
Olá Magali, cruzei boa parte da Bolívia de carro e a única coisa que enfrentamos foram policiais corruptos tentando arrumar dinheiro de todas as formas. Tirando isso, nenhum problema!
Adorei as dicas, estou roteirizando uma ida até machu Picchu de moto, e essas dicas são valiosas
Que legal Gustavo, fomos de carro. Cruzamos a Bolívia, Peru, Chile e Argentina em 7 meses de viagem.
Adriana,
Parabéns pela descrição detalhada e pelo auxílio com tantas informações importantes, nos ajudará muito.
Obrigada!
Muito obrigado! Ficamos felizes com a sua mensagem, Miriam!
Bom dia!
estou pensando em ir ate Sucre. Acha necessario que seja um 4X4?
tenho um ASX, 4×2.
Olá Gabriel, tudo bem? Não é necessário não! Dá pra ir tranquilo! Pegamos um trecho muito ruim, nem necessidade de 4×4, entre Samaipata e Sucre, mas esse pode nem ser o seu roteiro!
Olá Caio, ótimo post! Obrigada por compartilhar sua experiência.
Quase todos os relatos que li em blogs de viagens recomendam fazer La Paz – Copacabana de ônibus, mas eu queria fazer de carro. Foi tranquilo atravessar a balsa pra Copacabana de carro? Você lembra quanto custou? Obrigada!
Olá Jéssica, não lembro quanto custou mas foi baratinho, uma balsa que só cabia o nosso carro. Foi bem tranquilo…
Olá Caio! Li que na Bolívia não tem o diesel S10. Qual foi a experiência de vocês?
Não tem realmente! Passamos um leve perrengue pois ficamos muito tempo lá. O carro teve um problema no filtro de partículas, limitando o carro a 90km/h e nenhuma concessionária conseguia resolver. O problema parou misteriosamente depois de 2 semanas no Peru usando o Diesel mais limpo.