Roteiro de viagem para Bolívia de carro | Em Algum Lugar do Mundo

ROTEIRO DE VIAGEM PARA BOLÍVIA DE CARRO

Confira o itinerário da nossa roadtrip e aproveite nossas dicas e informações sobre como viajar de carro pela Bolívia

  • Adriana
  • -
  • 3 de setembro de 2019
  • 2 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

A Bolívia foi o primeiro destino da nossa viagem de carro pela América do Sul. Passamos mais de um mês cruzando as estradas do país e conhecendo cidades incríveis. Se você pensa em encarar uma road trip pelo país, aproveite nossas dicas e confira nosso roteiro de viagem para Bolívia de carro.

Antes de planejar sua viagem, é importante se atentar sobre sobre os documentos obrigatórios para viajar de carro pela Bolívia, informação primordial que você encontra aqui.

Outra coisa importante é se ligar nas informações úteis que escrevemos sobre uma viagem de carro pela Bolívia: demos várias dicas sobre como evitar problemas pelas estradas do país.

Agora é hora de falar sobre nosso roteiro de viagem pela Bolívia de carro. Confira nosso itinerário e informações detalhadas sobre os trajetos que percorremos entre as principais cidades bolivianas.

Não esqueça de incluir no seu planejamento de viagem para Bolívia um seguro viagem. Lembre-se que é sempre importante viajar com segurança. Nós precisamos de atendimento médico no país e o seguro nos salvou! Recomendamos pesquisar no site Segurospromo, que compara preços e dá várias opções de seguro. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Nosso roteiro de viagem para Bolívia de carro!

Nossa viagem pela Bolívia de carro começou na fronteira de Corumbá (Mato Grosso do Sul). Entramos no país e fizemos a primeira parada na pequena e interessante cidade de San José de Chiquitos. Seguimos por diversas cidades, sendo a última delas em Copacabana, quase na fronteira com o Peru. Nosso roteiro foi o seguinte:

Corumbá – San Jose de ChiquitosSanta CruzSamaipataSucrePotosí – Oruro – La PazCopacabana

Você deve estar se perguntando: cadê Uyuni nesse roteiro? Vocês não foram conhecer o deserto de sal?

Roteiro de viagem pela Bolívia
Salar do Uyuni

Nós decidimos entrar no Uyuni pelo Chile, fazendo um tour combinado entre Atacama + Uyuni. Caso você vá ficar apenas pela Bolívia e queira incluir Uyuni no roteiro, ele deverá ser visitado entre as cidades de Potosí e Oruro.

Abaixo damos detalhes sobre cada um desses trechos percorridos:

Corumbá – San Jose de Chiquitos

A saída do Brasil para Bolívia é bem tranquila, só é demorada por conta da travessia da fronteira, retirada de documentação do carro. O tempo de espera para liberação pode variar bastante. Confira os documentos necessários para entrar na Bolívia.

De uma forma geral, essa é uma estrada de boas vindas que dá uma ótima impressão da Bolívia: o asfalto é bom, a estrada tem muita reta que chega a dar sono. Se fizer esse roteiro, não deixe de parar em Águas Calientes, um enorme lago com águas termais, delicioso! (Falo mais no post de San José de Chiquitos).

Na altura de Chochis, pegamos a estrada fechada por manifestação e ficamos parados quase 2 horas dentro do carro. Isso é muito comum na Bolívia e pode acontecer em qualquer lugar. Esteja sempre preparado com água e lanchinhos no carro.

Pôr do sol durante a manifestação rendeu essa bela foto

Tempo total de viagem: 10h23 (levando em conta imigração, nossa parada em Aguas Calientes e a manifestação)

Distância: 389km

Pedágios: 2 (2B + 14B)

San José de Chiquitos – Santa Cruz

Outro percurso bem tranquilinho, com estrada boa. O trecho é curto, não há serras nem muitas curvas. O asfalto também é bom (não é ótimo, quando falo “bom” quero dizer aceitável).

Tempo total de viagem: 3h57

Distância: 304km

Pedágios: 1 (12B)

Santa Cruz – Samaipata

Aqui a situação começa a ficar complicada. Começamos em um asfalto ruim, com bastante buraco. Depois a estrada fica péssima, o asfalto acaba e seu carro fica imundo de vez!

Existem vários trechos em que a estrada fica mão única por conta de obras, mas o detalhe é que não há muita sinalização, muito menos alguém pra controlar o fluxo de carros e fechar um lado da estrada naquele sistema anda-e-para. É na sorte mesmo! A parte boa é que não há muito movimento de carros nessa estrada.

Roteiro de Viagem pra Bolívia de Carro - Carro Imundo
Olha como ficou limpinha a Pimpa?!

Outro fato que aconteceu com a gente nesse trecho, mas que pode acontecer em qualquer lugar: foi a primeira tentativa da polícia tentar descaradamente nos arrancar algum dinheiro. Pediram a documentação, depois pediram uma “colaboración para la policia”, que nos recusamos a dar obviamente.

Então eles vieram revistar nosso carro e achar algo para implicar: primeiro o cara disse que não podíamos viajar com galão de gasolina, depois disse que tínhamos que ter a nota fiscal para comprovar que pagamos o valor de estrangeiro. Pediu para deixarmos o galão, nós dissemos que jogaríamos o diesel fora, mas não deixaríamos o galão ali.

No final das contas, ele desistiu e acabou nos liberando. Mas para evitar encheção de saco, guarde as notas fiscais.

Tempo total de viagem: 3h26

Distância: 123km

Pedágios: 1 (6B)

Samaipata – Sucre

O resumo desse trecho é: se já viajei por uma estrada pior que essa, não me lembro.

A estrada começa ruim, num asfalto todo cheio de buracos. Você até desiste de desviar. Mas depois de passar por La Palizada, ela fica inacreditavelmente ruim: é como se a gente errasse o caminho e parasse no meio de um rally.

Foi sem dúvidas a viagem mais cansativa que fizemos pela Bolívia, onde por muito tempo a velocidade média era de 20km/h – é praticamente uma viagem off-road. Às vezes a gente se animava com um trecho de asfalto, mas num instante ele acabava e a gente entrava na estrada de chão novamente.

Roteiro de Viagem pra Bolívia de Carro - Péssima estrada
Assim era grande parte da estrada entre Samaipata e Sucre

Vale reforçar que um galão extra de gasolina/diesel pode ser essencial aqui. Só vimos 2 postos de gasolina durante a viagem toda. Disseram que há pessoas na estrada vendendo combustível em garrafas, mas nem prestamos atenção porque sabíamos que não íamos precisar.

O percurso foi 40km maior do que o planejado pois nos perdemos e andamos 20km no sentido errado, então tivemos que retornar e percorrer esses 20km até a entrada correta. A sorte é que o trecho era asfaltado!

Tempo total de viagem: 8h45

Distância: 426km

Pedágios: 3 (9B + 10B + 5B)

Sucre – Potosí

Essa estrada tem bastante curva, principalmente no final. É bom lembrar que estamos saindo de 2.800m para os 4.000m de altitude, então haja subida! Apesar das curvas, o asfalto é bom e seguimos por essa estrada numa boa, deixando o “trauma” dos buracos para trás.

Poucos postos de gasolina, mas basta sair de Sucre com o tanque cheio que tá tudo certo. Ah, nessa estrada a polícia boliviana nos pediu “monedita de Brasil para recuerdo”. Dissemos que não tínhamos, não houve insistência e seguimos viagem.

Roteiro de Viagem pra Bolívia de Carro - Placa Potosí
Aqui já há mais de 2 mil metros de altitude nos preparávamos para encarar os 4 mil de Potosí

Tempo total de viagem: 3h50

Distância: 171km

Pedágios: 1 (5B)

Potosí – Oruro

Acredito que esse trecho tenha sido o mais bonito de toda nossa viagem pela Bolívia de carro. Montanhas lindas lembrando que estamos cortando a Cordilheira dos Andes. Vegetação típica rasteira e um visual bem desértico no ponto mais alto que chegamos: 4.370 metros de altitude!

A estrada é cheia de curvas mas o asfalto é relativamente bom. Daria para ganhar um pouco mais de velocidade aqui, mas o cenário é tão lindo que vale ir apreciando cada instante. E por que não parar pra tirar fotos das llamas fofas que vão aparecendo pelo caminho?

E aqui rolou mais uma tentativa da polícia: dessa vez foi “un aporte económico para la oficina”. Negamos e seguimos sem ninguém vir atrás perturbar.

Tempo total de viagem: 5h30

Distância: 325km

Pedágios: 2 (8B + 6B)

Oruro – La Paz

Um trecho curto comparado aos que percorremos até então. Estrada boa, com bem menos curvas.

Uma manifestação estava se formando quando passamos pela estrada. Acho que demos sorte de passar momentos antes de interditarem o tráfego.

Roteiro de Viagem pra Bolívia de Carro - Lhamas na Estrada
Nesse trecho avistamos muitas lhamas pelo Altiplano boliviano

Tempo total de viagem: 4h15

Distância: 287km

Pedágios: 2 (8B + 9B)

La Paz – Copacabana

Mais um trecho da nossa viagem pela Bolívia em que nosso carro encarou uma estrada bem ruim.

A complicação já começa para sair de La Paz: o trânsito em El Alto é uma zona, principalmente às quintas e domingos (quando rola o grande mercado de El Alto). As vans dão um verdadeiro nó na avenida, e o que prevalece é a lei do mais forte.

Depois do nó desatado, o caminho fica livre e em pouco tempo a estrada começa a complicar. Uma boa parte segue com asfalto novo e há desníveis no chão o tempo todo.

Além disso, rolam muitos desvios para estradinhas de chão, mas os trechos são curtos.

O bom é que o visual do lago Titicaca é lindo e não há porque ter pressa. Seguimos distraídos com a paisagem até chegar na balsa, que usamos para cruzar o lago.

Até balsa a Pimpa tá encarando!
Roteiro de Viagem pra Bolívia de Carro
Estrada descendo para Copacabana e o lago Titicaca

Tempo total de viagem:

Distância: 172km

Pedágios: 2 (8B + 5B)

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

Você também poderá gostar de:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Bolívia: explore

2 comentários em “ROTEIRO DE VIAGEM PARA BOLÍVIA DE CARRO”

  1. magali neves ferreira da fonseca disse:

    estamos querendo fazer bolivia de carro,mas com medo de assaltos.Essa informaçao procede?Obrigada

    1. Caio disse:

      Olá Magali, cruzei boa parte da Bolívia de carro e a única coisa que enfrentamos foram policiais corruptos tentando arrumar dinheiro de todas as formas. Tirando isso, nenhum problema!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ainda impressionados com a natureza na Costa Rica. Essa é a Punta Catedral no Parque Nacional Manuel Antônio na costa do Pacífico. Incrível não acham?#costarica #manuelantonio #visitcostarica

E tem forma melhor de terminar o dia?Um por do sol mais lindo que o outro na Costa Rica ❤️☀️ Se por aqui tem vida noturna, a gente desconhece. Estamos despencando da cama cedo todos os dias pra aproveitar cada raio de sol, cada grão de areia, cada gota de chuva (sim, continua chovendo todo dia! Mas passa rápido) e cada segundo pura vida que estamos tendo nesse país incrível!
E eu (Dri) que não curto acordar muito cedo, tenho levantado com sorrisão na cara todo dia. Delícia de lugar!!

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!