Safari na África: principais destinos, planejamento de viagem e dicas úteis | Em Algum Lugar do Mundo

SAFARI NA ÁFRICA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Pensando em fazer um safari na África mas não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Planeje direitinho, estude as opções e se jogue – é satisfação garantida!

  • Adriana
  • -
  • 3 de agosto de 2019
  • 10 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

A África é conhecida por sua paisagem deslumbrante, pela cultura exótica e, principalmente, pelos safaris incríveis que revelam a vida selvagem do continente. Se você planeja fazer um safari na África, confira nesse post tudo que você precisa saber antes de embarcar nessa aventura.

Nós chegamos na África um pouco confusos e sem saber muito o que esperar. Mas depois de 4 meses viajando pelo continente, passamos alguns sufocos e aprendemos muita coisa sobre como é ser um viajante por lá. Vamos contar tudo que você precisa saber para organizar melhor sua viagem e fazer do seu safari na África uma experiência inesquecível.

Safari_na_África
Planeje-se com antecedência e garanta a viagem dos sonhos!

Safari na África: por onde começar

Planejamento

Planejar com bastante antecedência é fundamental para você garantir a melhor experiência em um safari na África. Prepare-se pra ficar animado, frustrado e ansioso – tudo ao mesmo tempo.

São muitas as possibilidades: viajar em um caminhão, ficar em acampamentos de luxo, voar de balão… a lista é imensa. Além disso, você terá que lidar com uma grande variedade de destinos pra escolher.

E não desanime quando constatar que terá dificuldades com transporte, infra estrutura e preço justo: tudo isso será compensado com os momentos incríveis que você terá durante seu safari na África.

Safari_na_África
Deserto da Namíbia: isolados do mundo!

Como escolher o(s) destino(s)

Primeiramente, é importante saber o que você espera de um safari na África.

Você tem um objetivo definido? Quer ver leões passeando pela natureza? Não pode perder a chance de ver a impressionante queda d’água em Victoria Falls? Ou seu sonho é avistar gorilas na floresta? Se não tem nada específico na sua lista de desejos, faça uma pesquisa e veja o que mais te agrada, pra começar a selecionar seus destinos.

O que não falta é opção: o continente africano tem nada menos que 54 países!

Cada lugar tem suas próprias características, e certamente você não terá tempo (ou dinheiro) para conhecer tudo. Portanto, faça uma boa pesquisa e veja o que mais te agrada, para então começar a selecionar seus destinos.

Ainda não sabe por onde começar? A gente te ajuda.

Safari na África: principais destinos

Sul da África

É na parte sul do continente que ficam destinos fascinantes e populares como Namíbia, Botsuana, Zimbábue e África do Sul. Viajar por essa região é relativamente fácil. A África do Sul é um bom ponto de partida, já que oferece voos e transportes para diversos outros países.

Safari_na_África
Elefantes em um safari na África do Sul

Leste da África

Muitas opções de safari se concentram na parte leste da África. Gorilas em Uganda, vida selvagem no Quênia, praias incríveis em Moçambique (sim, seu safari pode incluir praias!), expedições pelo Kilimanjaro na Tanzânia… a lista por aqui é extensa!

Oeste da África

A situação desse lado é mais complicada – e a vida do viajante se torna mais difícil por essas bandas. Mas isso não quer dizer que você deva abrir mão desses destinos caso queira conhecê-los.

Senegal, Gana e Mali são alguns dos países desse lado do continente que, embora menos visitado, têm muito a oferecer.

E se quiser informações específicas sobre alguns destinos, confira nossos guias práticos, com tudo que você precisa saber para planejar sua viagem para esses países:

Quando fazer um safari na África

Não podemos definir qual a melhor época do ano para fazer um safari, já que isso depende do destino. Lembra que são 54 países no continente? Por isso, pesquise a melhor temporada de acordo com o lugar escolhido.

É importante definir quanto tempo disponível você tem para começar a montar seu itinerário. Não deixe de levar em consideração a melhor época do ano de cada lugar, já que muito do que você irá ver no safari depende das condições da natureza.

De uma forma geral, não adianta arriscar determinados destinos na baixa temporada. Muitos animais migram de acordo com a estação e a Victoria Falls pode estar seca, por exemplo. Imagina você ir até o outro lado do mundo e não conseguir ver nada do que queria?

Safari_na_África
Victoria Falls na alta temporada

Dinheiro

Vamos ser sinceros: fazer um safari na África não é barato. Basta começar sua pesquisa de preços pra concluir que tem destinos muito mais em conta por aí. Apesar do baixo custo de vida na maioria dos países, você vai acabar gastando mais do que imaginava.

Além disso, muitos países recebem poucos visitantes e não têm infra estrutura adequada pro turismo.

Por sua vez, transporte público é barato, mas muitas vezes é tão complicado de entender como funciona, que você vai considerar alugar um carro, ou fechar um passeio privado.

E mais: muitas acomodações vão te oferecer menos do que você esperava pelo preço que você pagou. E isso tudo vai variar de acordo com o destino escolhido.

Mas acredite que nada disso é para te desanimar: bastta ser realista para que seu safari na África seja uma viagem incrível e inesquecível – apenas pelo lado positivo!

O negócio é fazer as contas, planejar direitinho, estudar as melhores opções e se jogar – a satisfação é garantida!

Safari_na_África
Observar a vida selvagem tão de perto é uma das melhores recompensas de se fazer um safari

Vale reforçar que seus gastos irão variar muito de acordo com o destino escolhido. Por exemplo, ficamos surpresos com os preços altos do Zimbábue. Já a Namíbia se mostrou mais acessível do que esperávamos, e a África do Sul se manteve na média do que estipulamos. 

Como viajar pela África

Escolher como você vai se locomover por alguns países do continente africano é um dos pontos mais importantes do seu planejamento, já que influencia drasticamente no orçamento da viagem.

É importante saber o que esperar da opção escolhida, para que você não se frustre com os possíveis perrengues, ou para você estar ciente de que está pagando muito mais por um conforto extra.

E lembre-se: transporte na África pode ser bem caro ou bem confuso.

Voar pelo continente pesa no bolso. A demanda de voos não é alta e, com isso, os preços podem ir nas alturas. Alguns ônibus são desconfortáveis e cheios, os trens são lentos e complicados.

As estradas podem se tornar um desafio se você quiser alugar um carro. Então, como escolher a melhor forma de se fazer um safari na África? Depende do seu orçamento e dos lugares escolhidos. Vamos às opções:

Opções de transporte na África

Ônibus/ vans

safari_na_africa
Dala dala: transporte público na Tanzânia. Foto: Irene / CC BY

Esse é o meio de transporte mais comum. Entram nessa categoria diferentes opções: uma delas é o ônibus leito, que é grande, mais confortável e seguro, sendo indicado para viagens de longa distância.

Existe também a falta de opção, quando você vai ter que se sentir uma sardinha em lata e pegar uma van lotada – leia-se: com 3x mais pessoas além da capacidade máxima.

Essas vans são muito comuns para trajetos dentro do próprio país e, muitas vezes, serão sua única forma de se locomover. O nome da van varia de acordo com o lugar: no Quênia é “matatu”, na Tanzânia chama-se “dala dala”, em Moçambique o nome é “chapa”, e por aí vai.

Trem

Não há muitas opções de trem para se viajar pela África, mas elas existem e podem te oferecer uma experiência bem interessante.

Você pode escolher, por exemplo, uma viagem em um trem de luxo pela África do Sul, ou ainda uma viagem nada luxuosa entre Zâmbia e Tanzânia (veja aqui um relato sobre essa viagem – em inglês).

Overland tours – passeios terrestres

safari_na_África
Overland Tour: faça um safari em um caminhão adaptado

Os chamados “Overland tours” são bem populares na África. Nessa modalidade, você se junta a outros viajantes para fazer o passeio em grupo.

O transporte é feito em um caminhão adaptado, que por dentro mais parece um ônibus. Há também um motorista e um guia de viagem, que acompanharão o grupo durante todo o percurso.

Se você não quiser usar transporte público, essa é uma das opções mais econômicas e práticas para se fazer um safari na África. O valor não é dos mais baixos, mas já inclui a grande maioria dos passeios (alguns são extras), alimentação, hospedagem e transporte. As refeições são preparadas pelo próprio guia.

Quanto à acomodação, é possível escolher entre camping e hotel, sendo que se você optar por ficar em hotel, vai te custar quase o dobro de acampar. Nós decidimos fazer o Overland Tour versão “camping” e gostamos bastante

Para saber mais, veja o relato que fizemos, onde contamos 9 verdades sobre nosso safari pela África.

Avião

O deslocamento entre países da África pode ser bem caro de avião. Mas é uma boa alternativa se você pesquisar voos com antecedência, ou ainda se seu tempo de viagem for muito curto. Há lugares que só podem ser acessados por jatinhos, como alguns resorts de luxo no Delta do Okavango, por exemplo.

Aluguel de carro

Chamado de “self-drive safari”, algumas pessoas escolhem fazer um safari na África por conta própria, alugando ou até mesmo comprando um carro.

Viajar de carro sai mais caro e exige muito planejamento e preparo. É preciso definir o trajeto a ser percorrido, escolher os pontos de parada e verificar as condições do percurso, que em alguns lugares só poderá ser feito de 4×4.

Deve-se também escolher um bom veículo e conhecer bem o carro para não passar nenhum sufoco no meio do deserto. A recomendação é que não se dirija à noite e sempre se tenha um plano b, em caso de necessidade.

Safari_na_África
Você pode alugar um carro e fazer o safari por conta própria

Algumas agências oferecem um pacote “self-drive”, onde eles auxiliam com roteiro, com o aluguel do carro, disponibilizam guias e ainda garantem assistência. Quanto mais coisa, mais caro.

Se escolher alugar um carro, você poderá percorrer vários destinos da África e visitar os grandes parques de safari por conta própria.

Mas uma recomendação: nós achamos que o safari é melhor aproveitado quando se tem um guia. Eles conhecem melhor a área, entendem melhor o comportamento dos animais, conhecem as regras de segurança e são pagos justamente para te oferecer a melhor experiência.

Passaporte e vistos

A exigência de vistos varia de acordo com o país que você irá visitar.

Veja antecipadamente quais são os requisitos de entrada no país de destino – e tenha certeza de verificar a informação junto à Embaixada.

Nós passamos um sufoco em Moçambique pois havíamos lido que o visto era retirado ao chegar no país e, ao chegar lá, nos informaram que o visto deveria ser tirado no Brasil. Imagina só o perrengue! Mas no final deu tudo certo 🙂

Não esqueça de conferir a validade do seu passaporte e, dependendo do trajeto que irá fazer pela África, confira se há muitas páginas em branco, pois seu passaporte será muito carimbado!

Cruzando fronteiras

Nós cruzamos muitas fronteiras durante nosso safari na África e não tivemos nenhum problema. Se sua viagem for em grupo, o guia irá ajudar se necessário.

É bom ter alguns cuidados: caso seja preciso pagar pelo visto, entregue o dinheiro apenas para o oficial responsável, dentro do escritório de imigração. Ao devolverem o seu passaporte, confira se as informações do visto estão corretas. Em nosso grupo, aconteceu de trocarem passaportes e de anotarem a data errada no visto.

safari_na_África
Percorremos longas estradas durante o safari na África

Saúde e cuidados

Prevenção: vacinas e remédios

Muitos países exigem a vacina contra febre amarela. Além disso, algumas outras vacinas são indicadas, dependendo do destino. Verifique quais as recomendações de acordo com os países que você irá visitar.

Outro ponto importante é se proteger da malária. Como não há vacina, há a indicação de se tomar um medicamento. Dependendo do país, malária é um problema bem grave – procure se informar e não deixe de conferir nossas dicas para prevenção da malária.

Não deixe de levar medicamentos de uso contínuo e s.o.s, pois dependendo do lugar pode ser bem difícil comprar um remédio.

Dica | Antes de passarmos uma temporada na África, nós fizemos uma consulta médica especializada para saber as melhores formas de prevenção de doenças de acordo com os países que iríamos. Para saber mais sobre essa consulta, dê uma lida no que falamos sobre medicina do viajante.

Seguro viagem

Tem gente que ainda questiona se é realmente necessário fazer um seguro viagem pra viajar. Gente, pra África não tem nem que pensar duas vezes né? Escolha um bom seguro e garanta uma viagem tranquila.

Você certamente irá passar por lugares bem remotos, então aconselhamos que escolha um seguro que te reembolse caso necessário. Em uma emergência, pode ser que você não consiga entrar em contato com a seguradora, portanto leve um cartão de crédito ou dinheiro e entenda direitinho como é o processo de reembolso e quais as coberturas.

Sugerimos fazer uma pesquisa com a Segurospromo e ver a opção de seguro que mais se encaixa nas suas necessidades. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Seguros Promo
Safari_na_África
Deserto da Namíbia: isolados do mundo!

Pronto para viver a aventura da sua vida?

Depois de traçar sua rota, estimar os custos e pesquisar bastante, é hora de partir pro safari!

Safari_na_África
Prepare-se para ver os cenários mais espetaculares da sua vida!

Independente do seu destino, tenha em mente que algo irá sair fora do planejado. Você certamente terá contratempos pelo caminho, então não se esqueça de ir com mente e coração abertos pra viver o melhor dessa experiência!

Aproveite para conferir alguns vídeos que fizemos durante nosso safari na África:

Hora de planejar seu safari na África! Aproveite e boa viagem!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Zimbábue: explore

10 comentários em “SAFARI NA ÁFRICA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER”

  1. Rodolfo disse:

    Olá!

    Seria interessante se vcs falassem de valores. Esse oveland tour, por exemplo, saiu quanto por pessoa?

    1. Adriana Mendonça disse:

      Oi Rodolfo! O valor do nosso passeio foi de US$1.300,00 por pessoa, com acomodação em campings. Para acomodação em hoteis/ pousadas, o valor sobe consideravelmente.

      1. Clovis Neto disse:

        Quantos dias?

        Grato

        1. Caio Farias disse:

          Olá Clovis, fizemos um safari de 21 dias pelo continente africano que cruzou a África do Sul, Namíbia, Botswana e Zimbábue.

  2. Bruna Buscariollo disse:

    Olá,

    Gostaria de saber com qual agência vocês fecharam o Overland.

    Obrigada!!

    1. Caio Farias disse:

      Olá, Bruna. Fechamos com a African Budget Safaris.

  3. Olá..
    Também tenho um blog e aão conhecia o blog de vcs!!
    Adorei, um dos melhores pra mim…
    Estava pesquisando sobre a Africa, pois em setembro estarei lá e eetou planejando meu roteiro.

    Obrigado pelas dicas.

    1. Adriana Mendonça disse:

      Opa, indo conferir seu blog agora! Obrigada pelo elogio, ficamos muito felizes! Aqui no blog tem bastante dica sobre a África, mas se tiver alguma dúvida é só perguntar! Um abraço e curta muito a sua viagem, certeza que vc vai adorar! Um abraço!

  4. Oi gente! Achei o valor! hehehe
    A África é “salgada”, né?
    Nós vamos tentar fazer milagre com nosso dinheiro por lá. E que Deus nos ajude! rsrs
    Beijos!

    1. Adriana Mendonça disse:

      A África é bem salgada mesmo, infelizmente. Mas é uma experiência tão única e maravilhosa que achamos que valeu cada centavo investido! Tenho certeza que vc tb vai achar o mesmo, vai por mim! Vou querer saber de tudo depois! Beijão!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Porque um dia de semana qualquer em Arraial do Cabo com o pessoal da @lagostrilhas sempre rende foto boa!#emalgumlugardomundo #arraialdocabo #destinosimperdiveis #topdestinos #turismobrasil

Essa foto tá pra sair do forno tem tempo, mas a correria do dia a dia tem nós mantido meio distantes daqui.
Daí hoje fizemos uma pausa pra refletir sobre a rotina que “rouba” nosso tempo.
É muito bom estarmos tão envolvidos com o blog e com os projetos que tocamos. E sim, viver do nosso blog de viagem dá muito mais trabalho do que muitos imaginam! Mas é muito bom e só temos a agradecer.Afinal, graças a ele conhecemos tantos lugares maravilhosos. Alguns do outro lado do mundo, outros pertinho do nosso – até então – lar oficial.Um dos últimos destinos que conhecemos foi a Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty. Pra chegar nela, encaramos uma trilha de 9km saindo de Ponta Negra, uma vila Caiçara próxima a Trindade e Praia do Sono. Bem cansativa, mas não poderia ter melhor recompensa do que esse visual: uma piscina natural, formada por uma cachoeira na beira do mar!
Por mais viagens assim. E por mais momentos de reflexão e felicidade por nossas escolhas de destinos e de vida!
.
.
.
.
.
#emalgumlugardomundo #paraty #costaverde #destinosimperdiveis #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #embarquenaviagem #errejota #turismobrasil #proximaviagem #achadosdasemana #gostariadeiroficial

😃 Uma praia dessas é mais felicidade que um parque de diversões sem fila!!! É não é que é essa a sensação mesmo? Parando aqui pra pensar e agradecer pelo quanto a gente é sortudo na vida por ter momentos maravilhosos em lugares paradisíacos assim – e vazios na baixa temporada 🙏❤️ A belezura de Trindade nos diazinhos de sossego que passamos na @pousada_cabeca_do_indio e fomos diversas vezes à Praia do Cachadaço. 🏝
Conta pra gente: qual seu destino preferido pra curtir um momento relax?#emalgumlugardomundo #trindade #paraty #mtur #destinosbrasileiros #missaovt #revistaqualviagem #embarquenaviagem #praiasbrasileiras #achadosdasemana #errejota #proximaviagem #viajarfazbem

Ainda sobre Trindade: essa é a piscina natural do Cachadaço (ou Caixa D’Aço). Pude muitas vezes contemplar esse lugar lá de baixo, mas a vista de cima dela é incrível!
O legal daqui é que, mesmo com o mar  bem agitado, as pedras dão a proteção ideal para um mergulho bem tranquilo!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #destinosimperdiveis

Tem horas que tudo que a gente quer é brincar. Como é bom voltar a ser criança, mesmo que seja por alguns poucos minutos!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #embarquenaviagem #destinosbrasileiros #mtur #viagemeturismo

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!