Seguro viagem Europa: informações e dicas úteis (+ desconto!)

SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

Veja por que contratar um seguro viagem para a Europa e confira dicas de menor preço, melhor cobertura e como fechar o seu.

  • Adriana
  • -
  • 18 de janeiro de 2020
  • Nenhum Comentário
ENCONTRE O MELHOR SEGURO VIAGEM AQUI!

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Vai visitar o velho continente e tem dúvidas sobre seguro viagem? Nesse post reunimos todas as informações que você precisa saber antes de fechar seu seguro viagem Europa. Siga nossas dicas, acerte na escolha e viaje tranquilo!

Aqui você confere se o seguro viagem Europa é mesmo obrigatório, quais as regras do Tratado de Schengen, o que o seguro cobre, como encontrar o melhor seguro viagem para Europa e muito mais. Aproveite!

E para começar já sua busca por seguro viagem para Europa, o site do Seguros Promo é a nossa ferramenta preferida para encontrar o seguro mais barato. E a melhor parte: nós fechamos uma parceria com o site e conseguimos 5% de desconto! Basta usar o código EMALGUMLUGAR5 ao finalizar a compra.

Nesse post você vai ver:

  1. Seguro viagem para a Europa: é obrigatório?
  2. Entenda o Tratado de Schengen: vistos e seguro viagem
  3. Qual o valor mínimo do seguro viagem para Europa?
  4. O que cobre o Seguro Viagem Europa?
  5. O que NÃO é coberto pelo seguro viagem Europa?
  6. Como escolher o melhor seguro viagem para Europa: passo-a-passo
  7. O que pode acontecer se viajar sem seguro para a Europa?

1. Seguro viagem para a Europa: é obrigatório?

A resposta curta é: sim. 

Ao planejar sua viagem, você provavelmente vai começar comprando a passagem. Se você comprar passagem para qualquer país membro do Acordo de Schengen, você precisa saber estas regras, pois na rápida passagem pela imigração europeia, o agente do aeroporto pode exigir:

  • passaporte válido: ao menos 90 dias de validade após a data prevista de saída;
  • motivo da sua estadia na Europa;
  • comprovante de capacidade financeira (mostrando que consegue pagar as despesas no período da viagem,  por exemplo, dinheiro em espécie ou cartão com limite);
  • passagem de volta para o Brasil, ou para o próximo destino;
  • comprovante de hospedagem ou carta convite se for ficar na casa de conhecidos;
  • seguro viagem.

Caso você não possua um dos documentos citados acima, poderá ter problemas ou ser impedido de entrar no país que escolheu. Além de exigir o seguro viagem, a Europa ainda exige valores mínimos de cobertura. Também existem vários outros detalhes e informações, que você precisa saber antes de contratar um seguro viagem para a Europa.

Seguro viagem Europa - Londres
Que tal uma visita a Londres?

Antes de entrar nos detalhes técnicos e te mostrar o melhor seguro viagem para Europa, vamos conhecer um pouco como funcionam as regras de visto para brasileiros nos países membros da UE, para te dar uma visão geral dos detalhes mais importantes.

2. Entenda o Tratado de Schengen: vistos e seguro viagem

Hoje em dia, 26 países europeus são participantes do Tratado de Schengen, o acordo que dispensa o controle de passaportes nas fronteiras, facilitando muito a vida dos turistas e locais.

Como mencionamos, os brasileiros podem ficar na Europa apenas com o visto de turista por 90 dias a cada 180 dias. Essa regra é válida para todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen.

Isso quer dizer que, se você tem visto para um dos países membros, você pode pegar um vôo para 25 outros países da Europa como se fosse um vôo doméstico, ou atravessar a Europa de ônibus por exemplo.

É bom lembrar que o que chamamos geralmente de Europa é diferente da União Europeia. A UE é uma união econômica e política de 28 países, que permite a livre circulação de mercadorias, dinheiro, serviços e pessoas entre os Estados membros. Começou em 1951, com bem menos participantes do que hoje em dia. Por outro lado, o continente da Europa compreende 50 países. Existem também as nações com território na Europa e na Ásia, como Turquia, Cazaquistão e Rússia, que são considerados “transcontinentais” e tem regras de visto específicas.

Os países do Acordo de Schengen, não são necessariamente os mesmos que fazem parte da UE, nem os mesmos da Zona do Euro. Tem país da Europa que faz parte de um acordo, de vários ou de nenhum deles.

Independente disso, para sua viagem guarde esta lista com países que fazem parte do Tratado de Schengen, onde o seguro viagem para a Europa é obrigatório:

Seguro viagem Europa - Mapa Shengen
Mapa da Zona de Shengen. Fonte: Seguros Promo

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

3. Qual o valor mínimo do seguro viagem para Europa?

Se você vai viajar para um ou mais países do Tratado Schengen, seu seguro viagem para Europa deve ter uma cobertura mínima de EUR 30.000. Esse seguro deverá cobrir casos de emergências, doenças, acidentes ou translado do corpo ao país de origem.

Seguro viagem Europa - Euros
Preste atenção a cobertura do seu seguro

4. O que cobre o Seguro Viagem Europa?

Existem vários tipos de seguro viagem para Europa.

Os seguros básicos costumam cobrir apenas atendimento de urgência e emergência, sendo que todos eles oferecem a cobertura mínima eigida de 30 mil euros.

Porém a maioria das seguradoras incluem serviços extras em caso de imprevistos, como perda de bagagem e cancelamento de vôos, por exemplo.

Dentre as opções, apenas lembre-se que é obrigatório que seu seguro viagem da Europa tenha pelo menos 30 mil euros de cobertura.

Dependendo do tipo de seguro viagem Europa que escolher, as coberturas podem oferecer coisas como:

  • Atendimento médico e odontológico;
  • Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem por emergência médica;
  • Despesas farmacêuticas (remédios receitados pelo médico);
  • Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
  • Hospedagem após alta hospitalar;
  • Remarcação de passagem de volta;
  • Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
  • Indenização no caso de morte;
  • Localização da mala ou indenização por bagagem extraviada;
  • Despesas jurídicas;
  • Pagamento antecipado de fianças.

Como você provavelmente notou, o escopo de atendimento de um seguro viagem para Europa é muito amplo e funciona para diversos casos.

Seguro viagem Europa - Equipe Médica
Já pensou ter uma emergência médica? Fique tranquilo com o seu seguro

E se você estiver viajando para a Europa para fazer esportes como esqui, escalada, surf ou trilhas em lugares remotos, procure um seguro com cobertura completa para aventura e não fique na mão. 

5. O que NÃO é coberto pelo seguro viagem Europa?

Existem algumas situações que os planos de seguro viagem não podem ajudar, como:

  • Acidentes resultantes de fenômenos da natureza como terremotos, maremotos, inundações, vulcões, etc;
  • Ferimentos e acidentes resultantes de situação de guerra – você vai notar inclusive que alguns planos nem aceitam cobrir viagens para países em situação ou risco de guerra!
  • Doenças resultantes de epidemias ou pandemias;
  • Despesas com remédios ou tratamentos que não tenham sido prescritos pelo médico no atendimento – ou seja, automedicação;
  • Continuação de tratamento depois do fim da vigência do contrato – mesmo se for fisioterapia;
  • Tratamento psiquiátrico e psicológico (salvo raras exceções, como planos para estudantes em intercâmbio);

6. Como fazer o melhor seguro viagem para Europa: passo-a-passo

Para encontrar o seguro viagem mais barato para Europa, nossa indicação é ir direto no site da Seguros Promo e começar a pesquisar as opções. É só seguir esse passo-a-passo bem simples:

Passo 1 | Informe seus dados

Na tela inicial do site, selecione “Europa” como destino e preencha as demais informações, como dados pessoais e datas de ida e volta da sua viagem.

A boa notícia é que quando você seleciona a opção “Europa” como destino, o site da Seguros Promo já seleciona as opções de seguro viagem para Europa que atendem às exigências do Tratado de Schengen ou seja, com o valor mínimo de cobertura de €30 mil.

Seguro viagem Europa- Tela Inicial
Tela inicial do Seguros Promo

Passo 2 | Compare as opções

O resultado padrão do site ordena os resultados de acordo com a relação custo-benefício.

Mas é simples filtrar de acordo com o preço, clicando na opção “menor preço”. Lembre-se de ler atentamente sobre a cobertura e não só selecionar seu seguro viagem Europa pelo quesito preço.

Seguro viagem Europa - Lista
Compare os planos

Se você tiver alguma condição crônica de saúde e precisa de cuidados médicos além do regular, precisa ler atentamente as condições de cada plano.

Por exemplo, se for viajar com crianças, gestantes ou idosos, procure planos mais robustos. Um viajante solo, que não pretende fazer esportes radicais pode escolher um plano mais básico e viajar sem estresse.

Atualmente, existem centenas de empresas com cobertura internacional. Algumas das mais recomendadas são a Assist Card, Travel Ace, Vital Card, Assist Trip e GTA.

Para você ter uma ideia, todas as opções que citamos aqui oferecem atendimento 24h em português, porém existem outras com atendimento somente em horário comercial e as opções de idioma são variadas.

Passo 3 | Finalize seu pedido com desconto

Depois de conferir todas as opções de seguro viagem Europa e escolher a melhor pra você, é só finalizar sua compra – e garantir o desconto no checkout!

É nessa etapa final que você deve inserir o cupom EMALGUMLUGAR5 para conseguir os 5% de desconto no seu seguro viagem para Europa. E você ainda garante mais 5% de desconto se optar pelo pagamento com boleto bancário!

Seguro viagem Europa - Compra
Tela pré confirmação da compra

7. O que pode acontecer se viajar sem seguro para a Europa?

Digamos que você decida arriscar uma viagem para a Europa sem seguro viagem, o que você já sabe que é proibido.

Porém, muita gente conta histórias de amigos que passaram pela imigração e “ninguém perguntou” – e isso realmente acontece.

Mas imagina planejar uma viagem dos sonhos, pra se parado só por causa de um único documento faltando, que por sinal é um dos menores custos da viagem? Péssimo, né? 

Se ainda assim quiser arriscar, alguns dos cenários que você pode enfrentar se decidir não comprar seu seguro viagem para Europa são:

Deixar uma dívida para entes queridos caso aconteça o pior

Bate na madeira, mas pode acontecer um acidente durante uma viagem que leve alguém a falecer.

Neste caso, a família do viajante em questão precisa arcar com os custos do traslado de corpo – ou seja, enviar de volta ao país de origem para funeral.

Um seguro com cobertura funerária resolveria essa questão, evitando que seus entes queridos criem dívidas

Ter um acidente e voltar para o Brasil com uma conta astronômica

Nunca pensamos que um acidente pode acontecer, até que aconteça.

Caso você não contrate um seguro viagem e precise de atendimento médico ou odontológico durante a sua estadia, a conta pode sair muito cara, dependendo do país. Na realidade, independente do país sua conta sempre será em euros!

Para ter uma ideia, uma consulta de emergência na Europa pode custar cerca de €120 (R$500) dependendo da especialidade do médico, isso sem contar com medicamentos ou internações.

Se precisar de cirurgia, pode acabar gastando em torno de €400 por dia com internação. Uma consulta com clínico geral pode custar de €25 até €200, dependendo do país.

Enquanto isso, um seguro viagem para a Europa simples custa cerca de R$ 9 por dia, e vai cobrir todas as suas despesas.

Ficar sem sua bagagem e não ter a quem recorrer

O continente europeu é campeão em extravio de bagagem de leste a oeste. Imagine chegar na França e descobrir que todas as suas roupas estão na Turquia?

Caso aconteça um erro da companhia aérea que gere a perda da sua bagagem, o seguro viagem pode conseguir uma indenização para que você possa comprar roupas e itens de primeira necessidade, ou pode encontrar a solução para trazer sua mala de volta.

Seguro viagem Europa - Bagagem
Um dos piores pesadelos do viajante é perder a mala

Seguro viagem para Europa: encontre o melhor e mais barato!

Viu só? Seguro é a melhor maneira de garantir que terá ajuda em caso de imprevisto e vai ter a melhor viagem possível! É muito fácil de ser feito pelo site do Seguros Promo e leitores do blog ainda ganham 5% de desconto usando nosso cupom EMALGUMLUGAR5 na hora do checkout.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

O carnaval acabou! E agora? Onde você queria estar nesse momento? A gente: Playa Hermosa na Costa Rica!#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica

Uma nova amizade! Conheçam Zuleide, uma tartaruguinha verde que conheci hoje no mar de Arraial do Cabo! Ficamos ali um tempinho batendo um papo sobre como está o mundo hoje… a maré tá boa por aí?A propósito: o mar de Arraial do Cabo continua assim, lindo!
#dive #emalgumlugardomundo #seasheperd #mergulho

Imagina acampar em um lugar assim? ?️ Pois nós dormimos 3 noites em uma dessas cabanas e foi in-crí-vel!Na verdade não se trata de um camping em si. Essa é um tipo de acomodação mais básica, que encontramos no @selina em La Fortuna, na Costa Rica.
Mas apesar de parecer uma “simples” barraca, ela tinha uma cama super confortável e era tão estilosa por dentro como por fora.
O melhor: o preço era mais baixo do que o de um quarto comum, sem deixar nada a desejar no quesito conforto. E a gente podia usar toda a dependência do hotel, incluindo piscina, cozinha… E vc, passaria uma noite numa cabana dessas?

COSTA RICA NÃO É SÓ PRAIA!
Se vc acha que o país (que por sinal é um dos lugares mais biodiversos do mundo) tem só belas praias a oferecer, dá uma espiada nessa beleza.
Uma das cachoeiras mais bonitas que visitamos na Costa Rica foi a Catarata Rio Fortuna, com nada menos que 75 metros de queda d’água.E para se banhar nessa maravilha, é preciso encarar uns 500 degraus de escadaria. Dica: desça na maior empolgação pra dar um mergulho nessa belezura e deixa pra sofrer na volta ?
Nós fomos não época de chuvas e mesmo assim a água estava linda!
O que pode acontecer nessa época é que, devido ao grande volume de água, o mergulho na piscina principal seja proibido por questões de segurança. Mas dá pra se banhar logo adiante, no rio formado pela cachoeira. Então tá valendo o “esforço” de qualquer jeito!E vc, tb curte uma cachoeira ou prefere mesmo uma praia?#costarica #lafortuna #emalgumlugardomundo #nature #waterfall

? ??Viajar pela Costa Rica de carro foi uma das melhores aventuras que vivemos!
A gente ama a liberdade de dirigir pelo desconhecido, fazer as coisas do nosso jeito, no nosso tempo.
Sabiamos que não iríamos muito longe alugando um carro comum, porque algumas estradas por lá são impraticáveis – então já fechamos num 4×4 da @nomad_america pra não ter erro. E gente, não é em qualquer lugar que a gente pode alugar um carro com barraca de camping e dormir em uma praia deserta, né? ?️?️ E foi assim que cruzamos rios e acampamos em lugares incríveis – tudo isso vivenciando uma conexão incrível com a natureza selvagem desse país que tanto nós surpreendeu ?

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!