Seguro viagem Portugal: como escolher? CDAM vale a pena?

SEGURO VIAGEM PORTUGAL: É OBRIGATÓRIO? QUAL O MELHOR?

O seguro viagem é um item fundamental para realizar uma viagem mais tranquila. Se você tem dúvidas de como funciona o seguro para Portugal, confira o nosso post!

  • Kamilly Doria
  • -
  • 1 de dezembro de 2020
  • 2 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Atualização Coronavírus
Ao ser classificado como pandemia, o COVID-19 está sendo tratado como exclusão contratual por todas as seguradoras, exceto pela Assist Card que, até o momento, é a única seguradora a garantir 100% das assistências médicas/hospitalares, na ausência da saúde pública local, para casos e sintomas relacionados ao COVID-19. Saiba mais sobre o seguro viagem Assist Card.

Se você já está planejando sua viagem, deve saber que um seguro viagem para Portugal é um item indispensável: é preciso contratar um seguro para visitar o país. 

Na verdade, é bem comum surgir uma série de dúvidas quando o assunto é seguro viagem para Portugal: se é obrigatório, qual o melhor, quanto custa, onde contratar, etc.  

E além do seguro viagem, quem viaja para Portugal pode contar com o CDAM – Certificado de Direito à Assistência Médica. E muita gente não sabe direito como funciona, se vale a pena ou se ele substitui um seguro viagem para Portugal.

Seguro viagem Portugal: Porto
Construções às margens do Rio Douro, um cartão postal da cidade de Porto.

Pois é, eu sei que é bastante informação, mas a boa notícia é que você não precisa se preocupar: preparamos esse post para esclarecer todas as suas dúvidas. Vem com a gente conferir tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem antes de embarcar para Portugal. 

E para começar a sua busca pelo melhor seguro viagem Portugal, você já pode acessar a nossa página de seguros para comparar preços entre as seguradoras. E nós ainda conseguimos desconto: basta usar o código EMALGUMLUGAR5 para garantir até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com o pagamento via boleto) ao finalizar a sua compra!  

Seguro viagem para Portugal: por que contratar? 

Antes de buscar o melhor seguro viagem para Portugal e já partir pra compra, é super necessário entender por que realmente você precisa de um seguro. 

Sabe quando acontece algum imprevisto relacionado ao seu voo? Como atraso ou cancelamento, ou até mesmo passar pelo desespero de ter uma bagagem extraviada ou furtada? 

Pois é, imprevistos acontecem a todo instante. E é para isso que o seguro viagem existe: para resolver e cobrir determinados custos e perdas durante a sua viagem, desde problemas relacionados ao seu voo, até a volta para casa.

Seguro viagem Portugal: aeroporto
Imprevistos podem acontecer até mesmo no aeroporto

Além desses imprevistos, um seguro viagem também oferece assistência médica hospitalar e odontológica; seguro de vida; traslado em caso de doença grave; invalidez permanente em caso de acidente durante a sua viagem e muito mais.  

Saiba que, ao contratar um seguro, você tem a opção de escolher planos mais simples ou mais completos. Você pode conferir o nosso post com todos os tipos de cobertura de um seguro viagem, e vai ficar ainda mais fácil saber qual é o melhor para a sua viagem!  

Seguro viagem Portugal: é obrigatório? 

Sem enrolações: sim, o seguro viagem para Portugal é obrigatório.  

Isso acontece porque o país faz parte do Tratado de Schengen, um acordo entre 26 países da Europa que possuem a política da abertura de fronteiras e a livre circulação de pessoas, mas é válido apenas para os países participantes. 

Para os turistas dos países que não fazem parte do acordo – isso inclui o Brasil – o seguro viagem para Portugal se torna obrigatório, e a permanência máxima no país é por 90 dias sem o visto. 

Além de ser obrigatório, o seu seguro viagem Portugal precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil euros para as despesas médicas, que você vai entender melhor mais adiante. 

Mas e o CDAM? Onde que entra nessa história? 

Vamos entender… 

Como funciona o CDAM 

Também conhecido como PTBR-13 ou PB4, o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) é um acordo do Ministério de Saúde do Brasil com Portugal, que dá ao brasileiro os mesmos direitos de ser atendido pelo sistema público de saúde de Portugal, assim como os cidadãos locais.  

Então o CDAM substitui o seguro viagem? Não!  

Muitas pessoas confundem o seguro viagem com o CDAM, mas eles são duas coisas bem diferentes e um não substitui o outro.  

Inclusive, o próprio Ministério da Saúde do Brasil diz que o CDAM (ou PTBR-13) não é a mesma coisa que um seguro viagem.  

Qual a diferença entre o CDAM e um seguro viagem para Portugal? 

CDAM 

O CDAM cobre apenas o atendimento médico.  E uma informação super importante é que o sistema público de saúde de Portugal não é gratuito, diferente do SUS aqui no Brasil.

E mesmo que você consiga emitir o CDAM, você deve pagar uma taxa em euro toda vez que precisar de um atendimento médico emergencial no país.

Seguro viagem Portugal:
Hospital de Santo António, em Porto. Foto: Vitor Oliveira

A parte positiva de emitir o CDAM é que o viajante paga os mesmos valores que os portugueses, e não o valor cobrado para estrangeiros. 

Até um tempo atrás, a solicitação do CDAM só podia ser feita presencialmente nos Núcleos do Ministério da Saúde, localizados nas capitais de cada estado do Brasil, e envolvia alguns custos com o cartório.

Atualmente, essa solicitação pode ser feita diretamente pelo site do governo, como explicaremos mais pra frente na parte de como solicitar o CDAM. 

Em termos legais, o CDAM elimina a exigência do seguro viagem em Portugal. Ou seja, na imigração você pode apresentar ou o CDAM ou o comprovante de seguro viagem. Mas como você pôde ver, na prática um não substitui o outro.  

Para usar o seu CDAM em Portugal, você deve apresentar o certificado junto com o seu passaporte no posto de saúde ou hospital, onde você irá receber o número de registro no sistema nacional de saúde.  

Nossa opinião | Ainda que você queira obter o CDAM, recomendamos mesmo que você faça um seguro viagem para Portugal e viaje com tranquilidade, pois a cobertura do seguro é muito mais abrangente.

Importante | Você deve ser contribuinte do INSS para ter direito ao CDAM. Para autônomos, é necessário que você tenha pelo menos 3 meses dos tributos pagos ao INSS. 

Se você quiser solicitar o CDAM, nós explicamos como obtê-lo ao final do post.  

Seguro viagem 

Já um seguro viagem para Portugal garante o atendimento médico-hospitalar, como também possui cobertura odontológica, farmacêutica e para a prática de esportes – esses dois últimos em planos mais completos. 

Seguro viagem Portugal: cirurgia
O seguro viagem também cobre cirurgias

O seguro viagem também garante outras coberturas como traslado médico, traslado de corpo, seguro de vida por morte ou invalidez devido a acidente, etc. 

Além disso, ele também cobre custos e perdas não relacionados a questão de saúde, como cancelamento ou atraso de voo, extravio de bagagem e até mesmo questões jurídicas.  

Acompanhe aqui para você entender como escolher o melhor seguro viagem para Portugal e como contratá-lo: 

Como escolher o melhor seguro viagem Portugal? 

O segredo para contratar o melhor seguro viagem para Portugal é usar um bom comparador de preços e escolher um plano que atenda às suas necessidades como viajante – e às exigências do Tratado de Schengen. 

É claro que todo mundo quer economizar na hora de contratar um seguro viagem, mas vale ressaltar a importância de certas coberturas em seu plano – principalmente a assistência médica hospitalar e os imprevistos relacionados ao voo.  

Para isso, nós recomendamos que você acesse a nossa página de seguros, onde você acessa um comparador com várias opções de planos. Assim você consegue encontrar os melhores preços entre as seguradoras mais confiáveis do Brasil e do mundo. 

Aqui no Brasil, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) estabelece que todos os planos devem obrigatoriamente oferecer pelo menos uma das coberturas básicas abaixo:  

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas; 
  • Traslado médico; 
  • Traslado de corpo; 
  • Regresso Sanitário; 
  • Seguro de vida em caso de morte ou invalidez por acidente; 
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente. 

Além dessas coberturas, muitas seguradoras também incluem: 

  • Extravio e/ou danos à bagagem; 
  • Despesas farmacêuticas; 
  • Assistência Funeral; 
  • Entre outros. 

Se você ou alguém que esteja viajando com você for portador de alguma doença crônica, esteja grávida ou tenha mais de 70 anos, é super importante escolher um plano que atenda a essas necessidades especiais.   

Como contratar um seguro viagem Portugal? 

Agora que você já entende a importância de um seguro viagem para Portugal, chegou a hora de conferir como contratar o seu plano por um bom preço. 

Pode parecer um bicho de setes cabeças, até porque temos que analisar todas as coberturas e assistências oferecidas pelo plano…  

Mas eu te garanto que é super fácil e rapidinho você vai conseguir contratar o melhor seguro viagem para Portugal – e aproveitar a sua viagem sem maiores preocupações. 

Vem com a gente e confira o passo a passo: 

1. Informe os seus dados 

O primeiro passo é acessar a nossa página de seguros. Irá aparecer um pequeno formulário para informar o destino, as datas de ida e volta da sua viagem, e alguns dados do viajante, como nome, e-mail e telefone. Na aba de destino, coloque “Europa”. 

Seguro viagem Portugal: como contratar
Insira corretamente todos os seus dados

Depois de preencher corretamente todos os dados, clique em “pesquisar seguros”. Você será redirecionado(a) para o site do comparador de seguros.  

2. Veja todas as opções 

Depois de ser redirecionado(a) para o site comparador de preços, irá aparecer uma lista com várias opções de seguro viagem para Portugal. 

As opções aparecem na ordem de melhor custo-benefício, mas na parte superior do site é possível filtrar por seguradora, menor preço e maior preço.  

Seguro viagem Portugal: contratação
Há várias opções de diferentes seguradoras

3. Compare os planos 

Agora chegou a hora de comparar os planos e ver qual é o melhor para você. Você pode comparar até quatro planos diferentes e ver o que cada um oferece. Basta clicar em “Comparar plano”.  

De todas as opções, nós indicamos: Travel Ace, Assist Card e GTA. Em nossas viagens, nós já usamos algumas delas e também recebemos boas recomendações. Todas possuem atendimento 24h em português e são super confiáveis, além do reconhecimento no mercado.  

Seguro viagem Portugal: comparação
Veja o que cada plano oferece e escolha o que melhor te atenda

Além do valor e da escolha da seguradora, veja com bastante atenção o que cada plano cobre e se ele está de acordo com todas as suas necessidades. Vale lembrar que se você é portador de alguma doença crônica, é gestante ou tem mais de 70 anos, também é preciso contratar um plano que atenda a essas necessidades.  
 

4. Finalize o seu pedido

Depois de ter escolhido o seu seguro viagem Portugal, chegou a hora de finalizar o seu pedido.  

E para ficar ainda melhor, você pode garantir o seu desconto de 5% usando o nosso cupom EMALGUMLUGAR5

Seguro viagem Portugal: finalize o pedido
Agora é só finalizar o seu pedido!

Você ainda pode parcelar o seu seguro viagem em até 7x sem juros no cartão de crédito, mas ao optar pelo pagamento via boleto, você ganha mais um desconto de 5%. Uma maravilha, né?  

Qual o valor do seguro viagem para Portugal? 

A resposta para essa pergunta é: depende.  

Mas o cálculo do seu seguro viagem é feito pelo número de dias que você irá ficar no país, ou seja: quanto mais dias, mais caro.  

Outra variável no valor é o tipo de cobertura escolhida, se ela é mais completa ou mais simples.  

Fizemos uma simulação de 15 dias em Portugal, como foi mostrado nos prints acima. Escolhemos o plano da Assist Card AC 35 EUROPA + TELEMEDICINA, que estava custando R$244,19. Com o nosso cupom EMALGUMLUGAR5 + o desconto para pagamento via boleto bancário, conseguimos 10% de desconto no final da nossa compra, e o preço caiu para R$220,38. 

Fazendo as contas em cima do preço final (com os descontos), o valor diário do seguro viagem Portugal é de R$14,69. Nessa mesma simulação, também encontramos planos com a diária a partir de R$11 com cobertura médica hospital e com seguro bagagem.  

Levando em consideração todos os gastos de uma viagem, o seguro tem um preço super acessível e vai ser um dos itens mais baratos da sua viagem. E é só pensar comigo, o que sai mais em conta: gastar centenas de euros com uma emergência hospitalar ou pagar um seguro viagem? 

E vai uma dica super interessante: viagens em grupo de amigos ou em família, sai mais barato contratar o seguro viagem para todo mundo junto. 

Preciso usar o meu seguro viagem em Portugal: como acionar? 

 Um seguro viagem tem a mesma lógica de um seguro para automóvel: é necessário, mas é claro que não queremos usar.  

Mas como não estamos livres de imprevistos, pode acontecer alguma situação em que você precise acionar o seu seguro viagem Portugal.  

Se isso acontecer, não precisa se desesperar: basta entrar em contato com a seguradora em que você contratou o seu seguro. 

Todas as seguradoras recomendadas na nossa página de seguros têm atendimento 24 horas, todos os dias. Quando você assina o seu contrato, todas essas informações são passadas para você junto com um número de telefone para você entrar em contato caso precise acioná-lo. 

Ao entrar em contato com a seguradora, você precisa informar o que está acontecendo para eles te passarem todas as instruções necessárias. Normalmente no caso de atendimento médico, você terá duas opções: 

  1. A seguradora irá te indicar um hospital mais próximo, ou ainda irá enviar um médico para te atender no seu local. Dessa forma, você não irá precisar pagar nada. 
  1. Você poderá ir a um hospital por conta própria e depois entrar em contato com a seguradora para eles realizarem o reembolso do valor que você gastou. É importante que você guarde todos os comprovantes de atendimento para comprovar que foi atendido. 

Como obter o CDAM 

Você pretende viajar para Portugal com o CDAM? Saiba que, para solicitar o CDAM é preciso ser contribuinte da Previdência Social.

A partir de dezembro de 2019, essa solicitação passou a ser feita pelo site do governo.

Você deverá acessar o site do governo, criar um cadastro e depois efetuar o login. O próximo passo é preencher um formulário e anexar os documentos exigidos: RG; CPF; comprovante de residência no Brasil e passaporte válido. 

Depois de fazer a solicitação, será feita uma análise que demora até 15 dias. Se cumprir com todos os requisitos, dentro desse prazo você receberá um e-mail dizendo que o seu certificado está disponível para impressão no site do governo.  

O certificado já possui uma assinatura digital, e não é necessário reconhecer firma no cartório. A validade dele é de 365 dias,.

Seguro viagem Portugal: 3 dicas importantes 

  1. Deixe salvo na sua agenda e no celular todos os contatos da seguradora. Assim fica mais fácil caso precise acionar o seu seguro. Isso também é válido para os seus amigos e familiares que estiverem viajando com você ou no Brasil.
  2. Leve uma cópia da apólice do seguro na sua viagem e também deixe uma outra com algum amigo ou familiar. 
  3. É super importante ter acesso à internet durante a sua viagem para entrar em contato com o seguro. Veja o nosso post sobre como usar internet no exterior.  

Agora que você já sabe tudo sobre o seguro viagem Portugal, ficou muito mais fácil planejar a sua estadia no país com tranquilidade e segurança. 

Nesse post você viu que contratar um seguro viagem para Portugal não é nada difícil, e sai muito mais barato do que você imagina. E se você atender aos requisitos, ainda pode emitir um CDAM e garantir o direito à saúde médica em qualquer hospital de Portugal.  

Nada melhor do que aproveitar todas as atrações do país e voltar para casa com segurança, né?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Kamilly Doria

Ka é nossa colaboradora de conteúdo no blog. Tem 23 anos, é atriz, jornalista e feliz. Mãe de duas gatas, é apaixonada por animais e amante da arte. Seu sonho é carregar uma mochila repleta de culturas e histórias.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

2 comentários em “SEGURO VIAGEM PORTUGAL: É OBRIGATÓRIO? QUAL O MELHOR?”

  1. Kenneth Fleming disse:

    Nada contra que você faça propaganda dos seguros de viagem. Entretanto, creio que seria mais correto, para bem informar teus leitores, de que quando se compra o bilhete com cartão de crédito( em geral VISA e MASTERCARD), em geral já dão o seguro de viagem com validade de 60 dias. Assim, muitos dos teus leitores poderão poupar uma boa grana . Da mesma maneira que você informou da existencia do PB4, também informe sobre o seguro das operadoras de cartão. Ficaria mais completa a informação

    1. Caio disse:

      Caro Kenneth, muito obrigado pela sua msg. Conhecemos o seguro do cartão de crédito, temos um post escrito sobre ele e inclusive já utilizamos! Se quiser mais informação sobre essa modalidade, basta acessar o nosso post: https://emalgumlugardomundo.com.br/seguro-viagem-cartao-de-credito/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!